A auto-estrada

A auto-estrada Stephen King...

Resenhas - A Auto-Estrada

Taka 11/02/2023

Foi uma leitura rápida e boa, não chegou a ser ótima, mas deu pra passar um bom tempo surtando com o protagonista kkkk

Wania Cris 30/11/2021

Nera pra tanto não, viu moço?
BART DAWES está no caminho do progresso.
O novo traçado de uma auto-estrada vai passar tanto pela sua casa quanto pelo seu local de trabalho. O momento não é o melhor para mexerem com sua vida. Seu filho morreu recentemente por causa de um tumor no cérebro e o relacionamento com sua esposa não vai bem. A notícia de que o local onde residem as suas memórias mais preciosas vai ser destruído, sem que ele possa fazer nada a respeito, leva a frustração e a raiva de Bart ao ponto de ebulição.

Acontece que boa parte da cidade está na mesma situação e todo mundo lida muito bem com a mudança, só o alecrim dourado se dói a tal ponto...

Super entendo todos os sentimentos do Bart e me solidarizo com sua dor, mas nera pra tanto não. Principalmente em relação ao trabalho dele, o que ele fez tem nome, é filhadaputagem.

Foi bom ver a evolução do autor de Fúria, aquela lástima, pra Auto Estrada. É nítido o amadurecimento do autor e a forma mais fluída de sua escrita. Quanto ao protagonista, faria melhor investimento numa terapia...

Dayane| @portas_de_papel 12/06/2020

Prolixo
A Autoestrada segue o estilo Bachman de escrita, esse alter ego sem piedade que mostra o lado mais cruel do mestre do horror. Para acompanhar a obra, é preciso ter paciência. Nada aqui acontece por acaso e não existe pressa. Bart Dawes é construído com calma e os leitores são levados a acompanhar todo o processo de insanidade que vai se desenrolar. O detalhamento da obra é fundamental para entendermos e, até certo ponto, concordarmos com as atitudes extremas do personagem. A marcha que se coloca em curso no livro é a de um homem no último grau de equilíbrio emocional possível contra o ?progresso?, personificado na figura da rodovia.

Mergulhar nessa obra é ir fundo nos meandros da mente humana. Até que ponto uma pessoa é capaz de ir quando tudo que ela tem de referências na vida pode ruir ou ser tomado? Richard Bachman responde a essa pergunta de forma doentia, e nos conduz para um final inevitável, óbvio, mas mesmo assim chocante. Embora eu não tenha gostado do estilo de literatura , nem da história em si , é importante que você leia esse livro porque faz parte da história do autor no desenrolar da sua carreira e estilo de escrita , king é basicamente leitura obrigatória para qualquer amante de literatura então Percorra essa autoestrada! Você não vai se arrepender .

Geovane69 05/04/2020

Amor e ódio por esse livro.
Não consegui digerir ainda se amei ou odiei esse livro, o livro é bem enrolado e previsível, mas no geral é uma boa história (tinha potencial para ser melhor se fosse melhor explorado). Mas aqui king nós mostra mais uma vez que o mal não precisa ser sobrenatural, pois esse livro se trata mais de um suspense psicológico. Mas é um bom livro e uma boa leitura para quem gosta de livros prolixos.

ArthurmalariA 30/03/2021

Nessa Longa Estrada da vida...
A Auto Estrada é o décimo livro publicado pelo Stephen King, o terceiro sob o pseudonimo Richard Bachman, lançado em 1981 e encontra-se no famigerado "Os Livros de Bachman", além de uma versão única, com uma introdução atualizada sobre o porque de ter sido Bachman. O livro conta a história do Bart Dawes, gerente de uma lavanderia, que se vê obrigado a "vender" a casa pra prefeitura, pois eles decidem passar uma extensão da auto estrada por onde está sua casa.
A escrita do King aqui é um pouco melhor do que em A Longa Marcha, de qualquer forma, o que ele tinha antes do lançamento não era uma versão completa dessa obra, o que deu a oportunidade pra ele de lapidar melhor para lançar esse. O livro é um pouco verde, como em A Longa Marcha, que tinha uma ótima idéia mas um desenvolvimento não tão bom assim. A Auto Estrada tem uma sub trama psicológica do Bart conversando com ele mesmo que até você perceber isso mais atrapalha e te confunde do que ajuda. Eu gostaria de ter uma forma melhor de falar do porque gostei desse livro, mas não encontro as palavras corretas, então, SEM EMBASAMENTO algum de psicologia, vou dizer o que eu penso a respeito e também o que gostei tanto a respeito dele. O Bart sente-se obrigado a perder sua casa, junto dela suas memórias, as lembranças de seu filho que morreu, as boas memórias de seu casamento que não anda tão bem, acredito que seja por sua mulher ter aceitado tão rápido a venda da casa, a morte do filho, enfim, senti nesse livro a proximidade do luto e da não aceitação em fazer algo obrigado. Talvez por eu mesmo estar sofrendo um luto agressivo, me soa que o personagem não podia desapegar disso tudo. Sobre fazer algo obrigado, é o terceiro livro de Bachman e o terceiro livro que fala de opressão, em Fùria ele fala de um garoto que era oprimido pela escola e seus amigos, em A Longa Marcha fala de um governo totalitário e uma disputa sem sentido capitaneada por militares, e aqui fala de uma prefeitura que decide tomar e pronto, você é obrigado a fazer o que te mandam. Eu imagino que um pouco disso reflita o mundo que Stephen King vivia quando era adolescente, as revoltas e tramas que essas histórias trazem são bastante adolescentes e com uma carga de violência mostram um King mais cru que em Carrie, e tenho certeza que teriam sido meus livros preferidos se eu tivesse lido quando era um adolescente. Como o momento que me encontro ao ler esse livro é propício, a violência e a melancolia que o personagem transmite ao longo desse livro, sua total desmotivação em seguir em frente e abandonar sua casa e a forma que ele lida com tudo isso foi onde eu me conectei com o personagem, e talvez o que eu mais gostei do livro. 8/10

Charles Alexandre 28/06/2020

Sem profundidade
A auto estrada faz parte do grupo de quatro livros de Stephen King onde ele escreve sob o pseudônimo de Richard Bachaman.
O livro começa bem, me levando a entrar na mente do protagonista Bart Dawes, que com o trauma da perca do filho desenvolve uma dupla personalidade, junto dessa apresentação nos leva a um embate político onde o mesmo sempre perde - acaba perdendo tudo que tem.

Tem um desfecho eletrizante, mas sinto que faltou algo mais aprofundado para me conectar e entender o que realmente fez o personagem tomar as decisões que tomou.

Marcos 13/05/2022

Eu não sabia o que esperar de rhichard Bachman
Com certeza o king explora um lado sombrio com o pseudônimo rhichard Bachman o que é muito legal
O livro é o primeiro que li com pseudônimo e me surpreendeu superou as minhas expectativas que já estavam altas

Samantha 05/10/2020

Conta a estória de um pai que perdeu o filho e quando o estado resolve construir uma auto estrada onde fica sua casa ele acaba enlouquecendo.

Bruno G. Guimarães 29/08/2020

Foi realmente muito difícil para mim ler esse livro. É extremamente trabalhoso entender a mente de um personagem tão perturbadoramente desconexa.
O livro conta a história de Bart, um cidadão bem comum, com um emprego comum e uma vida bem ordinária. Algumas tragédias e desgraças ocorrem em sua vida, como o falecimento precoce de seu único filho, levado pelo câncer e o comunicado de que sua casa e seu local de trabalho devem ser desapropriados e demolidos para a construção de uma auto-estrada.
Ele, no entanto, não se mostra receptivo à ideia de abandonar tudo e começar novamente em outro lugar.
Eu, pessoalmente, consigo entender os desejos e indignações do personagem. Para mim, a propriedade de uma pessoa é exclusivamente dela. Governo algum tem o direito de ditar como gerí-la ou expulsá-lo de lá coercitivamente. Mas, ainda assim, encontrei muita dificuldade em compreender os caminhos e ações tomados pelo protagonista. É muito complexo acompanhar uma mente desestruturada e desesperada. Esse foi o grande desafio nesse livro.
A leitura não é lá muito fluída e confesso que há partes bastante cansativas. Mas o saldo final terminou no positivo. Não absolutamente fantástico, mas não me arrependo da leitura.

João 27/06/2021

Bacana
Dentre os livros escritos sob o pseudônimo, esse foi o que eu mais gostei. Aqui vemos uma construção de uma Auto-Estrada que vai passar bem onde o protagonista resite, fazendo com que ele tenha que mudar do local onde mora e trabalha.

Acompanhar o Bart enquanto ele se afundava cada vez mais nos seus problemas foi bem instigante, achei uma leitura rápida. Só teve umas coisas que eu não entendi no princípio que era a motivação dele fazer tudo o que fez, mas nem o protagonista parecia saber então ok kk
O final foi bem intenso.

Maria3427 04/06/2021

Os livros assinados como Richard Bachman são para fãns do King, realmente. A Autoestrada é história de Dawes, um homem que ainda sofre o luto pela perda do filho e tem sua vida e sua carreira viradas do avesso quando o município resolve criar um prolongamento na estrada que derrubará sua casa e seu trabalho.
Particulamente, foi um personagem difícil de acompanhar. Entendo o sentimento dele porque convivo com pessoas exatamente assim, incapazes de seguir em frente, por isso se agarram àquilo que conhecem e já estão acostumadas. Dawes é um homem incapaz de seguir em frente e esse sentimento de violação cresce até o ponto de cometer loucuras para manter sua vida do jeito aue sempre esteve.

Talita 06/11/2022

O surtado
A construção de uma estrada tira o protagonista do livro de casa e do trabalho. Sua casa será demolida, a lavanderia que trabalhou por 20 anos será demolida tb. Associa a morte do filho recente. Temos então um ser preste a explodir?. O livro não tem nada de sobrenatural acho q foi por isso que Stephen escreveu com um pseudônimo, na verdade ele diz que vira outro escritor mesmo. Mas a escrita lembra muito Billy Summers. Stephen faz a gente ter empatia por gente louca, protagonistas loucos e ainda entender os motivos de suas ações. Enfim, um bom livro.

Marcos.Alexandre 23/03/2021

Já imaginou quantas pessoas por inúmeros motivos são obrigadas a deixar a casa onde passaram a infância ou onde tiveram boas recordações? Pois é. Já aconteceu com você? Agora imagine uma pessoa que por motivo de desapropriação tem que mudar de casa e de local de trabalho. Mais um bom livro do rei.

Eliete 15/02/2022

Acabou comigo, amei!
Apenas queria dizer o quanto eu gostei desse livro. Amei a forma como a narrativa nos leva a gostar ou odiar certos personagens, mas a forma como esses sentimentos andaram juntos com o protagonista foi maravilhosa. Em alguns momentos Bart tem atitudes bem ridículas, mas vamos vendo seus motivos ao longo do livro e no final, acabei gostando muito do personagem. Uma ótima leitura que me deixou muito mal.

Marina 15/04/2024

Barton Dawes terá a casa demolida para a construção de uma auto estrada que passará também por seu local de trabalho. O que será que vai acontecer? ? Apenas leiam!