Vittorio, O Vampiro

Resenhas - Vittorio, O Vampiro

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Valentin 16/04/2024

Até que foi ok
Estava muito animado para conhecer a autora e também iniciar as crônicas vampirescas. Decidi começar por esse livro, pois me disseram que foi o primeiro livro dela sobre vampiros.

O início me deixou bem confuso, não tava entendendo aonde a autora estava indo. Após, ficou mais interessante, quando descreveu um pouco sobre a história de Vittorio. Do meio pra frente foi muito difícil a leitura, devido ao excesso de poesia que a escrita adquiriu.

A narrativa se tornou mais rebuscada e poética, deixando a leitura bem mais maçante e desinteressante (definitivo, não gosto de nada poético).

Porém, nos finais, a história retoma o ritmo e fica mais instigante. No geral, foi bem mediano.

Filipe 07/02/2024

"Vittorio", de Anne Rice, apresenta uma narrativa gótica envolvente, porém muitas vezes maçante devido ao excesso de detalhes sobre a Florença renascentista e as artes da época. Embora o protagonista Vittorio seja mais interessante que alguns personagens anteriores da saga vampiresca, a história se perde em digressões sobre temas que não cativam tanto quanto o universo dos vampiros. A paixão de Rice pelas artes antigas é evidente, mas às custas da trama principal e do desenvolvimento dos elementos sobrenaturais, deixando os momentos mais cativantes escassos.

Mila.Morais 26/12/2023

O início é bem chato, mas la pela página 40 as coisas começam a ficar interessantes.
Demorei um pouco a ler mas consegui dentro do prazo que estipulei. Gostei da história, mas não leria outras obras do mesmo estilo.

Daniel Pellegrino 31/10/2023

Esse livro começa muito bom. Eu até fiz um elogio precipitado, pois achei Anne Rice mais direta ao ponto no decorrer da leitura. Mas chega uma hora que o livro vira uma confusão doida e voltamos ao estilo clássico de Anne hahahah

Porém ao finalizar eu senti que gostei do livro. O desenrolar da história foi bem interessante. Só achei aleatório o fato dela ter criado um vampiro totalmente desconexo do restante da saga, mas vale a leitura.

Everton.Paulo 07/09/2023

Poderia mais...
Um adolescente presencia sua família ser brutalmente massacrada após não cumprirem um acordo de pagamento de "imposto" a um grupo de vampiros locais. Após essa tragédia ele parte para vingar seus entes queridos e uma paixão o transforma no monstro que ele não queria ser.
O romance de Anne Rice une o gótico, o medieval, o mundo fantástico e religioso com uma história de amor que, para mim, foi o ponto fraco da história. Apesar de curta achei a narrativa um pouco confusa e fluida. Há de se destacar o grande cenário histórico produzido aqui, fruto de uma pesquisa profunda da autora, o que nos transporta para as situações de forma única.
Mas no geral, queria um pouco mais.

gioazev30 07/07/2023

Estonteante
Eu nunca tinha lido nem assistido Entrevista com O Vampiro, apesar de ter ouvido falar muito bem, entao imagine minha surpresa ao terminar esse aqui, sedenta por mais,, e descobrir que é a mesma autora?

Uma amiga me emprestou esse livro quase exigindo que eu lesse porque é o favorito dela, e lá fui eu me aventurar pelo mundo dos vampiros, que nunca foi muito a minha praia. Comecei a ler com um leve receio de que talvez nao iria gostar muito, mas estava agradecida que a leitura seria curta.

Como me enganei, meus amigos.

A primeira parte do livro é levemente lenta no desenrolar dos acontecimentos, o que me desanimou um pouco. Porém, o fogo do resto do enredo estava esperando pra dar suas caras e me fazer grudar os olhos na história.

Admito que em alguns momentos a narração me confundia um pouco, não sei se a questao era eu ou realmente a escrita que estava confusa, mas na hora das cenas mais excitantes eu me perdi um pouco. Nao atrapalhou muito minha experiência, mas é uma coisa a se considerar.

Eu não esperava encontrar aqui uma reflexão tao grande sobre o certo e o errado, sobre anjos e Deus, demonios e o Diabo, e o cenário da Época de Ouro te envolvendo nisso tudo. A descrição dos vampiros usando passagens de santos me interessou grandemente, uma abordagem que eu ainda nao tinha visto, mas que fez o livro ganhar uns pontinhos comigo.

A forma como Anne descreve o sofrimento é tão crua e profunda que muitas vezes eu pude sentir uma fagulha dela dentro de mim, enquanto lia as cenas macabras de morte. São descrições cruéis, tão proximas de uma real que quase me fizeram ter pesadelos a noite, mas que te proporcionam uma experiência única.

É um livro perfeito pra quem gosta do gênero dark, ele mistura horror, suspense e romance com uma fitinha de arte em cima. Ele me fez ter um vislumbre dessa época fascinante na Itália, e despertou sinceramente meu interesse em mais livros sobre a época.

vitoria 03/07/2023

O livro é confuso em alguns momentos e a história, apesar do livro ser curto, é bem lenta. Esse livro e Pandora foram os que eu menos gostei das crônicas vampirescas.

SueNakamura 01/07/2023

Anjos e Vampiros
Por ter sido o último livro das Crônicas que li, já tinha conhecimento da mistura entre o religioso e o sobrenatural que a autora faz em seus livros.

Como sempre, também tem muita coisa sobre a arte da época em que Vittorio viveu como humano, e uma ambientação assombrosa.

A diferença aqui, e isso é mencionado logo no início dos livros, não há menção de qualquer personagem que estamos acostumados com todas as outras crônicas vampirescas, e por isso foi interessante ler uma história fora do núcleo de Lestat.

Os anjos, pra mim, foram um plus.

FINALMENTE terminei as Crônicas. E apesar se ter amado quase cada um deles, não posso dizer que estou de ressaca, mas sim, aliviada por poder seguir em frente com outras leituras. Vou dar um tempo de Anne antes de pegar os livros sobre os Mayfair.

Erich 08/05/2023

Primeira leitura que fiz de Anne Rice, peguei esse livro curto para começar a conhecer um pouco do universo dela. Maravilhoso. Tal como se diz de Anne Rice vemos uma mistura bem construída entre o lado sombrio e monstruoso do vampiro com um lado sensual e erótico.

Neste livro acompanhamos Vittorio, que já se apresenta desde o princípio como um vampiro e se propõe a nós contar a sua história de origem. Começamos vendo-o como um humano comum (não tão comum pois pertencia a uma família rica) e sabemos desde o princípio que alguma tragédia deverá ocorrer para que ele se torne um vampiro.

Anne Rice deixa tudo bem conectado neste curto livro. As paixões do jovem Vittorio, por exemplo, pelo Fra Filippo Lippi, acabam sendo reapresentados na trama. E vários pequenos detalhes da narrativa quais achei que ficariam lá esquecidos, foram sendo tocados novamente no decorrer da história.

Agora, ao invés de descrever mais da trama ou comentar spoilers, vou pontuar os pontos de reflexão que percebi apresentados nessa obra:
- A dicotomia entre bem e mal. Somos apresentados repetidamente a isto ao longo da trama. E várias passagens indicam uma interpretação mais cinzenta, uma mistura de ambos.
- O peso dos desejos incontroláveis nas nossas decisões. O personagem passa por dois "pontos de não-retorno" que mudam completamente sua vida e sua maneira de encarar o mundo. E nos dois casos ele é fortemente motivado pelas emoções, independente da natureza dela. Vemos uma jornada "positiva" sendo motivada por uma emoção negativa (ódio), e vemos uma jornada "negativa" sendo motivada por uma emoção positiva (amor).

De certo modo histórias de vampiros sempre permitem o debate sobre a batalha contra os desejos. A sede do sangue é um bom exemplo disso. E vemos isso sendo bem representado. E ao fim deste livro é adicionada uma nuância a mais, tornando a questão da sede bem mais interessante e impactante.

Luana 02/04/2023

Primeiro livro que li da autora, confesso que esperava mais. Sempre vi coisas muito positivas sobre os livros da Anne Rice e estava empolgada para ler, mas não gostei muito da história. A leitura começou meio chata, mas conforme Vittorio ia narrando a história ele ficou mais interessante, ela não é ruim, é bem interessante, mas para mim, o que estragou foi o romance, pode ser que eu não entenda nada de romance, mas esse amor repentino dele por Ursula e vice-versa não fez sentido nenhum. Não teve um desenvolvimento, e isso deixou a história chata e arrastada.

Vic 13/10/2022

Boa crônica
Uma boa crônica mas levemente confusa, a autora enrola muito e eu achei o personagem um tanto quanto chatinho em alguns aspectos mas entendo a época em que ele viveu e como tudo era muito doido para ele. Meio termo.

hanul_ 03/09/2022

Uma ótima porta de entrada a novos leitores
Certo, antes de mais nada:
- é um livro curto e rápido, com 208 páginas não dá pra se aprofundar em muita coisa
- não é o romance mais complexo da autora.

Então por que cinco estrelas? Simplesmente porquê Anne Rice consegue desenvolver uma história incrível, intrigante e envolvente com tudo isso. Pra mim, Vittorio se tornou a maior prova de que uma história simples, desde que bem contada é tão incrível quanto qualquer calhamaço de 800 páginas. É uma leitura rápida que carrega muito da escrita e da essência da maioria dos livros da autora, ao meu ver, uma grande porta de entrada pra quem quer começar a ler os livros desse universo.
Mas vamos a história, como sempre a ambientação é impecável, mas em Vittorio realmente se destacou. É tudo tão crível e tão climático às descrições das montanhas da Itália, das pinturas sacras, dos castelos, da catedral, etc. É um livro onde realmente me senti transportada para a Itália de 1400 e bolinha. Quanto ao protagonista, nosso jovem menino Vittorio é uma mistura curiosa, torci e sofri com ele durante o livro e senti raiva dele no final, embora já esperasse pelo o que aconteceu afinal todos os personagens da Rice são idiotas apaixonados. Ainda sim, senti uma inovação muito curiosa desse personagem, um vampiro diferente do que estamos acostumados, seja pela tragédia da sua vida ou a áurea de amor incondicional, fé ou o sacrifício do personagem. Sei que eu gostaria muito de ver um Vittorio interagindo com os outros personagens das crônicas, em especial com Lestat, Louis e Armand. Meu Deus que dupla seriam vittorio e armand.
Retornando ao livro, os anjos foram cativantes pra mim, cheios de personalidade, espírito e mistério novamente provando que uma coisa simples mas bem feita é igualmente memorável.
É importante dizer que o livro é muito mais focado no Vittorio humano, eu considero muito mais o tema do livro como uma "aventura".
Enfim, com certeza uma leitura incrível.

deivison 11/08/2022

Estou órfão da Anne Rice
Que livro perfeito sério?? Quem diria que eu encontraria um livro tão bom na biblioteca da minha escola!
O plot me cativou do início ao fim, considero esse livro mais como uma grande aventura ao invés de um livro simplesmente de terror, mas destaco que por se tratar de vampiros sempre vai ter um toque macabro na escrita. Uma coisa que eu adorei na história foi a ambientação, por se passar na Itália o livro é cheio de influências da arte sacra cristã, já que o local é um dos berços desse tipo de arte. Eu adoro uma boa história de terror que envolve religião, principalmente quando existe aquele conflito do Bem x Mal, o mal em questão eram os vampiros e suas forças demoníacas contra Vittorio, mas o mesmo não os confronta por completo por conta de um motivo em especial (não quero dar spoiler).
Gostei muito de como Anne Rice descreve os seus personagens, imagino muitoo o Vittorio parecido com o Elijah Wood em sua caracterização de Frodo (O Senhor dos Anéis), e também a Ursula parecida com a Lucy (Drácula de Bram Stoker -1992) porém loira.
Quero muito ler outros livros da Anne Rice, já tinha assistido o filme "A Entrevista com o Vampiro" que me deixou bastante curioso para conhecer o universo da autora, enfim, amei esse livro e tô com dó de devolver ele pra biblioteca!

Hugo 20/06/2022

Vittorio o vampiro é um dos livros da Anne Rice que eu mais gosto. Ele é simples mas poderoso. Uma leitura rápida e agradável.

1 | 2 | 3 | 4 | 5