Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling

Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling Rudyard Kipling

Resenhas - Histórias Sobrenaturais de Rudyard Kipling

Pandora 19/07/2017

Este foi, sem dúvida, o livro que eu mais demorei para terminar a leitura; não porque ele não tenha me agradado, mas lê-lo em doses homeopáticas me fez dar mais valor à rica escrita de Rudyard Kipling.

Achei esta coletânea maravilhosa pelo cuidado do editor, Peter Haining, em prefaciar cada conto com informações valiosas sobre a história, a época de publicação original, sobre a repercussão dos contos e outros detalhes relevantes para se entender melhor a narrativa.

Alguns contos achei ótimos, outros interessantes, alguns até enfadonhos, mas considero Kipling um grande contador de histórias: por mais absurdas que possam parecer certas situações narradas, os personagens, as locações, tudo soa muito verdadeiro. O sobrenatural de Kipling não é assustador, é antes de tudo uma reunião de sonhos, pensamentos, crenças, superstições, ocultismo, alucinações, fantasmas.

Tendo nascido e passado grande parte de sua vida na Índia, muitos de seus contos têm como cenário o místico país, o que contribui para a aura de mistério de seus escritos. Achei bacana que as histórias tenham sido colocadas em ordem cronológica, assim acompanhamos a evolução do tempo e do autor.

Nemec 24/05/2020

Contos de sobrenatural 'soft'
Os contos de Kipling têm uma evolução notável, trazendo detalhes de locais variando do exótico ao suburbano.
Leitura agradável, rápida, variada e com detalhes, bons e ruins, que permeavam a sociedade do fim do século XIX e começo do século XX.

Pelo menos uns 3 contos, na minha opinião, são espetaculares e grandiosos. E vejo esse sobrenatural leve, cotidiano, domesticado que torna Kipling único nesse gênero.

Recomendado!

Lydia.Fernnanda 29/05/2020

Opinião.
Esse livro tem 33 contos e achei eles bem diferentes de todos os outros que já li até agora... Vou apenas dizer aqui de acordo com a minha visão o que quem for ler esse livro vai encontrar.

A maioria dos contos tem ambientações em guerras, bases militares (ou tem pessoas envolvidas com isso) e muitos dos personagens principais são soldados (principalmente na primeira metade do livro). O autor passou anos da sua vida na Índia, então muitas das histórias também são ambientadas lá, os nomes das cidades, nomes de pessoas, isso foi bem diferente pra mim.
O livro traz uma Introdução que conta um pouco da vida do autor e explica o motivo de ele escrever sobre certas coisas.
Antes de cada conto também tem um pequeno texto introdutório que as vezes dá spoiler sobre a história que segue, então se não gosta, sugiro ler primeiro o conto e depois a introdução.
O sobrenatural é mostrado de diversas formas, fantasmas, assombrações, maldições que são colocadas em pessoas, alguns elementos fantásticos, o livro tem poucas histórias de morte, acho que só umas 3 ou 4. Muitas histórias tem elementos sobrenaturais que são forjados por algum dos personagens ou que no final são desvendadas como "não sobrenaturais".
Eu gostei do livro, apesar de não está entre os meus favoritos.

Os contos que mais gostei:
A estranha viagem de Morrowbie Jukes
O escrínio de Pooree
De desastre em desastre
O retorno de Imray
No fim do corredor
A mais bela história do mundo
Cirurgião de casa
A casa dos pedidos