O Capitão Tormenta

O Capitão Tormenta Emilio Salgari

Resenhas - O Capitão Tormenta

Carol.Silva 09/06/2021

Eu comecei a ler esse livro e achei bem tedioso, não entendi a narrativa. Mas, no fim me apaixonei pela história e pela duquesa. Gostaria que tivessem desenrolado mais a história, o que aconteceu após o que foi registrado.

fani 02/08/2012

A verdadeira força.
Varias batalhas, algumas derrotas, duas paixões e uma só lenda.

Quando comecei a ler esse livro não fazia a menor ideia do que se tratava e hoje ele é simplesmente um dos meus favoritos.
Eu preferiria não contar nada, mas você precisa de um motivo para ler então eu vou falar um pouco.

Durante batalhas no oriente um casal de noivos é separado pela guerra e assim começa a jornada do Capitão Tormenta. Decidido que resgatará sua alma gêmea, se lança na guerra e com a ajuda de seus fies escravos/amigos luta nas linhas de frente, enfrenta perigosos inimigos, atravessa oceanos e encontra pelo caminho novas atrações e por que não dizer uma provável paixão.

Mas isso não é lá grande novidade já vimos milhares de historia assim, então aqui vai um pequeno segredinho: O Capitão Tormenta é ninguém mais ninguém menos que Eleonora, a noiva.

Apaixonada, bem treinada e determinada... Quem para essa mulher?!?!?!!...
Fellipe.Gueiros 21/05/2016minha estante
Muito bom o livro, li há muito tempo mas não esqueço que foi fascinante pra mim. =)

Geraldo.Motta 27/08/2018minha estante
eu so to aqui pq tenho trabalho

Francisco 06/12/2020

Um clássico romance de aventuras inigualável
A história se passa na segunda metade do século XVI, com a expansão do Império Otomano em vários territórios no Mar Mediterrâneo, até então pertencentes aos italianos e narra as aventuras da Duquesa Eleonora d'Eboli, uma exímia espadachim de Nápoles que utiliza o disfarce de Capitão Tormenta para combater os turcos que aprisionaram seu noivo, o visconde francês Gastão Le Hussière no Castelo de Hussif, uma fortaleza penal no meio do mar cuja diretora é Haradja, a sobrinha do famoso Ali Paxá, o paxá de Janina. Para tanto, possui a ajuda de seu dedicado servo turco El-Kadur, seu amigo, o tenente Pepignano e do filho do paxá de Damasco e grande guerreiro, Muley-el-Kadel, popularmente conhecido entre os seus como "O Leão de Damasco". Sem dúvida este é um clássico romance de aventuras que nos traz um panorama histórico bem diferente como nenhum outro, com o estilo único de Salgari, que te prende do começo ao fim. É uma pena que no Brasil, não tenhamos muitas edições dessa obra.

Inlectus 19/10/2009

Boa leitura.
Um estória inusitada, criativa, que segura a mente, um texto elegante de fato. Leitura recomendável.

Tauan 22/09/2015

Muito divertido
O Capitão Tormenta é uma ótima história de aventura, com lutas de espadas, combates ferozes e difíceis navegações, sucedendo-se uns aos outros e conquistando o interesse do leitor. Um tipo de história raramente encontrada na literatura contemporânea, uma constante de ação, introduzida com naturalidade por Salgari.
O livro, publicado 1905, tem como protagonista uma mulher que luta e lidera exércitos disfarçada de homem. O Capitão Tormenta é na realidade a Duquesa Eleonora, d’Eboli, uma italiana que se faz passar por homem para poder lograr êxito na tarefa de resgatar o seu amado, o visconde Le Hussière, das mãos dos turcos. Ambientada no século XVI, durante o assalto dos Turcos aos últimos focos de resistência do Mediterrâneo, a história mostra o Capitão Tormenta destacando-se como corajoso cavaleiro, respeitada até pelos adversários.
Entre os personagens principais estão o Capitão Tormenta/Eleonora, o Leão de Damasco (que desempenha um papel ambíguo), El-Kadur, o escravo apaixonado por sua ama e a ambiciosa Haradja.
Este é também um daqueles livros em que se pode, além de aproveitar uma agradável leitura, aprender história e geografia (principalmente geopolítica).
Trata-se de mais um livro desencavado da velha e poeirenta biblioteca de meu avô, na edição de 1972.

site: http://pausaparaaleitura.blogspot.com.br/
Andréa 09/08/2017minha estante
Amo esse tipo de literatura, valeu cada página.

hermes.willyan 17/06/2020

Longa vida ao Leão de Damasco!
É um livro que você terá certa dificuldade, por conta da escrita. Há certos termos que são difíceis de se encontrar em nossa língua. Contudo, foi uma leitura boa. É daqueles contos que você acaba gritando igual os turcos "Longa vida ao Leão de Damasco!!". Uma aventura semelhante aos clássicos, mas, com um personagem principal diferenciado. Recomendo.

Angel 18/12/2022

A idéia e toda a história é impressionante, mas o desenvolvimento acaba sendo um pouco cansativo. Acredito que algumas partes poderiam ser facilmente excluídas para proporcionar uma história mais fluida.

Cinti 23/01/2013

Em busca de um amor aprisionado.
Eu cismei de colecionar esses clássicos com mais de 30 anos e consegui encontrar os 50 volumes. Muitos eu não tinha lido ainda, como esse O Capitão Tormenta, e adorei. É bem fácil de ler, em um ou dois dias dá pra terminar, mesmo sem muito tempo, pois a leitura é agradável e cheio de ação.
A história se passa durante a tomada de Famagusta em 1500 e alguma coisa, no oriente médio. Na defesa do lado veneziano está um capitão de nome Tormenta, que se destaca por sua braveza e coragem. Ele derrota numa justa o Leão de Damasco e sua fama cresce mais ainda. Porém o objetivo secreto do capitão é encontrar uma pessoa que foi capturado pelos árabes. Uma das surpresas que ficamos logo sabendo no começo do livro é a identidade do Capitão Tormenta. Nas páginas seguintes ele vive numerosas aventuras até encontrar quem procura, seu grande amor, mas no decorrer da história encontra outro provável amor. O final deixa um gancho para continuar a história. Bem legal. Adoro esses clássicos!

Moises Celestino 11/08/2020

Revisão deste clássico...
"O Capitão Tormenta", como romance clássico de aventuras, continua divertido e nostálgico! Mais uma obra que enobrece o primoroso trabalho literário do mestre Emílio Salgari. Recomendo!

Lu 10/06/2023

O tormento é ler até o final.
Pensa numa heroína chata.
Pronto, é o Capitão Tormenta.
Me obriguei a pesquisar sobre Chipre, Famagusta e a guerra. A descrição das batalhas é muito bem feita.
Infelizmente, a descrição de todas as crueldades também é.