Cartas a Théo

Cartas a Théo Vincent van Gogh

Resenhas - Cartas a Théo

Aranhudo 15/03/2024

Em suas cartas Vincent nos mostra um sentimento de desilusão enorme, mas nunca desistente em suas pinturas. Mesmo diante de suas crises, ele permanece fiel e comprometido com o trabalho, mesmo que suas economias o impedissem de ir o tanto quanto ele gostaria. Van Gogh em suas cartas nos puxa para um momento íntimo de sua vida, misturados em paixões, esperança e conhecimento. É como se, lendo as cartas, fôssemos as telas, os tubos de tinta e as paisagens que tanto amou. Foi um homem estudioso e inteligente, não somente em relação a arte. O cuidado, gratidão e carinho com o irmão Théo é sem duvidas, uma das (de tantas!) partes lindas do livro. É um livro que te prende, te puxa, te dói. Vincent vive! E sempre viverá.

?(?) Para sempre seu,
Vincent.?

Adri Crivelaro 02/03/2024

O livro traz as cartas que Vincent escreveu para o irmão Théo ao longo dos anos em que morou e trabalhou em diversas cidades.

O assunto das cartas gira muito em torno do desenho e da pintura, que surgiram na vida de Van Gogh após tentativas fracassadas de exercer outras atividades. No entanto, também conhecemos um pouco da intimidade do pintor: seus amores, seus sonhos, o início (aparentemente) dos seus problemas mentais, até sua morte prematura.

Gostei muito de ler as cartas que ele fala sobre as pinturas que estava fazendo e o uso das cores.

Com certeza é uma leitura interessante para quem gosta Van Gogh. ?

Aline no mundo das maravilhas 02/03/2024

Tão lindo e tão triste
Após vários meses, terminei este livro que me deixou muito inquieta e reflexiva.
A leitura é uma compilação das cartas escritas por Van Gogh para seu irmão Theo, ao longo de sua vida. As cartas nos levam ao íntimo do artista. Desde arte, vida, pobreza, paixões, loucura e seu triste fim.
É uma leitura essencial para quem deseja compreender vida e a mente de um dos maiores pintores que já existiu.

beca 26/02/2024

?A partir do momento que nos esforcemos em viver sinceramente, tudo irá bem, mesmo que tenhamos inevitavelmente que passar por aflições sinceras e verdadeiras desilusões; cometeremos provavelmente também pesados erros e cumpriremos más ações, mas é verdade que é preferível ter o espirito ardente, por mais que tenhamos que cometer mais erros, do que ser mesquinho e demasiado prudente. É bom amar tanto quanto possamos, pois nisso consiste a verdadeira força, e aquele que ama muito realiza grandes coisas e é capaz, e o que se faz por amor está bem feito.?

@adriana_ lerlivros 10/02/2024

Meu Caro Théo(...)

Vincent Willem Van Gogh nasceu no dia 30 de março de 1853, na Holanda. Ele perambulou bastante em busca da sua profissão, até que
Theodorus Van Gogh, seu irmão, o incentivou a pintar e seguir a carreira artística.
Van Gogh dedicou-se inteiramente a estudar não somente as técnicas de pintura, mas tudo sobre a arte, como por exemplo, a vida e a obra de artistas antigos e seus contemporâneos.
Ele era um leitor assíduo, muito estudioso, perfeccionista, sensível, inteligente e gentil. Era solitário e amava tudo aquilo que seus olhos podiam alcançar, amava a arte de pintar, as cores eram a sua obsessão.
Em suas correspondências com seu irmão, ele falava incansavelmente sobre o seu trabalho, falava poeticamente sobre as cores e o seu desejo de pintar, ele filosofava sobre seus quadros.
Sua paixão pela arte chegava a ser passional,
Vejo-o como um homem que se sacrificou para que a sua arte vivesse.

(...) Sempre seu, Vincent.

juus 28/01/2024

Carta aberta a Van Gogh. ?
Venho-me a pensar o que viria a sua cabeça ao ter noção do legado que você construiu mesmo não estando mais aqui para admirar a estonteante beleza da natureza; acreditaria na fama mais que merecida que adquiriu anos e anos após alcançar as estrelas que tanto pintara?
me encanta tanto a alma, como a sua conseguia amar com tanta intensidade cada mínimo detalhe ao seu redor, que tanto retratava em seus ilustres quadros.
me entristece sequer imaginar que não pôde receber o mínimo de admiração, respeito e carinho que suas obras e você recebem décadas e décadas após sua morte.
prefiro me reconfortar em pensar que em algum lugar, entre as estrelas, sua angústia pôde deixar de existir e receber todos esses sentimentos afetuosos que as pessoas nutrem de ti até os tempos de hoje.
você pode ter desacreditado muitas vezes do seu próprio talento, pensado que a Arte te deixou seduzir e nunca fez um quadro decente em sua vida, mas acho que os vários museus que hoje guardam suas pinturas, que abrigam milhares de pessoas que viajam e até atravessam países, fronteiras e continentes para observar suas pinturas de perto mostram ao contrário.
Vincent, você é um dos melhores, se não o melhor, de todos os tempos.
meu único desejo é que existam mais Vincentes por aí, extremamente apaixonados pela natureza e cada pequeno detalhe da vida.
Que amam com intensidade e vejam o mundo de uma forma que mais ninguém vê.

cinnamongirl612 27/01/2024

Encontro-me completamente destruida por este livro
"Quero chegar ao ponto em que digam de minha obra: este homem sente profundamente, e este homem sente delicadamente."
E Vincent sentiu, sentia muito, é palpável durante toda a leitura das cartas que escreveu para seu irmão, Theo, o quanto ele tinha uma maneira sensível de ver e sentir a natureza e suas cores e isso, obviamente, reflete em suas obras.
"O que faz com que eu saiba o que quero colocar em minha própria obra, e o que eu me esforçarei por atingir, por mais que eu tenha que me perder pessoalmente, é que tenho uma fé absoluta na arte."
Em suas cartas alguns assuntos são recorrentes, como as ideias e rascunhos para quadros, suas observações e percepções das cores, inspirações literárias e comentários a respeito de obras de outros pintores, uma verdadeira aula, onde fica evidente o seu amor pela arte.
É através dessas cartas também que acompanhamos a triste deterioração da saúde mental de Vincent e o agravamento desse quadro pela situação de constante necessidade em que vivia, em muitos momentos tendo que escolher entre comer ou comprar materiais para sua pinturas, e pela frustração do não reconhecimento de seu trabalho.
Vincent passou a vida toda tentando viver da sua arte, mas não conseguiu. E a angústia que isso o causou é visível em seus escritos:
"Ora, eu como pintor nunca significarei nada de importante, sinto-o perfeitamente."
"Eu 'me atrapalhei' na vida e meu estado mental não somente é como também foi abstraído, de forma que independente do que fizessem por mim, eu não posso pensar em equilibrar minha vida."
Vincent, cujas obras hoje possuem um valor inestimável, só vendeu um quadro enquanto vivo e é de partir o coração ler em tantas cartas as promessas ao irmão de que assim que vendesse suas pinturas ele o restituiria de todo o investimento feito até o ponto em que ele começa a perder as esperanças de ver seu trabalho reconhecido.

Um livro que me proporcionou um carrossel de emoções, chorei do começo ao fim e fica aqui a indicação de leitura, porque Vincent e sua obra merecem ser eternos.

"Isto renova a eterna questão: a vida é inteiramente visível para nós, ou antes da morte só lhe conhecemos um hemisfério? Os pintores ? para falar só deles ?, estando mortos e enterrados, falam à geração seguinte ou a várias gerações seguintes por suas obras. Isto é tudo, ou há ainda algo mais? Na vida de um pintor, talvez a morte não seja o mais difícil. Eu confesso não saber nada a respeito, mas a visão das estrelas sempre me faz sonhar..."

Saturnotemanéis 24/01/2024

Levei muitos meses para concluir, demorei tanto que acabou morrendo a curiosidade e se tornou enfadonho. Comecei a ler a troco de curiosidade e por, como todo mundo, amar os quadros dele, mas não acho que acrescentou muita coisa a minha percepção e a verdade é que eu já esqueci boa parte do que li. Fico triste pela vida de fracassos que ele teve e me desola saber que não houve quase nenhum reconhecimento do seu brilhantismo em quanto em vida. Ser artista é sofrer terrivelmente, a ponto de enlouquecer. Van Gogh nos presentiou com a beleza que via e é muito injusto que ele tenha morrido sem saber a dimensão de quem foi, se esvaziou completamente em tinta, podendo contar apenas com o grande amor e companheirismo do irmão.

Lais 22/01/2024

Art da dor
Eu já queria saber muito da história do van gogh e do théo,só que lendo você senti fazendo parte dos acontecimentos, senti a tristeza e as frustração deles, mais na maioria das vezes eu me sentir acolhida pelo amor que eles tem um pelo outro, as cartas são uma pequena amostra da cumplicidade deles, o livro é lindo.

L.Fortuna 22/01/2024

Ao ler as cartas que Vincent enviou a Théo, me senti como se estivesse lendo seu diário, pois, é palpável todos os seus sentimentos ali presentes.
É uma leitura de várias camadas, triste e bonita ao mesmo tempo. Além de tudo, suas cartas são verdadeiras aulas sobre colorismo e arte.
No mais, é irônico, uma pessoa que passou a vida inteira na miséria, após sua morte, ter seus trabalhos avaliados em milhões de dólares.

Vanessa.Carla 31/12/2023

Com amor
Uma das melhores leituras do ano e da vida. eu escolhi ler esse livro bem lentamente pra aproveitar cada momento e ter certeza que não perderia os detalhes, amei conhecer um pouquinho a pessoa q toca meu coração e preenche o mundo com cores e linhas complexas e profundas.

Edianara.Lino 31/12/2023

"Eu confesso não saber nada a respeito, mas a visão das estrelas sempre me fazem sonhar, tão simplesmente quanto me fazem sonhar os pontos negros representando cidades e aldeias num.mapa geográfico" (pg.226).

Simplesmente um mergulho nos pensamentos, sentimentos, inspirações e angústias daquela que é considerado um dos maiores artistas, pena que ele não pode ter o reconhecimento que merecia em vida. No entanto, fico pensando se ele conseguiria se sentir merecedor de todo sucesso que sua obra e seu nome conseguiu. Suas angústias eram profundas, suas crises acabavam por cegar-lhe. Gostei muito de poder ler as palavras escritas pelo próprio artista, demonstrando suas fragilidades tão humanas, fiquei encantada em saber da influência da arte japonesa em sua obra e maravilhada de acompanhar alguma de suas leituras. Considero que não é um livro fácil de ser lido, nem rápido, acredito que seja para ser lido aos poucos.

Laís Maria 26/12/2023

A dor que sente
Cartas à Théo é um livro composto com algumas cartas resgatadas, escritas pelo pintor francês pós-impressionista Vicente Van Gogh e endereçadas ao seu irmão, Théo. Neste livro, podemos perceber a angustia que rodeava a vida de Van Gogh, tanto no sentido de querer uma estabilidade financeira, para não ter que necessitar da ajuda do seu irmão, quanto pelo desejo de ver suas obras ganhando destaque no universo da arte, algo que ele acredita que algum dia seria reconhecido. Além disso, também percebemos um tom depressivo em seus relatos, quando se refere aos seus estudos, ao futuro incerto. Ao longo de suas cartas, também relata um pouco como gosta de criar suas artes, o seu gosto pelo amarelo, o que gosta de exprimir em suas obras: a dor que sente. Ainda nesta obra temos acesso a última carta escrita por Van Gogh em seu leito de morte.
No geral, vemos Vicente sofrendo suas angústias, que levaram a perturbações mentais, causando depressão, e isto é tão forte e real que sentimos o pesar do seu sofrimento nas entrelinhas de suas palavras.
Taynara142 26/12/2023minha estante
Eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, pela sua resenha agora eu quero ler!

Ps: adorei a sua resenha.

Hanna157 12/12/2023

É uma leitura fantástica, Van Gogh escreve com tanta paixão sobre suas obras, e ao ver suas cartas podemos ver como ele era genial, também é muito visível com ele é muito consciente da própria doença e como ele fala sobre isso, mas é triste pensar que mesmo com os planos e telas que ainda queria pintar ele não conseguiu lutar por mais tempo

Heloyse 30/11/2023

Loucura?
Esse livro simplesmente acabou comigo.
Pelas cartas ao irmão, podemos ver além da loucura e da tristeza de Vincent, podemos ver o amor!
Pela arte, pelas cores, pela natureza, pela sua profissão, por outros artistas, por seus amigos, pela sua família...
Que coração imenso esse homem tinha, é uma pena que não tenha recebido de volta metade do amor que deu.
Pelo menos ele sempre teve Theo ao seu lado. Ah, se todos nós pudéssemos encontrar alguém que ficasse ao nosso lado como Theo ficou ao lado de Vincent.
"As pessoas não querem ouvir falar da morte. Dos horrores...
Mas eu falei do amor... De como eu amei."
Não é desse livro, mas acho esse trecho perfeito para descrever essa experiência de leitura.