Cartas a Théo

Cartas a Théo Vincent van Gogh

Resenhas - Cartas a Théo

Marcus Carneiro 19/11/2010

Gênio afogado na miséria humana
O relato de Van Gogh é valioso e sofrido demais. Despertou em mim um sentimento de desilusão tão grande que tive que parar de ler. Permanece para mim um mistério como tal sensibilidade pode surgir numa vida tão miserável e oprimida.
Lys Coimbra 24/03/2020minha estante
Estou convencida de que a genialidade tem um preço muito alto.
Perceba que a sensibilidade que fez dele tão genial também determinou a intensidade de seus sentimentos e a dificuldade de se relacionar e se adequar a uma ?vida normal? e rentável.

Hemilly58 30/03/2024minha estante
Eu realmente estou amando esse livro e super recomendo, muitas pessoas só sabem julgar ele sem saber como realmente foi a vida dele

Leandro. 04/10/2023

Vincent van Gogh, o artista incompreendido.
É equivocado comparar van Gogh a um louco (após sua morte houve um diagnóstico de esquizofrenia), estas cartas enviadas para o seu irmão Théo demonstra uma qualidade peculiar de uma pessoa completamente lúcida com um olhar diferenciado e minucioso para os pequenos detalhes.

Ao lermos as cartas notamos um van Gogh amante das cores, estudioso e um notável apreciador da natureza.

Ao decorrer da leitura vai ficando um pouco mais sombrio, Vincent apoderou-se de uma angústia e uma tristeza profunda, mexendo completamente com a sua saúde mental.

Foi internado no hospício, porém continuou nas cartas escritas para o seu irmão Théo uma pessoa com clareza de ideias, lutando contra seu monstro interior, é triste saber que durante a sua vida só conseguiu vender uma pintura, após sua morte seu esforço em vida foi valorizado.

Fezinha 02/07/2020

Penso que não há nada mais artístico, do que amar as pessoas
Estava adiando um pouco a leitura por medo de ser muito deprimente, mas não levei pra esse lado. Achei diversas vezes muito bonita a forma que ele pelo menos tentava levar a vida com mais leveza, mesmo que dura. Sem palavras pra essa edição de bolso incrivelmente completa. amei muito

Mateus com h 21/06/2020

Pancada dura
O que Vincent tinha de pintor, tinha de poeta. As angustias, as alegrias, os feitos, a inquietações. É de se sentir muito forte, através desse livro, a loucura desse artista, que me revigorou à alma com apenas um simples descrever de paisagens. Ele e Baskiat são de uma profundidade e bondade ímpares.

Coruja 16/06/2023

Quando anunciaram que a exposição interativa do Van Gogh chegaria por aqui, comprei meu ingresso com três meses de antecedência e fui atrás de ler as cartas que ele escreveu para o irmão como preparação. Mas eu já tinha uma longa história de amor e compaixão pela figura do pintor - na época da escola, uma amiga que era quase obcecada por ele convenceu-nos a tê-lo como tema do nosso trabalho da feira de ciências, e o grupo inteiro acabou caindo de cabeça na história.

Não sou pintora, só desenho boneco de palitinho; nem entendo o suficiente de teoria de cores ou estilo de pincelada para falar com precisão sobre as características pelas quais Van Gogh ficou tão conhecido no mundo da arte. Mas sei da emoção que me inspira ver seus quadros, o que senti quando tive oportunidade de visitar alguns deles pessoalmente no D’Orsay. E essa carga emocional se torna muito maior quando entendemos o contexto em que tais obras foram criadas.

Conhecer Van Gogh por suas cartas foi agridoce. Sua sensibilidade artística era apurada não apenas para as telas, mas também para as palavras - há trechos dessas epístolas que são pura poesia. Por outro lado, o sofrimento e melancolia que acompanharam-no por toda a vida são visíveis em cada linha, e é possível perceber o declínio de sua sanidade. Cartas a Théo é um livro pungente, que convida a várias reflexões, e abre uma brecha na psiquê de um dos maiores artistas modernos. Emocionante.

site: https://owlsroof.blogspot.com/2023/06/resumo-da-opera-acelerado-em-3x-na-via.html

Ewerton Marinho 18/09/2022

Doloroso acompanhar as cartas do Vincent, sabendo que ele era um gênio incompreendido e que essas cartas iam e não encontravam amparo, ou ao menos não sempre e quando encontravam o Vincent não o aceitava. Uma personalidade confusa e contraditória, como todo artista, mas como todo artista é necessário que alguém o entenda como tal e ninguém conseguiu em vida o perceber como deveria ser. Talvez fosse ele como um dos seus quadros em que há beleza, mas de uma forma com vincos cheios de cor que se misturam e que você tem que dar um passo para trás para entender melhor a forma.

Marcela Bomfim | @TeIndicoTodoDia 03/07/2022

VAN GOGH - CARTAS A THÉO
30.03. Celebramos o aniversário de Vicent Van Gogh!
Um pintor holandês e um dos maiores representantes da pintura pós-impressionistas que esse mundo já teve.

Embora tenha morrido praticamente no anonimato, Van Gogh pintou de forma mais intensa e verdadeira e deixou um legado gigantesco para o mundo da arte.

Não só apenas "Noite estrelada", "Doze girassóis" e "Quarto em Arles" se destacam como suas grandes obras. Van Gogh era gigantesco, genial!

Deixo nesta publicação, minha grande admiração por esse artista incrível e indico também a leitura de "Cartas a Théo ", onde conhecemos um pouco mais afundo todos os sentimentos e um pouco mais sobre ele durante sua jornada nesta vida.

"Se continuarmos a amar sinceramente o que na verdade é digno de amor, e não desperdiçarmos nosso amor em coisas insignificantes, nulas e insípidas, obteremos pouco a pouco mais luz e nos tornaremos mais fortes."

site: https://www.instagram.com/teindicotododia/

Laís Maria 26/12/2023

A dor que sente
Cartas à Théo é um livro composto com algumas cartas resgatadas, escritas pelo pintor francês pós-impressionista Vicente Van Gogh e endereçadas ao seu irmão, Théo. Neste livro, podemos perceber a angustia que rodeava a vida de Van Gogh, tanto no sentido de querer uma estabilidade financeira, para não ter que necessitar da ajuda do seu irmão, quanto pelo desejo de ver suas obras ganhando destaque no universo da arte, algo que ele acredita que algum dia seria reconhecido. Além disso, também percebemos um tom depressivo em seus relatos, quando se refere aos seus estudos, ao futuro incerto. Ao longo de suas cartas, também relata um pouco como gosta de criar suas artes, o seu gosto pelo amarelo, o que gosta de exprimir em suas obras: a dor que sente. Ainda nesta obra temos acesso a última carta escrita por Van Gogh em seu leito de morte.
No geral, vemos Vicente sofrendo suas angústias, que levaram a perturbações mentais, causando depressão, e isto é tão forte e real que sentimos o pesar do seu sofrimento nas entrelinhas de suas palavras.
Taynara142 26/12/2023minha estante
Eu não tinha ouvido falar desse livro ainda, pela sua resenha agora eu quero ler!

Ps: adorei a sua resenha.

EduardoCDias 09/05/2020

Acompanhamos as cartas (não todas) que Vincent enviava ao seu irmão Theo para pedir dinheiro, para contar dobre seu trabalho, sua vida, seus sonhos... nessas cartas percebemos a evolução de sua obra, assim como a evolução de seu estado mental, sendo enviadas das várias cidades onde morou, desde a Holanda até a França, terminando com a sua misteriosa morte em Auvers-sur-Oise, próxima à Paris, onde viveu seus últimos três meses.
Se você não conhece a biografia de Van Gogh e nem tem noções de técnicas de pintura, não recomendo esse livro, pois ele será extremamente chato.

Mariana 21/07/2021

A obra baseada entre a troca de cartas entre Theo e van gogh, se torna fluida quando você percebe quem o Vicent é de verdade, um homem cheio de referências e que além da opção que poderia alavancar sua vida financeira, decidiu viver pelo que ama e o que move ele todos os dias antes de dormir e quando acorda : a arte / ( sinceramente, muitos trechos da obra eu consegui me identificar com o van gogh e perceber que eu não estava sozinha..esse é o poder dos livros não é ? Enfim, fica ai o sonho impossível de conversar com ele um dia sobre a vida )

Lucas Lobo 12/03/2023

O pintor
O fato de eu ler em PDF me fez demorar bastante para terminar, porém gostei de conhecer mais de van gogh através de suas cartas.
Giubis0 12/03/2023minha estante
Oi moço, vc ja ouviu a palavra do epub? Ver vc falando de ler em pdf me fez relembrar os tempos sombrios em q eu n conhecia o epub. É um tipo de arquivo q é MIL vzs melhor de ler, vc consegue ajustar tamanho de letra, cor da pg, destacar trechos... enfim td é melhor com epub. Vc precisa baixar um app q abra esse tp de arquivo, mas isso é facil (recomendo o readera inclusive

Lucas Lobo 13/03/2023minha estante
Já li em epub, mas esse aí só encontrei em pdf

Giubis0 13/03/2023minha estante
Ah sim, na internet vc acha conversor de pdf em epub se vc quiser

Lucas Lobo 14/03/2023minha estante

Joyce429 17/12/2021

Cartas a Théo
Nas cartas vemos o quanto Van Gogh teve uma vida difícil e solitária. Chega ser reconfortante ver que em meio a tantas diversidades seu irmão Théo sempre o ajudou.

Muitas cartas são extremamente tocantes, mas a carta em que o pintor Gauguin descreve o ataque que levou Van Gogh a se automutilar é chocante, e se torna ainda mais perceptível o quanto sua mente estava perturbada.

Larissa Guimarães 07/04/2021

Um livro muito íntimo, realmente praticamente uma autobiografia de Van Gogh, um diário onde ele descrevia toda sua rotina para seu irmão e melhor amigo Theo.
Uma pena que sua genialidade não tenha sido reconhecida em vida.
Adorei a obra e a possibilidade de conhecer a história de forma tão intimista...
Recomendo a leitura!