X-Men Noir

X-Men Noir Fred Van Lente; Dennis Calero

Resenhas - X-Men Noir

Raphs 04/03/2024

Nova perspectiva
Essa linha de quadrinhos tem como objetivo trazer uma perspectiva mais adulta e sombria para a série e ela faz isso com maestria.

É um pouco estranho ver alguns personagens queridos e heróicos ter uma personalidade de vilão mas se você consegue deixar isso de lado pode com ctz aproveita a história.

Os desenhos aqui são mais sóbrios, mais sérios, sem muitas cores então se curte esse estilo estará em casa.

_LeoH_ 28/05/2021

Em relação a HQ, gostei do estilo dela e tal, mas a história eu achei bem fraca e até um pouco confusa. Sinceramente, eu estava esperando bem mais.

Mari 26/12/2012

História boa, HQ média.
É a terceira HQ dessa série Noir que eu leio, e me deixou meio decepcionada.

A marca de Cain é sobre uma "caça ao tesouro", onde uma joia é procurada e disputada entre os x-men, liderados por Xavier e um grupo de bandidos liderados por Logan. Arma X é uma história sobre o Kurt envolvido em alguns assassinatos. Quanto às histórias, gostei bastante, são rápidas, cheias de reviravoltas e os personagens nunca (ou quase) são o que aparentam, e personagens bem feitos, apesar do espaço curto da HQ, que não são realmente bons (no sentido de pessoas boas). Além dessa coisa maravilhosa da série de transformar heróis dos quadrinhos em pessoas que poderiam ser normais, e, no caso dos x-men, em bandidos.

Mas, então, disse que estava decepcionada, mas com certeza não foi em relação à história. Tive dois problemas com a HQ: o linguajar das personagens e as ilustrações, o que acho que é válido mencionar, considerando-se que é metade da linguagem dos quadrinhos.
Quanto às imagens, elas seguem o mesmo padrão de cores da série, mas achei os desenhos distorcidos demais para a coloração, com pouco contraste e saturação, e principalmente para a pintura bem detalhada de parte das imagens.
E o linguajar. Todos os personagens durante toda a história utilizam gírias e palavras não utilizadas. Entendo que a história é para se passar em 1930, então naturalmente ia ter algumas expressões antigas. O problema é que eles usam essas expressões para tudo, e não é uma coisa que varia de uma personagem à outra, então a tentativa de deixar com um jeito mais antigo ficou muito forçada. Além disso, tem os palavrões censurados, que estão todos ali, mas riscados, e são muitos. Não sei se nas HQs originais estava assim, mas acho que o melhor seria ou colocar uma classificação etária na capa do livro e manter os palavrões decentemente, ou, como em boa parte das traduções (caso não esteja censurado no original também), substituí-los por outras palavras. Soaria forçado como todo o resto das falas, mas seria uma coisa mais agradável, tanto esteticamente quanto na leitura.

Enfim, é isso, gostei muito da história, e indico a HQ por isso, mas não gostei do modo como foi desenvolvida.