Máfia Verde

Máfia Verde Executive Intelligence Review

Resenhas - Máfia Verde

Jackson 22/07/2023

O livro não é de todo desinteressante, de um lado é importante a exposição das evidências acerca dos interesses geopolíticos dos países hegemônicos, a qual estão mascarados pela preocupação da preservação e conservação que se propaga pelo pensamento do movimento ambientalista. Porém o autor vai além ao flertar com ideias conspiratórias, como, a inexistência da crise climática, e citações a qual são ditas como falsas à perca da biodiversidade, e consequentemente a extinção de espécies que compõem a fauna e a flora dos biomas, ocasionadas pelos processos em decorrência aos impactos da expansão capitalista, o que não entra em consenso com a realidade, à vista de que se trata de um assunto recorrente a qual temos comprovação científica de sua impactação.

Ao decorrer da leitura é observado que as ideias estipuladas pelo autor detém influência dos pensamentos estabelecidos pelos dogmas cristãos. De fato sabemos que enquanto contextualizamos um posicionamento este será imbuído com às ideias a qual assentimos, contudo nota-se uma incoerência na defesa exposta pelo autor e a sua crítica, visto que, o livro faz repúdio a uma suposta manipulação por parte do movimento ambientalista, mas ao decorrer da leitura nos deparamos com um desenvolvimento a qual à uma tentativa de aproximação ao seu pensamento de caráter religioso onde é consistido seus fundamentos teóricos. Caracterizado no livro como a verdade, e o movimento ambientalista seria uma maré contra essa verdade, autenticidade está discorrida pelo autor de que o ser humano seria a imagem e semelhança a Deus, sendo a natureza o recurso proporcionado por este criador para a determinação do desenvolvimento socioespacial, a qual o domínio sobre esse meio natural é o que nos diferenciaria dos animais irracionais, nessa concepção tudo que se contrapõe a este dogma seria ir contra os propósitos de Deus. Neste ponto o autor utiliza-se de uma narrativa tendenciosa a manipular o leitor, fazendo com que este passe a olhar o movimento ambientalista como algo de virtude ruim. A utilização desse elemento retira a seriedade que se tem da leitura, ao misturar sua religião com a defesa de seu pensamento frente a um movimento de cunho político e econômico inserido na contextualização da história.

Outro ponto negativo, está referido a preocupação do autor em apenas evidenciar o lado desfavorável das ONGS, se abstendo de sua faceta positiva, o que reforça novamente a sua incoerência de criticar um sistema de possível manipulação, visto que o autor usufrui do processo. Ademais, ao decorrer da obra somos expostos a comentários de cunho preconceituosos, como racismo ambiental e intolerância religiosa.

Roberto 19/05/2009

Para quem gosta de uma conspiração
Ganhei o livro num curso que fiz em 2002, depois de obter bom desempenho numa atividade proposta ao grupo que eu participava. Poucos dias depois eu li o livro e achei bastante exageradas as conclusões e informações ali contidas. Entretanto, considerei que apesar de haver um alto grau de teoria conspiratória e de o livro jogar a culpa por tudo o que há de ruim no Brasil sobre países estrangeiros, principalmete sobre a Inglaterra, o livro me despertou para um fato realmente preocupante: é possível que a Amazônia seja internacionalizada no futuro breve? Será possível ocorrer intervenção militar no território brasileiro, com aval da ONU, com o pretesto de preservar a floresta, no entanto, para extrair os recursos minerais ali existentes? É possível que as nações desenvolvidas, apoiadas pela ONU, reivindiquem a independência das reservas indígenas brasileiras?
Acredito ser difícil encontrar este livro em alguma livraria ou sebo, mas é uma boa pedida para quem gosta de um teoria da conspiração.
Luiz993 01/10/2015minha estante
Poderia se tratar de exagero as informações do livro... se não houvesse fontes, mas ao ler e acompanhar a fonte dos dados, vê-se claramente de que o que é relatado ali tem fundamentos inequívocos. É que a mídia não fala disso, lógico, ninguém fala, daí quando aparece alguém falando, pode parecer loucura. Se não houvesse fatos e documentos que comprovam, mas...