O valor absoluto de Mike

O valor absoluto de Mike Kathryn Erskine

Resenhas - O valor absoluto de Mike

Michelly 26/12/2012

O que eu li: O Valor Absoluto de Mike
Este livro conta a história de Mike, um garoto de quatorze anos que tem grandes dificuldades com números e que mora apenas com o pai, engenheiro e um gênio da matemática, mas que parece não saber como lidar com as pessoas. Com o tempo Mike aprendeu a lidar sozinho com as obrigações da casa e com o próprio pai. Até que certo dia, o seu pai resolve mandá-lo para o interior da Pensilvânia, para passar algumas semanas com os seus tios avós – Poppy e Moo – com o pretexto de que Mike poderia ajudar na construção de um poço artesiano (o que lhe iria melhorar o seu currículo escolar).

Quando Mike chega à pequena cidade de Do over (ou Donover), ele descobre que Poppy e Moo acabaram de perder o único filho e que não há nenhum poço artesiano. O projeto era na verdade um posto de artesões, onde fariam caixas para ajudar em uma campanha para adoção de um garotinho chamado Misha. Mas para isso eles precisam arrecadar quarenta mil dólares em três semanas e a cidade toda conta com a ajuda de Mike.

O Valor Absoluto de Mike é um livro voltado para o público juvenil, por isso tem uma narrativa mais leve e descontraída. No entanto a forma como foi escrito, atraí e muito o leitor.

Já os personagens me agradaram e muito. Todos com um toque de realidade, que em minha opinião, é o que deixa o livro ainda mais interessante. É possível entender e até mesmo se colocar no lugar de cada um deles.

Moo é uma personagem incrível. Não tem como se divertir com ela e o seu Tyrone, um Ford Tauros que nas mãos de Moo aterroriza a cidade. Já o Poppy me deixou com um pouco de raiva, mas às vezes as suas ações me emocionaram bastante. Ele não sabe como lidar com a morte do seu filho, por isso não faz nada (e é literalmente mesmo). Ao contrário dele, a Moo mostra-se uma mulher forte, alegre e disposta. Não que ela não esteja triste pela perda do filho, mas pelo fato do marido não ter nenhuma reação, ela passou a tomar conta de tudo.

Past, um mendigo simpático e inteligente. Sempre disposto a ajudar. Eu fiquei boa parte do livro esperando por detalhes da vida dele. Mas quando a autora o fez, foi uma surpresa. E para ser sincera, gostei do rumo que ela deu para a vida dele.

E o Mike. Um garotinho decidido, porém quando se trata do próprio pai ele não consegue desapontá-lo. Mike faz de tudo para ajudar a Moo, a campanha, ao Past e até mesmo o Poppy. Enquanto ele deixa para trás todos os seus problemas e a sua dificuldade em lidar com o seu pai.

Apesar de ser voltada para um público mais jovem, a autora criou uma história tão próxima da realidade que é capaz de agradar a todas as idades.

Link para esta resenha: http://18-primaveras.blogspot.com.br/2012/12/o-que-eu-li-o-valor-absoluto-de-mike.html

RenataSara 15/02/2013

Minha Opinião:
Nesse livro conhecemos a história de Mike, um garoto experto, inteligente e dedicado. Ele mora com seu pai, um cientista que sempre esta muito ocupado consigo mesmo, não dando devida atenção a seu filho, só conseguindo arrumar tempo para pressiona-lo a ser um gênio como ele próprio é, ignorando as qualidades de Mike e o seu real valor. Quando chega as férias, seu pai recebe uma proposta de trabalho fora do país e não tendo com quem deixar Mike, resolve manda-lo para a casa de seus parentes distantes Poppy e Moo.

Lá o pai de Mike espera que ele passe as férias estudando matemática e desenvolvendo um poço artesiano, já que julga que o Poppy é um engenheiro renomado.

Chegando a Pensilvânia, Mike descobre que nada é o que parece. Ao pisar na cidade de Do Over (Na verdade é Donover mas a placa de bem-vindo à cidade esta caindo aos pedaços), ele descobre que Poppy e Moo acabaram de perder seu único filho e que a vida desses dois senhores esta de pernas para o ar, assim como o restante da cidade.

Mike que sempre se achou incapaz de lidar com problemas, se vê no meio de um monte deles, Poppy esta amargurado e sem vontade de viver, a Moo esta totalmente endividada e o poço artesiano que salvaria sua relação com seu pai na verdade não existe. E é nessa hora que a vida de Mike e de toda a cidade vai mudar.

Mike descobre que uma amiga de Moo quer adotar uma criança e que para isso ela precisa juntar a quantia de 40.000 mas na verdade eles até agora não conseguiram nem 3.000 e o prazo esta se esgotando muito rápido, para que essa adoção se concretize, Mike terá que assumir a liderança do projeto, organizar um festival, angariar doações e coordenar todos os projetos da cidade com a ajuda de Moo e de Past um mendigo que esconde muitos mistérios.

O valor absoluto de Mike é um livro infanto juvenil muito bem escrito, cativante, que fala diretamente para o publico jovem, numa linguagem ágil e envolvente que consegue cativar a todos os outros públicos também. É uma história que nos mostra o valor de uma verdadeira amizade, que a união faz sim a força e que cada um tem o seu valor, seja você um garoto sem confiança ou um mendigo sem dinheiro, todos somos importantes a nossa maneira, e o mais importante da vida é não julgarmos uns aos outros por sua aparência e sim pelo seu caráter.

A leitura do livro foi muito fluente, os personagens principais e secundários me cativaram muito, impossível não se encantar com Mike e admira-lo por sua coragem de tomar as rédeas de algo tão difícil como é ser o responsável direto por um sucesso de uma adoção ou por Moo que mesmo após a morte de seu filho, é uma mulher alegre, com vontade de viver e de ajudar a todos a sua volta.

Recomendo a leitura desse livro para todos, desde os mais jovens aos mais velhos, pois creio que a mensagem proposta pela autora deve ser espalhada e compartilhada, que serve como lição para todos, pois todos temos o nosso verdadeiro valor, um valor absoluto, um valor só nosso.

Veja mais resenhas em :