Orixás

Orixás Pierre Fatumbi Verger

Resenhas - Orixás

Mariana 29/06/2023

Lindo
Amei demais, conta bastante histórias do candomblé e dos orixás !
Amei demais, super recomendo! Vale muito a pena

debora-leao 02/03/2022

Recomendo a pessoas que já tem alguma vivência na religião
O livro é muito ilustrativo. Literal e figurativamente : há muitas fotos, que são de inestimável contribuição em uma religião que não tem textos sagrados.
Eu sou candomblecista mas "recente", tenho poucos anos na religião. Achei que fez a diferença na leitura, pois conectou com o que vivi. Não é um livro muito introdutório sobre os orixás, embora também não seja avançadíssimo.
Acho que a melhor forma de lê-lo é enxergando-o como um livro que resume uma pesquisa de uma pessoa, e não como uma apresentação à religião. Assim, ele é capaz de enriquecer, especialmente pelo que ele traz em termos de ensinamentos e costumes na África (a maior parte) e menos pelo que está no Brasil.

Carlos Alberto 16/07/2021

O primeiro passo.
Há tempos buscava um livro que me apresentasse as primeiras informações sobre o culto aos orixás, de maneira sólida, confiável.
Justamente, no livro escrito por Pierre Verger encontrei tal solidez e confiabilidade.
Creio que o primeiro passo é muito bem dado, para quem busca as informações iniciais que eu almejava, com a leitura desta obra, repleta de conteúdo, de histórias, muitas delas inacessíveis aqueles que não fazem parte da Religião Africana.
Finalizo ressaltando a beleza do acervo fotográfico que consta na obra.
Cristiane 16/07/2021minha estante
Você começou bem. Pierre Verger apesar de francês, ao chegar na Bahia, foi encantado pelos encantados, mergulhou na cultura e na religiosidade africana e conseguiu elaborar uma obra incrível.

tistu 17/09/2020

Obra essencial para quem quer entender melhor a diáspora negra, bem como a formação da cultura brasileira. A obra transcendente o mero cunho antropológico e acaba tomando forma de algo mais íntimo.

Lista de Livros 24/09/2014

Lista de livros: Orixás de Pierre Fatumni Verger
"A religião dos orixás esta ligada à noção de família. A família numerosa, originária de um mesmo antepassado, que engloba os vivos e os mortos. O orixá seria em princípio um ancestral divinizado, que, em vida, estabelecera vínculos que lhe garantiam um controle sobre certas forças da natureza, como o trovão, o vento, as águas doces ou salgadas, ou, então, assegurando-lhe a possibilidade de exercer certas atividades como a caça, o trabalho com metais ou, ainda, adquirindo o conhecimento das propriedades das plantas e de sua utilização. O poder, axé, do ancestral-orixá teria, após a sua morte, a faculdade de encarnar-se momentaneamente em um de seus descendentes durante um fenômeno de possessão por ele provocada."
Mais em:

site: https://www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2014/09/orixas-pierre-fatumbi-verger.html

betoespinola 20/01/2010

pra entender melhor cada orixá e seus rituais.

Ju Padilha 19/03/2009

O Francês Baiano!!
Foi por este livro que vim a conhecer o francês Pierre Verger... me interessei não exatamente pelo culto especifíco aos orixás, mas pelo trabalho antropológico-sociológico e acima de tudo fotográfico deste francês de alma baiana!!!! é simplesmente espetacular como Verger, que via o mundo por meio de sua Rolerflex, se apaixona pelas peculiaridades do povo baiano, a ponto de atravessar o Atlântico em busca das origens culturais, passa a ser o "mensageiro entre dois mundos"! Aliás este é o título do documentário sobre sua vida, narrado por Gilberto Gil e que mostra a última entrevista do fotógrafo antes de falecer!

Vale ler tudo o que leva o nome dele, em especial os trabalhos mais recentes publicados pela Fundação Pierre Verger, que combinam as fotos dele com os desenhos de seu querido amigo Carybé, um argentino também de alma baiana, para mostrar o cotidiano da Bahia entre as décadas de 50 e 60!!! Simplente divino!