Como manter a mente sã

Como manter a mente sã Philippa Perry

Resenhas - Como manter a mente sã

Silvia.Neves 11/01/2018

Plasticidade cerebral
No livro Como manter a mente sã, a psicoterapeuta Philippa Perry traz diversos exercícios práticos para potencializar a plasticidade do nosso cérebro, ou seja, aumentar a capacidade de o órgão remodelar suas próprias estruturas e funções a partir de estímulos externos.
E para quê serve? Em especial, serve para evitar infortúnios mentais típicos da velhice, como o esquecimento. Para aprendermos novas atividades, como um idioma ou uma atividade manual. E, também, para melhorar a percepção que temos do mundo e de nós mesmos.
E é através da melhora dessa percepção que construímos relações mais saudáveis, seja ela, amorosa, de trabalho, amizade, familiares ou mesmo nas rápidas interações com “estranhos”.
Assim como exercitamos o corpo, devemos também exercitar o nosso cérebro para nos manter saudáveis.
Ter uma mente sã é estar consciente de si próprio, dos próprios limites e daqueles que nos rodeiam. Ter a mente sã é estar sempre aberto para o novo. É saber que o aprendizado é um processo constante e que a certeza não é necessariamente amiga da sanidade.

site: https://te--conto.blogspot.com.br/

Mabi Viana 25/07/2021

Uma conversa sobre saúde mental
Cheguei neste livro ao procurar outros escritos de Philippa Perry, uma psicóloga que escreve como se conversasse conosco. É um livro considerado como de autoajuda, mas que não se baseia num discurso motivador, é como se fosse um guia sobre como melhorar os aspectos que influenciam no bem estar psicológico. Não me deixou a impressão de informações novas, é como se já dissesse algo que no fundo já se sabe, mas que se esquece. São informções sobre como relações e desafios são necessários para a vida e dicas práticas para eles. Ao final tem alguns exercícios de atenção pleno e de autoconhecimento que podem ser uma boa experiência de psicoterapia.

Carla.Parreira 06/02/2024

Como manter a mente sã (Philippa Perry). Melhores trechos: "...Esse livro concluiu que, ao contrário de nossas expectativas, a falta de emoção não conduz a escolhas lógicas e racionais, mas ao caos. Isso porque confiamos em nossos sentimentos para decidir nossos caminhos na vida. E isso é verdadeiro quer estejamos conscientes de nossas emoções ou não... Quando alguém que amamos divide uma preocupação, é vital desenvolver o hábito de ouvir com empatia e desejo de compreender... Nossas mentes são formadas por narrativas. Evoluímos usando histórias e narrativas que são coconstruídas. Conforme nossos primeiros cuidadores nos transcreviam nossas sensações, sentimentos e ações em palavras, nossas narrativas tomaram forma. Usávamos essas narrativas para integrar nossa experiência em significados coerentes... Observe a conversa mental, espere-a e não permita que ela o desencoraje... Eu poderia apresentar inúmeros exemplos para mostrar padrões arraigados de pensamento, reação e ação, para ilustrar como usamos a razão para nos impedir de descobrir mais sobre nossos sentimentos..."

Alice 23/02/2021

O livro traz excelentes informações para nosso cotidiano, enriquecendo sobremodo na busca do autoconhecimento. Uma observação precisa ser feita à editora: aumente o tamanho da fonte!!!! Mas, este contratempo não retira o brilho da obra!!!
Viviane.Wermuth 03/07/2021minha estante
Olá! Trata-se de um livro de autoajuda ou de plasticidade cerebral? Obrigada!