A Invenção do Cotidiano

A Invenção do Cotidiano Michel de Certeau

Resenhas - A Invenção do Cotidiano

Jow 06/10/2010

Pensamento profundo e bem articulado! Gênial!
“A invenção do Cotidiano” é um livro pioneiro nesse exercício de desvendar as práticas culturais contemporâneas, vistas aí, não mais do ângulo elitista da razão técnica e produtivista, mas pelo lado mais fraco da produção cultural: o da recepção anônima, da cultura ordinária, da criatividade das pessoas comuns.

Para além de certa vertigem populista, por aí já se vê que estamos diante de um livro difícil que não se contenta em definir, ingenuamente, o popular através do povo e/ou vice-versa. Profundamente insatisfeito com as teorias sociais, que pintam o quadro de uma sociedade estruturada em papéis abstratos e estereótipos, Certeau procura esboçar uma teoria das práticas cotidianas e identificar uma espécie de lógica operatória nas culturas populares. Lógica do avesso e da teimosia, fundada quase que apenas no real, pois recusa a escrita como espaço da dominação e do controle; lógica do informal, porque utiliza suas táticas conforme as estratégias dos outros; lógica do instável, porque, sem qualquer ponto de ancoragem emocional busca, afinal, a própria sobrevivência.

Lógica que é muito mais uma "arte de fazer", pois as experiências do homem ordinário não se deixam aprisionar pela linguagem escrita: quer se trate da voz do selvagem, dos primeiros relatos etnográficos, do ato de assistir TV ou de enveredar pelas inesperadas ruas das grandes cidades. Certeau quer buscar uma lógica cujos modelos remontam talvez às astúcias multimilenares dos peixes disfarçados ou dos insetos camuflados e que, em todo caso, é ocultada por uma racionalidade hoje dominante no Ocidente.
Mas encontra "artes de fazer" em todas as sociedades: cita episódios relacionados às gestas de Frei Damião, no Brasil; episódios de "Robinson Crusoé" ou, até, do impagável Carlitos, de Chaplin. Com seu bigodinho e andar de pato, Carlitos tece a rede de uma antidisciplina: rejeita destinos prévios e trajetórias previsíveis, e resiste, com a leveza do lúdico, a toda situação opressiva. Na improvisação sem limites, Carlitos rejeita toda mecanização, procura sempre contornar a dificuldade em vez de resolvê-la e, nesta sua não-aderência às coisas e aos acontecimentos, parece revelar-nos que os objetos de nossa cultura se inscrevem no vazio, não têm qualquer futuro, a não ser fora do sentido que a sociedade lhes atribui.

Certeau faz verdadeiros malabarismos teóricos para se equilibrar entre Freud, Foucault e Bourdieu, mas parece encontrar inspiração nos inquietantes fragmentos de Wittgenstein. Talvez porque o historiador saiba, como o "homem ordinário" de Wittgenstein, que cada página em branco é um lugar desenfeitiçado das ambiguidades do mundo, e que as narrativas do cotidiano estão mais próximas da intensidade da vida real.

Osório 16/05/2021

Não que seja um livro ruim, para seu embasamento teórico, ele usa autores como Michelet, Foucault e Bourdieu, mas a tradução é péssima ,então ara entender um parágrafo eu preciso ler umas duas vezes, quase não termino esse livro. Mas a relação que ele faz entre cultura popular e erudita, em relação a diversos campos da sociedade, é brilhante.

Taina 07/05/2021

Savoir-faire elevado a outro patamar
O texto de Certeau não é um texto tão simples de ler e demanda algum conhecimento prévio sobre o básico das teorias que o próprio comenta que é simpático (Foucault, Bourdieu, Freud...).
Dito isso, é uma obra densa que busca compreender como o homem ordinário se apropria de tudo que lhe é oferecido, criando assim as práticas do cotidiano.

De maneira resumida e simples, é quase uma teoria sobre cultura popular: o que o homem ordinário faz com aquilo que a sociedade lhe impõe; como o homem ordinário se apropria da ciência cristalizada; como o homem ordinário subverte à instituição das coisas.
Assim, essas ?táticas? de sobrevivência moram no ?saber-fazer?: aquela manha delicada e inconsciente, aquela prática indizível que só habita na memória daqueles que se quer sabem que a detém.

É um livro para se ler mais de uma vez, para se discutir, para refletir. Apesar de denso e profundo, a escrita não é rebuscada e facilita a compreensão.

Faço ressalvas à esta edição: cheia de erros de digitação(?) que não imaginava encontrar - posto o preço do livro.

Gustavo.Henrique 06/09/2021

Nesse primeiro volume de A Invenção do Cotidiano, Certeau esmiuça sua teoria sobre as estratégias e táticas dos fabricadores e praticantes dos fazeres cotidianos, além de obra magistral da historiografia, sua escrita estilística parece tentar romper os limites da letra marcada na página em branco, como em uma tentativa de mais do que ser lida, ser ouvida. Obra indispensável para todo aquele que se lança a caçar em busca de conhecimento humanístico. Texto difícil, mas são os textos que nos desconcertam que tanto trazem resultados.