Gregor e o Código da Garra

Gregor e o Código da Garra Suzanne Collins

Resenhas - Gregor e O Código da Garra

Jess 08/10/2022

Eu não estava preparada pra isso. A saga é encantadora e te prende na simplicidade da história, e a cada livro vai ficando mais complexo...
Confesso que no começo achei meio forçado lançar profecias atrás de profeciais, mas depois aceitei bem o fato.
O livro envolve muitas perdas, algumas doem o coração pra valer.
O final me deixou atordoada. A autora deixou aberto a sua imaginação e, por Deus, como é angustiante...
Apesar de ser uma saga infantojuvenil, traz bastantes assuntos profundos à trama.
Uma vez que você se apega, é difícil se desapegar... tem um lugarzinho especial no meu coração ??

Barbara 15/01/2022

nossa nossa nossa
esse livro com certeza é da Suzanne Collins. Veja bem, a autora não poupa ninguém de nada.

Nesse último livro vemos a jornada final de Gregor no subterrâneo, e uma nova profecia paira sobre sua cabeça, a profecia do tempo... na qual ele deve morrer para finalmente vencerem a guerra.

O livro é triste, e tem sempre aquela sensação de estarmos dando adeus para os personagens. Vemos muitos morrerem queridos ou não. E Suzanne não poupa o leitor de detalhes nas cenas de luta, nas cenas de sofrimento.

Os personagens se tornam adultos nesse livro, mesmo sendo apenas crianças de 12 anos, gregor é um garoto que é o herói, o guerreiro, que viu mais guerra que muita gente. Luxa, a rainha, que teve que comandar tropas e decidir o futuro de um povo mesmo tão jovem.

Esse livro termina com um gostinho de quero mais, e na minha cabeça, gregor retornou para o subterrâneo, e quem sabe em um futuro, não virou o rei consorte de regalia.

Jonas 31/12/2021

Término da saga de Gregor, o guerreiro da superfície. Como era esperado Gregor se depara com a última profecia ... decisões drásticas devem ser tomadas ... escolhas devem ser feitas. Leitura fluida .... gostei de ler este livro.

BArbara 28/07/2021

Boa conclusão
A série Gregor é pouco conhecida principalmente comparada com a série mais conhecida da autora (Jogos Vorazes) porém estou feliz por ter dado uma chance e conhecer essa história, eu estou bastante satisfeita, é um livro Infantojuvenil, estão eu já esperava que a história não fosse complexa nem nada do tipo.

Nicole.Decker 19/06/2021

Final aberto
A saga é incrível mas o final aberto foi horroroso e estragou boa parte da experiência.

Will 28/12/2020

A difícil despedida!
E é chegado a hora de concluir a leitura do último livro da série Gregor. Como demorei tanto tempo para ler?
Livro pequeno, porém a história te prende desde o primeiro livro até o último. Deixa várias mensagens e ensinamentos, apesar de ser um livro infanto-juvenil, Collins não poupou em nada na história. Hora de encerrar uma aventura incrível, difícil dizer adeus aos personagens, a Regalia, ao Subterrâneo... Com certeza é um até logo, daqui um tempo voltarei para uma releitura!
Voe Alto Gregor!!!

Yoshida 14/12/2020

A jornada chega ao fim
Bem... como posso falar dessa saga? Cujo começo não me pareceu promissor, mas o final me arruinou?
Ao decorrer dos cincos livros, aprendi a amar, mas nunca a odiar personagem algum. Tentei me conformar com algumas mortes antes mesmo delas acontecerem. Mais uma em especial, me destruiu, e a ameaça de outra, igualmente me desestabilizou. O final de tudo, creio eu que não poderia ter sido melhor. Gregor é um sobrevivente de guerra, que assim como todos, terá de aprender a viver após tanto lutar para sobreviver. A obra em si passa uma mensagem bonita, mas triste. Estamos todos cegos e não vemos a destruição que causamos sem fundamento algum. Como tudo seria mais fácil com um vínculo, não é mesmo? Por fim, quero deixar aqui o significado que tudo isso trouxe para mim: todos nós temos nossas lutas, perdas, cicatrizes, mas no meio de tudo isso, esperança. Então, é com muito pesar que eu me despeço de Gregor e todos os habitantes do subterrâneo. Pois os guardarei no meu coração, lugar do qual não poderão nunca partir.

Felipe G. | @Felipee_gomees 04/07/2020

GREGOR É O SÍMBOLO DE SIMPLICIDADE E SUPERAÇÃO.
Definitivamente incrível. Como um livro de escrita pra infanto juvenil, pode trazer tantos ensinamentos a cerca de si mesmo. As aventuras de Gregor me ensinou a valorizar a família, a amigos, a meus irmãos a também os animais que é o pouco do pano de fundo livro. Susanne Collins não poupa nesse último volume. Tudo muito encrivel. Sentirei falta de regalia, de Gregor, boots, luxa, ripred, enfim de todos esses personagens. Que me trouxerem grandes ensinamentos!

Will 27/02/2020

O guerreiro enfim em paz
A guerra finalmente acabou.
Gregor e sua família estão sob o sol mais uma vez.
As profecias parecem ter acabado.
Por mais que o final tenha sido agridoce, Gregor amadureceu muito no fim de sua jornada. Já é um adulto.
Suzanne Collins nos deslumbrou e nos desafiou, fazendo com que nos afeiçoassemos a baratas e ratos, morcegos e camundongos.
Uma ótima leitura para todas as idades.

Shadow 12/02/2020

Estava com altas expectativas para esse final,e apesar de algumas cenas muito boas, infelizmente não foi o que eu estava esperando, e por isso mereceu as quatro estrelas.

Alessandra @euamolivrosnovos 28/04/2019

Final sanguinolento.
O embate final chegou. Bane é o líder ensandecido dos ratos na batalha derradeira contra os humanos e seus aliados.

Gregor é mais uma vez designado por uma profecia para ser o grande guerreiro salvador de todos, o que se torna uma responsabilidade enorme para um menino de apenas doze anos de idade.

Não bastassem seus conflitos internos e o medo de morrer nessa empreitada, o garoto lida também com o desejo de manter sua família em segurança frente ao perigo iminente.

Este é o último volume da saga do Guerreiro da Superfície e, infelizmente, deixou a desejar em alguns quesitos. Embora tenha sido uma leitura rápida como as dos demais livros, foi, em grande parte, muito demorado para que a ação de fato começasse.

Várias cenas repetitivas foram colocadas na história, que não acrescentaram em nada na evolução dos acontecimentos como, por exemplo, as diversas vezes em que Gregor almoçou/lanchou/jantou.

Muita coisa no final também foi mal explicada, ou ainda, arranjada de uma forma que convenientemente serviu para dar um encerramento a história, sendo que até então algumas personagens tinham sido esquecidas pela autora sem mais nem menos.

O encerramento foi aberto demais e deixou a desejar, visto que a saga toda era sempre bem "fechadinha" em cada livro. Para uma leitura infanto juvenil Suzanne Collins acertou no mundo criado, mas trouxe violência demais para uma criança e pouca explicação. A balança ficou um pouco desigual na hora de dar o ponto final no enredo.

E vocês? Já leram essa saga da autora de Jogos Vorazes?

site: https://euamolivrosnovos.blogspot.com

Gustavo.Adriano 28/04/2019

Foi sem dúvida um livro que fechou um ciclo de forma interessante. Trata-se de uma história infanto-juvenil que por mais intuitiva a criação de um mundo e uma história de aventura, aborda um tema político-social. A construção de Regália mostra uma ideia cuja diferenças de "especies" podem ser comparadas com as divergências de ideologias e culturas no mundo real, cuja escolha da autora foi lidar com animais "humanizados", mas como característico da própria natureza, tendo impacto e divergências que levam a conflitos. Portanto, trata-se de um livro de linguagem simples que aborda um tema corriqueiro: os conflitos sociopolíticos. Foi finalizado com o repasse de uma mensagem cujo objetivo é mostrar como, apesar das divergências, é possível encontrar um concenso e que a esperança é algo a se manter vivo em seus objetivos.

Como história representando a vida de um menino, um guerreiro, creio que o final ficou em aberto de forma que se esperava mais a complementar o desfecho. Foi bem construído, mas quanto ao final, nada se sabe de como se prosseguiu, sobre a decisão dos pais, do menino, da escola, dos problemas e assim por diante. Na minha opiniao não foi só o "gostinho de quero mais" mas sim "quero um desfecho da vida, não apenas da guerra"

Diria que um 5/5 é uma boa nota para o desfecho político de Regália.

Daria um 3/5 quanto ao desenvolvimento e desfecho de gregor

Por fim: 4/5

Felipe1503 27/08/2018

Quinto e último livro da saga
Me encantei pelo subterrâneo. Foram cinco livros acompanhando o menino Gregor, sua irmã Boots e todos os demais personagens que me encantaram e vão ficar em minha mente por um longo tempo. Suzanne Collins, responsável pela trilogia Jogos Vorazes, nos leva à um mundo cheio de pessoas e criaturas dotadas das mais diversas personalidades. Gregor vai crescendo e amadurecendo ao longo dos cinco livros, que se passa aproximadamente em um período de um ano. Temas importantes são abordados ao longo da trama nos fazendo refletir sobre aspectos políticos e sociais. Recomendo a leitura a todos que querem embarcar numa nova aventura.

Bela Lima 12/12/2017

Na minha humilde opinião literária, é um dos melhores escritos da Suzanne Collins - essa é a melhor série dela.
Gregor tem 12 anos.
E é o Guerreiro, aquele que livrará o Subterrâneo do caos e da escuridão e dos ratos.
Ele é um colérico, um matador entre matadores.
E ele vai morrer.

"A guerra foi declarada,
Seu aliado, capturado.
É agora ou nunca mais.
Decifre o código ou morrerás.

O tempo não para de passar.
De passar.
De passar.

Ao Guerreiro, minha espada.
Pela mão dele sua sorte é selada.
Mas não se esqueça do tique-taque
Ou clique-claque, clique-claque, clique-claque.
A língua de um rato pode estalar,
Mas são os pés que se põem a tramar.
Pois é nas patas, não nas caras
Que se faz o código da garra.

O tempo agora congelou
Congelou
Congelou.

Pois se a Princesa é a chave
Para decifrar a deslealdade,
Ela não pode fugir de lutar
Ou do arranhar, arranhar, arranhar.
Quando uma conspiração é tramada,
No nome está a charada.
No que ela viu está a falha
Do código da garra.

O tempo começou a voltar
Voltar
Voltar.

Quando o sangue do monstro for derramado
Quando o Guerreiro for assassinado
Você não deve ignorar o matraquear,
Ou o bater, bater, bater.
Se os roedores o pegarem a cochilar
Apodrecerá enquanto eles vão instaurar
A lei daqueles que roem
Dentro do código da garra."

A Profecia do Tempo, a profecia que ninguém queria lhe dizer, diz que o guerreiro será assassinado e o sangue do monstro derramado e... Gregor não sabe como se sentir sobre isso, mas ele sabe que vai lutar.

Pessoas que ele gosta estão ali embaixo, vivendo e lutando e morrendo e ele não vai abandoná-las. Tem sua mãe, tem suas irmãs, tem tantos subterrâneos que são seus amigos e tantos de outras espécies. E tem Luxa. Ele não pode deixá-la morrer, não pode abandoná-la depois de tudo que eles já fizeram um pelo outro - Gregor não poderá se perdoar se fizer isso. E ele a ama, está apaixonado por ela.

"O que aconteceu em seguida provavelmente teria levado meses ou até mesmo anos para se desenrolar caso o tempo dos dois ão fosse tão curto, se a guerra não tivesse chegado para acelerar tudo e lhes dar a sensação de que as coisas que eles tinham para viver precisavam ser vividas agora ou nunca mais. "

Ok. Minha nossa. Isso foi... demais! Não vou falar nada além disso do enredo para não estregar todas as surpresas, mas você pode esperar por tudo que tem direito: vidas, mortes, reviravoltas e re-reviravoltas e... tudo. Principalmente reflexões.

Você reflete se... Quem está certo: humanos ou ratos? Qual é o lado certo, bom? Ele existe? Sinto dizer que não, não existe; numa guerra não existe lado bom e certo, bem e mau evidentes, só existe o agora e a sobrevivência de si e das pessoas que você ama.
Gregor não está lutando porque é o certo, porque é o Guerreiro das profecias, porque acredita que os subterrâneos merecem viver e que o doido do Sandwich que escreveu as profecias estava certo, mas porque sabe que, se não lutar, pessoas que ele ama irão morrer.

"A razão pela qual deveria matar os ratos, o motivo pelo qual eles deveriam morrer tinha a ver com... tinha a ver com... (...) Tinha a ver com as coisas que haviam acontecido e que estavam para acontecer; não apenas com ele, mas também com outros que não eram guerreiros, caso aqueles ratos não fossem detidos."

Não sei nem o que dizer. Não pareceu com um fim, mas com um começo. Porque não pareceu. Simples assim. Eu não sei explicar, mas você não termina a história com o vazio normal de depressão pós-fim ou com aquela tristeza e aquele sentimento que falta algo, porque não falta, todos os pontos foram ligados, foi uma das melhores histórias que já li (e não parece um livro infanto-juvenil, está mais para jovem adulto), mas não parece com um fim.

(Se alguém souber de uma boa fanfic pós-guerra, não importa a língua, eu quero.)

Tem um personagem que morreu que eu não esperava, mas não sinto como se fosse errado - sim, estou triste e não parece certo que ele teve que morrer, mas também não foi errado. Eles estavam numa guerra, seres morrem, a vida tem que continuar apesar disso - ela continua apesar disso, passando por cima de quaisquer ferimentos que você tenha.

"Como poderia voltar depois de tudo que passara? Depois da transformação que sofrera? Onde um garoto de 12 anos, um guerreiro, um matador, conseguiria se sentir em casa? Não na Superfície. No Subterrâneo, então? Não (...). Porque, por mais que os humanos o tivessem idolatrando no tempo de guerra, quem iria querer sua presença constante depois? Não havia lugar para Gregor. Nem em cima, nem embaixo, nem no meio do caminho. A verdade era que ele e Bane não eram tão diferentes assim, afinal. Ambos haviam sido jogados naquela confusão sem entender bem o que se passava. Ambos haviam sido manipulados - Bane pelos ratos, Gregor pelos humanos - para encabeçar aquela guerra. E ambos estavam agando com as próprias vidas. Vê-los mortos seria um alívio para todos."

Esse livro tem romance, tem ação, te faz refletir e indignar-se e chorar. E, na minha humilde opinião literária, é um dos melhores escritos da Suzanne Collins - essa é a melhor série dela. E eu quero uma continuação (legitima, escrita pela própria autora), é claro, mas eu entendo porque ela acabou aqui (embora ainda tenha muita história para contar), porque essa é a história do Guerreiro da Superfície... e ele morreu.

site: http://sougeeksim.blogspot.com/2017/12/resenha-gregor-e-o-codigo-da-garra-as.html