Barba-Azul

Barba-Azul Kurt Vonnegut

Resenhas - Barba-Azul

Vitor Dilly 19/05/2021

"Depois de tudo o que os homens fizeram...
....às mulheres e crianças e a todas as outras criaturas indefesas deste planeta, já é tempo de que não só toda pintura, mas toda peça musical, toda estátua, toda peça de teatro, todo poema e livro que um homem cria deva apenas dizer isto: 'somos horríveis demais para este belo lugar. Desistimos. Vamos embora. Acabou, é o fim'."

Eis! Algumas poucas frases recortadas soltas no espaço-tempo, que dão o clima da escrita do Vonnegut neste livro maravilhoso!

Depois de tudo o que este homem fez e escreveu, eu quero é ter esperanças! Obrigado, tio Kurt!

bardo 06/05/2023

Algo que impressiona na obra de Kurt Vonnegut é a capacidade que ele tinha para criar biografias críveis, a capacidade para em pouquíssimos parágrafos construir um personagem e convencer o leitor de sua existência.
Aqui em mais uma autobiografia vemos essa capacidade em ação, mas está talvez seja uma das mais curiosas e difíceis de classificar. O autor trabalha tantos temas diferentes enquanto horroriza e diverte o leitor que é difícil saber exatamente o que Vonnegut tinha em mente.
Exílio, luto, o onipresente horror da guerra (sempre presente em seus livros), os personagens disfuncionais, está tudo aqui. Esse talvez seja um dos livros em que o autor mais violentamente ataca a fantasia imperialista e bélica de seu país. Na sátira ao gênio pintor entusiasta de Mussolini é bem evidente que a crítica ácida se volta contra a sociedade belicosa de seu tempo.
Em meio a essa crítica antiarmamentista, temos também talvez um dos textos mais ácidos contra o machismo: a denúncia de que a guerra é em si uma forma de opressão às mulheres e um dos únicos objetivos dela.
Em paralelo o outro grande tema da obra, provavelmente os mais inteirados sobre história da arte vão reconhecer nomes e citações; temos uma profunda discussão sobre criação literária e artística. Afinal para que serve a arte? Ela deve ser compreensível ou não? Ela precisa ter um objetivo? São questões que vão aparecendo na narrativa, na oposição ou antes na dança entre Circe e Sarkis.
Eis mais um livro curioso do Vonnegut, que após a leitura ideias e questões vão ecoando, talvez até passando desapercebidas em meio a toda ironia e certo sarcasmo da narrativa, bem como imensa melancolia que perpassa o texto.
Brujo 08/05/2023minha estante
Ótima resenha ! Me deixou curioso pra ler o livro !

bardo 08/05/2023minha estante
Se não tiver problemas com livros "genéricos" me manda seu e-mail por mensagem que te mando esse e o sobre 2001 ;-) Só me fala o formato que prefere.

Brujo 08/05/2023minha estante
Ah, muito obrigado, mas eu não sou fã de e-books...?

bardo 09/05/2023minha estante
Rss entendi, mas receio que esse você vá ter algum trabalho para achar físico viu?

Tito 02/06/2011

A vida e a (derradeira) obra de Sarkis Karabekian, pintor, soldado, ciclope e, por descuido, uma nota de rodapé na história do Expressionismo Abstrato.

Alessandra 06/03/2020

Trata-se da autobiografia/diário do fictício famoso pintor Sarkis karabekian. Após a chegada da forte e decidida Circe Bergman em sua vida, o velhos Sarkis é desafiado a escrever um livro. Seu livro conta, intercalando passado e presente, a história de sua vida com a arte, com a guerra, com as pessoas que amou e com aquelas que morreram.

Melancólico e carregado do seus sarcasmo e humor negro, das críticas mordazes à guerra, ao sistema financeiro e às pessoas, esse é o velho vonnegut por quem me apaixonei desde o primeiro livro que li.

1997foilegal 20/04/2023

Bum-bum-bum, castelo ra-tim-bum
Barba-Azul é um livro sobre um pintor velho e rabugento que vive em um castelo cheio de segredos. Ele convida uma jovem escritora para ser sua biógrafa e acaba se envolvendo com ela. O livro é uma sátira da arte moderna e da guerra, com um humor ácido e sarcástico.