O Sobrado da Rua Velha

O Sobrado da Rua Velha Jeremias Soares




Resenhas - O Sobrado da Rua Velha


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Thiago 05/12/2012

Um ótimo livro de terror!!
A princípio podemos nos perguntar: Será que é mais um livro falando sobre casas mal-assombradas?
A resposta é: Sim e Não. Isso porque nos deparamos com um sobrado onde coisas estranhas realmente acontecem,
mas será mesmo esses acontecimentos proporcionados por simples fantasmas?
Foi uma grata surpresa a leitura desse livro e isso me deixa contente em saber que sim, teremos uma boa safra de escritores nacionais de livros de terror.
Em muitas partes nascem, durante a leitura, sentimentos como medo, asco e até mesmo a indignação diante da surpresa proporcionada pelas reviravoltas da história.
O ponto forte é a exploração psicológica provenientes dos fatos narrados.
Uma leitura que recomendo a todos os fãs de LIVROS DE TERROR.
E para os fãs de livros de terror, acompanhe a página no facebook: Livros de terror, suspense e fantasia.
Abraços e boa leitura.
comentários(0)comente



Mari Scotti 06/12/2012

O Sobrado da Rua Velha
=== Resenha ===

O-oi… bem, começo a resenha meio gaguejante porque acabei de terminar de ler e ainda estou em choque rs.

O Sobrado da Rua Velha é o livro de estreia de Jeremia Soares – li uma resenha começando assim e achei chic gente, muito culto ui *-* -, e conta a trajetória de duas famílias que sofreram praticamente uma mesma tragédia, porém em épocas diferentes. Ainda penso que os Selbachs eram amaldiçoados e não somente a casa onde ambas as famílias – a de Cinara e a de seu irmão Joel – moraram.



Atenção, pois contém spoilers!



Anos depois da morte de Cinara e Orlando, Joel decidi reformar o velho sobrado que eles moravam em Canoas, na tentativa de viver mais tranquilo afastado do tumulto da cidade grande, mas seu maior intento é aproximar a família e deixar sua esposa Cristina mais feliz.

Cris é uma celebridade, assim como Joel. Uma mulher linda e invejada por todas, admirada por homens e jovens por sua beleza única. Sofreu um sequestro que deixou marcas profundas em sua vida, traumas que certamente qualquer pessoa levaria para sempre. Joel às vezes me pareceu omisso, pois é muito fácil notar a depressão em um ente querido, perceber como a pessoa definha dia a dia por um motivo que só ela sabe ser difícil de suportar, as vezes banal, mas no caso de Cris, aterrador, porém o fato dele reformar o casarão é uma prova clara que ele percebia quase tudo relacionado a ela.

A mudança de ares parece trazer um novo aroma ao lar, Joel, Samuel – o único sobrevivente da família de Cinara – Pedro, Juliana, Cristina e Adriana se divertem bastante nos primeiros dias, mas algo estranho começa a perturbar os que possuem a mente mais suscetível. Sons, imagens, arrepios estranhos em lugares escuros, sensações de ser vigiado, opressão.

Quem nunca sentiu medo de ir ao banheiro no escuro de uma casa que parece ter um milhão de sombras? Ou, no meu caso, quem não vê um monte de baratas no corredor entre você e o banheiro, quando a luz está apagada e precisa passar por ali? O medo é algo que consome e o Jeremias explorou muito bem essas sensações em sua narrativa. Fiquei tão envolvida com a leitura que até passei da estação do metrô ontem e tive que voltar hahaha!

Não gosto de colocar muitos spoilers porque estraga a leitura e este livro é tão rico em detalhes que qualquer coisa a mais que eu diga, pode revelar muito, por isso alguns detalhes ficarão vagos. Se ficou curioso corre lá no face do Jeremias ou nos sites de livrarias e adquira o seu exemplar. A capa em si já é de deixar qualquer um arrepiado – ao menos alguém como eu que morre de medo de filmes de terror e agora livros.

Confesso que fiquei surpresa comigo mesma de ter conseguido ler até o fim, foi um dos livros que mais demorei a terminar, por dois motivos: a escrita é rica (apesar de algumas falhas na revisão) e o medo é quase palpável, precisava reler para absorver as informações depois do choque inicial.

Acho que poucos sabem que eu não gosto NADA de filmes/livros de terror, suspenses macabros, leituras com sangue (amo vampiros, mas os fofinhos e não os da Anne Rice por exemplo rs), sou medrosa admito! E esta será a única resenha de terror que postarei! Se mais algum autor indicar um livro comigo, me deixar com vontade de ler e for de terror eu vou bater!! Kkkk

Recomendo a leitura para maiores de dezesseis anos e para pessoas que não sejam suscetíveis ao medo. Apesar de não gostar desse estilo de leitura, não tive pesadelos \o/, mas é coerente que saiba o que terá em mãos antes de ler.

Esqueci de comentar algo que achei muito interessante nessa história também: os quadros das crianças tristes. Sou filha de pastores e evangélica desde meu nascimento, por esse motivo tive acesso a muitos momentos onde pessoas possuídas eram libertas através de orações, ou famílias nos procuravam pedindo auxilio, etc. Uma das famílias que procurou meus pais possuía um desses quadros e a narração do Jeremias me levou exatamente a essa época, foi quase tão real quanto o que vi – e ouvi – com menos de dez anos de idade dentro daquela casa. Não sei ao certo o quanto eu era suscetível ao medo com dez anos e me baseando pelo meu pavor de baratas devia ser muito, mas achei uma excelente escolha de repertório para a trama. Só faltou a boneca da Xuxa perseguindo uma criança e a estrangulando; não dê ideias Mari! Rs.

É importante ressaltar que a trama se passa em uma cidade vizinha a Porto Alegre, chamada Canoas e quase todas as citações de bairros, ruas, lugares me fizeram sentir lá e ao contrário do que imaginei, a escrita não ficou carregada com ‘sotaque’ gaúcho, mas bem ao inverso, apenas alguns diálogos me lembraram que o escritor é de lá.

Para finalizar: tive a sensação que o livro terá continuação, estou certa? Se tiver eu prometo que leio! Acho que será o único escritor de terror que terei coragem de ler! Kkkkk

Deixo aqui meus parabéns ao Jeremias, sua escrita, o enredo, os personagens foram construídos com uma riqueza quase tão impecável quanto o medo e o sobrenatural empregados à história.



Nota: 9,5 (o 0,5 foi por causa da revisão apenas)



Super recomendado!



Para contatar o autor os links estão no comecinho da resenha.

Beijinhos, agora vou ler algo leve para conseguir dormir! Kkk



Mari Scotti

http://twilightbrasilfanfics.com/blog/resenha-35-o-sobrado-da-rua-velha/
comentários(0)comente



Samy Rabelo 17/12/2012

Duvido você ler esse livro sem medo!!
O Sobrado da Rua Velha nos conta a história da família Selbach, onde aparentemente , seria uma família normal.
Joel Selbach, o homem da casa, perde sua irmã Cinara estranhamente num acidente de carro com seu marido Orlando. Todos da família sabiam que o casal estava atordoado pela morte do filho mais velho José, deixando Samuel, o filho mais novo que ainda era bebê, aos cuidados do tio Joel.
Anos se passaram e Joel decide mudar de seu apartamento para o sobrado de sua irmã que estava abandonado depois de sua morte. Decide levar sua esposa Cristina, seus três filhos e o sobrinho Samuel para um local mais calmo, onde sua esposa poderia se recuperar de um trauma que teve na vida.
Joel reforma todo o sobrado, deixando-o mais apresentável para que Cristina pudesse ter uma vida mais feliz e tranquila na Rua Velha.
Bom, tudo estava muito lindo e perfeito até Cristina começar a sentir coisas estranhas ao seu redor, como se estivesse sendo vigiada a todo instante, ouvindo barulhos e vozes, imaginando cenas horripilantes e até mesmo presenciando tragédias na sua própria família.

Gente, tudo o que eu disser aqui vai ser muito pouco pelo tanto que senti ao ler esse livro. Logo nas primeiras páginas me surpreendi com a escrita do autor (mesmo com alguns erros na revisão). Lendo pouquíssimas páginas, já vi que o Jeremias seria mais um ídolo brasileiro meu. Digo isso, porque a escrita me lembrou muito o meu maior ídolo-autor-brasileiro (isso existe?) André Vianco, tanto pelo conforto da narrativa quanto pela tensão que o autor consegue causar pelo menos em mim.
Pois é minha gente, eu lendo esse livro, do começo até a última palavra, fiquei tensa e desesperada para saber o fim da história.
Devo confessar aqui que fiquei com muito medo do livro inteiro! Numa parte que a Cristina ouve panelas batendo na cozinha, eu JURO, uma panela me fez o favor de fazer barulho aqui em casa! E sério, não tinha NINGUÉM na cozinha!!

Demorei um pouco para terminar a leitura do livro, vocês até devem estar pensando- Ah então o livro deve ser parado e não é tão empolgante assim para acabar logo! Não, você está errado! O livro é assustador, tão bem escrito que te faz fechar o livro no meio da leitura, dormir com o abajur ligado e rezar para que as cenas com os personagens não aconteçam com você. Foi esse o meu motivo da demora que não foi tanta, o medo era tanto que fechava o livro rapidinho!! kkk
Para ajudar, ainda me falam que minha casa é parecida com o sobrado da capa! Vejam e me digam que não tem nada a ver please!!

Ta ta, pode até ter alguma semelhançazinha, mas podem ter certeza que aqui não tem coisa ruim não!! :p
Gente, nem preciso dizer que o livro é 5 estrelas né? Para você que gosta de um bom livro de suspense/terror, é uma ótima pedida! Para você que tem medo de assombração e coisas do gênero, leia do mesmo jeito, eu morro de medo e terminei o livro viva kkkkk.
Jeremias obrigada pela oportunidade de ler essa obra incrível! Já quero mais!!!

Blog http://livroscomresenhas.blogspot.com.br/2012/12/resenha-o-sobrado-da-rua-velha.html
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dose Literária 28/07/2013

Um bom livro de terror é aquele que prende a sua atenção desde o início e mostra uma tensão crescente. O Sobrado da Rua Velha é exatamente assim. Em seu romance de estréia, Jeremias Soares nos mostra os estranhos acontecimentos que cercaram a família Selbach durante sua estadia na Rua Velha, no Rio Grande do Sul.
Os estranhos acontecimentos se iniciaram quando Cinara Selbach e seu marido Orlando faleceram em um estranho acidente de carro. Algum tempo antes, o filho mais velho deles havia falecido na casa em que moravam, na Rua Velha. Alguns anos depois, Joel Selbach, irmão de Cinara, se muda com toda a família para o mesmo sobrado. Samuel, filho mais novo de Cinara, se mudou com a família...

Continue lendo em...

site: http://www.doseliteraria.com.br/2013/02/o-sobrado-da-rua-velha-jeremias-soares.html
comentários(0)comente



Ednelson 06/09/2013

Lugares ou mais especificamente casas onde acontecem fenômenos sobrenaturais, seja a natureza deles comprovada claramente ou não, é um tema recorrente quando falamos de histórias de terror. Soares, usando essa ideia-base, escreveu este que é o seu primeiro romance. Adentrar o sobrado localizado na Rua Velha na cidade de Canoas (Rio Grande do Sul), ao abrir o livro, foi como começar a assistir um dos episódios da famosa série “Contos da Cripta” ou “Além da Imaginação” em que os enredos costumavam ser simples, mas sempre atraiam audiência.

O foco narrativo é em terceira pessoa e a focalização heterodiegética, interna, onisciente e interventiva. É importante mencionar os aspectos da focalização, como o narrador age perante a história, porque isso determina alguns dos recursos de enredo que podem ser usados. Pegando gancho no pensamento anterior, aproveito para analisar um dos recursos que afetou bastante a leitura. Estou falando da anacronia de tipo prolepse, ou seja, quando o narrador antecipa alguma coisa vindoura, como, por exemplo, avisar que os motivos que levaram uma personagem a fazer determinada ação serão explicados mais a frente. Como podemos deduzir, o uso de tal acessório narrativo requer muito cuidado, uma vez que pode diminuir a carga de surpresa da trama ao invés de provocar a curiosidade. Em dois pontos da obra, o narrador faz uso desse recurso, mas o efeito é a dissipação de tensão. O ocultamento do que foi dito teria proporcionado um desfecho mais envolvente, levando em consideração que as especulações acerca da história seriam em maior número.

Outra coisa que tornou a leitura menos prazerosa foi o elevado número de erros de revisão na edição que li. É importante avisar que, segundo o que me disse o autor, a revisão foi refeita na nova edição, o que deve ter diminuído a quantidade de falhas. Nas cenas mais cruciais, esses deslizes foram graves porque quebraram a imersão na emoção da sequência narrada.

Mesmo que os fundamentos de “O Sobrado da Rua Velha” não tenham ido além do que vemos na maioria das histórias de terror, deixando de imprimir alguma marca estilística, uma subjetividade do escritor, o trabalho de Jeremias Soares ganha pontos pela narrativa ágil que se concentra no problema central (como a influência perniciosa da residência repercute nas personagens) e pelo viés psicológico que deixa o medo mais vivaz. No final das contas, o que fica demonstrado é como a mente humana pode ser o elemento mais horrendo quando cindida entre segredos, desejos obscuros e sentimentos turbulentos.

Os eixos da história são, além de Joel e Cristina, Juliana, a filha mais velha, Pedro, o filho do meio, Adriana, a filha caçula, e Samuel, filho da falecida irmã de Joel. Juliana não chega a auxiliar tanto na construção do clímax, mas em compensação o núcleo formado por Samuel, Pedro e Adriana funciona muito bem porque traz o sobrenatural como uma força que vai rapidamente de uma espécie de sinistro inocente (insinuando-se singelamente) – lembremos o clássico cinematográfico “Poltergeist” – para uma entidade cujo único propósito é destruir ao disseminar-se. Enquanto isso, Joel e Cristina são uma crítica ao endeusamento, promovido pela grande mídia, de celebridades, um negócio que gera lucro obviamente. Isso fica evidente em como as suas neuroses, habilmente camufladas quando viviam na cidade grande, vêm à tona pelo contato com a presença que habita a moradia.

Se você gosta de ler histórias que seguem uma estrutura consagrada no terror e que não dá muito espaço para o leitor distanciar-se da experiência de medo simulado, lhe recomendo “O Sobrado da Rua Velha”.
comentários(0)comente



Rusbis 02/06/2015

Confira a vídeo-resenha de "O Sobrado da Rua Velha" no canal Ler Vicia:

site: https://www.youtube.com/watch?v=m0ecRMd22B4
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR