A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata

A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata Mary Ann Shaffer
Annie Barrows

Resenhas - A Sociedade Literária da Tarte de Casca de Batata

Wania Cris 04/03/2024

Uma estória bonita numa época ainda triste...
A estória se passa no imediato pós-guerra inglês, com pessoas ainda se recuperando dos horrores dos ataques e da ocupação nazista na Inglaterra. As pessoas estão reaprendendo a viver e usam suas estórias para fortalecer seu futuro e são esses relatos que alimentam o livro.

A jovem Juliet Ashton se envolve com a pequena sociedade literária que dá nome ao livro e altera a vida de todas as personagens.

É um romance histórico com pitadas de romance romântico (o que não é lá muito a minha praia) composto por cartas trocadas entre as personagens. A narrativa epistolar pode se tornar cansativa e foi um pouco disso que aconteceu. Senti falta dos diálogos diretos que poderiam animar mais a narrativa.

A tradução foi de Lea Viveiros de Castro e manteve a fluidez da escrita da autora.

Recomendo como leitura para aliviar a mente.

Virginia 26/07/2021

Melhor começar já pelo princípio: por natureza, eu não leio muitos romances. Não que eu não goste de ver um filme de comédia romântica uma vez por outra. Mas quando se trata de livros de romance...não sei, não sou muito versada no género. Ainda assim tive de pegar neste livro. Não só para colmatar essa falha minha, mas também porque gostei do título - achei-o muito estranho e um tanto estrambólico. E, para quem não sabe, eu gosto de comprar livros com títulos muito estranhos.

Posto isto, demorou um tempo para eu o pegar e começar a ler. Quem nunca, certo? Mas com a escola prestes a começar, achei que precisava de uma leitura leve só mesmo para me abster de toda a confusão que parece vir atrelada com o início das aulas. Por isso, peguei-o e comecei a ler.

Tenho a dizer que o livro até me surpreendeu um bocado. A narrativa é inteiramente construída à base de cartas. Sim, não estou a brincar. A história é contada a partir de cartas e bilhetes enviados entre as personagens. Quando o comecei não estava à espera desta particularidade. Portanto, tive de ler o livro com redobrada atenção, não fosse escapar-me algum detalhe trocado nas cartas.

Tirando isso, a história pouco tem para oferecer. É leve e, embora a temática seja a 2ª Guerra Mundial, não existe um grande desenvolvimento nos traumas e nas consequências da guerra. As personagens também não são muito desenvolvidas, ainda haja uma ou outra que seja muito engraçada.

Apesar de tudo, até que gostei de ler o livro. Como disse no início, precisava de uma leitura leve e foi isso mesmo que tive. Por isso, não, não estou desapontada.

Elane.Medeiross 25/06/2021

Incrível
Uma obra que faz rir, aquece nossos corações com personagens cativantes e você fica encantado a cada página. Para quem gosta de livros escrito em forma de cartas, esse é perfeito.

Bia 14/02/2021

um livro para os que lêem e que não lêem
acabei-o há poucos minutos, portanto, ainda estou meia abananada.
é um livro lindo, escrito em cartas, onde conhecemos a nossa protagonista, juliet, com quem muitos de nós se vão identificar pela devoção que ela nutre pela literatura e a tão maravilhosa sociedade literária da tarte de casca de batata (nome mais original de sempre), fundada durante a segunda guerra mundial. é emocionante ver os livros a unirem pessoas (principalmente as que não liam).
definitivamente, é um livro que eu recomendo para as pessoas que acham que não gostam de ler. é impossível não se apaixonarem por cada personagem e a sua respetiva história. achei apenas que merecia um final melhor para o livro que foi. porém, merece ser lido, de qualquer das maneiras.
Sara 15/02/2021minha estante
O filme é perfeito! ?? Quero muito ler esse livro!!

Bia 15/02/2021minha estante
e eu quero muito ver o filme, dizem que está incrível ?