Um Mundo, Uma Escola

Salman Khan

Resenhas - Um Mundo, Uma Escola

Joaquim 19/06/2023

Inspirador
Me apaixonei por este livro.

Apesar de não saber o que faz Salman Khan atualmente, sei que foi um visionário muito à frente de sua época. Neste livro, o sentimento que se tem é de estar conversando com ele frente a frente, pelo tom leve, descontraído e, às vezes, humorístico e irônico com o qual ele escreve. Mais que dar respostas, ele buscar instigar reflexões, e faz isso criticando o sistema educacional vigente. Ele critica coisas que geralmente mal percebemos o quão erradas são, devido ao peso cultural que carregam. Denuncia a obsolescência da educação atual e nos permite sonhar com as incontáveis vantagens que uma reforma poderia proporcionar. O otimismo dele é evidente, e, em alguns momentos, quase utópico, mas não há nada como uma boa dose de otimismo para suscitar esperança. Em mim, ele provocou revolta, e uma vontade de lutar por algo melhor.

Obrigado por me inspirar, Salman. E não, eu não te considero um ?ogro anti-férias? ??

Flávia Clemente 13/12/2022

Muito bom, gostei muito de ler sobre a experiência da Khan Academy. Como professora abriu muito minha mente!

Lis 10/05/2021

Quase uma utopia
Cada página do livro faz total sentido! Me surpreende como chegamos no século XXI ainda acorrentados a uma educação do século XIX. As aparentes mudanças não passam de maquiagem disfarçando o mesmo sistema com um pouco de tecnologia, um quadro interativo aqui, um tablet ali... e as famílias se deixam enganar por um sistema que visa exercer controle, rotular pessoas, ampliar as desigualdades e endividar quando deveria oferecer educação de qualidade e barata para todos.
O livro parte o coração ao descrever o que passam professores e estudantes, e emociona ao nos mostrar o quão lindo poderia ser.
Quando pensarmos no porquê de tanta desigualdade, tantos alunos sem motivação e sem propósito na vida, e tantos professores sem energia e engessados pelo sistema, que possamos lembrar da mensagem deste livro, e que a esperança nos fortaleça para que mais ações em prol de uma verdadeira mudança aconteça.

Daniel.Bazolli 17/04/2020

Que leitura incrível! Super leve, inspiradora... Uma visão muito bem construída, baseada em fatos e experiência, além de uma simplicidade e até demasiada modéstia... Uma incrível recomendação para qualquer pessoa envolvida de forma direta no processo de educação, para pais e até mesmo para jovens, ainda alunos, mas que podem se inspirar na trajetória de vida que deu origem a esse projeto sensacional!

Mr. Jonas 05/04/2018

A Educação Reinventada
Salman Khan iniciou uma verdadeira revolução no ensino ao propor educação gratuita e de qualidade. Seus vídeos gratuitos recebem milhões de acessos e lhe angariou a admiração de nomes como Bill Gates, Carlos Slim e George Lucas. Neste livro, Salman expõe sua visão radical para o futuro da educação, bem como sua trajetória, de analista de fundo de hedge a professor da maior sala de aula do mundo.

Igor13 13/11/2017

Provocativo e atualíssimo
Sim, o livro é provocador e mais que atual, é de fato, atualíssimo - como diria nosso eterno agregado, José Dias, de Dom Casmurro.

Conheço o trabalho do autor desde 2011 quando comecei a acessar seu site de aulas e exercícios. Precisa de ajuda em cálculo para meu mestrado no Brasil e acabei descobrindo muito mais.

Hoje, 10/2017, meu filho com quase 6 meses, li esse livro e entendo suas ideias e preocupações, pois em 2013 fiquei 1 ano na Coreia do Sul por conta de uma Especialização na qual me deparei com um ambiente muito próximo ao descrito pelo autor, e para mim foi um choque e desafio.

Por mais que tivesse cabeça aberta, certa prática em estudar sozinho e no uso de ferramentas digitais, a abordagem de trabalho multidisciplinar em grupo foi assustadora. Ainda mais com pessoas de diversos países e backgrounds diferentes. Acostumado com o modelo 'egoísta' tradicional, era incentivado aqui por alguns a 'esconder o jogo' para preservar minhas descobertas e 'saberes' - algo que nunca concordava, mas entendia pelo fato de haver pessoas que efetivamente roubam ideias dos outros com a maior tranquilidade.

Alguns trechos que achei inteligentes e provocativos:
1) "O que as provas realmente provam? — parece que o máximo que se pode dizer com confiança é o seguinte: os exames e as provas medem o estado aproximado da memória de um aluno e talvez sua compreensão sobre um subtópico específico da matéria num dado momento, entendendo-se que a medição pode variar consideravelmente, e aleatoriamente, de acordo com as perguntas formuladas."

2)"Uma grande pesquisa conduzida pela Universidade de Michigan chegou à conclusão de que o mais forte fator isolado que predispõe a melhores resultados e menos problemas comportamentais não era o tempo passado fazendo dever de casa, e sim a frequência e a duração das refeições em família. Se pensarmos nisso, realmente não deveria ser surpresa. Quando as famílias se sentam juntas e conversam — quando pais e filhos trocam ideias e mostram interesse mútuo com sinceridade —, as crianças absorvem valores, motivação, autoestima, em suma, crescem exatamente nos atributos e atitudes que as farão entusiasmadas e atenciosas para aprender. E isso é mais importante do que um simples dever de casa." Sandra L. Hofferth e John F. Sandberg,“How American Children Spend Their Time”, Journal of Marriage and Family 63, n. 2 (maio de 2001).

3) "Perdoem-me pelo entusiasmo exacerbado, mas havia uma magia acontecendo naquelas turmas, confirmando uma crença que eu tinha desde que começara a falar com meus primos sobre as primeiras aulas em vídeo: que as melhores ferramentas são construídas quando há uma conversa aberta, respeitosa, de mão dupla, entre aqueles que fazem as ferramentas e aqueles que usam."

4) "Alguns professores — especialmente em grandes universidades de pesquisa — não encaram o ensino como o melhor uso de seu tempo, e não foram escolhidos com base na sua habilidade de ensino. Foram contratados para fazer pesquisa e algumas vezes consideram lecionar como um mal necessário. Tenho amigos professores que se sentem com sorte quando não precisam dar nenhuma aula."
Puro fato nas universidades públicas - com poucas exceções..

5) Um ponto interessante que chamou a minha atenção, e levarei comigo - além de muitos outros assuntos -, e que serve de alerta aos pais, diz respeito ao rentável negócio das aulas particulares. Será que muitos professores de escolas particulares não criam essa demanda? Há muitos anos, li uma denúncia dessa prática no privilegiadíssimo São Bento do Rio de Janeiro. Não digo que seja regra, mas é algo parecido com a prática antiga no serviço público de criar dificuldade e depois vender facilidade por meio de consultorias.

Em resumo, vale cada página.

Guilherme 29/09/2016

A maior sala de aula do mundo
O livro, escrito por Sal Khan, o fundador da Khan Academy, é uma combinação da história de criação da plataforma, desde quando começou a ensinar matemática a sua prima, somada a críticas ao tradicional modelo educacional ainda predominante, e um modelo de educação ideal imaginada por ele.
Cada capítulo me fez perceber, como recém concluinte do ensino médio, o quanto esse sistema educacional atual é perverso e que necessita ser repensado.
Recomendado para todos que se interessam por educação e que creem no poder transformador dela.

PJ 08/03/2016

Um livro necessário
Caraca, que livro incrível. Há muito tempo que eu não devorava um livro tão rápido como esse.

Os primeiros capítulos são tão empolgantes e as ideias que ele discute com a gente foram tanto ao encontro com pensamentos meus que eu entrei madrugada a dentro pra poder ler um pouco mais. Sem contar os momentos em que eu reconhecia que realmente tudo o que ele fala, eu vivi e vivo várias vezes nesse processo de 'educação'.

Realmente é um livro encantador pra qualquer pessoa que vê a educação como forma mais forte de mudança de uma sociedade e ainda mais pra quem vê e sabe que os modelos educacionais que temos hoje estão necessitando urgentemente de mudanças.

Não dá mais pra podar a nossa criatividade como tem ocorrido a muito tempo, não dá mais pra passar um período todo do nosso dia sentados numa cadeira assistindo palestras sem interagir com o assunto e criar intimidade com o mesmo, não dá mais pra ser julgado e estudar pra prova e ela ser o ápice do nosso reconhecimento.

São tantas as coisas boas que esse livro trás que pra mim, que não sei usar as palavras direito, fica muito difícil escrever alguma resenha.

Acho que se você se interessa por educação, se você é um estudante, independente do grau (médio, superiror, etc..), se você é professor, pai, mãe, enfim se você for um ser humano! kkkkkkkk Deveria dar uma checada nesse livro. Ele não tem uma leitura dificil e ainda é bem pequeno, mas eu garanto que enquanto você estiver lendo ele, sua visão da educação irá mudar fortemente e se não mudar, vão ser plantados em vc várias sementes de questionamentos simples e fortes e vc não vai conseguir tirar ele da sua cabeça.

Matheus 23/02/2016

Há alternativas
Vivemos em um mundo com um sistema de educação que pouco mudou nas últimas décadas. Salman Khan expõe nesse livro sobre sua percepção sobre a forma de ensino e aprendizagem atual, após desenvolver um método para auxiliar uma prima nos estudos (Khan Academy). A grande jogada é incentivar o estudo ativo, ao invés do exaustivo estudo passivo que ocorre em grande parte através de aulas expositivas. O modelo proposto por Salman é revolucionário, pois é uma mudança quase que total. Uma aprendizagem sólida, sem necessidade de um cronograma pré-determinado, afinal, cada um tem o seu tempo ideal. Turmas sem diferenciação de idade, com aulas interdisciplinares, com vários professores auxiliando e participando de forma mais ativa. A quebra do paradigma dos diplomas, separando a certificação de proficiência do ente formador, de forma que todos tenham oportunidade de se "certificar", independente do poder aquisitivo/classe social/etnia/etc. É tanta informação que essa resenha está ficando maior do que eu esperava. E melhor, já existem escolas nesses moldes com ótimos resultados. Uma delas é a Escola da Ponte, que fica em Portugal. Recomendo a leitura do livro!! Muito bom.

Gabriel.Gois 09/02/2016

Excelente
O autor descreve sua caminha ao entrar no mundo da educação, desde o momento que começou a dar aulas particulares por telefone à sua prima até o crescimento exponencial da Khan Academy e cada um dos aprendizados obtidos nessa jornada. Recomendado a educadores, país e filhos que desejam melhorar a forma que tratamos da educação.

Bruno 23/04/2014

A Reinvenção da Educação?
É possível ter uma boa ideia, ganhar dinheiro com ela e ser completamente honesto ao transmitir um conceito que é correlato a ela? Eu sei que é complicado... Mesmo se for totalmente honesto, eu, como Diógenes, tenho uma lanterna à mão à procura de um, ainda assim um leitor mais atento e crítico tende a questionar quais são as suas intenções ao transmitir, ou propagandear, o seu conceito.

Em Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada, do estadunidense Salman Khan, notamos essa boa intenção que visa fazer propaganda de si mesmo. Khan esmiúça uma nova metodologia e um novo paradigma para um modelo escolar; todavia essa lufada na pedagogia está calcada em sua própria empresa, a Khan Academy.

Vejam, a ideia exposta no livro é muito boa, e consiste na renovação da educação tendo como base a informática. Khan propõe uma nova abordagem à pedagogia, onde eliminaríamos alguns elementos sacros para a educação, como a aula expositiva, a divisão por turmas, as provas, a lição de casa e até o papel do professor.

O meu grande problema é a propaganda, nada subliminar, que Khan faz da Khan Academy, essa é a empresa que fornece os vídeos, que também estão no YouTube, e um software para alunos fazerem os exercícios de reforço e os professores acompanharem o desempenho dos alunos.

Uma ou duas palavrinhas sobre o método apresentado: eu, como professor e aluno, fiquei suficientemente convencido que esse sistema funciona. Fazer com que os alunos aprendam no seu ritmo é fascinante, afinal é uma das grandes agonias de ser professor é não saber ao certo se os conceitos estão sendo assimilados como deveriam pelos alunos. Porém, ele é muito calçado no ensino de matéria exatas, como matemática e física, por exemplo, e não há exemplos da aplicação desse método/software em outras áreas mais subjetivas, como história, literatura e sociologia, que ainda, bravamente, fazem parte do currículo base da maioria dos países. Como medir a subjetividade sem a produção de um texto, seja em qualquer nível de escolaridade? Complicado, não?

Um Mundo, uma Escola: A educação reinventada possui vários méritos – tem linguagem acessível e simples, não apresenta um debate teorético aprofundado sobre a pedagogia, tem um monte de exemplos – porém Salman Khan, um sujeito claramente de boa vontade e boa intenção, peca no sentido de tentar vender algo escamuteado nas franjas da propaganda altruísta. Seria muito mais justo ele, o livro, ter sido escrito por alguém imparcial, afinal Khan aponta o dedo para os diversos pontos fracos do sistema pedagógico vigente, porém não faz nenhuma crítica, no sentido de problematizar, o seu próprio produto. Mas ainda assim, vale a pena a leitura, ainda mais se você tiver qualquer ligação com a educação ou pedagogia.

site: http://brunorosa82.blogspot.com.br/2014/04/a-reinvencao-da-educacao.html
Lucas Pereira 12/02/2015minha estante
Oi Bruno, tudo bem?

Gostei muito do teu comentário sobre o livro. Começarei a ler ele em breve (estou terminando de reler "Brain Rules", e recomendo. Muito bom para entender como funciona o cérebro na hora de aprendermos algo), mas gostaria de comentar duas coisas sobre o ponto de vista que tu apresenta:

Uso o Khan Academy há um tempo, porque trabalho e estudo com a criação de conteúdo para EAD, e foco no desenvolvimento de novas tecnologias para isso. E vi uma grande evolução na ferramenta, não só no conteúdo, mas na forma com que ele é apresentado. E ele deve focar bastante nas exatas, porque é a parte "mais avançada" da ferramenta. Apesar de existirem aulas de história, por exemplo, as de matemáticas possuem um formato mais "inovador".

Logo, é normal que ele foque bastante nisso. Ele quer mostrar o que tem "de melhor".

E tu comenta que ele usa o livro pra "vender o seu produto". Mas qual o problema disso? Ele está fazendo o que ele acredita ser o melhor, por que não promover? Se ele vê falhas, pode ter certeza, está tentando sanar todas elas. É muito importante que ele use o seu próprio livro pra vender os pontos positivos, ainda mais quando boa parte dos professores têm resistência às idéias que "reinventam a educação". É só ver como o uso da tecnologia na educação é visto por grande parte dos profissionais: "uma forma de deixar as aulas mais interessantes" - Ou seja, mais "bonitas" - quando na verdade é preciso imaginar uma nova maneira de pensar a dinâmica da sala de aula e até o papel do professor. E isso é bem complicado.

Então, é justo que ele use a oportunidade que tem para "vender o seu peixe", e deixe que outras pessoas escrevam seus próprios livros, para apresentar as falhas que elas vêem na Khan Academy e na forma com que ela está repensando a educação.

Abraços

Luan Poppe 27/02/2013

Superou minhas expectativas
Realmente valeu e muito a pena ler este livro, concordo com a maioria das ideias propostas pelo Salman Khan, e o bom é que não são ideias abstratas, pois ele sempre coloca dados referentes a pesquisas já feita anteriormente, comprovando o argumento dele. Me identifiquei muito com o Khan em relação a seus ideais, e gostaria muito, e ainda pretendo, contribuir com essa nova fase da educação que, espero eu, não demorará muito a chegar e trará enormes benefícios para todos os envolvidos.

Marcelo 11/02/2013

Está sendo um livro gostoso de se ler e que faz uma serie de questionamentos interessantes...eu recomendarias para todos os professores...é claro que há coisas não muito problematizadas...