A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Neyme 23/01/2024

Um clássico
Da época da escola a mil anos atrás , para os dias de hoje , é bom reler esse romance com os olhos mais maduros, além de se tratar de romantismo, um clássico, o livro trás também a questão da escravidão no Brasil, preconceitos. Aliando assim a ficção ao o realismo da época retratada, linguagem de fácil compreensão e uma leitura bem fluída.
Super indico essa leitura ??

Shaylanne 20/01/2024

Uma história romântica sobre Isaura, uma escrava branca, que apesar de ser bonita e inteligente, dotada dos mais diversos talentos, sofre perseguições do seu senhor Leôncio, o que a partir disso se revela o enredo.
Esse livro me plantou uma pergunta "e se Isaura fosse negra?". Porém, por não ser esse foco da história, ela é muito boa.

Satanás 13/01/2024

Para um amante de romances históricos, a Escrava Isaura é sem dúvida um dos melhores livros introdutórios desse mundo; carregando muito drama e lamentações, bem como parágrafos de descrições minuciosas a respeito das características físicas e sentimentais dos personagens.

Cecilia292 10/01/2024

O livro é bem resumido, perfeito para pessoas que estão começando a ler. E a história que se passa é muito interessante e importante, pois mostra como era a vida dos negros no Brasil e o autor trás isso em forma de romance. Recomendo.

Melissa.Garod 08/01/2024

Só leia se quiser passar raiva pq o tanto q essa Isaura toma no kur não é brincadeira viu

Obs: Leôncio se eu te vejo na rua eu te pego na porrada fica esperto

Samara 06/01/2024

Sem querer militar, mas já militando, não posso deixar de comentar o óbvio. A indignação por causa da escravidão da Isaura é por ela ter nascido com pele branca. Se não os outros personagens não dariam a mínima. Isaura também é idealizada demais. Prefiro personagens com falhas.

Luccal1 01/01/2024

Eu to em choque com esse final
Eu to em choque juro não esperava. Amei o livro, muito boa a história só a escrita dele que achei meio peculiar tipo o narrador explicando vamos fazer isso vamos para la, não gostei muito me tirava da história ele falando vamos continuar nossa história. Não sei. E ele é bem floreado na linguagem ne nu tinha hora que eu queria só passar kkkk. Mas me fez pensar sobre a natureza humana, a natureza da escravidão o quão arbitrario é esse processo desumanizador e o quanto ele se enraiza em nossa história. Me fez gostar de literatura nacional então só por isso valeu a pena demais.

Cala-te, pobre cativa;
Teus queixumes crimes são;
É uma afronta esse canto,
Que exprime tua aflição.
A vida não te pertence,
Não é teu teu coração.

Perdão, senhor, eu não posso compreendé-lo; diz-me ques sou livre e não permite que eu vá para onde quiser, e nem ao menos que eu disponha livremente de meu coração?!

Uma insti- tuição má produz uma infinidade de abusos, que só poderão ser extintos cortando-se o mal pela raiz

- Não se meta em tal; tempo perdido. As autoridades nada têm que ver com o que se passa no interior da casa dos ricos. Não caia nessa; muito feliz será, se somente tiver de pagar as custas, e não lhe arrumarem por cima algum processo, com que tenha de ir dar com os costados na cadeia. - Onde se viu o po- bre ter razão contra o rico, o fraco contra o forte?...

- Não, por certo, meu senhor, o coração é livre, ninguém pode escravizá-lo, nem o próprio dono.

Lucas1997 31/12/2023

Boa leitura
Livro de uma época antiga e de linguagem formal, algumas palavras desconheço, mas não me dificultou em lê-lo, achei algumas partes deram uma enrolada na história.
Recomendo.

Morienti 27/12/2023

Este romance, escrito por Bernardo Guimarães, narra a história de Isaura, uma cativa de dotes naturais dignos de uma moça da nobreza.

Em seu cruel destino de escrava e seu sofrimento em posse de Leôncio, seu dono, o autor descreve com muita maestria e dialeto de época a sua história, desde a fuga para as terras de Bahia à plano de seu pai, até o encontro com seu futuro amor, Álvaro.

Aclamada como carta em favor da abolição, porém, se destaca mais como uma demonstração óbvia de distinção de classes e capital, ao ponto de que Isaura, por mais pobre que fosse, era a que mais sofria; Leôncio, por ter mais dinheiro, cumpria qualquer vontade e Álvaro, tendo ainda dez vezes a posse deste outro em soma, manipulou toda à história ao curso que quis.

"O verdadeiro valor de uma pessoa não está nas riquezas que possui, mas na bondade que espalha e nas vidas que toca."

"Vinha trazer-lhe estas froles, se bem que a senhora mesma é uma frol..."
Escrava Isaura, P 27

Otavia.Lima 16/12/2023

Avaliando brevemente o livro: "A Escrava Isaura".
É um livro curto de literatura brasileira clássica com gramática muito formal referente ao Brasil Colônia e trata assuntos relacionados à escravidão, preconceito, assédio, racismo, traição, maus-tratos aos escravos, manipulação, inveja, interesse e como era o comportamento social naquela época.

Alex 10/12/2023

AfrodIsaura
O livro conta a história de uma moça escrava sofrida que tinha um efeito ?afrodisíaco? por onde passava.
Pobre garota, sofreu diversos assédios durante sua vida chegando a ser perseguida.
A história é envolta na vida de Isaura uma escrava filha de um português pobre e uma escrava africana, tal garota vivia sob a tutela dos senhores de engenho que a acolhiam como ?filha?.
O trajeto do livro por inteiro é cativante e bastante intenso, as dinâmicas literárias, até a forma como a história é contada prende qualquer um, principalmente pela simplicidade do linguajar dessa edição.
(a resenha tá breve, pois a detalhada que fiz o skoob apagou-a)

Juliane4 02/12/2023

O romance explora questões sociais, éticas e morais relacionadas à escravidão, enquanto apresenta personagens complexos e situações dramáticas.

juderezende 02/12/2023

A Escrava Isaura
Achei uma experiência de leitura muito interessante, visto que assisti a adaptação pra TV primeiro e nessa acontecem muitas coisas que não estão narradas no livro.
O plot da história me agrada muito, o romance, a ambientação história. Porém senti que, por causa da escrita, não consegui me conectar muito bem com a personagem principal. A pobre Isaurinha, tadinha, só sofre, e todas as cenas dela são de sofrimento, literalmente. Com excessão da última cena do livro. Tratar dela como apenas alguém que sofre e sendo tudo o que sabemos dela apenas as qualidades que os outros personagens a atribuem e ficam repetindo ao longo do livro, não conhecemos a Isaura por si mesma.
Entretanto contudo toda via, entendo perfeitamente que a época e o estilo de escrita são diferentes dos atuais, e embora eu já tenha lido clássicos brasileiros como O Cortiço, esse é mais antigo e tem uma proposta diferente. Minhas duas observações são apenas essas: não me senti íntima de Isaura, e além de tudo, a narrativa é muita rápida. Mas em hipótese nenhuma é chato e eu super indico pra quem quiser começar a ler clássicos, pois não é uma leitura difícil de compreender.

Maria.Cecilia 28/11/2023

Magnífico!
Havia assistido à novela quando pequena e simplesmente era apaixonada pela história. Ao ler A Escrava Isaura, do célebre Bernardo Guimarães, mergulhei nas páginas singelas e ao mesmo tempo repletas de críticas sociais.

A obra é regionalista, e grita contra a escravidão predominante no Brasil do século XIX. Romântica, com vocabulário simples, descritiva e muito fluida, nos toca e nos faz refletir sobre as mazelas dos negros acorrentados e vistos como seres inferiores.

A saga gira em torno de uma linda e ingênua jovem, Isaura, branca como porcelana, com cabelos negros. Ela é estudada, educada e pudica, contudo não passa de uma escrava. Criada com todos os mimos, se vê à mercê do filho da falecida Senhora, Leôncio, que a deseja ardentemente. Ele é um libertino cruel e a moça tenta fugir de suas garras, com a ajuda de seu pai, Miguel.

Quando entra em cena o jovem e vigoroso Álvaro, a história toma um rumo magnífico, nos faz apreciar o livro e torcer pela menina sofrida.

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Bia Franzoi 23/11/2023

Melhor do que eu esperava
Estava esperando que essa leitura fosse ser difícil, por ser um clássico. Muito pelo contrário, tudo flui e há poucas palavras não usuais. Se o leitor não desejar buscar os significados, conseguirá seguir na leitura sem problemas.

Também me surpreendi com a história. Era muito difícil largar o livro para continuar lendo depois. O desenrolar dos fatos nos prende e dá uma ansiedade para saber o que vai acontecer em seguida.

Gostei das personagens e de como a história acontece, inclusive o final.

O único ponto que acabou me incomodando ao longo de toda a leitura é que as personagens sempre mencionavam a beleza de Isaura e destacavam o quanto ela era "diferente" das demais mulheres escravizadas para justificarem seu direito à liberdade, quando esse direito deveria ser defendido sob a justificativa de que nenhuma pessoa deveria ser escravizada, independentemente de sua aparência.

Entendo que isso provavelmente tenha muita influência da época na qual o livro foi escrito.

Em resumo, é um ótimo livro e a história é cativante. Fico feliz por ter, finalmente, o lido e conhecido a história de Isaura.