A escrava Isaura

A escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Clara1863 13/09/2023

Isaura
Nossa gente, não tava dando nada pra esse livro, pensei q iria ser igual dom casmurro ( eu não gosto porque enrola muito) mas gente do céu, esse livro tem umas reviravolta tão boa.
Eu adorei ele, juro ouvi o áudiobook e terminei rapidinho de tão bom que tava.
Leiam
I'mEdraNorr 15/10/2023minha estante
eu também!!!

Cattapan 13/09/2023

Quando eu acho que homem não pode piorar?
Isaura era uma escrava branca. Filha de uma mulata com um português, ela foi adotada por sua antiga senhora após a morte brutal da mãe.

Após muitos sofrimentos e assédios por parte do filho de seu antigo senhor, isaura em fim pode desfrutar do que tanto merecia, ser uma mulher livre.

Mas quais os desafios que ela teve que passar para conquistar isso?

fx 03/09/2023

Tadinha
Estava precisando de um romance e achei, no início fiquei receoso de ter gatilhos sobre escravidão mas não é tão racial assim, foi algo mais fantasioso e me causou emoções fortes nas situações e tudo mais, gostei de como tudo ocorreu, fiquei com pena mas foi legal.

Clarinha94 31/08/2023

Eu tive que ler pra fazer um trabalho e sinceramente achei q ia ser pior mas n foi e eu adorei pq parece uma novela mexicana

Lore 21/08/2023

É aqueles livros que você não espera muita coisa e ele te entrega isso mesmo kkkk. Assisti umas 3 vezes escrava Isaura na Record e ela é bem fiel ao livro , tem muitos absurdos e é bem previsível.

Márcia 13/08/2023

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Isaura é fruto da relação entre uma escrava e um capataz português. Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação. Após a morte de seus proprietários, Isaura não foi alforriada, como bem queria sua senhora, e virou alvo da paixão obcecada do herdeiro Leôncio, que não pretende poupar esforços — ou violência — para seduzir a garota infortunada. Diante da situação, Isaura e o pai não veem outra solução senão fogem da fazenda.
Leôncio, marido de Malvina, desrespeita a vontade da mãe e não liberta Isaura, pelo contrário, abusou da sua condição para assediá-la e ameaçá-la, usando dela como se fosse um mero objeto feito para experimentou suas vontades a bem-querer. Miguel, pai de Isaura e ex-capataz da fazenda de Leôncio, trama um plano de fuga para livrar a filha do carrasco, arriscando viver escondido com ela pelo resto da vida, já que era contra lei roubar escravos ou ajudá-los a fugir. Em Recife, nova morada dos dois, Isaura conhece Álvaro, um moço distinto e bem-visto na sociedade. Apaixonado, ele logo insiste para leva-la ao baile, onde Isaura torna-se alvo de todos os olhares e comentários. Receosa de que descobrir a verdade, ela treme ao menor gesto suspeito, mas o sentimento recíproco por Álvaro faz valer a pena o risco.
Isaura é descoberta durante o baile e todos ficam sabendo que ela é uma escreva fugida. Leôncio viaja para o Recife para trazer Isaura de volta à fazenda.
Ela volta para a fazenda e fica presa em uma cela , enquanto seu pai tem que pagar todas as despesas da viagem de Leôncio para o Recife, Miguel fica falido e sem trabalho.
Leôncio também esta falido e para resolver seus problemas, ele retoma o casamento com Malvina, pensando na fortuna do seu sogro para salvar sua fazenda.
Para salvar seu casamento, ele promete a Malvina que vai libertar Isaura. Porém, ele propõe que Isaura se case com o jardineiro para que ela seja liberta. Malvina não acha justo mas concorda e prepara o casamento o mais rápido possível.
Álvaro viaja para o Rio de Janeiro atrás de Isaura e ao chegar fica sabendo das dívidas de Leôncio, Álvaro consegue comprar a dívida e com isso se torna dono da fazenda e seus escravos.
Álvaro chega na fazenda no dia do casamento e avisa que é o novo dono. Leôncio não acredita e se mata, deixando Malvina apavorada.
Isaura fica muito emocionada com Álvaro e aceita o seu pedido de casamento.

Maria 28/07/2023

Nossa super recomendo esse para quem quer começa a ler clássicos, a leitura é muito fluída e vai como se fosse uma fofoca

JAlia.Gaspari 28/07/2023

A Escrava Isaura
Achei o livro um pouco enrolado e confuso, mas a narrativa em si é legal.
Não é um livro realista, retrata a questão da escravidão por um ponto de vista romântico. Acredito que essa seja a ideia do livro mesmo.

Nanda103 26/07/2023

A escrava Isaura
Não tenho mt a opinar sobre o livro pois n é meu tipo de leitura. O livro mostra um lado mais pessoal ent n recomendaria pr contexto histórico e tbm a leitura é dificil por conta da linguagem utilizada.

Lommy 15/07/2023

Literatura nacional
Segundo livro lido para o MLI2023
Conhecia a história por conta da novela que assisti quando criança, mas foi interessante rever e lembrar coisas emocionantes que acontecem.

JurúMontalvao 12/07/2023

Meio que Deus Ex Machina do início ao fim
As soluções (plots) pareceram-me meio que desesperadas, como se Bernardo Guimarães quisesse cortar qualquer possibilidadezinha de a obra tomar rumos, por ele, desconhecidos ou inesperados.

A partir de certo ponto, esse desespero pra "fechar logo" todas as cenas parece fazer algum sentido se estamos lendo uma peça teatral, mas a obra está catalogada como um romance!
Bom, a essência teatral está lá e talvez explique as várias adaptações que o livro teve pra TV.

Sobre o conteúdo, vou macunaimar: Ai que preguiça! rsrsrs Não... brincadeira rsrsrs?
Bem, a obra é considerada romance regionalista e, às vezes, também descrita como abolicionista.
Há trechos e diálogos pontuais sobre a condição de pessoas forçadas à escravidão, mas, a meu ver, não é abolicionista porque não traz oposição à escravidão enquanto sistema econômico e social.
Alan kleber 21/07/2023minha estante
"Sinha Moça" tambem foi um que me decepcionou bastante. Achava que seria um livro melhor.

JurúMontalvao 22/07/2023minha estante
Alan, minha leitura dos clássicos tá mt estranha...tipo, na escola li só os q precisava pra ir bem nas provas, afinal estudante n tinha tempo de ler o q queria, mas sim o q precisava.?? agora q tenho tempo pra ler, decidi que queria ler os clássicos, mas n sou mais aquela leitora escolar q via td como positivo pra literatura e pros meus resumos, resenhas e redações...hoje, q considero q tô amadurecendo como leitora, vejo defeito em td (e defeitos graves!), começo com expectativa e termino com decepção... tá um saco isso pq de certa forma sinto q n é justo com as obras tbm, afinal elas são só uma "fotografia" de um outro tempo sei lá...desculpa essa desabafão?

Daniel.Conrado 12/07/2023

????
Dos clássicos está no top 2 pra mim, muito legal recomendo super se tiver precisando ler um clássico do romantismo brasileiro, a Iracema é uma personagem bem bobinha e idealizada porém ela passa por bastante coisa que te prende ?