A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Débora 16/02/2022

Ótimo romance ?
Uma história comovente, rica em detalhes importantes. A escravidão é uma mancha negra na nossa história. Uma vergonha. Inconcebível um ser humano escravizar seu semelhante.
Recomendo muito esse livro .
???????????

Naiana 16/08/2021

Para que gosta de ler clássicos
A Escrava Isaura é um livro muito gostoso de ler para quem gosta de história, literatura romântica, com idealização da musa e os empecilhos para alcançar o amor ideal é um livro perfeito, entretanto tem que gostar de ler com um dicionário ao lado também, muitas palavras já em desuso cujo significado temos que estar sempre em busca, para mim isso não é um problema e engrandece a leitura.
Adorei a forma como Bernardo Guimarães narra a história também, como se presenciasse os fatos e conhecesse os pormenores dela, ele conta detalhadamente cada etapa e vai e volta a medida que se torna necessário introduzir novos elementos ou personagens a trama e mostrar como eles se encaixam ali.
Foi para mim uma leitura muito prazerosa.
A Escrava Isaura narra a história de Isaura, uma escrava branca que fora criada com mimo e esmero por sua senhora, como uma filha e possui dotes e ares de uma verdadeira dama. Contudo, após a morte de sua senhora velha e seu senhor velho, Isaura passa a pertencer a Leôncio que a deseja e faz de tudo para conseguir tê-la e assim começa o calvário de Isaura e sua busca pela liberdade, junto a seu pai.
Julia Mendes 16/08/2021minha estante
Zu, vc deu a impressão de que é uma novela. Adoro! ? Vc acha que eu ia gostar?

Naiana 17/08/2021minha estante
Zu, é bem novelesco, não admira ter sido adaptado para novelas. Não assisti a da Globo, mas a da Record eu acho que em suma foi bem fiel. Zu, acho que sim. Bernardo Guimarães tem um dom na escrita com certeza, no final desse livro que eu li tem uma biografia dele, e fala que o dom dele era contar causos em forma de prosa, e diria que esse livro é bem isso, rs. Quero ler O Seminarista dele agora.

O Livro da vez por David Thomas 14/10/2023

A Escrava Isaura
Concluído ✅ Escrito em 1875, por Bernardo Guimarães, pouco antes do fim da escravidão no Brasil, A Escrava Isaura terá como palco uma das épocas mais cruéis da nossa História. Confesso que desde 2021 venho olhando a lombada deste livro na minha estante e pensado: quando será tua vez?

Livros que têm como título o nome de seus protagonistas (ou antagonistas) já chamam minha atenção por natureza. Ter a oportunidade de entrar no fluxo de consciência de um personagem (real ou fictício) sempre foi o que mais me atraiu na literatura.

Portanto, consegui através dessa personagem ter uma visão panorâmica do Brasil, exatamente no segundo reinado de D.Pedro II. Embora o romantismo excessivo (talvez para nós do século XXI), Bernardo Guimarães deixa claro também seu caráter abolicionista.

Ele (o autor) soube usar sua caneta como faca contra o regime escravagista e também fazer toda uma sociedade que incrivelmente acreditava na eugenia, refletir sobre si mesma. Um romance bem costurado, um enredo revolucionário, personagens geniosos e um final que particularmente não esperava.

site: https://www.instagram.com/p/Cx3W76mOLTd/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

JP 13/08/2020

ISAURA, A MUCAMA
Este livro me rendeu horas e horas de diversão. Me prendeu a História, me fez adimirar os personagens e me comprometeu a usá-lo como lição de vida. Isaura, uma mucama, vai enfrentar os desafios de se viver em um local escravista. Ótima, inclusive, para se estudar literatura.

Super recomendo.

Taci 14/02/2020

Romance Meloso Que Nos Traz Conhecimento
Como estávamos estudando a época do romantismo nas aulas de Português, fomos obrigados a ler um livro sobre o tema. Fiquei feliz com a minha escolha e não vou negar que fiquei empolgada.
É um livro que nos traz para a época da escravatura e nos mostra um pedacinho do que aconteceu por lá. O machismo também está bastante integrado. Gosto muito de livros sobre esses assuntos, pois nos traz uma grande reflexão sobre os dias atuais nos mostrando muitas vezes, o quão pouco isso mudou.

Odeio quando Isaura se rebaixa e não se acha digna o suficiente, mas entendo o motivo pelo qual ela faz isso. Esse tipo de romance super meloso não me agrada, mas gostei da experiência de ler algo do gênero, principalmente por se tratar de um clássico.
Não preciso nem dizer o quanto Leôncio me causa repugnância!

Eu simplesmente AMEI o final, pois adoro quando algo inesperado acontece. Me surpreendeu de uma forma que me deixou boquiaberta.

Nalí 26/04/2020

Gostei muito!
“A escrava Isaura” é um romance bem conhecido, pois foi adaptado algumas vezes para a Teledramaturgia, mas só recentemente tive a experiência de conhecer a história original.
Isaura é filha da relação de uma escrava com um feitor português, Miguel. Nascer branca não lhe poupou da escravidão, porém fora criada pela esposa do Comendador Almeida, que lhe deu uma educação primorosa. A única coisa que a boa senhora não foi capaz de lhe dar foi a liberdade.
Miguel fora presente na vida da filha cativa e por várias vezes tentou comprar-lhe a liberdade, porém os donos recusavam suas propostas. Quando o Comendador finalmente aceita vende-la, ele morre antes que Miguel possa juntar a quantia cobrada.
Leôncio é um homem vil, sem caráter e ardiloso, e único herdeiro do Comendador Almeida. Ele nutre sentimentos luxuriosos por Isaura e está disposto a tudo para tê-la. Agora Isaura é sua propriedade e ele não irá medir esforços em seus assédios para “conquista-la”.
Escrito em plena campanha abolicionista (1875), com o intuito de fazer um apelo anti-escravagista e libertário, o autor expões as situações intoleráveis do cativeiro em contraste com a vida privilegiada da sociedade elitista da época. A fim de exercer alguma influência nas mulheres o assunto fora abordado de forma sentimental com a idealização romântica, Isaura só iria se entregar para o homem que amasse e iria resistir a todos os assédios contra sua honra.
A história possui a tríade básica dos romances, mas de forma bem estereotipados (e isso se estende aos demais personagens): a heroína, bela, nobre, corajosa; o herói galante, bom, nobre e generoso; e o vilão, um antagonista totalmente desprovido de qualidades.
A narrativa é rápida, mas dependendo da edição que leias, a linguagem pode ser um pouco mais rebuscada, porém não creio que isso dificulte a compreensão da obra. Apesar de ser um livro curto há discussão abolicionista, tendo como voz os personagens Álvaro, abolicionista, e seu amigo Dr. Geraldo, contrário a ideia.
“A escrava Isaura” foi um grande sucesso e permitiu que Bernardo Guimarães se tornasse um dos romancistas mais populares da época. É inegável que o livro tem seus méritos, principalmente no contexto da época.
Comparado com um romance atual, a história é bem simplista e rápida. Não explora tanto as emoções de Isaura e nem o porquê da obsessão de Leôncio por ela, ele simplesmente a quer e acha que pode passar por cima de tudo e todos para tê-la.
Por fim, concluo dizendo que ler essa história foi uma experiência enriquecedora, mesmo o romance sendo superficial, pois o intuito era abordar a desumanidade da escravidão, consegui imaginar-me vivendo naquela época e sendo chocada com o quanto o autor expunha a situação.
Se você quer ler/conhecer um clássico da literatura nacional, recomendo que leia “A escrava Isaura”.

Viviane.Ramos 09/12/2020

A escrava Isaura
A Escrava Isaura é um romance escrito por Bernardo Guimarães em 1875 ,um pouco antes da escravatura ser extinta com a lei Áurea, realmente essa obra causo repúdio na sociedade na época.

Aimee.Eduarda 25/12/2020

A escrava Isaura
O livro é muito diferente da novela, com menos personagens, menos drama, com um final diferente, mas muito detalhado.
Amei tê-lo lido, a escrita do autor é rica, e as palavras usadas de uma beleza profunda.
Além do apelo pelo fim da escravatura.
A leitura é fácil e aprazível

Ais 11/04/2021

A Escrava Isaura
Leitura obrigatória. Foi obrigatório realmente.
Não odiei o livro, não é isso, mas não me prendeu, não me querer ler, e isso não faz dele ruim, apenas antigo e com uma linguagem a qual não estou acostumada.
A história poderia ser melhor desenvolvida em alguns aspectos, as vezes é meio confuso.
Mas no mais é mediano, porém não é uma leitura que recomendaria pra alguém que deseja começar a desenvolver gosto pela literatura.

Vicioouss 15/07/2020

É uma história muito pobre, pouco desenvolvida, até mesmo cansativa.

Daniel.Freitas 19/05/2021

Magnífico
Esse livro é magnífico, soberbo, maravilhoso ...eu não acredito como pude ficar tantos anos subestimando essa história.
Jaque 22/05/2021minha estante
Esse livro é meu preferido dos clássicos nacionais. Já li, reli e assisti a novela, adaptada pela record (todas as reprises eu assisti até mesmo quando exibiram no canal pago). Não canso dessa história

Daniel.Freitas 22/05/2021minha estante
Excelente! Estou assistindo a novela da Record pelo YouTube.

Jaque 22/05/2021minha estante
Essa novela ficou muito boa!

Gabi 28/12/2012

Passe longe!
Gente, um aviso: Passe longe do livro porque ele é terrível, um dos piores que já li, não sei como virou clássico só sei que quem gosta e o prestigiou é LOUCO!

OBS: tenho vontade de atirar o livro na privada.
Aline 19/02/2013minha estante
Nãoooo... ele é otimo!!
Leiam por favor... kkkkk

Gabi 26/02/2013minha estante
Hahah, eu odiei, mas cada um com sua opinião!

ana 19/09/2013minha estante
eu li gostei tanto a historia e incrível mas tenta ler uma boa adaptação pq serio essa versão não tem como

Pablo 14/04/2015minha estante
Realmente, ler esse livro com o mesmo embasamento literário necessário para a leitura de crepúsculo não dá. Óbvio que você não vai gostar. Dica: Mantenha-se em romances do século XXI.

Aline ig @escape.abacharel 13/11/2020

Durante o reinado de D. Pedro II, nasceu Isaura, filha de uma escrava com um feitor de uma fazenda escravagista. Assim como a mãe, que acabou morrendo de tanto sofrimento, a filha chamada Isaura é assediada constantemente pelo dono da fazenda. Sua benfeitora havia lutado pela liberdade de sua mãe, mas em vão.

Assim, esta benfeitora, mãe do terrível Leôncio, viu que era seu dever educar Isaura como uma moça da alta sociedade. Ela aprendeu a ler, a tocar instrumentos e teve toda a boa educação. Sua benfeitora lutava pela alforria de Isaura, porém, tanto o marido quanto o filho Leôncio a impediam de alcançar seu objetivo. Foi então que ela morreu antes de realizar seu sonho de libertar Isaura da escravidão.

Desde então, a vida da pobre menina começou a ficar cada vez pior e mais humilhante. O pai de Isaura chegou a tentar comprar a liberdade de sua filha repetidas vezes, mas o dono, Leôncio, não abria mão desse tesouro por nenhum valor que oferecessem.

Bernardo Guimarães foi um importante romancista e poeta brasileiro e é considerado um dos grandes nomes do Romantismo brasileiro na Literatura.

Esse livro é uma versão compacta da obra original de Bernardo Guimarães, com a intenção de facilitar a leitura para novos leitores. Apesar de ser um livro bem curto, gostei muito desta versão e confesso que não sei se eu aguentaria a versão integral do Bernardo Guimarães haha

@_leandropaixao 08/11/2021

Fantástico!!!
Não poderia dar outro nome ao título dessa resenha, mas antes que me perguntem, não, eu nunca vi a novela ou qualquer outra adaptação. Que livro fantástico é extremamente bem escrito, quem dera se ainda falássemos dessa forma. Apesar de ser um livro clássico da literatura brasileira aos quais todos temem a sua leitura, não se enganem, pois além da escrita maravilhosa, ele te prende de tal forma que é impossível parar de ler, isso sem mencionar o final que é simplesmente incrível!

Muna 23/06/2021

Muito chato, a história fica em extensos detalhes irrelevantes no começo pra ter um final supérfluo e breve.
Me irritou que 95% das falas da Isaura eram só ressaltando o quão sofrida ela era. Teria terminado o livro em dois anos se não fosse por um trabalho, que história entediante?
O único ponto que me interessou foi o jeito que o narrador fala, como se estivesse conversando diretamente com o leitor