A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Bárbara 29/06/2020

Muito bom.
Eu não concordo com alguns pontos da leitura, mas definitivamente é uma estória emocionante e bem construida.

Dayane 19/12/2012

Ótimo livro! Ótima crítica, mas apenas mais uma heroína de 17 anos
Me arrependi de não ter lido essa belezinha antes. A maioria das pessoas conhece a historia da Escrava Isaura por causa das novelas produzidas, assim como eu, o livro é bem curtinho a história não se desenvolve muito e poucas coisas acontecem.

Reparei em duas coisas principais nesse livro, ele é curtinho e serve pra fazer um crítica muito clara a escravidão e da situação em que a sociedade estava, as vezes até mesmo esquecia que era a fala de algum personagem e simplesmente imaginava o autor raivoso escrevendo tudo o que ele achava sobre as abominações da época da escravidão.

A Isaura é uma personagem chata, e quem reclama das personagens principais com 17 anos, meio bobinhas e atraentes ao extremo, não pode ler esse livro, pois a história toda em qualquer capítulo, apenas se ressalta o quão linda ela é, e quão boa, cheia de bondade. Quem sabe fada, anjo, deusa, senhora, e que tal ser nunca poderia sem uma escrava.

Reparem toda a revolta do autor colocada através do personagem Álvaro contra a escravidão acontece por causa de uma personagem branca. E o resto dos escravos também não sofriam? Só a Isaura, por ser bela, educada e até mesmo branca, somente ela não poderia sofrer com a escravidão?

Muna 23/06/2021

Muito chato, a história fica em extensos detalhes irrelevantes no começo pra ter um final supérfluo e breve.
Me irritou que 95% das falas da Isaura eram só ressaltando o quão sofrida ela era. Teria terminado o livro em dois anos se não fosse por um trabalho, que história entediante?
O único ponto que me interessou foi o jeito que o narrador fala, como se estivesse conversando diretamente com o leitor

Jenn 18/11/2022

Foi dureza
Não é um livro ruim, os personagens que são meio fracos e tals. E para um livro que se propõe como abolicionista, tem falas bem problemáticas por parte dos "mocinhos". Bom, acho que não gostei muito também pq detesto um pouco os clássicos, são sempre um desafio, acho que só amo o Machadinho mesmo.

Bruna 06/09/2020

Da lista de clássicos nacionais
Sempre achei contraditório que "A escrava Isaura" seja relacionada como a representação da literatura abolicionista do Brasil. Afinal, Isaura é descrita como uma escrava branca, que teve a melhor educação possível e que vivia como um ente da família de seus senhores. Fui ler para ter certeza.
É importante ressaltar que o livro foi escrito anos antes da abolição, 1875, quando o tema já era bastante discutido. Creio que tenha havido grande impacto na sociedade na época, já que a obra traz personagens contrários à escravidão e aborda a questão dos abusos, principalmente contra mulheres. Mesmo que cause estranheza por ser uma escrava branca, o que destoa do perfil "esperado", a história de Isaura consegue ser forte e interessante.

Isaura passou a vida sob os cuidados da senhora da casa, que, por mais que a amasse e a tivesse educado como filha, não lhe concedeu a liberdade. Depois de sua morte, a escrava ficou a mercê dos gostos do senhor e, em seguida, de seu filho, Leôncio. Obcecado por Isaura, Leôncio usou de todos os artifícios para mantê-la ao seu alcance, negando até a quantia necessária para sua alforria, a qual foi conseguida com sacrifícios pelo pai da moça. Sem saber o que fazer e sendo perseguida por Leôncio e outros homens, Isaura e o pai fogem para outro Estado, onde assumem nova identidade. Isaura então encontra o verdadeiro amor em Álvaro, um homem rico com ideias abolicionistas. A partir daí, Isaura tem que lidar com as consequências de seu disfarce enquanto vive amedrontada pelas sombras de seu dono.

Moises Celestino 11/08/2020

"Romance de Escravidão"
Confesso que este romance, escrito por Guimarães não me cativou tanto assim, pois, a presente narrativa se arrastou demasiadamente e, somente nos epílogos, o leitor desavisado consegue captar em parte, a essência da proposta do autor. Isso não tira o mérito do citado romance que se tornou um clássico da literatura brasileira. Agora, a versão televisiva de 1975, com Lucélia Santos, sem dúvida alguma, é uma das melhores telenovelas da história do audiovisual brasileiro.

Dario.Albuquerque 07/05/2023

É tenso..
Romance de Bernardo Guimarães muito conhecido pelo público, pelas adaptações nas telenovelas de sucesso de 1976 e 2004. Porém o livro é muito melhor.
O livro, a história é mais centrada em Isaura e nos personagens que têm relação direta com ele, assim, temos uma narrativa frenética e muito tensa, a história quase não deixa agente respirar com tanta reviravolta.

Zileide.Brito 24/05/2022

Envelheceu mal
Embora possa ser considerado um clássico, muitas coisas no livro envelheceram muito mal.
O holofote gigantesco que colocam sempre sobre a pele para justificar a personalidade.
Em determinado momento a personalidade de Isaura não condiz com o que é descrito ao longo do livro.
Tem muito floreio na escrita.
Gostei. Fato. Mas foi pior do que eu imaginava que seria.

Mah 30/04/2021

Meu primeiro livro finalizado no ano de 2021.

É um clássico e por sinal, um bom livro, que reflete momentos de escravidão marcados na história do nosso país.

Não faz meu estilo em linguagem e estilo, porém é compreensível ao levar em conta o período e época de publicação em que foi escrito.

Apesar de ser um livro antigo, conseguiu me deixar curiosa conforme os capítulos se passavam e o suspense em meu ponto de vista, era revelado de forma interessante e me prendia para que nas próximas páginas, os acontecimentos fossem desvendados.

Paulinha 26/07/2022

Gostei bastante do livro achei que seria uma leitura difícil, por ser um clássico, mas me surpreendi por ser um livro bem simples, e de fácil compreensão.
Além disso gostei muito da reviravolta final?
Cada dia mais perdendo o medo de leitura de clássicos.

Beto 12/08/2020

Escrava de Alma Livre
Nasceu escrava,foi educada como Princesa e iluminou a vida de todos que a rodeavam. Correntes não podem prender quem já nasceu com a alma livre. O sofrimento foi asas no seu vôo a liberdade do corpo. Viva a escrava Princesa Isaura!

Iara.Borges 22/01/2022

Apesar de ser um símbolo de romance abolicionista, é um livro racista demais. Foi terminado na base do ódio, pq criei ranço de todos os personagens. Todo mundo racista pagando pau pra escrava branca.

Jéssica Dutra 03/06/2021

Esse livro é tão errado de tantas maneiras que é até difícil de nomear.

Lorena.Beatriz 30/06/2020

Com uma linguagem mais rebuscada, temos a escrava Isaura, muito bem diversa e exótica da escravidão, condenada ao seu Senhor algoz, e à um amor proibido. Simplesmente um livro com desfecho impressionante.