A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Jéssica Dutra 03/06/2021

Esse livro é tão errado de tantas maneiras que é até difícil de nomear.

Aline 05/09/2013

Linda historia...
... apesar da escravidão ser o grande drama dessa historia.
Isaura era escrava, mas nasceu branca e era tratada por a sua sinha como filha.
Leoncio, seu dono, tinha uma paixão malefica e luxuriante por Isaura. Diante de tanto terro, Isaura foge com o seu pai para o Recife onde conhece Alvaro que se apaixona por ela.
Porem, Isaura, escrava fugida e denunciada por o ganancioso Martinho. Presa e levada ao tronco.
A historia foi adaptada para teatro,novela e filmes. E encantando a todos os publicos.

Isabela- 09/07/2021

Eu não chamaria de livro, diria ser um resumo de um clássico literário em versão adaptada. Para um resumo é bom e a leitura é bem rápida

Filipe.Meneses 25/11/2020

Essa sim é uma mulher a frente do seu tempo
Com altos adjetivos e exímias qualidades Isaura é uma descendente de escravos super dotada. Fala língua estrangeira, casta, virgem, canta, toca piano, bela e virtuosa, uma jóia rara entre as mulheres. Nesse sentido, a vida de Isaura é mais do que um romance, é um livro a ser um refletido por quem acredita na verdadeira liberdade!

Laura 13/04/2023

A escrava Isaura
Sem dúvidas um dos piores clássicos que eu já li em toda a minha vida, final que deixa questões abertas e completamente mal explicadas, li pois era obrigatório em minha escola.
Josita.DaAlmeida 28/04/2023minha estante
concordo com você. livro muito mal-escrito que as pessoas falam bem só porque é ?clássico?

iasmin93 31/05/2022

senta que a novela vai começar...
só li esse livro por causa de um trabalho de português, ainda bem que é curto pq a cada página a paciência esgotava, chato, chato, chato, digno de novela da record mesmo, o final foi até surpreendente mas merecido.

Mari M. 09/04/2023

A velha história do salvador branco
Não parava de pensar que se Isaura fosse Rosa, nada disso teria acontecido. O salvador branco, o "amor" doentio do seu senhor, a compaixão que tinha a primeira senhora... tudo seria muito diferente. Mas romances do Romantismo Brasileiro têm disso. Mesmo assim achei bem legal introduzirem o abolicionismo no contexto, mesmo que de forma beeeeem superficial. Além de que não precisa nem dizer sobre misoginia. A mulher era posse, independentemente de sua posição social, pior ainda quando essa posse era garantida por lei. Fica o questionamento na minha cabeça: será que mudamos tanto assim na questão social ou aprendemos a maquiar muito bem? O caminho já foi muito percorrido, mas ainda há um longo percurso árduo a trilhar.

Beto 12/08/2020

Escrava de Alma Livre
Nasceu escrava,foi educada como Princesa e iluminou a vida de todos que a rodeavam. Correntes não podem prender quem já nasceu com a alma livre. O sofrimento foi asas no seu vôo a liberdade do corpo. Viva a escrava Princesa Isaura!

Naine 14/06/2020

Recomendado para que está iniciando o hábito da leitura, uma história bem curtinha rapidinho você termina.

Rayane 01/02/2023

Sessão da tarde dos clássicos
Li esse livro há alguns anos, como não me lembrava direito, resolvi escutar o audiobook em um dia de faxina.
Procurei a resenha que eu escrevi há anos e tive a mesma sensação e opinião: é um livro sessão da tarde.
A linguagem e a escrita do autor muito me agradam, é fluida e fácil de entender.
A história, porém, carece de profundidade, o amor repentino do casal principal não convence. Além que cansa a beleza de anjo de Isaura e que tudo se resume a "escravidão de sua beleza".

O romance parece ser inovador para época, mas hoje ele parece demasiado racista, principalmente as partes que dizem que um ser tão lindo não merecia ser aprisionada. Afinal, alguém merece?

Sei que é complicado analisar a obra a luz dos tempos atuais e todas as evoluções que obtivemos, mas algumas obras são datas, acho que é esse o caso.

Achei bem água com açúcar e entendi o porquê eu havia esquecido a história do livro, é porque ele não faz falta, os personagens não cativam, é uma espécie de cinderela da escravidão, cinderela brasileira.

Só vale a pena ler se não tiver mais nada interessante em sua prateleira ou como no meu caso, que escutei um audiobook disponibilizado de graça.

Lua 13/06/2020

A Isaura
É um clássico da literatura brasileira.
É um livro rápido e com a escrita é boa.
A história do livro me choca muito. Não me agrada a narrativa. O sofrimento de fato não me agrada, obviamente.

Gilberto 26/10/2016

um livro pra problematizar
Engraçado como todos falam do tom abolicionista que o livro tem. O mais engraçado ~ironia~ é o fato do tom abolicionista ser todo voltado pra uma escrava B.R.A.N.C.A, que mesmo sendo escrava, recebeu educação, toca piano, se veste bem. É ~engraçado~ que o tom abolicionista todo se volte pra uma escrava branca, quando escravos brancos eram raridades. Engraçado também que Isaura, de pele branca é a detentora de todas as virtudes, a benevolente, a graciosa, a honrada, e católica, enquanto a Rosa, negra, é a invejosa, sem moral, portadora de todos os defeitos que só faz sentir inveja.

Um livro que se pauta o tempo todo como abolicionista, mas não retrata em momento nenhum a dignidade dos escravos negros - porque só quem merece ter a dignidade é a escrava de pele branca, cheia de graça e moral que se apaixona à primeira vista pelo mocinho blablablabla - é a mesma coisa que esses cristãos conservadores de hoje em dia que dizem ser pessoas de bem e lutam pela moral da familia tradicional brasileira, mas no fundo são hipócritas demais para reconhecer e desconstruir os próprios preconceitos.

Se Bernardo Guimarães queria mesmo fazer uma campanha contra a escravidão, desse o protagonismo e todas as virtudes a uma escrava de pele negra, que era infinitamente mais comum na época do que escravas brancas criadas dentro de casa recebendo educação erudita.
Betinha 24/11/2016minha estante
Sinto o mesmo. O livro é bastante racista. Isaura só não merece a escravidão por ser branca, educada e xheia de virtudes. Serve como retrato do pensamento da época, obviamente, mas não sei se pode ser considerado abolicionista.

Vitor.Canestraro 25/06/2017minha estante
O livro de fato é cultuado como tal, e a escrava branca é um erro ao meu ver como você julga.
Mas vale ressaltar que o autor não se punha em nenhum momento de sua vida como um abolicionista, e nunca disse ele próprio que tinha essa intenção com a obra.

Luciana 17/08/2018minha estante
Vamos cultivar a interpretação mais aprofundada.
O autor constrói uma escrava branca justamente para as leitoras - a maioria mulheres - se aproximarem mais da personagem e fazê-las refletir sobre o problema escravagista. Desenvolver algum senso de empatia. E, claro, mostrar como é absurda essa mesma empatia a uma mulher que é escrava, mas bem aceita na sociedade (vide a cena do baile) só por ser branca! Como é absurdo aceitar alguns, mas outros não pela cor da pele. Tão simples.

Gabriella123 29/03/2023

Uma fada, um anjo, uma deusa, uma mulher!
Eu fiquei muito satisfeita de finalmente colocar meus olhos em mais uma literatura nacional e adorar cada capítulo lido. Na escola, só havia escutado menções sobre, mas nunca tinha chegado a ler uma mera página, agora vejo que tardei uma convidativa leitura.

Sendo ?A Escrava Isaura? um livro romântico, eu não me surpreendi ao ver o quão maravilhosa era Isaura e o quão apaixonante ela era, não só para nós, como para os personagens da trama. A cruz que ela carrega é a de literalmente ser dotada de uma beleza divina, inteligência e um bom coração, e para sorte dela, Álvaro entra em concordância com seu límpido espírito! É simplesmente fomentador a forma como o autor nos envolve na trama e torce pela felicidade dos dois!

Contudo, esse livro me foi vendido (e ainda é, pelo visto) como algo revolucionário por mostrar a campanha anti-escravagista através do fidalgo Álvaro, que era republicano e abolicionista. Na minha opinião, não vi nada disso no livro, óbvio que houve frequentes menções ao movimento e falas explícitas sobre, mas mesmo Isaura, que é o foco central da trama, era uma escrava branca que foi muito bem educada (tanto que muitos sequer suspeitam que ela é escrava por conta de sua beleza assomado com seus ensinos), o que em nada se casa com a realidade. A motivação maior de Álvaro era apenas libertar Isaura e, como seu confidente amigo havia dito, para a época, acabar com a escravidão era quase utópico ? ou seja, partindo para o final da meada, era que as atitudes do fidalgo eram em prol de sua amada, e não por uma causa verdadeira. Inclusive, a única negra que teve sua beleza reverenciada foi Rosa que, através da narrativa, só se mostrou uma mulher magoada, invejosa e que nos causa asco.

Agora, afastando esse lado, não há o que reclamar da narração. Bernardo Guimarães fez um ótimo trabalho no seguimento das informações e a trauma é, nada mais e nada menos, que cativante!

?As leis civis e as convenções sociais são obras do homem, imperfeitas, injustas e muitas vezes cruéis. O anjo padece e geme sob o jugo da escravidão, e o demônio exalta-se ao prestígio da fortuna e do poder.?
? Guimarães, Bernardo - A Escrava Isaura.

Josita.DaAlmeida 28/04/2023

Um dos livros mais mal-escritos que já li
De muito mal-gosto. a temática? muito mal-abordada. o romance entre os protagonistas? terrivelmente mal-feito. todos os personagens são caricatos e desumanizados, não têm graça nenhuma. Isaura tem um total de zero personalidade. a única graça que essa coitada tem é ser supostamente bonita e ser boazinha, o que é discutível, já que o livro nunca mostrou ela fazendo alguma boa ação além de aceitar insulto calada. além disso o bernardo guimarães tenta ser antiescravocrata com argumentos ridículos. parece que o motivo pelo qual Isaura não merece ser escrava é só porque ela é branca, bonita e chique; mas as outras mulheres negras não, elas que fiem aos montes. resumindo? um fiasco.

Deborah.Genovese 05/08/2021

Melhor do que eu esperava
Tentei ler esse livro 1 vez, há uns meses atrás, mas abandonei poucas páginas depois, porque a escrita antiga dificultou meu entendimento, e hoje comecei de novo, por conta de um trabalho de escola.

Se eu gostasse um pouquinho mais de romance, eu teria dado nota maior, porém fiquei sem paciência do meio ao final (apesar da história ser boa).