A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

fx 03/09/2023

Tadinha
Estava precisando de um romance e achei, no início fiquei receoso de ter gatilhos sobre escravidão mas não é tão racial assim, foi algo mais fantasioso e me causou emoções fortes nas situações e tudo mais, gostei de como tudo ocorreu, fiquei com pena mas foi legal.

Clarinha94 31/08/2023

Eu tive que ler pra fazer um trabalho e sinceramente achei q ia ser pior mas n foi e eu adorei pq parece uma novela mexicana

Lore 21/08/2023

É aqueles livros que você não espera muita coisa e ele te entrega isso mesmo kkkk. Assisti umas 3 vezes escrava Isaura na Record e ela é bem fiel ao livro , tem muitos absurdos e é bem previsível.

Márcia 13/08/2023

A Escrava Isaura - Bernardo Guimarães
Isaura é fruto da relação entre uma escrava e um capataz português. Nascer branca não lhe poupou da condição de prisioneira, mas sua beleza saltou aos olhos da dona da casa e ela foi criada longe da senzala, com zelo, mimo e boa educação. Após a morte de seus proprietários, Isaura não foi alforriada, como bem queria sua senhora, e virou alvo da paixão obcecada do herdeiro Leôncio, que não pretende poupar esforços — ou violência — para seduzir a garota infortunada. Diante da situação, Isaura e o pai não veem outra solução senão fogem da fazenda.
Leôncio, marido de Malvina, desrespeita a vontade da mãe e não liberta Isaura, pelo contrário, abusou da sua condição para assediá-la e ameaçá-la, usando dela como se fosse um mero objeto feito para experimentou suas vontades a bem-querer. Miguel, pai de Isaura e ex-capataz da fazenda de Leôncio, trama um plano de fuga para livrar a filha do carrasco, arriscando viver escondido com ela pelo resto da vida, já que era contra lei roubar escravos ou ajudá-los a fugir. Em Recife, nova morada dos dois, Isaura conhece Álvaro, um moço distinto e bem-visto na sociedade. Apaixonado, ele logo insiste para leva-la ao baile, onde Isaura torna-se alvo de todos os olhares e comentários. Receosa de que descobrir a verdade, ela treme ao menor gesto suspeito, mas o sentimento recíproco por Álvaro faz valer a pena o risco.
Isaura é descoberta durante o baile e todos ficam sabendo que ela é uma escreva fugida. Leôncio viaja para o Recife para trazer Isaura de volta à fazenda.
Ela volta para a fazenda e fica presa em uma cela , enquanto seu pai tem que pagar todas as despesas da viagem de Leôncio para o Recife, Miguel fica falido e sem trabalho.
Leôncio também esta falido e para resolver seus problemas, ele retoma o casamento com Malvina, pensando na fortuna do seu sogro para salvar sua fazenda.
Para salvar seu casamento, ele promete a Malvina que vai libertar Isaura. Porém, ele propõe que Isaura se case com o jardineiro para que ela seja liberta. Malvina não acha justo mas concorda e prepara o casamento o mais rápido possível.
Álvaro viaja para o Rio de Janeiro atrás de Isaura e ao chegar fica sabendo das dívidas de Leôncio, Álvaro consegue comprar a dívida e com isso se torna dono da fazenda e seus escravos.
Álvaro chega na fazenda no dia do casamento e avisa que é o novo dono. Leôncio não acredita e se mata, deixando Malvina apavorada.
Isaura fica muito emocionada com Álvaro e aceita o seu pedido de casamento.

Maria 28/07/2023

Nossa super recomendo esse para quem quer começa a ler clássicos, a leitura é muito fluída e vai como se fosse uma fofoca

JAlia.Gaspari 28/07/2023

A Escrava Isaura
Achei o livro um pouco enrolado e confuso, mas a narrativa em si é legal.
Não é um livro realista, retrata a questão da escravidão por um ponto de vista romântico. Acredito que essa seja a ideia do livro mesmo.

Nanda103 26/07/2023

A escrava Isaura
Não tenho mt a opinar sobre o livro pois n é meu tipo de leitura. O livro mostra um lado mais pessoal ent n recomendaria pr contexto histórico e tbm a leitura é dificil por conta da linguagem utilizada.

Lommy 15/07/2023

Literatura nacional
Segundo livro lido para o MLI2023
Conhecia a história por conta da novela que assisti quando criança, mas foi interessante rever e lembrar coisas emocionantes que acontecem.

JurúMontalvao 12/07/2023

Meio que Deus Ex Machina do início ao fim
As soluções (plots) pareceram-me meio que desesperadas, como se Bernardo Guimarães quisesse cortar qualquer possibilidadezinha de a obra tomar rumos, por ele, desconhecidos ou inesperados.

A partir de certo ponto, esse desespero pra "fechar logo" todas as cenas parece fazer algum sentido se estamos lendo uma peça teatral, mas a obra está catalogada como um romance!
Bom, a essência teatral está lá e talvez explique as várias adaptações que o livro teve pra TV.

Sobre o conteúdo, vou macunaimar: Ai que preguiça! rsrsrs Não... brincadeira rsrsrs?
Bem, a obra é considerada romance regionalista e, às vezes, também descrita como abolicionista.
Há trechos e diálogos pontuais sobre a condição de pessoas forçadas à escravidão, mas, a meu ver, não é abolicionista porque não traz oposição à escravidão enquanto sistema econômico e social.
Alan kleber 21/07/2023minha estante
"Sinha Moça" tambem foi um que me decepcionou bastante. Achava que seria um livro melhor.

JurúMontalvao 22/07/2023minha estante
Alan, minha leitura dos clássicos tá mt estranha...tipo, na escola li só os q precisava pra ir bem nas provas, afinal estudante n tinha tempo de ler o q queria, mas sim o q precisava.?? agora q tenho tempo pra ler, decidi que queria ler os clássicos, mas n sou mais aquela leitora escolar q via td como positivo pra literatura e pros meus resumos, resenhas e redações...hoje, q considero q tô amadurecendo como leitora, vejo defeito em td (e defeitos graves!), começo com expectativa e termino com decepção... tá um saco isso pq de certa forma sinto q n é justo com as obras tbm, afinal elas são só uma "fotografia" de um outro tempo sei lá...desculpa essa desabafão?

Daniel.Conrado 12/07/2023

????
Dos clássicos está no top 2 pra mim, muito legal recomendo super se tiver precisando ler um clássico do romantismo brasileiro, a Iracema é uma personagem bem bobinha e idealizada porém ela passa por bastante coisa que te prende ?

Raquel | @booksecafe 10/07/2023

Um bom final
Tenho lembranças até hoje de algumas cenas da novela, que vi quando era criança. É interessante ter esse tipo de nostalgia lendo o livro. ???
Trata-se de uma boa história e bem escrita, o final é bem satisfatório, porém o enredo em si não tem nada de surpreendente, é previsível, mas é esperado se tratando de um livro antigo que inclusive foi adaptação para novela.
Foi bom para passar o tempo, uma boa lição pode ser aprendida, e justiça... tem com certeza! ?

El Costa 28/06/2023

Um nota rápida, escrita às pressas.
É muito necessário ler essa obra com o pensamento do "romance" de época. É claro que não curto muito a ideia da escrava ser endeusada só por ser educada e ter uma beleza "sobrenatural", mas entendo que a necessidade da época, para se haver uma "crítica", pedia o uso de uma imagem "endeusada" naqueles tempos.
Quanto à escrita de Bernardo, eu amei muito. A sua narração é tão gostosa, que nos faz mesmo sentir como se estivéssemos de perto, dentro da história, andando pelos cenários, ouvindo conversas e vendo as ações de perto.
Ah, também acho que deveriam parar DE VEZ de rebaixar essa obra.