A Escrava Isaura

A Escrava Isaura Bernardo Guimarães

Resenhas - A escrava Isaura

Danielle 27/06/2023

Para a época, acredito que a trama tenha revelado uma mensagem abolicionista, mas na minha visão, houveram flertes com o racismo em várias passagens.
E na minha humilde opinião, a escrita é muito desequilibrada; em muitos momentos importantes o texto é enxuto/rápido/superficial e já em partes irrelevantes, arrastada e cansativa.
Dei 3 estrelas pq apesar dos problemas já citados, a história é interessante e me apeguei à Isaura.

Gabs 20/06/2023

PQP, eu odeio ler livros pra escola!!!
tava tudo dando certo no livro até uns 30/40%, a história tava boa, eu tava gostando, mas depois o autor vai lá e enrola a história de 10 capítulos, que poderiam ter sido escritos em 4
pessimo serio!! entendo quem gosta, mas p mim NÃO

TauanyVMR ð³ï¸âð 18/06/2023

"tinha-se rebentado o crânio com um tiro de pistola"
Para mim foi uma leitura bemm cansativa, talvez porque seja um clássico, mas mesmo assim não me agradou tanto.

Sinto que só li por causa do trabalho escolar e se não fosse por isso teria parado bem no começo.

Então, recomendo para quem quer uma "leitura diferente" e de época que se passa no Brasil.

Nati 13/06/2023

Comecei esse livro me desafiando a ler um clássico nacional e não me arrependi da escolha. A história em si é tão interessante, porém o final é incrivelmente corrido.

Moon81 07/06/2023

Não sei
Ao mesmo tempo que esse livro tem uma grande mensagem abolicionista ele também tem uma mensagem racista, só que isso é claramente por causa da época. Era quase insuportável ler a Isaura se queixando de sua vida que era melhor do que de basicamente todos os outros escravos negros do livro, mas era compreensível sua dor própria.

Maria11760 04/06/2023

O livro em geral é muito bom, mas tudo acontece de forma muito lenta, por conta disso o livro acaba passando a sensação de que a maior parte da história é só descrição, seja de personagens, cenário e outras diversas coisas.

Edilinda 30/05/2023

"A Escrava Isaura", escrito pelo romancista Bernardo Guimarães, entrega em personificação a fase romântica abolicionista/nacionalista brasileira. O autor como todo utiliza uma estratégia de "mascarar" a obra para que ela possa ser acessada por um público mais amplo/conservador durante o período em que foi publicada, trazendo um libelo anti- escravista e libertário.

_Hopestation_ 27/05/2023

A escrava branca
Isaura sempre foi admirada por sua beleza, filha de uma escreva negra com um homem branco, Isaura cresceu tendo os privilégios de uma mulher livre, porem sofreu a dor de uma escrava, cantada por muitos que se diziam apaixonados, porem nunca tendo encontrado alguém que lhe tomasse o coração.
Essa história brasileira retrata e escravidão e a dor de uma escrava que todos queriam, a dor de não saber se ainda estaria viva no dia seguinte ou se um dia estaria segura.
Isaura sofreu nas mãos de Leoncio, mas após muita dor conseguiu sentir a paixão e a alegria de amar alguém.

Hellen.Jeovana 26/05/2023

O jeito da Isaura me irritou, mas a história é incrível, simples e curta, porém incrível. Um clássico brasileiro, que pode ser facilmente uma referência, eu gostei muito da história

Jonas Felipe 25/05/2023

Isaura
Bora lá! Eu tenho dificuldade para ler esses clássicos, porque não entendo inúmeras palavras, mas eu sei que a leitura é necessária para um cidadão brasileiro e para prestigiar os autores renomados.

A história de amor é linda, fico imaginando as roupas e todas as construções de época, todavia retrata um pouco da cena da escravidão ?, que é evidenciada até nos próprios personagens, afinal a escrava Isaura era branca e vários outros personagens de destaque também.

Leitor, recomendo que leia e perceba que o amor tudo supera.

lelaa 23/05/2023

Um clássico do romantismo brasileiro que me surpreendeu muito! Na leitura percebe-se a construção que o autor usa para "maquear" a obra e ela ser acessada por mais pessoas na época em que foi publicada, como exemplo a própria escrava protagonista sendo branca, a personagem passando uma ideia de delicadeza e gentileza enquanto as personagens negras são colocadas como vilãs. Apesar da narrativa ser muito boa e te prender, não gostei da forma superficial que a história foi abordada, mas recomendo muito para aqueles que querem se aprofundar no estudo do romantismo!

Lewords 23/05/2023

O clássico
Esse clássico da literatura brasileira foi uma surpresa para mim, que sempre tive certo preconceito com obras brasileiras. O livro foi bem escrito, o enredo bem simples mas muito bem resolvida, só o final não foi o que eu esperava, ficou muito vago.
A escrava Isaura é uma ótima leitura e todo brasileiro deveria lê-lo pois ele aborda um assunto importante pra história do nosso país que é a escravidão e tudo que o acompanha.

Dario.Albuquerque 07/05/2023

É tenso..
Romance de Bernardo Guimarães muito conhecido pelo público, pelas adaptações nas telenovelas de sucesso de 1976 e 2004. Porém o livro é muito melhor.
O livro, a história é mais centrada em Isaura e nos personagens que têm relação direta com ele, assim, temos uma narrativa frenética e muito tensa, a história quase não deixa agente respirar com tanta reviravolta.

Jady23 06/05/2023

Acho que criei expectativas demaisnsobrebesse livro. Apesar de ser um clássico abolicionista, não gostei muito da maneira que o autor descreveu os escravos; tive a impressão de quê Isaura só mereceu ser livre, por ser branca, educada e bonita.