And the Mountains Echoed

And the Mountains Echoed Khaled Hosseini

Resenhas - And the Mountains Echoed

Larissa 11/07/2020

Boa história, narrativa não tão boa
O meu terceiro livro do K. K.Housseni. A história em si é boa, a narrativa, porém, deixa a desejar: inserção de demasiados personagens planas, parcamente desenvolvidas e um espaço temporal demasiado grande para ser coberto no número de páginas do livro. O autor sempre procura mostrar os diversos aspectos da vida no Afeganistão, talvez por isso tenha optado por narrar da maneira como fez.

Amanda 12/04/2015

And the mountains echoed
Este é um livro que eu comprei sem nem saber sobre o que ele falava. Khaled Hosseini pode não estar no meu TOP 5 autores favoritos, mas ele com certeza entra em um TOP 10, e isso basta para eu comprar tudo o que ele publicar sem nem ler a sinopse.

Mas admito que quando eu comecei a ler este livro, tive um leve estranhamento. No começo eu me senti perdida, e até cogitei abandonar (ainda bem que não fiz isso).

Este livro é composto por várias histórias paralelas de personagens que estão interligados. Se eu for resumir cada história essa resenha ficará enorme, então darei um parâmetro geral da trama principal.

Vivendo em uma pequena vila perto de Cabul, no Afeganistão, há uma família muito pobre e que sofre com a falta de água e comida. Temos o pai, seus filhos Abdullah e Pari, e a sua nova esposa. Um homem orgulhoso que não aceita nenhuma ajuda de seu cunhado, que trabalha para um homem rico de Cabul – e que costumava ajudar a irmã quando a mesma era solteira.

Porém, com um novo filho a caminho, o homem precisa tomar uma decisão: deixar sua família morrer ou fazer um grande sacrifício que, apesar de traumático, será benéfico para todos?

Assim, através dos infantis e inocentes olhos de Abdullah, vemos como seu pai vende sua irmã mais nova, Pari, ao homem rico para quem seu tio trabalha, cuja mulher não podia ter filhos.

Não fiquem ‘cara, ele vendeu a própria filha?’. Sim, é horrível, mas não é melhor dá-la para um casal rico para que ela tenha um futuro do que vê-la morrer de fome junto com o resto da família? Pois é.

Edição brasileira
Assim começa a primeira parte de O silêncio das montanhas, com a separação de dois irmãos inseparáveis. Nas outras histórias vemos como esse determinado momento na vida dessas duas pessoas afetaram a vida de outras e delas mesmas. Não me lembro exatamente quantas partes são no livro, mas acredito que 7. Temos o ponto de vista de Abdullah logo no começo, temos o de seu tio, temos o de Pari, o de um médico grego, o da filha de Abdullah, o de um afegão que conheceu o tio, e o de um garoto (que no começo eu achei muito aleatório) – e esses são os que tenho certeza que eu me lembro.

Admito que de longe o meu ‘arco’ preferido do livro foi o narrado pelo tio, Nabi. Ele é um criado que mora na casa de seu patrão, o sr. Wahdati e sua mulher, Nila. Por quase 50 anos ele viveu naquela casa, e a sua história, para mim, é extraordinária. Ele me lembrou o Hassan, personagem de O caçador de Pipas. O criado leal que fica com o patrão até o final, e que – quase – nunca se abala.

Agora o porquê de eu ter estranhado não começo. Primeiro porque é daquele tipo de história que não tem introdução. Ela já começa ‘acontecendo’ e você tem que acompanhar, e através dos diálogos já entender o que se passa e já conhecer os personagens. E eu não peguei o livro e li direto várias páginas para entender isso, no começo eu li de pouquíssimas e pouquíssimas partes, pois estava sem tempo, e isso meio que ‘estragou’ o início da leitura.

Este livro também é diferente dos anteriores do Khaled, porque não segue uma história linear. Há partes que começam na década de 50, de 80 e nos anos 2000, dependendo de quem está narrando. E por não seguir um personagem até o final, eu não senti tanta conecção com determinado personagem, já que sempre mudava. E o fato é que, no meio do livro, eu fiquei pensando ‘tá, mas aonde essa história vai parar?’ já que não segue a história de um personagem principal. Não vou contar, claro, mas digamos que eu fiquei feliz com o resultado!

O livro, também, não segue os outros do autor no quesito história do Afeganistão. Nos anteriores vemos muito das guerras e de suas consequências, nesta elas raramente são citadas – e seus acontecimentos não influenciam muito a narrativa. E o livro se passa em vários países, o que foi bem diferente. O que eu achei muito bom, porque senão o autor ia se tornar repetitivo e meio previsível, não é?

E eu devo dizer que eu adorei como o título tem tanto a ver com a história, de um jeito mais implícito. A tradução literal seria ‘E as montanhas ecoaram’, mas a usada no livro brasileiro também faz sentido, já que para haver eco, o lugar precisa estar completamente em silêncio. E as duas se conectam com a história, cada uma de seu jeito. Vemos como a separação de Abdullah e Pari ‘ecoaram’ e deram uma forma ao futuro de cada um, assim como vemos as coisas não ditas na história e como vemos as consequências desse ‘silêncio’.

site: http://escritoseestorias.blogspot.com.br/2015/03/resenha-72-and-mountains-echoed-o.html