Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Beatriz3280 10/10/2023

Não gostei
Não gostei do personagem, basicamente meus ideias são contrários aos dele, não me identifiquei, queria que ele tivesse morrido

Aline 09/10/2023

28 anos numa ilha...
Li o texto adaptado e apesar de mais curto, acho que supriu a curiosidade que tinha deste livro. Quem sabe um dia eu leia o texto integral para comparar... mas por enquanto, dou 4 estrelas

rayssa600 09/10/2023

A história é boa, mas com o passar da leitura vc percebe elementos de uma época tomada por exploração e escravidão. gosto de como os momentos são separados, a evolução de Robinson é gradual mas não satisfatória.

Maria7229 03/10/2023

Não tem título, apenas descontentamento
Lendo "Robinson Crusoé", senti-me como se estivesse testemunhando o momento em que o homem pisou na lua pela primeira vez. Sabia que se tratava de algo grandioso, mas não pude deixar de bocejar.

A narrativa é tão maçante, permeada por um intenso senso de religiosidade e moralismo que, se dosados de maneira mais equilibrada, talvez não causassem tanto desconforto. Fui compelida a realizar longas sessões de encorajamento diante do espelho do banheiro para concluir a leitura.

Para ser justa, talvez eu não seja o público-alvo deste livro. Talvez ninguém deste século o seja, e isso é perfeitamente compreensível. A obra é datada tanto em termos de cenários quanto de discussões e personagens - ou personagem.

Entendo que se trata de uma das, se não a pioneira, história de aventura que deu origem a tantas outras. Esse mérito não pretendo, nem tenho o direito de negar. Forneceu uma base sólida para que outras obras, na minha opinião, melhores, fossem publicadas.

Em conclusão, "Robinson Crusoé" pode não ter conquistado meu coração, mas é inegável que seu papel na literatura como um dos precursores das histórias de aventura é indiscutivelmente significativo.

João Pedro 30/09/2023

Superar a si mesmo
Em termos de complexidade artística, o roteiro é o mais simples possível: o jovem Robinson, ansioso por aventuras, decide tornar-se marinheiro, apesar das recomendações contrárias do pai. Disso, sucedem-se consideráveis atribulações que terminam por deixá-lo à mercê de uma ilha desabitada.

O que confere um aspecto belo ao livro, contudo, é a capacidade do protagonista de lidar com as adversidades próprias de sua condição, ainda que com um enfoque religioso preponderante (provavelmente pelo fato de Defoe ter sido presbiteriano fervoroso). Constrói um lar praticamente sem ferramentas, aprende a cultivar e a domesticar animais, produz seus próprios alimentos e chega até a resgatar um indígena de uma tribo canibal. Cai e se reergue, fracassa e tenta novamente, abandona seus planos e os retoma após obter o necessário para realizá-los, tendo sempre em mente que o sofrimento não é próprio da existência humana, mas algo produzido por uma cabeça transtornada e ansiosa.

Muito além da vida de um homem isolado da civilização, creio que esta seja a mensagem principal do livro: a capacidade de prosperar em qualquer ambiente ou situação quando em posse de um espírito indômito e perseverante.

deborattins 25/09/2023

Pq um clássico?
Robinson Crusoe é um clássico que até tem seus motivos para ser considerado como tal, mas acredito que não há necessidade mais.

O livro pode ser aproveitado como uma fonte de informações sobre colonialismo, escravidão, egocentrismo, racismo e vários outros termos comuns aos séculos 16/17/18, nada além disso.

A narrativa é cansativa, o enredo se confunde ao fim e ha pontas soltas no desfecho.

Fernando 23/09/2023

Considerado um dos marcos inaugurais do romance moderno, Robinson Crusoe é um livro que atravessa mais de três séculos e permanece como uma chave para compreendermos o surgimento dessa forma literária no seio da construção do mundo burguês. É prolixo ao extremo; a descrição prolongada de suas atividades na ilha cansa, sua excessiva tecnicidade parece ocultar uma "sublimidade" da vida e da arte. Todavia, como lembra Virginia Woolf, no ensaio "O realismo de Robinson Crusoe", que acompanha esta belíssima edição da editora Ubu, o realismo do romance de Defoe está em total sintonia com a situação de Robinson na ilha; pois, numa situação extrema como aquela, "Um homem deve ficar de olho aberto para tudo" e "não é hora de se extasiar com a Natureza quando um raio de sol pode fazer sua pólvora explodir".

Leila 16/09/2023

Robinson Crusoé é uma obra clássica da literatura escrita por Daniel Defoe e publicada pela primeira vez em 1719. A narrativa apresenta a história de Robinson Crusoé, um homem que se encontra naufragado em uma ilha deserta, que ele passa a chamar de Ilha do Desespera, onde ele deve lutar pela sobrevivência e aprender a se adaptar a um ambiente completamente inóspito e solitário.

Uma das características mais marcantes da obra é a maneira como o autor retrata a jornada de autodescoberta e transformação do protagonista. Robinson passa por uma incrível metamorfose ao longo dos anos que passa na ilha. Ele começa como um homem impetuoso e egoísta, mas à medida que luta contra as adversidades, ele desenvolve habilidades de sobrevivência, paciência e reflexão.

A escrita de Defoe é envolvente e imersiva. Ele descreve meticulosamente os desafios que o personagem enfrenta na ilha, desde a construção de abrigos improvisados até a domesticação de animais selvagens. Isso cria uma sensação de realismo que prende o leitor e o faz sentir como se estivesse ao lado do protagonista, enfrentando cada desafio.

Além disso, a obra também aborda temas profundos, como a solidão, a fé e a relação do homem com a natureza. Robinson passa anos isolado na ilha, o que leva a uma refletir sobre a natureza humana e o valor da sociedade. Sua luta para manter a esperança e a crença em Deus, apesar de todas as adversidades, é comovente e inspiradora.

A história também é rica em aventuras e reviravoltas. A chegada de Sexta-feira, um nativo da ilha que Robinson resgata, adiciona uma nova dimensão à narrativa, explorando questões de colonialismo e relacionamento entre culturas.

Em resumo, Robinson Crusoé de Daniel Defoe é um clássico universal que continua a cativar leitores ao longo dos séculos. Sua representação da jornada épica de Robinson Crusoé através de aventuras e desventuras em uma ilha deserta é inesquecível. A narrativa é envolvente, e os temas abordados são profundos e atemporais. Defoe nos leva a uma jornada de autodescoberta e reflexão sobre a natureza humana, tornando este livro uma leitura obrigatória para qualquer amante da literatura clássica e das aventuras emocionantes. Gostei muito deste clássico e recomendo a todos que se aventurem por suas páginas.

Foreigner 15/09/2023

O início
Esse foi o primeiro livro que li, no sentido de ler e ficar preso, deixar de fazer tarefas pra ler, de sair de casa para saber o que ia acontecer, enfim.. pode ser simples e bestinha, mas sempre será especial para mim.

Erica.Barone 05/09/2023

Achei que a leitura iria me entediar, mas me surpreendi com a inventividade de Robison Crusoe e suas questões filosóficas ligadas a existência da Providencia Divina.

Paula823 04/09/2023

Resenha do Livro “Robison Crusoé” do Autor Daniel Defoe.

Sinopse: Robinson Crusoé fica isolado na “Ilha do Desespero” (ao largo da atual Venezuela) após um trágico naufrágio, o marujo inglês luta pela sobrevivência valendo-se de todos os escassos meios a seu alcance. Com o tempo e os utensílios recuperados do navio, ele chega a se tornar um competente marceneiro e agricultor, além de pastor de cabras e profundo conhecedor da Bíblia - a única leitura disponível. Sem contato com qualquer ser humano por mais de duas décadas, certo dia Crusoé salva um nativo do assassinato por canibais que haviam aportado numa das praias da ilha, e logo o faz seu criado, dando-lhe o nome de Sexta-Feira. Alguns anos mais tarde, o acaso leva um navio inglês às proximidades da ilha, dando início a um longo conflito com a tripulação amotinada.

Lembro-me de ler este livro há muitos na minha infância, uma história repleta de aventuras e desventuras, com muitas reviravoltas surpreendentes. Este clássico da literatura universal mescla elementos religiosos e psicológicos, como também conduz questões de sobrevivência, autodescobertas e autoconhecimento. O enredo traz em suas entrelinhas diversas questões culturais, como também ambientaliza a sociedade da época. Um excelente livro, que já ganhou até sua versão cinematográfica.

site: https://listlink.bio/vivifrrz

duda/dudete 24/08/2023

Robinson Crusoè
Robinson Crusoè é um classico da literatura, mas, apesar do que muitos pensam, não é um livro chato e arrastado, mas sim um livro com uma leitura muito fácil, inspiradora e que permite que o leitor se conecte com os personagens (principalmente o próprio Robinson Crusoè e seu melhor amigo, Sexta-Feira).
Fui capaz de ler esse livro em apenas algumas horas. Li rápido pois foi um livro que precisava ler para uma atividade da escola, mas não me arrependo nada! É um livro muito bom, com uma história muito bem estruturada e com personagens construídos de uma maneira incrível.
É muito gostoso de ler, e acho que todos aqueles que se encontram "perdidos" em alguma situação em sua propria vida, deve ler esse livro, porque a resiliência do personagem principal mostra como não há desafios que a vida nos dê que não consigamos ultrapassar se insistirmos o suficiente.

Marivaldo.Barreto 18/08/2023

Já faz muito tempo que eu queria ler esse clássico. Deveria ter lido antes, leitura viciante, não dá vontade de parar de ler.