Robinson Crusoé

Robinson Crusoé Daniel Defoe

Resenhas - Robinson Crusoé

Vit 07/05/2023

Meu deus insuportaveeeeeeel realmente o pior livro que já li no curso de letras que sofrimento pra terminar

Jessé 02/05/2023

Um bom livro.
Robinson Crusoé é um livro muito interessante de aventura. Mas ele vai conversar melhor com cristãos, já que o escritor era presbiteriano e o tema central dessa história é a providência dívida na vida do ser humano.

Como sou cristão, esse foi um tema que muito me atraiu, e confesso que você se pega pensando em muitas lições que o livro te passa. Na verdade, pessoas não cristãs também podem retirar muita coisa boa dessa história.

O livro também contém muitas aventuras, e toda parte do Robinson narrando suas desventuras na ilha, e como ele sobreviveu durante os 28 anos que lá esteve preso, são muito bacanas de acompanhar.

Mas é um romance que contém alguns furos bem bobos, como por exemplo um deles envolvendo um papagaio, e a escrita do Dafoe (eu cotejei algumas partes com o original) não é das melhores e carece de maior refinamento. E eu vejo um grande problema com os dois últimos capítulos desse livro, pois eles destoam totalmente do restante da narrativa, dando a impressão que eu estava lendo outra coisa. Sinceramente eu achei descartável esses capítulos.

Não é um livro que eu leria de novo, mas mesmo assim eu acho que valeu a pena conhecer, e querendo ou não, a leitura foi bem agradável.

Sobre a questão do racismo e de alguns comportamentos do protagonistas, ou a visão que o escritor tinha, temos que levar em conta a época que o livro foi escrito pessoal. O livro é um registro de sua época, e achar isso um problema igual vi muitas pessoas falando, é no mínimo uma grande falta de bom senso, além de você se auto-taxar um ignorante. É incrível como ainda temos que explicar esse tipo de coisa para as pessoas.

Aos que se interessarem, uma boa leitura pra vocês!

Leandra140 02/05/2023

Manoooo, eu adorei.
eu estava esperando um livro mais longo, mas acabou tão rapido q eu nem senti. escolhi ler esse livro pois ele foi citado em meu filme favorito, acabei amando de vdd. a história em si não tem muita coisa por se tratar apenas de um homem que ficou preso em uma ilha durante anos, mas é tão fluido que nao fica cansativo. recomendo!!

juline 29/04/2023

Quanto um ser humano precisa para viver e ser feliz?
Esse livro me pegou muito. Tu acha que vai ler uma aventura clássica, e do nada começa a parar a leitura no meio pra ficar pensando kkkk esse livro dá muito pano pra manga, mas ao meu ver dá pra separar em 3 aspectos

O primeiro é a questão do propósito. Robson não se contenta em viver uma vida boa e tranquila que lhe era oferecida por seus pais. Ele queria viver aventuras, desbravar o mundo, deixar um legado - o caminho que ele encontra quando decide fugir de casa para ir para o mar.

O segundo é a sobrevivência. Sabemos nos sustentar estando completamente sozinhos, dependendo exclusivamente de si próprio? Essa questão, as tentativas e erros (e sorte) de Robson Crusoé, tomam boa parte da narrativa, e pra mim - que gosto e me interesso super por sobrevivência, natureza e aventura - foi um prato cheio de entretenimento e divagações hsush não só pelo tema, mas por ser muito sistemático tbm em todo processo. Cada parte que o livro avançava, Crusoé conquistava mais um suporte (e conforto) para a vida.

O terceiro é gradativo, e tem seu auge mais pro meio e final do livro, que é a questão do pertencimento. Do que adianta viver se não tem ninguém para compartilhar? Seja a vida, ou o trabalho, "não é bom que o homem esteja só". E dentro disso, Defoe introduz a religião e o relacionamento com Deus, e sua previdência divina. Um dos tesouros que Crusoé regata do barco naufragado, é uma bíblia, que quando começa a ler, perceber os sinais e alertas que recebeu de seus pais e de amigos (que por sinal, são bastante hsush) e assim, começa a se relacionar com o divino

Enfim, gostei demais e me surpreendi muito com a história! Não foi nada do que eu estava esperando haha só não dou 5 estrelas porque não há separação de capítulos, mas isso é só um capricho literário, porque realmente tem sentido o livro ser assim, ainda mais um do século XVIII

Cristiana 27/04/2023

Robinson o Brasileirinho
O livro é um clássico e ainda assim poucas pessoas se atentam para o fato de que ele estava no Brasil quando sai em busca de escravos e tudo acontece
E isso talvez se deva pois o Robinson escravagista e colonizador não teria o apelo de herói desbravador
É um bom livro de fantasia
Todos que não são brancos são selvagens e todos precisam dele para serem salvos
Explica bem a mente colonizadora

Sosofhi0 26/04/2023

Meu Deus do ceu que livro chato e parado. Aparentemente o livro não tem desenvolvimento e é só a vidinha repetitiva de um homem numa ilha

Amanda Vinco Toneti 20/04/2023

Melhor do que eu esperava
Eu vim buscando cobre e acabei encontrando ouro (18 quilates, mas ainda ouro).
Achei que seria só uma história boba de náufrago e me deparo um uma história de conversão!
Não foi aí catolicismo, mas a visão de mundo de Robinson Crusoé foi profundamente transformado pela palavra de Deus e do fiança na Providência.

Italo.Samack 14/04/2023

Uma história instigante, que traz o gosto de "quero mais" a cada capítulo. Um livro essencial para quem gosta de leitura.

Pablo 02/04/2023

Fiel
Personagem Marcante:
Sexta-feira (fiel)

Então é daqui que a inspiração para a personagem Sexta-feira de Desventuras Em Série veio?

Júlio 02/04/2023

Clássico
"Robinson Crusoe" é um romance clássico escrito por Daniel Defoe. O livro conta a história de um jovem marinheiro chamado Robinson Crusoe, que fica preso em uma ilha deserta após um naufrágio.

Após o naufrágio, Crusoe é o único sobrevivente e precisa usar sua inteligência e habilidades para sobreviver na ilha. Ele constrói um abrigo, caça animais para comer e cultiva seu próprio alimento. Ao longo dos anos, ele constrói uma vida para si mesmo na ilha, mas nunca desiste da esperança de ser resgatado.

Eventualmente, Crusoe encontra outro sobrevivente, um nativo que ele nomeia como Sexta-Feira, e os dois se tornam amigos e aliados. Juntos, eles defendem a ilha contra piratas e outros perigos.

O livro aborda temas como a sobrevivência, a solidão, a fé e a redenção. O personagem principal, Robinson Crusoe, é uma figura complexa, que passa por muitos desafios e aprende lições importantes sobre a vida e a natureza humana.

Lucas1429 01/04/2023

Aventuresco e empolgante
Li essas 400 páginas em menos de uma semana, entre idas e vindas do trabalho, a cada ônibus eu mergulhava nas aventuras de Crusoé, perdido em uma Ilha, passando 28 anos distante da civilização e, mesmo assim, ainda com um futuro que lhe dedicariam muitas outras aventuras.

Excelente leitura, fluida, gostosa e empolgante, recomendo muito este livro para aqueles que já gostam de literatura e também para aqueles que gostariam de começar a criar o hábito de ler.

Lucas1429 31/03/2023

Um livro um pouco difícil de se ler, (no meu caso) mas foi uma leitura muito boa, com reviravoltas encriveis, principalmente o índio que o Robson conhece, o arco do personagem é magnífico, mas a alguns problemas como, a enrolação da história, eu me perdi muitas vezes no livro, mas tirando isso foi ótimo.