Os Haicais do Menino Maluquinho

Os Haicais do Menino Maluquinho Ziraldo

Resenhas - Os Haicais do Menino Maluquinho

Leila 15/10/2022

Haicais
Haicais divertidos sobre o nosso menino maluquinho... Poemas de três linhas que nos contam as aventuras deste personagem que virou marca da literatura brasileira... Amei ler, pena é curtinho.
Li no Kindle, tava de graça por causa do dia das crianças...

naniedias 24/01/2013

Os Haicais do Menino Maluquinho, de Ziraldo
Uma coleção de Haicais do famoso personagem da literatura brasileira: o Menino Maluquinho.

O que eu achei do livro:
Você sabe o que é Haicai?!

Normalmente o termo é escrito com a letra "k" ao invés do aportuguesado "c": haikai.
O haikai (ou haiku, como também é conhecido) é uma forma poética japonesa que chegou ao Brasil no início do século XX, mas cujas origens nipônicas remontam a meados do século XIII (dados da Wikipedia). É um pequeno poema formado por três linhas: cinco sílabas na primeira, sete na segunda e outras cinco na terceira. Em japonês é normalmente disposto na vertical e cada sílaba corresponde a um kanji, mas em português é comumente disposta na horizontal.

Eu mesma já me aventurei a escrever alguns haikais (não que eles tenham ficado excelentes, mas tampouco ficaram tão ruins. Um deles eu compartilhei aqui no blog) e acho o máximo essa forma poética. São poemas curtos, mas repletos de significado e sentimentos.
Se você nunca se deparou com essa forma poética anteriomente, eu indico os trabalhos de um dos mais famosos haijin (escritor de haikais): Matsuo Bashou.
Agora que você já sabe um pouquinho mais sobre o esse tipo de poesia, vamos ao gracioso livro de Ziraldo.

O autor e ilustrador Ziraldo nos brinda com delicados e hilários haikais baseados no mundo de seu famoso personagem, o Menino Maluquinho.
No leitor de ereader, cada haikai fica em uma página - com uma bela imagem para ilustrá-lo.

E sabe o que foi ainda mais interessante nessa leitura?!
Primeiro, foi o meu primeiro ebook lido do início ao fim! Sério, é verdade mesmo.

O que eu tenho a dizer da experiência de ler em ebook?!
Foi uma delícia! Eu estou usando o leitor de ebooks da Amazon - Kindle - como um aplicativo no tablet (não, eu não tenho o Kindle ereader), que é um software bem bacana.
A leitura de um livro digital não difere tanto assim da forma tradicional e é tão gostoso quanto se a história for boa (o que é o caso).

Eu ainda não me dobrei a essa tecnologia e acho que só vou utilizá-la para livros cuja aquisição em formato tradicional (o bom e velho papel) for difícil ou bem mais complicada do que a compra do ebook.
Entretanto, cada vez mais os ebooks me parecem tentadores e interessantes.

E, segundo, o livro é gratuito! Isso mesmo, você pode apreciar a obra do Ziraldo sem precisar pagar nada por isso (tudo bem, um centavo se você decidir "comprar" na Saraiva ao invés de na Amazon).

O único defeito do livro?! Ser tão pequenino. Acho que ele poderia ter cem vezes mais páginas e ainda assim eu não me daria por satisfeita.

É um livro bem pequeno, mas cuja leitura é bastante agradável e engraçada. Os haikais de Ziraldo não deixam de ser carregados de emoção, mas vêm acompanhados de muito bom humor.

P.S.: No leitor de ebooks fica um haikai por página e o livro trás por volta de noventa micropoemas.

Nota: 9

Leia mais resenhas no blog Nanie's World: www.naniesworld.com

Angelica.Vanci 27/04/2020

Gostinho de infância
Sabe quando você não tem nada pra fazer e vai fuçar nos e-books gratuitos do kindle? Então foi assim que me deparei com os Haicais do menino maluquinho, e nossa que achado! Eu li menino maluquinho quando era bem pequena, e bom acho que nem posso dizer que li, mas colori o livro todo. Então quando eu vi esse título foi uma viagem ao passado com gosto de nostalgia. Sobre os haicais o livro que me apresentou esse termo foi a vida peculiar de um carteiro solitário, que foi outro achado na vida e que eu adoro. Mas enfim, chega de devaneio, esse livro é despretensioso e bem gostoso de ler é rapidinho e fácil. Não é um livro que vai mudar sua vida, mas te garanto que vai alegar seu dia.

jessica 06/12/2020

Pensador
O livro trás em forma de versos indagações de uma criança, mas que também serve para fazer o adulto pensar nas situações do cotidiano.

Lulu 19/12/2012

Gostei muito. Eu gosto de coisas que rimam.

Michelli.Alexandre 05/01/2023

Livro de composições poéticas de 3 versos, onde cada composição não tem ligação com as demais, não formando uma narrativa

Janine.Oliveira 25/03/2020

li na quarentena com minha filha de 5 anos e serve até pra adulto
li na quarentena com minha filha de 5 anos esse livro dei até print nas lições pra adulto que ele ensina pra criança, muito legal ler pros filhos nesta quarentena.

Lucas1429 17/04/2022

é legal, mas do meio pro fim foi perdendo a conexão aí parou de fazer sentido sabe?
conclusão: é bem mais ou menos

Dani 28/05/2020

"Primeiro, eu tento.
Se o vento não ventar,
Eu invento!"
- Livro é curto, leitura rápida, mas que faz propõe o leitor a repensar. Recomendo!

Elis 14/07/2020

Poemas curtinhos
Traz uma pequena quantidade de pequenos poemas que falam da vida

carolmc_ 06/10/2020

Fofinho
Livro super fofinho pra ler com crianças, com muitas rimas e frases fofas.

Claramente 19/01/2021

Resenha " O menino maluquinho"
Quem nunca viu, ouviu e se apaixonou pelo "menino maluquinho"?! Ele é fofo, né?
Criado por Ziraldo, o menino maluquinho é um sucesso por onde passa. É uma obra que contém poemas, rimas e ilustrações, sendo facilmente lido para/ por uma criança ou qualquer outra pessoa que ama o personagem.
Vale super a pena ler esse pequeno livro! Ah, e melhor, ele está de graça na Amazon. Corre lá pra baixar o seu!

#livroinfantil #meninomaluquinho #ziraldo #infantojuvenil #brasil #literaturabrasileira #livros #ebooks #livrosemaislivros #amoler #leituraatual #valeapenaler #leiaparaumacriança #leiaparaalguem #instabook #ler #leitores #acabeideler #autoresbrasileiros #claramentelivros #livroseleitura #livrosecafe

Clara T 23/01/2013

A leitura é super rápida, mas o que deixou mais interessante é o ritmo do texto já que a métrica dos versos não é igual.

Nathan 30/03/2013

Haicais do brasileirinho: Menino Maluquino.
É uma honra ver Ziraldo se reinventando.
Agora com a arte do Haicai, que é curta e metrada, porém muito sensível e sonhadora.
É um belo aperitivo esses tipos de versinhos:

"Certo, eu não duvido,
a vida achou um barato
eu ter nascido!"

Quem diria que o "tupiniquismo" brasileiro iria tão longe? O Haicai agora foi escrito para reverenciar os espírito moleque que todo o brasileiro tem e faz questão de guardar.

sonia 26/08/2013

viva a vida!
com bon humor e irreverente alegria, Ziraldo brinca com os pensamentos infantis, sobre temas universais e cotidianos.
E a gente revive a infancia e sorri...