O Triunfo de Sharpe

O Triunfo de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - O Triunfo de Sharpe

Steinbach 25/12/2023

Esse livro li com várias reviravoltas na minha vida, então confesso que fiquei um pouco perdida na história.

O triunfo de Sharpe é uma história que se passa ainda na Índia, 4 anos após o herói derrotar o Sultão Tipu.
Dessa vez, Sharpe foi convocado para capturar o traidor do exército britânico, William Dodd. E durante essa missão, acaba se juntando ao Coronel Wellesley em uma das batalhas mais marcantes durante as guerras napoleônicas: A batalha de Assaye.

Júlio 17/11/2023

Tão bom quanto o primeiro!!!
O livro retrata a batalha de Assaye de 1803.

A Batalha de Assaye marca um momento crucial na trajetória militar de Sharpe. Encarregado de comandar um reduzido contingente de soldados diante de uma vasta força Maratha, ele, mesmo em desvantagem numérica, utiliza suas habilidades estratégicas para sobrepujar o adversário, assegurando uma vitória decisiva (E não, isso não é um spoiler. Isso não é o triunfo sobre o qual o título do livro se refere).

A Batalha de Assaye é minuciosamente narrada, revelando tanto os horrores do conflito quanto o heroísmo dos combatentes no campo de batalha. As descrições vívidas de Cornwell e a pesquisa histórica detalhada conferem vida à batalha, oferecendo aos leitores uma compreensão realista da natureza brutal da guerra. E isso me envolveu como se eu estivesse acompanhando cada coisa que acontecia ao vivo, eu literalmente fui transportado para o campo de batalha, esquecendo de onde estava e tinha uma visão "360°" do cenário. A história/estória explora as tensões políticas, as disputas pelo poder e as alianças intricadas entre as forças britânicas e diversos governantes indianos.

Essa batalha é crucial para que Sharpe conquiste seu "maldito sucesso" ou "bendito azar".

Quer saber qual dos dois? Vá ler!

**********O que está abaixo aparecerá nas outras resenhas dessa série**********

O livro trata de uma ficção histórica, onde as campanhas são reais e uma parte dos personagens também o são, apesar que Sharpe e sua companhia serem fictícios. Cada detalhe e alteração dos fatos históricos são detalhados pelo autor ao fim do livro.

O caráter de Sharpe é desenvolvido de forma complexa, mostrando suas lutas internas, suas motivações e o constante desafio de se destacar em meio a muitos conflitos, internos e externos. Cornwell apresenta um protagonista realista, cheio de imperfeições, o que torna a história ainda mais envolvente.

O autor combina habilmente a ação empolgante com uma exploração profunda dos personagens, proporcionando uma experiência de leitura equilibrada e cativante. A narrativa do livro é em terceira pessoa e a forma de Cornwell se expressar é realmente um diferencial, de modo que eu realmente me senti vivendo as situações narradas e fazendo parte do batalhão junto com Sharpe - ou como um espírito que podia ver até os "recônditos" as emoções dos personagens. Minha imersão foi tão profunda que simplesmente me esquecia que não estava vivendo o que estava sendo narrado.

**Fazendo resenhas para relembrar os conteúdos lidos**

George 18/10/2023

Umas das melhores Ficções histórias
Esse livro é para quem gosta de História e até para quem não gosta. Como passa tempo, é divertido e rápido, as cenas descritas sobre a guerra são incríveis. E o momento histórico onde o personagem se encontra é frustrante.

Fabricio268 04/03/2023

Sharpe é fera demais.
Bom livro, porém um pouco inferior ao primeiro da série. A trama é bem construída e toda história flui bem. O que não funcionou para mim foi a gigantesca batalha final. São mais de 100 páginas de uma batalha infinita.
Todos os ingredientes que adoramos nos livros do Bernard Cornwell estão lá. Violência, sangue, sujeira, lutas magníficas e o detalhamento das estratégias de guerra. Além das excelentes descrições do material bélico.
Confesso que essas mais de 100 páginas de luta incessante me cansou um pouco.
Sharpe é um soldado extraordinário. Que venha o terceiro livro da saga.

Dan 15/12/2022

Surpreendente
Eu já tive o privilégio de ler vários livros do Cornwell. Achei que esse seria só mais um.
Mas acompanhar a continuidade da história de Richard Sharpe tem sido incrível.
Admito que alguns acontecimentos me emocionaram, o que foi de fato surpreendente. É uma coleção pouco valorizada pelos leitores de Cornwell, que merecia mais atenção!

Manu 31/10/2022

Terminei esse livro depois de bastante tempo sem ler, mas acho que por conta disso preciso dar uma nova chance a ele, porque a leitura parou um pouco de me prender depois que parei.

Douglas.Castro 27/07/2022

Ótimo
Segundo livro da série Sharpe, o autor escreve de forma simples e envolvente, muito boa e aprazível a leitura, recomendo!!

Ed.Costa 14/07/2022

E Sharpe triunfou!
Nesse segundo volume, reencontramos o sargento Richard Sharpe quatro anos após os acontecimentos do primeiro livro.
Agora, o sargento Sharpe tem um grande desafio pela frente: ajudar o exército britânico a capturar um oficial desertor que tornou-se oficial do exército inimigo. Não bastasse isso, ainda precisa lidar com as armações de seu velho inimigo, o sargento Hakeswill. Ocorre, que nosso herói tem uma grande sorte porque, em dois momentos, esteve no lugar certo, na hora certa! E num desses momentos, ele triunfou! Imperdível a batalha de Assaye! Uma luta sangrenta onde Sharpe consegue realizar um dos grandes desejos de sua vida! Livro sensacional!

Gustavo 13/07/2022

Muito bom.
O TRIUNFO DE SHARPE é mais uma incrível aventura do autor. Segundo episódio da série As aventuras de Sharpe, inaugurada com O tigre de Sharpe, conta a história do jovem Richard Sharpe, no ano de 1803, na Índia.

Mila Araujo 13/04/2022

Leitura densa...
Não sou amante de livros/filmes de guerra. Não por isso achei o livro ruim. Só achei lento, muitos detalhes que para mim não eram pertinentes, e só deixaram a leitura lenta e confusa. As histórias ao longo do livro me deixaram curiosa e me deram ânimo para continuar a leitura com interesse. Para minha surpresa, ao longo dos acontecimentos foram "deixadas" de lado só aparecendo novamente no finalzinho, me deixando com aquele dorzinha no coração de: como assim?!
Enfim, provavelmente não lerei mais livros dessa série. Mas nunca se sabe! Rsrs

Macartiney 13/12/2021

Mantendo o nível
Interessante que Cornwell não se importa em deixar em segundo plano seu personagem principal, nem se importa em dizer o que aconteceu com vários personagens ao final da Batalha de Assaye, acho fantástico essa coisa de sair do mesmo, fico sem palavras pra definir este escritor que até então é o melhor que já tive o prazer de ler. E a surpresa no final,,,puxa vida, lágrimas até vieram. Concordo com alguns que aqui nessas histórias do exército britânico falte um pouco mais daquele espírito cômico de outras sagas.
Mas ainda assim alguma coisa tem, Sharpe reclamando de Wellesley foi uma delas...kkk

Dani Carrara 08/12/2021

"La fora existe uma sociedade sem lei que durante anos recompensou o soldado com ouro . O soldado, não o fazendeiro labutador ou o comerciante honesto. Os príncipes engordaram e o povo emagreceu, mas nada impede um soldado de servir a esses príncipes. Nada."

Paiva 22/11/2021

Viva ao alferes!!!!
Sharpe é tão bom q sinto vontade de conhecê-lo, suas virtudes são infinitas e na linha de frente é indestrutível.
A narração do combate é tão detalhista e eu via a cena acontecer, realmente sem defeitos.
O melhor de tudo foi o autor achar uma brecha na história verídica p encaixar nosso herói tão perfeitamente!