O Triunfo de Sharpe

O Triunfo de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - O Triunfo de Sharpe

Fabricio268 04/03/2023

Sharpe é fera demais.
Bom livro, porém um pouco inferior ao primeiro da série. A trama é bem construída e toda história flui bem. O que não funcionou para mim foi a gigantesca batalha final. São mais de 100 páginas de uma batalha infinita.
Todos os ingredientes que adoramos nos livros do Bernard Cornwell estão lá. Violência, sangue, sujeira, lutas magníficas e o detalhamento das estratégias de guerra. Além das excelentes descrições do material bélico.
Confesso que essas mais de 100 páginas de luta incessante me cansou um pouco.
Sharpe é um soldado extraordinário. Que venha o terceiro livro da saga.

Renato 02/01/2021

Nesse volume nosso herói pareceu ter papel secundário, mas com o passar da leitura fica claro a intenção do autor de descrever, da maneira mais fiel possível, a batalha que realmente aconteceu em Assaye.

A evolução de Sharpee também ocorreu durante a leitura. Sua ascensão foi atrelada de maneira muito inteligente a uma brecha sem resposta na história do General Wellesley.

George 18/10/2023

Umas das melhores Ficções histórias
Esse livro é para quem gosta de História e até para quem não gosta. Como passa tempo, é divertido e rápido, as cenas descritas sobre a guerra são incríveis. E o momento histórico onde o personagem se encontra é frustrante.

Dan 15/12/2022

Surpreendente
Eu já tive o privilégio de ler vários livros do Cornwell. Achei que esse seria só mais um.
Mas acompanhar a continuidade da história de Richard Sharpe tem sido incrível.
Admito que alguns acontecimentos me emocionaram, o que foi de fato surpreendente. É uma coleção pouco valorizada pelos leitores de Cornwell, que merecia mais atenção!

Jbaclg 21/07/2020

Mais uma aventura de Sharpe
Esse livro não me prendeu como o primeiro, me senti um pouco entediada no meio do livro, mas, acredito, que a culpa seja completamente minha kkkk A escrita, como sempre, é impecável e os detalhes da batalha são eletrizantes. O último capitulo foi emocionante ! Nesse volume, o leitor conhece um pouco mais de Sharpe e seu passado, entendemos sua atitudes e vibramos com cada decisão que o personagem toma . Sem duvida, continuarei a ler As aventuras de Sharpe.

Gustavo 13/07/2022

Muito bom.
O TRIUNFO DE SHARPE é mais uma incrível aventura do autor. Segundo episódio da série As aventuras de Sharpe, inaugurada com O tigre de Sharpe, conta a história do jovem Richard Sharpe, no ano de 1803, na Índia.

Anderson.Amin 11/08/2021

Assim como no primeiro livro, é muito bom acompanhar a jornada de Sharpe, e também sua evolução na história. Nesse livro tbm entendemos um pouco mais sobre as motivações do personagem.
Além é claro, de o autor nos colocar, como sempre de maneira fantástica, junto ao exercito britânico, nos permitindo visualizar claramente através das palavras, todas as ações e estratégias durante as batalhas.

Núbia Esther 29/11/2012

Índia, setembro de 1803. Quatro anos após derrubar o Sultão Tipu, Sharpe agora é o Sargento Richard Sharpe e tem uma nova missão: ajudar o Coronel McCandless a capturar o Major William Dodd, traidor do exército britânico. Dodd se juntou à Confederação Maharatta determinado a fazer grandes fortunas ajudando a expulsar os britânicos do território indiano e vem provocando bastantes baixas em seu antigo exército. Em sua última incursão, Dodd provocou um massacre em Chasalgaon, um ataque que poderia ter sido considerado de enorme sucesso, se não tivesse deixado um sobrevivente para trás… o sortudo Richard Sharpe.

“Sharpe observou de rabo de olho o homem alto. Sentia-se responsável, amargo, zangado, assustado. O sangue tinha esguichado do ferimento em seu escalpo. Estava tonto, com a cabeça latejando, mas vivo.”

É assim que Dodd acaba na lista negra de Sharpe, que não pensa duas vezes em largar seu posto em Seringapatam e partir com o Coronel McCandless atrás do desertor. Aliado a essa premissa temos o Sargento Hakeswill, seu antigo superior e seu nêmesis que continua tramando formas de se livrar de Sharpe e de quebra ficar com todo o tesouro que o rival “herdou” do Sultão Tipu e uma nova batalha. Assim como em Azincourt, Cornwell traz uma batalha em assimetria numérica: a Batalha de Assaye que aconteceu em 23 de setembro de 1803 e que segundo registros históricos foi um exemplo da perícia (em maior parte sorte) do exército britânico que com apenas 5 mil soldados derrotou um exército de 50 mil. Este último fato, confesso, me fez passar o livro na frente de outros tantos, porque depois da narrativa de Cornwell para a batalha de Azincourt, esperava algo tão ou mais sangrento e cheio de adrenalina (me condenem, mas me delicio com as descrições bélicas do autor). Mas, nesse quesito fiquei insatisfeita. O destaque para as batalhas foi pouco, nada de planos, ardis, baixas… Foram cerca de apenas três capítulos dedicados à batalha, capítulos bem escritos por sinal, mas poucos.

Mas, se não vale pela batalha, vale por acompanhar o embate pessoal de Sharpe e Hakeswill (que não consigo aceitar que foi inspirado no próprio Cornwell!) e o sonho do primeiro em ascender no oficialato do exército, mesmo com todas as ressalvas. Afinal, Sharpe não é mais pobre (ainda que não possa alardear o fato aos quatro ventos) e já tem as bases para combater o analfabetismo (ainda que a preguiça o faça deixar a desejar nesse quesito), mas apesar de ter galgado uma posição no exército e ter conseguido o cargo de sargento, os bolsos cheios com o tesouro de Tipu não podem ser utilizados para comprar-lhe posições mais altas e só lhe resta continuar a ser um bom soldado e contar com a sorte que eventualmente o coloca no lugar certo, ainda que a um primeiro momento esse pareça ser o último lugar em que ele gostaria de estar.

[Blablabla Aleatório] - http://feanari.wordpress.com/2012/11/27/o-triunfo-de-sharpe-bernard-cornwell/

Gladis 09/07/2021

O triunfo de Wellesley sic
Sou apenas outro soldado de bosta, que nem você. Que não serve para mais nada além de lutar nas batalhas de outras pessoas.

Dani Carrara 08/12/2021

"La fora existe uma sociedade sem lei que durante anos recompensou o soldado com ouro . O soldado, não o fazendeiro labutador ou o comerciante honesto. Os príncipes engordaram e o povo emagreceu, mas nada impede um soldado de servir a esses príncipes. Nada."

Suzana 14/03/2021

Peguei o bonde andando...
Talvez por não ter lido o primeiro livro, não me senti cativado por esse. No entanto, o livro é ótimo, embora não seja meu estilo favorito de leitura. Sharpe é um herói possível e eu gostei disso. Os vilões realmente me deixaram aflita. Acho isso otimo! Para quem gosta de história o livro é muito bom.

Ed.Costa 14/07/2022

E Sharpe triunfou!
Nesse segundo volume, reencontramos o sargento Richard Sharpe quatro anos após os acontecimentos do primeiro livro.
Agora, o sargento Sharpe tem um grande desafio pela frente: ajudar o exército britânico a capturar um oficial desertor que tornou-se oficial do exército inimigo. Não bastasse isso, ainda precisa lidar com as armações de seu velho inimigo, o sargento Hakeswill. Ocorre, que nosso herói tem uma grande sorte porque, em dois momentos, esteve no lugar certo, na hora certa! E num desses momentos, ele triunfou! Imperdível a batalha de Assaye! Uma luta sangrenta onde Sharpe consegue realizar um dos grandes desejos de sua vida! Livro sensacional!

@solitude_e_books 09/09/2018

Algumas palavras
Simplesmente genial é o que posso dizer.
Bernard Cornwell é magnífico.