Gangorra

Gangorra Henrique Komatsu

Resenhas - Gangorra

Camilla 31/01/2021

Bullying
Apesar de ser um livro infantil, é bem triste pois aborda sobre o bullying. Mas a leitura vale muito a pena!

Dani Favalli 13/03/2020

Rápido como a flecha que entra na alma e deixa sua marca.
?Você não vê? Atrás de cada tristeza existe uma alegria possível. E isso é bom.?

Clovis 17/12/2013

Resenha Gangorra - Books Of Seasons
Gangorra ou História Triste, narra a história de um menino e o seu primeiro contato com um sentimento bastante comum em nossa vida a tristeza. Esse livro é um livro infantil, apesar de achar que ele serve para muita gente grande já, ele se parece muito com o Pequeno Príncipe, com uma narrativa simples e com ilustrações, mas não são iguais. As ilustrações por se tratarem da tristeza o autor usa ilustrações bem abstratas o que realmente deixam a narrativa mais interessante e gostosa. Apesar de ser um livro que narra a primeira experiência de uma criança ele é capaz de nos trazer um pouco de alegria, através da nostalgia de nossas infâncias, ele te faz refletir sobre como foi sua primeira experiência com a tristeza e como você saiu dela, coisas que ocorrem em nossas vidas que nem lembramos que através dos olhos desse garoto conseguiu me trazer isso.

Continue lendo no Books Of Seasons

Henrique Komats 19/12/2013minha estante
Obrigado pelas palavras Clóvis. Adorei o texto do blog.

Abraço,
Henrique Komatsu

Bela 17/01/2014

Simples e poético
Gangorra. História Triste. Autor: Henrique Komatsu. Editora: Smashword. Páginas: 62.
Esse é o segundo livro do Henrique que eu leio e também foi baixado por mim gratuitamente no site da kobo (http://store.kobobooks.com/pt-BR/ebook/gangorra).
Se trata de um livro infantil, assim como em "A menina que Viu Deus" que já resenhei no meu blog. Mas na minha opinião a história desse livro começa antes de conhecermos o personagem principal. Ele começa com a dedicatória, não tem como resenhá-lo sem falar da graciosidade dessa dedicatória. Nela, Henrique acaba contando mais uma pequena história.

"Cada tristeza é uma alegria que não deu certo. Cada tristeza é uma alegria que poderia ter acontecido."

Apesar de ser um livro infantil, ele pode muito bem ser apreciada por adultos, a linguagem leve pode ser apreciada por qualquer pessoa, desde os mais simples aos mais cultos. Dessa forma ele toca em assuntos como bulling, auto estima, respeito e o desejo de ser aceito, mas tudo é cercado com uma atmosfera um tanto quanto poética. Achei que esse livro retratou a pureza de uma criança de uma forma muito singular e bonita, apesar de talvez ter falado de uma situação um tanto quanto triste.

"Crianças não são más, elas só não entendem o mundo."

O Menino está chorando em cima de uma ponte, porque ele tinha grandes orelhas e as outras crianças zombavam dele por isso, então ele precisa arrumar um jeito de fazer com que as pessoas gostem dele, ou... talvez ele apenas precise entender um pouco mais sobre ele mesmo...
Existe ainda uma animação feita pela Universidade da Madeira em Portugal que retrata a estória do menino e ela também é bem interessante, mas não deixe de ler, você com certeza entenderá melhor com a leitura. (www.youtube.com/watch?v=swO2LOWqsuU) ;)

site: http://coisasdebelaa.blogspot.com/

CRISTINA SÁ 06/02/2014

HISTÓRIA TRISTE?
GANGORRA de HENRIQUE KOMATSU depura a tristeza.

Neste e-book, o título - GANGORRA e a imagem da capa
conversam entre si. O que pode causar estranhamento ao
leitor é o subtítulo - HISTÓRIA TRISTE. É ele que
guarda o grande tema do livro - a tristeza.

Na introdução, o leitor é convidado a acompanhar o autor
e a pensar no tema.

Leia um trecho da introdução:
Este livro é sobre a tristeza de uma criança...
Então, não sei muito bem para quem dedicá-lo.
Dedicar tristeza é oferecer as dores de outra pessoa.
E isso, simplesmente, não se faz.
Este é um livro que iria nascer sem dedicatória...
Acontece que, um belo dia, veio falar comigo um menino
com o coração cheio de mágoas.
Ele queria ler esta história.
EU CONCORDEI.
Acabou rápido, pois o livro é fininho e me disse:
"É triste. Para quem é?"
"Para ninguém"- respondi.
"Por quê?"
"Porque não existe nada de bom na tristeza para dá-la
a alguém."
O menino pensou um pouco e falou:
"Cada tristeza é uma alegria que não deu certo.
Cada tristeza é uma alegria que poderia ter acontecido."
"E daí?" - eu perguntei.
"Você não vê? Atrás de cada tristeza existe uma alegria
possível. E isso é bom."

Como numa gangorra, as pessoas sempre poderão optar por
subir ou descer. Poderão optar por isto ou aquilo. Poderão
mostrar o que irá nascer em outro coração: alegria ou
tristeza.

Em GANGORRA, HENRIQUE KOMATSU faz um retrato muito
triste da infância de um menino, que não gosta de suas
orelhas. Ele se sente triste e diminuído por causa do
tamanho delas. Um dia, querendo entender o que se
passa à sua volta, tem uma reação estranha. Desafiando os
seus limites, para não ser mais motivo de chacotas
e humilhações, se desfaz do que o incomoda, numa
tentativa de ser aceito pelo grupo. Mas, o menino acaba
descobrindo que ser aceito não é tão fácil assim e chora.
Como a vida, que se apresenta, está longe de ser perfeita,
ele busca uma saída para aliviar a sua tristeza e acaba
descobrindo como conviver com este sentimento.

GANGORRA, com linguagem simples e enxuta, mas não superficial,
leva o leitor a refletir questões que fazem parte da vida: o
respeito, a questão de ser aceito pelo grupo, o bullying, a tristeza,
os estados emocionais, as tentativas de aliviar
as dores...

As ilustrações , que permeiam o livro GANGORRA (ou história triste),
exploram o preto, diversos tons de cinza e a cor
branca. As imagens mostradas em cortes, são retratadas com
manchas, traços e algumas metáforas, que ajudam compor o
clima tenso e dramático da história.

GANGORRA merece muitas leituras e muitas reflexões.

site: Cristina Sá do blog: cristinasaliteraturainfantilejuvenil.blogspot.com.br

Camilla 15/01/2023

Bullying

meiriellen 10/02/2014

Estória muito curta para um livro. Se fosse um conto dentro de um livro de contos, mas não mais é compreensível, porém é so mais uma estorinha.★

Thai 17/01/2015

"Cada tristeza é uma alegria que não deu certo."
É um livro infantil, porém, com uma mensagem que as vezes faz até mais sentido para nós adolescentes e adultos. Gostei bastante porque tem muitas frases ótimas, e eu adoro essas coisas. A história conta de um menininho que sofre bullying, e conta como ele lidou com isso, de um jeito muito legal e triste de se ler. Não sei como escrever melhor do que isso, mas o que eu queria mesmo postar essas frases, que são as que eu mais gostei.

"As crianças não são más, elas só não entendem o mundo."

"Cada tristeza é uma alegria que não deu certo."

"Porque não existe nada de bom na tristeza para dá-la a alguém."

Leia mais dessa e de outras resenhas em meu blog.

site: http://inthevelvetlounge.blogspot.com.br