A Fortaleza de Sharpe

A Fortaleza de Sharpe Bernard Cornwell

Resenhas - A Fortaleza de Sharpe

Júlio 17/11/2023

Continua tão bom quanto os anteriores!
Cerco à Fortaleza de Gawilghur em dezembro de 1803.

Neste livro, o exército inglês tem a missão de conquistar a intransponível fortaleza de Gawilghur, que ficava no topo de um penhasco. A narrativa se inicia com o regimento de Sharpe, o 95º Batalhão de Infantaria, juntando-se às forças do general Arthur Wellesley (este um personagem que realmente existiu) na Índia. Os britânicos estão empenhados em expulsar os franceses do subcontinente e consolidar seu domínio na região.

Aqui Sharpe se questiona sobre a natureza de seu triunfo conquistado no livro anterior. Somos apresentados a um personagem secundário que tem papel crucial na narrativa. Ahmed um bravo guerreiro que vira ajudante/escudeiro de Sharpe.

Após uma batalha, Sharpe descobre a causa de estar faltando suprimentos para o exército. Num encontro com o preguiçoso oficial Torrance e o detestável Hakeswill (que tenha meu ódio eterno) se desenrola uma das cenas que mais me impactou na série. Me lembro exatamente do momento que estava no ônibus voltando do trabalho para casa e bufando de indignação, expectativa e ódio, poucas vezes fiquei tão tenso na vida! É sério!

Até o fim do livro, muitas tramas, conflitos e dramas ocorrerão. Esse livro não deixa a desejar em nada aos anteriores!

**********O que está abaixo aparecerá nas outras resenhas dessa série**********

O livro trata de uma ficção histórica, onde as campanhas são reais e uma parte dos personagens também o são, apesar que Sharpe e sua companhia serem fictícios. Cada detalhe e alteração dos fatos históricos são detalhados pelo autor ao fim do livro.

O caráter de Sharpe é desenvolvido de forma complexa, mostrando suas lutas internas, suas motivações e o constante desafio de se destacar em meio a muitos conflitos, internos e externos. Cornwell apresenta um protagonista realista, cheio de imperfeições, o que torna a história ainda mais envolvente.

O autor combina habilmente a ação empolgante com uma exploração profunda dos personagens, proporcionando uma experiência de leitura equilibrada e cativante. A narrativa do livro é em terceira pessoa e a forma de Cornwell se expressar é realmente um diferencial, de modo que eu realmente me senti vivendo as situações narradas e fazendo parte do batalhão junto com Sharpe - ou como um espírito que podia ver até os "recônditos" as emoções dos personagens. Minha imersão foi tão profunda que simplesmente me esquecia que não estava vivendo o que estava sendo narrado.

**Fazendo resenhas para relembrar os conteúdos lidos**

Manu 16/04/2023

Acho que foi o livro que mais gostei até agora dessa série. O final foi espetacular e me deu muito gosto :) ansiosa para continuar

Macartiney 10/01/2023

Final de um ciclo
E assim terminamos as aventuras de Sharpe na índia. O formato e seu tempero característicos se mantiveram. Cornwell mantem sua capacidade de entreter o leitor sem deixá-lo desgrudar da história e quando tudo acabou ficou aquela vontade de ver as consequencias desse assalto à Gawilghur, mas ficou pra depois. E pensar que tais batalhas existiram mesmo

Lucas 09/11/2022

De tirar o fôlego
Toda vez que eu leio Bernard Cornwell me acontece a mesma coisa, o livro começa morno, mas aos poucos as intrigas vão aumentando e o interesse cresce até o clímax nas batalhas, essa ideia de pegar personagens e acontecimentos reais e mistura-los com ficção é muito bem executada por ele e se adicionar o talento que ele tem pra narrar uma batalha, voce se sente lá dentro é absolutamente incrivel, agora só me resta ver pra onde Sharpe irá no próximo livro.

Ed.Costa 22/08/2022

Sensacional!
Nesse livro da série, Sharpe precisará enfrentar um velho inimigo que o atrairá para uma armadilha mortal. Porém, não contava que nosso herói não se deixa vencer tão facilmente!
Numa batalha travada para conquistar Gawlighur, uma fortaleza de montanha bem fortificada do Império Maratha ao norte do Planalto de Deccan, na Índia, onde em 15 de dezembro de 1803, sob o comando de sir Arthur Wellesley, fora travada uma das maiores batalhas da Segunda Guerra Anglo-Maratha (1803-1805), Sharpe mais uma vez se vê no meio de uma batalha, aparentemente, perdida.
Sensacional!

Douglas.Castro 31/07/2022

Ótimo
Terceiro livro da série Sharpe, conta a invasão ao forte indiano feita pelo protagonista, ótima leitura!!

Arthur803 07/03/2022

Entre o muito bom e o excelente.
Confesso que eu achei o inicio do livro um pouco parado, sem muita emoção, foi a justificativa de ter dado 4,5 estrelas e não 5 de cara, mas o foco nem é esse, com certeza esse foi um ótimo livro, me agradou em vários termos, as aventuras solo para mim foram contempladoras, não só exército, exército e mais exército. Desgraças acontecendo, para dar emoção kkkk além de batalhas muito bem construídas e explicadas de forma equilibrada, não foram maçantes e nem ridiculamente fáceis.

Novos personagens aparecem, novos lugares e situações desafiadoras, realmente questões que chamaram minha atenção, não só enrolação, elas aconteceram, foram explicadas e resolvidas, digamos assim, foi um livro bem escrito e foi um bom arco.

Percebi uma mudança na personalidade do Sharpe, isso melhorou a história, acho que com mais aventuras independentes do exército fica mais interessante desenvolver o personagem e justificar essa mudança, já que ele passou por "x e y", e com isso não aceita "z".

Assim como eu entendi que o segundo livro era o meio de uma história, com intuito de criar e explicar algumas coisas e deixar outras abertas, esse terceiro livro foi um fechamento, claro que a história continua, mas daqui pra frente imagino que coisas completamente novas irão aparecer, em vários aspectos.

Dani Carrara 17/02/2022

Até agora, esse foi o meu favorito! Guerra do começo ao fim... com descrições detalhadissimas de cada acontecimento! Muito bom!

Samuel Alefe S. Oliveira 06/01/2022minha estante
Quem matou McCandles foi Hakeswill

Neto Murracho 14/12/2021

Sharpezinho
Como fazia tempo que eu não lia Sharpe, não estava mais familiarizado com ele, estava achando a história meio sem graça. Isso foi só no primeiro capítulo, pq depois disso foi ação o tempo todo e uma baita narrativa.

Lybio 04/04/2019

Excelente livro!!! o melhor da série até agora, ação e intriga do começo ao fim, ansioso pelo próximo livro.

@solitude_e_books 01/11/2018

Ainda bem que tem pelo menos mais dez livro publicados no Brasil rsrsrsrs ..... sendo esse o terceiro....Sem dúvidas uma saga maravilhosa!!!!!

Will 05/12/2017

Sharpe - O Soldado
Mais um livro do mestre Bernard Cornwell. Apesar de ter gostado muito do livro, ele fica aquém dos outros dois anteriores, apesar de focar muito bem na tomada de Gawilghur, a trama não é necessariamente voltada a sua tomada, tem muita exploração do cerco antes, e muito da provação de Sharpe como Alferes, desta forma, o livro é mais lento que o normal.
A batalha final compensa muito, pois é a resolução com William Dodd que é um grande personagem, como sempre, Cornwell sabe muito bem retratar batalhas, uma pena que elas acontecem pouco neste livro, mas quando acontecem, fazem tudo valer a pena.
Um grande livro, que com certeza, merece ser lido.