Six Earlier Days

Six Earlier Days David Levithan

Resenhas - Six Earlier Days

Wal 02/09/2021

Esperava mais...
Ao iniciar a leitura eu já imaginava que seria uma estória simples mas ainda sim eu esperava mais relevância, dos poucos capítulos apenas o primeiro e o último foram interessantes, o primeiro por nos dá uma informação importante sobre A e o ultimo por ter sido divertido e ter dado vontade de ler mais e quando finalmente parece que vai melhorar termina. Não digo que foi um livro ruim, porém a estória em si não justifica a sua existência.

Sakurazuka 15/07/2020

Ver um pouco antes do começo do livro é sempre bom, e aqui vemos mais alguns dias dos personagens.

Dear.Manoel.Neto 26/05/2020

Contos pontuais sobre um A que precisávamos conhecer
Depois de ler a trilogia Todo Dia, deve ser normal fica querendo mais deste universo, entender mais sobre esses seres, embora que neste não tenhamos mais explicações, aqui temos acesso há apenas 6 dias da vida do A, não em sequência, mas dias pontuais, antes de conhecer a Rhiannon.

Vamos conhecer um pouco da infância do A, como era entender tudo isso, entender suas limitações, e o sentido de tudo isso naquela época. Vemos um A que não quer arriscar muito, que quer ser apenas um passageiro para cada corpo em que habita.

Em 6 dias temos vidas interessantes, garotas, garotos, aniversários, amores, famílias complicadas, sempre com vários momentos tocantes que te fazem refletir, em alguns momentos, torcer para que A reaja como fez no livro original, mas entendemos toda sua insegurança.

Por fim apesar de ser um livro curto, tudo o que foi contado é importante, nos conectamos mais com o personagem ao saber destas vidas passadas, ansiosos para o que o espera no futuro (que já sabemos), mas aproveitando todos esses dias compartilhados.

Claro, o livro não tem um início, meio e fim, apenas serve como um prólogo, para o que viria ser Todo Dia, mas igualmente importante, já como também conseguimos aprender mais sobre a vida de A.
Anyle 29/05/2020minha estante

Vou atrás agora.

Dear.Manoel.Neto 30/05/2020minha estante
Hahaha vá messssmo. O terceiro foi lançado esse ano [:

Anyle 31/05/2020minha estante
já adicionei as minhas metas ?

teresa 05/08/2020minha estante
O livro está em inglês ?? Aonde eu posso achar ele para ler ??

Dear.Manoel.Neto 06/08/2020minha estante
Infelizmente só achei em inglês mesmo :\ nunca foi publicado no Brasil

Everton 05/12/2020minha estante
Esse livro é mto bom ??

Dear.Manoel.Neto 22/01/2021minha estante
Muuuito?

Maria Siegloch 21/04/2020

Gostei
Gostei muito mais desse, por, em vez de fazer uma "cópia" do primeiro livro na visão de outro personagem, trazer à tona partes importantes da vida do protagonista.
Dear.Manoel.Neto 16/05/2020minha estante
Estou amando conhecer esse livro! Depois de ler ?Algum Dia? vim atrás de maaais desse universo ?

Ben Oliveira 03/04/2017

Exercício de empatia
David Levithan dá ao leitor a oportunidade de conhecer melhor outros personagens e realizes experimentadas por A. Mais do que um livro de entretenimento, o autor nos faz perceber a razão pela qual a empatia é tão importante. Uma leitura deliciosa!
Bruno 03/04/2017minha estante
É continuação do "Todo dia"?

Ben Oliveira 03/04/2017minha estante
Oi, Bruno! É como se fosse uma prequel (anterior). Traz alguns dias (não em ordem linear) de personagens que o A entrou no corpo.

Max | @maxwelllalex 16/04/2017minha estante
Amo o Levithan, e vi uma notícia antiga de que ele estaria escrevendo uma (agora sim) "continuação" de Todo Dia que se chamaria Someday. No entanto não vejo ele citar nada sobre isso no seu site ou perfis da internet. Você saberia algo sobre isso?

Rafael 17/07/2017minha estante
undefined

Ben Oliveira 17/07/2017minha estante
Oi, Swell! O segundo livro de Todo Dia, é o Outro Dia. Falei com o autor esses dias, e ele está escrevendo o terceiro livro. A previsão de lançamento é setembro de 2018, mas só previsão mesmo.

Núbia Esther 12/10/2013

Em Todo Dia, Levithan nos presenteou com um personagem cativante. A todo dia acorda em um corpo diferente, todo dia ele precisa viver a vida de outra pessoa sem deixar que os outros percebam, sem provocar interferências que possam mudar para sempre a vida do hospedeiro, tentando ao máximo não se apegar às pessoas que cruzam seu caminho.

“A pior coisa no mundo seria ter a pretensão de conhecer as pessoas cujas vidas eu percorri. Elas não podem ser casas para mim. Elas devem ser quartos de hotel.”

É nessa existência solitária, onde o passado e o futuro não tem vez e o presente é a única possibilidade, que mergulhamos durante 40 dias e nos apaixonamos por A. Todo Dia nos deu quarenta dias da adolescência de A, Six Earlier Days nos fornece seis dias anteriores de sua vida, um pequeno retrato dos outros 5993 dias passados, que nos permitem conhecer um pouco mais a fundo o personagem.

O dia que A escolheu para ser seu aniversário, a criança tendo que lidar com as inconsistências/incongruências proporcionadas pela única vida que conhece. Dias nos quais ele (mesmo com tão pouca idade) se sente prisioneiro, dias que ele simplesmente suporta e deixa passar por saber que amanhã para ele será diferente, um conhecimento que não lhe impede de sentir pesar pelo garotinho que ficará para trás. A contenção para não interferir na vida do hospedeiro e a curiosidade para saber qual será a escolha da pessoa amanhã. Suas experiências com os relacionamentos dos hospedeiros, experiências que ele nunca poderá ter. Promessas que eles nunca poderá fazer a ninguém. Sentimentos que para ele sempre serão negados.

São tão poucos dias que não faz sentido discorrer sobre todos nessa resenha, mas não consigo de privar de fazer um comentário sobre a primeira história, que talvez seja a mais libertadora e a que mais nos aproxima de A. Porque ali, naquele dia 3722, enquanto que para a irmã mais velha de Cara, era apenas um dia especial para sua irmãzinha que fazia aniversário, um dia para fazê-la feliz. Para A foi a oportunidade de por pouco tempo romper com suas amarras: não precisar acessar as informações do hospedeiro, não precisar vestir uma máscara e policiar seus atos, ali pode ser apenas A, ainda que por pouco tempo. O dia claramente foi tão marcante para o personagem que acabou sendo a data escolhida por A para comemorar seu aniversário ao longo dos anos.

“But this time I don’t leave myself a blank. Instead, I make myself a promise. I mark the date in my head, and I vow that from now on, this will be my birthday. Whether or not anybody in my life that day knows it, I will know it. I will celebrate. I will give myself that, as I swim through the years.”

Se ainda não ouviu falar de Todo Dia, A ou David Levithan, você pode escolher como quer mergulhar nessa história. Você pode começar por Six Earlier Days e utilizá-lo como um test drive, uma amostra da história principal, para conhecer um pouco sobre A e o estilo narrativo de Levithan, ou, a escolha que acho mais proveitosa. Começar por Todo Dia, se encantar por A, por sua maneira peculiar de enxergar o mundo, torcer por seu amor por Rhiannon e, só depois, de já ter mergulhado durante 40 dias em seus pensamentos, voltar ao tempo e ler sobre outros seis dias aleatórios, que na verdade não são tão aleatórios assim, e se possível, se encantar ainda mais por A. Só lembrando que esse prequel foi lançando apenas na versão digital e ainda não há informações se a Editora Galera tem a intenção de publicá-lo por aqui também.

“Some days I’m only passing through. Some days are all hello; some days are all goodbye. Some days I have no idea what I am supposed to be doing, and other days it’s abundantly clear, as if the person I am for a day has left me a note, left me instructions.”

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2013/10/12/six-earlier-days-david-levithan/