Aventuras na História Nº 113 (Dezembro de 2012)

Aventuras na História Nº 113 (Dezembro de 2012) Abril

Resenhas - Aventuras na História - nº 113

z..... 19/09/2021

Dezembro de 2012
"À procura de Jesus"
Reportagem sobre a identidade de Jesus segundo a literatura apócrifa, com informações polêmicas em desacordo com os ensinos bíblicos.
As descrições pagãs desvirtuam os ensinos de Jesus a ponto de caracterizá-lo como assassino na infância, onde ostentava poderes sobrenaturais, além de relatos de ter esposa e peregrinado em regiões da Índia, Pérsia, Grécia e Inglaterra (esqueceram de citar o continente americano, como acreditam os mórmons).
A leitura fluiu em minha receptividade com lembranças da tentação de Adão e Eva pela serpente que, aproveitando-se da curiosidade inerente ao homem, desvirtuou a verdade ensinada pelo Senhor, para ser menosprezada e trocada por mentira. No meu parecer, é o que acontece com essa reportagem, onde as pessoas em busca de Jesus estão sujeitas a encontrar mil mentiras, sendo estas valorizadas acima do que o Senhor nos ensinou em sua Palavra. É como o engabelamento da serpente afastando as pessoas de Deus da mesma forma que aconteceu com Adão e Eva, ocultando Jesus Salvador, quem importa conhecer.
Leio tais textos por curiosidade.

"A vitória da Etópia"
Dois aspectos se destacaram em minha leitura:
- a história aguerrida dos etíopes contra a colonização europeia, a única nação africana que não foi colonizada pelos europeus, com o texto descrevendo impactante vitória que tiveram contra os italianos em 1896;
- paralelo com a reportagem anterior acerca de disposição de fé em relatos apócrifos.

"Cidade submersa"
Reportagem interessante para o contexto atual, onde temos visto noticias sobre a possibilidade de tsunami no Brasil a partir de um vulcão numa ilha oceãnica (Las Palmas).
O texto descreve sobre tsunami, como acreditam, que arrasou São Vicente, a primeira vila do Brasil. em ilha no litoral paulista no século 16 (1541).
Não ficou claro o que teria gerado o fenômeno e alguns especialistas o caracterizaram como uma ressaca não comum, maior que o normal.

Leitura em Macapá, contexto de maior controle sobre a pandemia... Assim seja!