Crianças Francesas Não Fazem Manha

Crianças Francesas Não Fazem Manha Pamela Druckerman

Resenhas - Crianças francesas não fazem manha

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dani 25/03/2023

O livro tem bastante informações interessantes pra quem tá começando a jornada de mãe. Não é perfeito, tem alguns absurdos ~na minha opinião~ como deixar bebê chorando pra dormir, por exemplo. Mas afora isso, tem vaaaarias ideas de regras de criação muito interessantes. Vale a pena a leitura, mas sempre com olhar crítico.

Vanessa 10/03/2023

Um acalento para a alma
Estou grávida do meu primeiro bebê. Vi a recomendação desse livro no Instagram e logo comprei. E nossa. Que leitura maravilhosa.
Gostei muito da forma que a autora vai narrando sua vida ao mesmo tempo que fala sobre a questão francesa para educação dos filhos. Muitas das minhas inseguranças foram tratadas.
Não concordo com absolutamente tudo que os franceses fazem, mas achei interessante saber como fazem.
É um ótimo livro para quem está entrando no mundo da maternidade.

Mayra 03/03/2023

Sabendo filtrar, é um ótimo livro
Como todo livro de auto conhecimento / aprendizagem, temos que saber filtrar aquilo que faz sentido pro seu estilo de vida. Com esse livro não foi diferente.

Particularmente, concordei com grande parte do estilo francês de educar uma criança, outras entendo que não bate com o que acredito, mas tudo isso só vai mesmo fazer sentido quando eu viver a maternidade no dia a dia.

Achei bem bacana o formato do livro de a autora contar aquilo que foi aprendendo aos poucos, por ser uma americana morando na França, mais do que outros formatos de livros nessa categoria.

Por fim, indico sim a leitura, mas junto disso a sugestão: saiba filtrar o que faz sentido pra você.

Hudson.Suecco 25/01/2023

Excelente manual com dicas aos pais sobre modos de criar seus filhos. Para mim foram lições de muito valor. Recomendo a leitura.

Isis243 17/01/2023

Inteligente e muito divertido
Encontrei o livro na livraria e não tinha nenhuma indicação só a orelha do livro.

Não tenho filhos nem crianças pequenas na família, neste momento, mas, o livro foi uma jornada incrível !

É um relato divertidíssimo. É surreal como as mães francesas administram a jornada do pós parto e primeira infância. Mas verdade seja dita o governo francês colabora muito para a organização da vida dessas mulheres.

Eu amei !!
Li outras vezes e recomendei aos amigos.

Boa leitura,
Divirta-se :)

vica 20/11/2022

Gostei das francesas.
Esse livro é tudo o que eu não imaginei que seria. Achei que seria algo como um guia, dividido em tópicos e o quão surpreendida eu fiquei ao me deparar com uma biografia da autora que ao se mudar pra Paris também se tornou mãe.
Mas o fato de ser uma biografia, está longe de ser um defeito. Deixou a leitura muito interessante, e fiquei muito curiosa em relação a essa cultura tão diferente da nossa.
Para quem se interessa pelo assunto, é uma leitura super válida.

thabell 08/11/2022

Gostaria de ter lido quando estava grávida
Esse livro me abriu os olhos para muitas culpas que carregava, me deu insights sobre como encarar meu maternar com mais leveza e, ao mesmo tempo, firmeza. Claro que tem algumas coisas impraticáveis e das quais discordo, mas a ideia em geral deste livro tem me ajudado bastante. Muito grata por essa leitura.

Wallace 04/11/2022

Parece biografia
Comecei a ler achando que seria um livro mais técnico, mas é mais biográfico. A autora conta a experiência dela ao criar seus filhos na França, relatando os prós e os contras.

Maria Martini 31/08/2022

Interessante
Achei interessante como a forma de criar os filhos pode divergir tanto entre um país e outro, acredito que a mescla é a melhor opção

Menina Ciria 15/08/2022

A autora Norte americana tenta desvendar a educação francesa onde crianças se sentam pacientemente para participar das refeições com seus pais e convidados, dormem a noite toda quando bebês, frequentam creches e pré-escolas, participam de acampamentos de vários dias sem presença dos pais, falam palavrões só no banheiro e dão um show de autonomia no parquinho. As crianças francesas são valorizadas, mas não são o centro das atenções, desde cedo são ensinadas a lidar com frustrações. O autocontrole é palavra chave. Existe uma hora para tudo, as crianças precisam da segurança de que os adultos estão no comando. Os pais franceses não estão preocupados sobre o quanto as crianças sabem ou não, eles entendem que as crianças precisam divertir e explorar (a autora fica irritada com as aulas de natação que não ensina as crianças a nadaram, nas aulas as crianças apenas se divertem na água). RESPIRE FUNDO PARA ESSA PROXIMA PARTE: a escola não se explica quando as crianças se envolvem em conflitos e se machucam. As próprias crianças não contam para os pais o que aconteceu. Faz parte da cultura geral da França não delatar o conterrâneo. (Depois de muita insistência a filha da autora contou o que aconteceu mas não citou nomes). No início eu achei o livro muito senso comum, no entanto, no decorrer da leitura entendi a proposta investigativa da autora e gostei muito.

Mi 08/07/2022

Pamela, mãe e jornalista norte-americana que vive em Paris, descreve em seu livro diferenças de cultura familiar e educação entre norte-americanos e franceses.
Gosto da forma sincera na qual ela escreve, como se estivesse se abrindo para alguém próximo, e da forma cômica com que aborda situações tensas da maternidade, mostrando a realidade mesmo, sem idealizações. Por várias vezes me peguei rindo de suas observações.
Pamela fez uma obra excelente e admiro que compartilhe experiências e conhecimentos de pesquisas que auxiliam tantas mães.
Esse livro trouxe muitos bons ensinamentos. Quando eu for mãe, com certeza irei ler esse livro novamente.

Monique Rochneski 05/05/2022

Ótima leitura de comparativo cultural. Excelente para repensar a criação que queremos para os nossos filhos, mesmo quando não concordamos com o livro

Rodorush 26/04/2022

Demorei muito pra ler...
O fato de eu ter demorado muito pra ler o livro faz com que minha resenha não seja fiel ao bom livro que ele é... O humor da autora não me pegou muito e esse foi um ponto negativo pois eu sei que eram piadas mas talvez não seja o tipo de humor que gosto... Eu esperava um livro mais objetivo e me surpreendi com algo mais sutil, no começo me irritei com a narrativa da vida da autora mas depois entendi que fazia parte do que é a obra... Os ensinamentos sutis ao longo da vida da autora resumidos para nós... Sim no final fez todo o sentido e gostei muito da evolução dos aprendizados que foram se consolidando ao longo do tempo. É isso... ser pai de gêmeas (7-8 meses) me deixou mais lento pra ler e para entender... comprometendo um pouco minha crítica... Talvez devido ao cansaço de leituras no fim do dia... Ou dias tão exaustivos que nem cheguei perto do livro... Haha

Barbara857 01/04/2022

Contém muitas observações interessantes e nos faz refletir sobre o assunto, achei uma leitura super válida :)

#Anafox 20/02/2022

Me pareceu bastante interessante... principalmente ao comparar nos finalmente, a diferença entre alunos de faculdade franceses e americanos. Embora torne a vida dos pais mais fácil, aparentemente, há consequências em longo prazo. Ou seja: justamente pela a educação francesa fazer de você uma criança obediente, há uma tendência em se manter assim. Recomendo a leitura deste seguido por Educação positiva, da Jane Nelsen, para compreender as consêquencias de uma educação assim.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6