Armada

Armada Ernest Cline

Resenhas - Armada

Luvale 14/03/2024

Eu nunca tinha lido nada do autor (somente assisti a adaptação de Jogador nº1), mas já tinha ouvido bastante sobre a escrita bem característica do Ernest e sobre ele trazer muitas referências da cultura pop para suas narrativas. Decidi conhecer o autor através desse livro, que tem uma premissa mais simples e muito interessante.

Acompanhamos Zack Lightman, um jovem de 18 anos que lida com questões familiares, uma vez que cresceu sem o pai, que sofreu um acidente misterioso em uma fábrica quando ele ainda era um bebê. Esse fato foi significativo para construir a personalidade de Zack, seu amor por jogos e fascínio por cultura pop e ficção científica. Quando certo dia ele vê uma nave espacial, idênticas às de seu game favorito Armada, ele se questiona se está ficando louco ou se existe algum plano secreto governamental, tal qual seu pai acreditava como leu em seus diários antigos. Será que isso tudo não passa de um jogo ou existe realmente uma ameaça alienígena ao planeta Terra.

Esse livro fala muito sobre a indústria e consumo de jogos, principalmente dos anos 80, fliperamas, filmes clássicos da ficção e como isso está interligado a várias teorias da conspiração. O livro traz inúmeras referências que não me incomodaram e fazem sentido dentro da trama, porém pode realmente afastar alguns leitores e deixar a leitura chatinha. A primeira parte do livro é muito interessante, tem um mistério intrigante e muitas questões de tramas políticas, governamentais e uma ameaça alienígena. Para impedir a destruição do planeta, as habilidades de Zack em Armada serão essenciais e muita coisa estranha está conectada.

Os personagens coadjuvantes são bem interessantes, mas não são muito desenvolvidos, deixando o foco completamente em Zack, que é aquele adolescente típico, excluído, nerd, impopular e que se vê no centro de uma trama mundial. Isso faz com que o livro tenha muitos clichês e obviedades, mas é extremamente divertido e envolvente. Eu particularmente gostei muito dos plot twists e das cenas de batalha, muito bem descritas e extremamente visuais.
O final foi corrido e trouxe algumas coisas óbvias e outras bem exageradas e completamente convenientes. Acho que poderia tomar outro rumo ou que a virada final fosse trabalhada com mais calma ao longo do livro. Mesmo assim foi uma leitura muito boa, que poderia ter continuação e que me deixou com muita vontade de ler outros trabalhos do autor. Vai agradar muito os fãs de ficção científica no geral, que buscam uma leitura mais dinâmica e rápida, que não deixa de ser inteligente.

Cachamorra 05/02/2024

Um livro blockbuster muito simplório
Esse livro é uma colcha de retalhos de elementos de ficção e fantasia da década de 1980/90 e início dos anos 2000. O autor conseguiu colocar vários elementos dessa época dentro de um livro infanto-juvenil e fazer um livro chato de ler.

Há tantas referências que em alguns momentos parece que estamos lendo um catálogo ou uma revista de curiosidades (ou teoria da conspiração). Eu fiquei com uma sensação de estar lendo uma continuação do Último Guerreiro das Estrelas, pq a história segue quase a mesma linha. Não há muitas inovações aqui, o livro usa as próprias referências como forma de elaborar a história e isso fica enfadonho após um tempo. Ainda assim, é um livro fácil de ler e concluir.

Eloiza1989 19/01/2024

Comecei as leituras do ano bem ??
Opinião de uma pessoa que não é muito nerd em relação a videogames e filmes sobre aliens:

Armada pra mim foi um ótimo livro e gostei muito, vi que as resenhas dele são divididas e muita gente compara com o livro de maior sucesso do autor: "O Jogador Número 1", porém infelizmente eu nunca li esse outro livro e vi o filme a muitos anos e não lembro de muita coisa (inclusive pretendo vê de novo e tenho certeza que vou gostar), então leiam a resenha sabendo disso.

O enredo do livro vocês já devem saber então vou pular essa parte de explicar, minha experiência lendo o livro foi muito boa, em diversos momentos tive pesquisar pra entender algumas referências (mas já esperava) e outras entendi com facilidade, gostei dos personagens e de como o enredo foi finalizado (tirando que não queria que acontecesse o que aconteceu com um personagem ?), o livro da um gancho pra um segundo livro e espero que realmente tenha, as batalhas são fáceis de entender (o que pra mim é um detalhe importante), o protagonista não é chato ??, e todo o universo de games/alienígenas do livro é muito interessante, enfim recomendo e achei que comecei minhas leituras do ano bem ?.

Ps: Leiam tendo em mente que é livro meio clichê (eu gosto então não me incomoda), eu falei ali encima que gostei do final e é verdade, mas podia ter tido mais coisas exploradas, mas acredito que o autor faria numa possível continuação.

Ramon.f.a.f 13/01/2024

Fascinante de maneira confusa
Já li diversas vezes "Jogador Número 1", assumo que comecei este livro com grande expectativa que iria se igualar ao seu anterior. De fato, mal chega perto, no começo é tão clichê que se torna maçante.
Lá para o final do livro, as coisas tomam uma reviravolta interessante, deixando o leitor instigado a descobrir o final.
No geral, um bom livro, com uma brecha boa para continuações.

Helena_ 01/12/2023

Livro para ?nerd?
O tanto de referência que esse livro tem a cultura geek não está escrito, tipo, não tem nem necessidade dessas referências estarem no livro, porque tipo, no jogador número 1, ok, até porque fazia parte do enredo, mas nesse essas referências ficaram vagas e sem nexos em certas partes, tomando chato e enjoativo.
O final foi resolvido tudo muito rápido e deu a entender que se o autor quiser, ele pode escrever uma continuação.
O começo foi muito chato, quase larguei ele de mão, depois ficou um pouco interessante, mas esse final estragou o que o autor construiu.

Fernanda2477 06/11/2023

O livro tem uma história até que interessante, mas parece que a ideia não foi tão bem aproveitada quanto poderia ter sido. A narrativa é bastante fluida e tem um ritmo frenético, parecido com a forma de narrativa de "Jogador N°1". Alguns acontecimentos parecem que são muito convenientes, principalmente no final da história, tudo se resolve sem grandes problemas e de forma simplista. É um livro com bastante referências a cultura pop e lembra bastante um filme da sessão da tarde. É uma leitura boa para passar o tempo ou para momentos de ressaca literária.

Ari Camara 15/08/2023

Mahomeno, bem pra meno
Esse livro parece que foi escrito por um adolescente incel nerd rockeiro que tem medo de falar com garotas. É a fantasia perfeita pra esse tipo de pessoa e sei que se eu tivesse lido ele com 14/15 anos, A Armada teria se tornado meu livro favorito da VIDA. (Eu não era incel, agora o restante...)

Ok, sei que é uma fantasia, mas um videogame e teorias da conspiração serem verdade e abduziram um moleque completamente normal de uma cidade completamente pacata é chutar o balde longe demais.

As referências a cultura pop nem sempre são bem encaixadas (na verdade, raramente são bem encaixadas) e a parte da batalha final se "resolve" nos 15% finais do livro.

Mas se só tem ponto negativo, pq a nota ainda é 2,5? Simples: apesar de todos os clichês, as fantasias e tal, ainda foi divertido e rápido de ler. Não teve nenhuma parte arrastada demais ao ponto de deixar entediado.

Rafael1384 02/08/2023

UM BOM LIVRO...
E até um bom livro mais não chega ser uma leitura obrigatória mais te prende até bem.

Realmente para quem já leu jogador número 1 ele não chega nem perto mais nem por isso ele chega ser um.livro ruim

vitinho 22/07/2023

Não é um Jogador N°1, mas vale a pena
Bom, voltando um pouco no tempo porque no dia que terminei Armada, esqueci de fazer a resenha, daí fui adiando e só tive tempo e disposição hoje. Como o título diz, o livro não é um Jogador N°1, mas vale a pena. Não é difícil de fazer essa comparação na cabeça de ninguém, porque os livros inegavelmente são muito parecidos, tirados de faculdades mentais muito parecidas do autor.

A história fala sobre o (tive que ir no livro procurar o nome do protagonista porque nem lembro mais, e acho que isso já diz alguma coisa) Zack Lightman, um jovem naquela fase de transição, no final da adolescência e início da vida adulta. Isso traz umas questões existenciais muito legais (com as quais me identifiquei) no início da trama, quando ele fala que acredita que está destinado a grandeza e não suporta a vida chata de ter que ir pra escola e, bom, ser uma pessoa normal. É um foreshadowing bem óbvio, mas divertido.

Zack perdeu o pai quando era só um bebê, e isso influencia muito na sua personalidade e nas suas vivências, especialmente quando ele é chamado pelo governo dos Estados Unidos para lutar uma guerra interplanetária a qual ele estava sendo preparado desde que se conhecia por gente, e nem sabia disso. Ao longo do livro pensei muito sobre como essa narrativa abre espaço para *muita* propaganda militar ser feita, e realmente é (um estadunidense não consegue escapar tanto de suas raízes, né), mas é dosada em um ponto não tão perceptível, então dá pra passar um paninho.

Toda a temática de videogames dos anos 80, fliperamas e teorias da conspiração é muito divertida de se ler sobre, principalmente porque o Cline se mantém num clima muito legal de mistério na primeira parte do livro, e os plot twists, apesar de alguns serem previsíveis, são espalhados durante os últimos 40% do livro, e isso prende bastante o leitor, faz com que você não queira parar de ler.

Queria muito desenvolver aqui a RAIVA que eu fiquei pelo Cline ter matado 2 personagens em específico, que definitivamente não precisavam ter morrido, mas que morreram só porque ele QUIS. Dito isso, foram mortes bem emocionantes, eu só fiquei com raiva porque acho que eram personagens interessantes que dava pra ter tido um desenvolvimento legal, mas obviamente não rolou.

O livro não é, na maioria das vezes, chato. Nos momentos que a narrativa fica um pouco parada realmente é difícil acompanhar, mas logo já dá uma guinada legal, e a história volta a ser interessante. Sobre o final: ele não é corrido, o plot twist é legal, e foi emotivo na dose bem certa, mas na minha opinião foi bem utópico e fora da realidade demais (não que uma guerra interplanetária contra alienígenas saídos de videogames de fliperama não sejam, mas tudo tem limite também). Não posso elaborar o que exatamente quero dizer com "utópico", por que seria spoiler, mas se vc ler o livro com certeza vai concordar comigo.

Dito isso, gostei bastante da maioria do livro. Os personagens são legais (o protagonista, nem tanto, mas outros sim) e a história é envolvente na maioria dos momentos. Não tenho muito mais o que falar sobre porque sinceramente, não lembro muito mais sobre o livro haha. 4/5 estrelas bem sólidas, e até a próxima!

Victor 04/07/2023

Inteligente e divertido
Em armada somos apresentados a uma narrativa bem inteligente, tma terra sofre um ataque alienígena e isso traz muitas teorias e obriga todos a se juntarem para proteger o seu planeta.
A história rola de forma bem simples e ao mesmo tempo inteligente que referências a cultura dos anos 1980 e posterior, assim como no último livro do autor, a leitura é rápida, você quer ler um pouco quando vê leu 40 páginas e nem percebeu. Uma leitura que super vale a pena, seu final é incrível, sinceramente acho que a leitura é maravilhosa.

Bruno.Carvalho 01/05/2023

Mais um mundo interessante para os Fãs de jogador N 1
Cara, Jogador N 1 foi o primeiro livro que eu digo que li na vida (meados de 2015) e eu só li a Armada porque era do ernest. Sinceramente, não chega a ser tão incrivel quanto jogado N 1, mas ele cria fatos interessantes, uma historia muito boa e um final bom demais de se ler, porem eu acho que eu esperava mais se comparado ao outro livro dele.

anisios 31/01/2023

Divertido mas um pouco raso no plot no final.
O começo é divertido e prende o leitor com a construção do mundo e personagens. A trama é apresentada com clichês e um show de referências de cultura pop , exatamente como em Jogador Número 1. Perto da metade o plot fica meio o óbvio o rumo da história. Mesmo assim a construção de vários personagens de suporte sustenta o interesse e o próprio enredo. 3.5 estrelas.

Joel 30/01/2023

Um livro fanservice... mas muito divertido!
Como sou um nerdola a leitura me aconchegou e eu a abracei de uma maneira muito suave. Tive ótimos momentos lendo esse livro, que assim como Jogador Nº1, conquistou meu coração.

Algumas citações e referências podem tirar o leitor da história em alguns momentos, caso ele não tenha conhecimento ou bagagem que as vezes se mostra necessário para a leitura. Ainda assim conseguiu ser bastante intrigante e me prendeu até o final.

O livro deixa muitas pontas soltas, com um desfecho em aberto, as vezes até com alguns exageros no enredo e é por esse motivo que não entrego 5 estrelas para essa obra.

No mais é isso, uma história intrigante, alguns personagens muito bons e outros mais esquecíveis, ideia muito maneira e com bastante fanservice pra galera nerd, principalmente a galera nerd da velha guarda (não me encaixo no segundo grupo, sou novinho).