O que é Punk

O que é Punk Antonio Bivar

Resenhas - O que é Punk

herbert.goncalves 07/09/2023

Nhé
Tem um teor bacana, porém não é tão legal quanto imaginei que fosse. o livro faltou ser o que o punk é: kamikaze.

site: https://letterboxd.com/herbertcinema20/films/reviews/by/added/page/2/

Chris 04/08/2010

O que é punk? Esse é o nome do primeiro livro do dramatrugo Antonio Bivar, lançado pela coleção primeiros passos da editora brasiliense. Coleção essa muito interessante, pra qualquer assunto. Mas não pretendo me alongar aqui a falar sobre a coleção, o intuito aqui e é criticar o livro em questão.
Antônio Bivar é com certeza um grande escritor e antes de qualquer coisa, pelo que me parece realmente viveu o movimento punk, porém cabe a mim nesse espaço falar das coisas que não concordei no livro em questão, bem como exaltar as passagens mais interessantes. Pra não me perder, irei destacar as passagens e comentá-las, pela ordem que está no livro.

A pré história do punk.

Taí.... Já começou com algo desnecessário. Tudo bem, que ele seja um alto conhecedor de culturas, história e etc. Diga-se de passagem, a comparação do Beat com o punk, é simplesmente genial, porém se dá ao trabalho de escrever 29 paginas sobre movimentos que antecederam o punk, pra mim é exagero.
Mas, o mais interessante é que ele dedica 29 páginas pra falar do que aconteceu 20 anos antes do punk, mas não se da ao trabalho de dedicar nenhum parágrafo pra falar do punk rock novairquino. Onde tudo começou realmente. A única referência que ele faz ao som de nova york é la pras tantas do meio do livro( não lembro a página, e nem vou procurar), e que ele fala em outras palavras mais ou menos assim. "Ta... tudo bem....o punk realmente nasceu em nova york com ramones, heartbrakers e etc. Mas na verdade isso era o protótipo do punk que conhecemos." Essa pra mim é a pior parte do livro. Se Mr. Bivar se preocupasse em responder a pergunta do titulo do livro, ele não faria isso. O que é punk???? São os sex pistols com a camisa da suástica ou os anarco-punks pregando o anti-nazismo?? A resposta é simples, mas também não vou falar dela agora, deixarei essa parte pro final.

O nascimento do punk

"Eis o homem", É com essa alusão a obra do filosofo alemão que é apresentado o "pai do punk, Malcolm McLaren"(????) Interessante como o autor se esquece da terra do tio sam. O Mclaren(Não o do carro) era produtor dos New York Dolls, que apesar de nunca ter sido um sucesso de bilheteria, era um enorme sucesso de crítica. E as bandas de punk rock ja começavam a existir em nova york antes da inglaterra. Ramones, Heartbrakers, Dolls, Television, foram algumas das bandas que moldaram o que seria a contracultura punk, isso sem falar nas bandas de pré punk, como The Stooges e MC5. E foi assim que o "homem" levou o que sabia de nova york para a terra da rainha.

Implosão e explosão.

Esse capitulo é sensacional, pra quem gosta da história punk, ele retrata a historia da explosão do punk(Na inglaterra é claro) . Os primeiros, fanzines, primeiros festivais, primeiras, gangues, primeiras bandas, tudo isso muito interessante. E depois a retomada do punk através do hardcore e o pós punk . Realmente merece congratulações.
Porém a confusão sobre o que é punk continua deixando seus rastros (Acho que isso deve pela fase que o bivar viveu, chegando do punk no Brasil, aquela euforia, ninguém se preocupava em distinguir o punk). Primeiramente... Os sex pistols não eram anarquistas, não no sentido proudhoniano. Como diz o próprio johnny Rotten, o que eles estavam interessados mesmo era no caos(CHAOS!!!!), o punk dessa época não tava ai pra nada, não eram políticos como disse ainda o Joãozinho podre. Isso só veio um pouco depois, alguns punks aderiram ao anarquismo. Aqui cabe uma ressalva sobre a maior equivoco do livro... PUNK NÃO É ANARQUIA!. Esse é concerteza um equivoco da maioria das pessoas, não necessariamente todo punk é anarquista. Existem punks que são comunistas, por exemplo. Isso sem contar os niilistas e todos aqueles que se consideram apolíticos.
Movimento punk em São Paulo, Brasil
Esse é o ápice do livro, o movimento punk de São Paulo (ah...) foda eu queria ta la. Sempre que ouço pânico em SP dos inocentes, ou são Paulo do 365, sempre bate aquela emoção. Mesmo eu sendo até um tanto regionalista e adorar o nordeste, não tem como não se encantar com são Paulo. É muito boa a maneira que é retratada as histórias, as primeiras gerações das bandas,assim como no documentário botinada, também muito bom.

Conclusão:
O autor, creio eu, que pra tentar tornar o processo mais simples e mais acessível a todo mundo não retratou o punk do modo que deveria. O punk não possui só uma história, só uma criação. Um criador???? Ninguém criou o punk. O punk não tem heróis. Talvez esse receio em tornar o livro acessível acabou transmitindo uma imagem deturpada do punk pra quem não conhece.
Agora vou retomar a pergunta inicial, o que é punk? A verdade é que o Punk puro e simples não existe e nem nunca existiu, pra começar o punk de nova York não era o mesmo da Inglaterra das camisas nazistas e tampouco o mesmo dos jovens anarco-punks do século vinte e um que pregam o anti-fascismo. O punk é uma entidade abstrata que se transfigura de acordo com o tempo e a região. O espírito punk é o que realmente importa é o “do it your self”. Em todas as sua vertentes o principo do faça você mesmo sempre continua lá.

Nay Lopes 25/01/2017

Leitura Punk Obrigatória
Primeira obra do Antonio Bivar numa coleção tão significante como a “Primeiros Passos”. Sensacional! O autor foca no movimento punk e em sua passagem durante seus anos de ouro em todo o mundo, alavancando a importância do movimento no Brasil.
É possível conhecer inúmeras fases do rock desde o beat na década 50 até os “mais atuais” dos anos 2000. Citação de incríveis nomes e bandas da cena no Brasil e no exterior e claro, sobre o grande festival punk de 82, “O começo do fim do mundo”. Leitura obrigatória para quem não conhece punk, para os que se interessam sobre o tema e para quem faz parte do movimento. Leitura obrigatória para todos!!!

Paulo 29/09/2013

Integrante da Coleção Primeiros Passos, O Que é Punk de Antonio Bivar, traça um panorama do movimento punk na América do Sul começando pelo surgimento dos Sex Pistols na Inglaterra no final dos anos 1970. Sucesso absoluto, agora em sua 5ª edição, o livro de Bivar conta com imagens escolhidas a dedo e texto impecável para representar a história deste movimento que antes de ser música é atitude e que está presente há 30 anos em nosso país. Começando com Sex Pistols e passando por Bad Religion, Dead Kennedys e Circle Jerks até chegar nos nossos Hino Mortal, Ratos de Porão e Dead Fish. O festival O Começo do Fim do Mundo, marco importante na consolidação da identidade nacional, e a cobertura tendenciosa da mídia mainstream não foram deixados de lado. Se Mate-me por favor pode ser considerada a bíblia do movimento punk novaiorquino e londrino, O Que é Punk cumpre este papel pelo movimento em terra brasilis. Editora Brasiliense, 184 páginas.

site: http://sequelacoletiva.wordpress.com/2010/12/31/livro-o-que-e-punk/