Venetia e o Libertino

Venetia e o Libertino Georgette Heyer

Resenhas - Venetia e o Libertino

cris.leal 12/10/2020

Leitura prazerosa...
Criada por um pai recluso, a senhorita Venetia Lanyon viveu praticamente todos os seus 25 anos de vida, enclausurada nos limites da propriedade rural da sua família. Viu pouco da vida e nunca se apaixonou. Sua existência monótona muda radicalmente quando Lorde Jasper Damerel, seu vizinho, a encontra colhendo frutas em suas terras. A reputação de Damerel é péssima. Ele é um homem de 38 anos, famoso por ter seduzido uma mulher casada e por gostar de orgias e jogatinas. A jovem que desejasse manter a reputação intacta, deveria evitá-lo. Venetia, no entanto, não se abalou quando se viu diante dele.

De início, como era de se esperar, as intenções de Damerel com relação a ela não eram as melhores, mas logo percebeu que não podia arruinar uma jovem tão adoravelmente inocente que, em pouquíssimo tempo e de maneira irreversível, conquistou seu respeito e atenção. Encantados, os dois se tornaram amigos e passaram a se ver com frequência, para desespero dos conhecidos de Venetia, que temiam que o notório libertino fizesse mal à moça inexperiente. Venetia, contudo, sentia-se cada vez mais feliz e segura ao lado dele. O lorde, além de ter um enorme coração, a entendia como ninguém. Eles eram verdadeiras almas gêmeas e a amizade rapidamente se transformou em amor.

Entretanto, o peso da realidade se impõe e o romance é frustrado, porque Damerel se considera indigno da amada. Mesmo muito apaixonado, prefere se separar dela para evitar sua ruína social. Ele acha que Venetia ficará melhor sem ele, mas será que ela está convencida disso? Será que aceitará perder seu melhor amigo e primeiro amor?

O romance de Georgette Heyer é ambientado no período da Regência (século XIX), e foi publicado na década de 1950. Não há conteúdo sexual na história de Venetia e Damerel, mas é tão maravilhosamente escrita que dá pra sentir a temperatura subir quando os dois estão juntos. Eu gostei da trama e amei a espirituosa e determinada mocinha, mas achei uma pena o livro ter terminado sem um epílogo com detalhes sobre o futuro do casal. Eu queria tanto saber!

site: https://www.newsdacris.com.br/2020/10/resenha-venetia-e-o-libertino-de.html
Débora 12/10/2020minha estante
Cris, quem consegue ler sua resenha e não ficar louca pra ler o livro??

cris.leal 12/10/2020minha estante
Kkkkkk e olha que este nem é o meu livro preferido da autora, mas é um bom livro.

Débora 12/10/2020minha estante
Qual é seu preferido dela, Cris? Seria "Casamento de Conveniência"?

guidix3 13/10/2020minha estante
Eu amooooo!!!! Venetia e Damerel são perfeitossss

cris.leal 13/10/2020minha estante
Como é q vc descobriu, Débora?! Eu amo "Casamento de Conveniência"! "A Indomável Sofia" tbm é mto legal. ?

cris.leal 13/10/2020minha estante
Concordo com vc, Ingrax3 ?

Débora 13/10/2020minha estante
Então, Cris, "Casamento de Conveniência" foi um dos que vc me sugeriu, mas não consegui encontrar, mas o da Venetia e agora "A indomável Sofia" eu achei e já coloquei na minha lista de leitura!

cris.leal 14/10/2020minha estante
É muito difícil achar "Casamento de Conveniência" novo pra comprar. Uma pena...

guidix3 14/10/2020minha estante
Me metendo aí na conversa: eu consegui apenas Ovelha negra. A indomável Sofia tem na Amazon... e Casamento de conveniência pode ser que tenha ebook, mas nem todo mundo curte, né..

cris.leal 14/10/2020minha estante
Os livros dela não tem em ebook, pelo menos não na Amazon. E por falar em ebook, eu custei a me acostumar, mas agora não quero outra vida. ??

guidix3 14/10/2020minha estante
Tem os "tráficos" da internet hahaha mas onde eu procuro, também não achei

Débora 14/10/2020minha estante
Eu, agora, só no ebook, também. Não quero outra vida!???

guidix3 10/06/2020

O casal perfeito!!!
PARA TUDO! Venetia é a melhor mocinha que conheci nessa vida de romances de época!!! Totalmente à frente do seu tempo, empoderada, independente, feminista, abusada e afrontosa. O melhor? Não gosta dos carinhas delicados e certinhos. Venetia gosta é dos errados. E gosta de tudo o que venha a contrariar o senso comum. VENETIA TEM MINHA DEFESA SEMPRE!!! E quanto a Damerel? Melhor devasso dessa vida! Os dois se completam!!
Bruna Varela 10/06/2020minha estante
Já quero

guidix3 10/06/2020minha estante
Lê migaaaa

cris.leal 10/06/2020minha estante
Adorei a resenha! Quero muito ler esse livro. ;)

guidix3 10/06/2020minha estante
Leia, Cris!

Camille 03/07/2013

Séculos passados em ironia e, é claro, romance. - Beletristas.com
Aos 25 anos, Venetia já deveria estar casada e, quem sabe, com o primeiro (ou segundo) filho nos braços. Todavia, ela está solteira, morando com seu irmão mais novo Aubrey enquanto espera Conway, seu irmão mais velho, voltar. Não só, ela também é a responsável pela casa, já que seus pais não estão mais vivos.

De outro lado, Damerel é um libertino que volta para casa, sendo esta, por acaso, vizinha da de Venetia. Quando um acidente acontece com Aubrey, os dois se encontram e se inicia uma amizade improvável - afinal, todos recomendam que ela fique longe do homem.

Mesmo que Damerel não queira ser o responsável por estragar a reputação de Venetia, e mesmo que ela seja o tipo de mulher que está a frente de sua época, procurando sempre alcançar seus desejos, quando o amor entre os dois surge, não há uma pessoa que possa separá-los definitivamente.

Uma das coisas que nos chama atenção é o relacionamento dos dois irmãos. Em livros de época, é mais comum que os homens (mesmo quando mais novos) estejam sempre muito mais preocupados com o futuro das irmãs. O diálogo costuma girar em torno de adoração e proteção, o que esse livro não tem muito, dando lugar ao sarcasmo e a implicância que dá humor ao livro.

É com esse plano de fundo que Venetia e o Libertino, um romance histórico, começa a nos prender atenção. Seja pelos diálogos inteligentes e irônicos, seja pelo romance que vai se desenvolvendo aos poucos, é difícil não se prender a séculos passados com essas personagens.

A forma de escrever, compatível com a época, de Georgette Heyer transforma a leitura em algo prazeroso, simples e calmo. Não é um livro com ações intermináveis que fazem nossos corações baterem mais rápido e ficarmos ansiosos pela próxima cena do gênero. Ficamos ansiosos sim, mas para saber se tudo termina bem.

site: http://beletristas.com/resenha-venetia-e-o-libertino/

pink 02/03/2014

Venetia e o Libertino
Apaixonada por romances de época e vendo que o livro se passava no século XIX decidi compra-lo as cegas e não me arrependi nem um pouco.

O livro logo nos apresenta Venetia, uma jovem de 25 anos, que já apresenta idade avançada para casar-se mas não parece se importar tanto com pretendentes, suas maiores preocupações são cuidar da propriedade da família e de seu irmão mais novo enquanto o mais velho, que está fora do país a serviço militar, não retorna.

Mas sua vida começa a sair do lugar quando o difamado Damerel, seu vizinho conhecido por histórias gritantes de libertinagem, não somente volta para sua propriedade como também faz dela objeto de sua atenção. Apesar de todas as contra indicações Venetia abre mão dos bons princípios para virar boa amiga do terrível lorde, e descobre que ele não só não é tão mal assim como os dois possuem muitas opiniões em comum.

A maioria dos personagens do livro possuem muita personalidade e são muito bem construídos, com destaque para Venetia, seu irmão mais novo, Aubrey, e Damerel que possuem além da inteligencia até erudita, um sarcasmo divertido.

O livro também, talvez por ser escrito posteriormente, possui um pouco mais de cenas de amor do que se pode esperar do século 19, o que dá um pitada a mais de emoção. Amei e sem dúvidas recomendo.

site: http://kdreamkingdom.blogspot.com.br/2014/03/livro-venetia-e-o-libertino.html

Ali 10/09/2020

Esperava um pouco mais de romance
Mal tem passagens românticas de Venetia e Demerel, se eu não me engano, só li 3 passagens do tipo. Esperava mais em relação a isso, o livro foca muito em falar dos personagens secundários e ao meu ver esqueceu um pouco dos personagens principais. A escrita é maravilhosa e o livro é rico em detalhes, mas para quem quer ler um romance arrebatador, esse não é o livro indicado.

bia 16/10/2014

... pétalas de rosas ....
relendo e adorando "novamente" .... descobrindo novas passagens que na pressa de ver o final passou batido ....
" ele espalhará suas pétalas de rosas.....

Pricilla.Silas 04/12/2021

Gostei muito desse livro, mesmo sendo um pouco antigo tem uma linguagem fácil, é muito engraçado, a protagonista é fantástica, determinada, não tem medo da sociedade, é uma feminista, benevolente, Venetia é inesquecível, Aubrey, seu irmão, também não fica para trás, ele mesmo tendo sua deficiência não liga para o que as pessoas pensam e digam à seu respeito, e tem uma língua ferina e um intelecto a frente do seu tempo, e Damerel é um libertino inteligente e apaixonante, o romance entre os protagonistas é complicado e encantador ao mesmo tempo, esse Libertino também me deixou apaixonada...?

Aria.Verso 11/07/2016

Um Romance Perfeito!
Venetia Lanyon é uma jovem que conquista logo de primeira. Divertida, independente, inteligente, linda e atrevida. Aí se vai minha primeira estrela logo nas primeiras páginas. Ao decorrer as primeiras páginas, a descrição da propriedade e toda a vida de Venetia é feita de forma magistral e encantadora, nos conduzindo tão levemente e divertidamente que as páginas passam sem serem sentidas.

“Ela era uma perfeita amazona; e a aparição súbita de um raptor brutal na pacífica vizinhança cumpridora da lei parecera, mesmo no sonho, um tanto forçada.”

E então, vem o primeiro impacto: Lorde Damerel, o barão maldito, e nossa! Uma das melhores apresentações de personagens já feitas! De forma um tanto abrupta, muito divertida e extremamente apaixonante, já ficamos desde então, com uma quedinha pelo querido barão, e a quedinha só vai aumentando até se tornar um tombo! A segunda estrela!

“Deve ter sido ousado, ardente e, talvez, tivesse sido desesperadamente resoluto. A vivência o tornara um cínico, mas não fora cínico em sua mocidade fogosa. Ela sabia que na época ele não fora capaz de sorrir diante da própria loucura.”

A terceira estrela se deve à forma que a aproximação entre os dois é conduzida, pelo irmão caçula de Venetia, que ao se acidentar em sua montaria, é salvo por ninguém menos que Damerel, e não apenas uma amizade forte é estabelecida entre os dois, como Venetia é obrigada com prazer a cuidar de seu irmão na residência do barão, levando assim à um forte sentimento recíproco.

“Eram amigos íntimos, talvez um estranho os tivesse imaginado parentes, tão francas e incerimoniosas eram suas conversas, e até agora extraídas de simples brincadeiras.”

Apesar de tão fortes ligações estarem sendo estabelecidas, elas sofrem demasiadas intervenções de outros que não vem o Barão Maldito com bons olhos. Como o jovem, futuro Lorde Denny e o enfadonho Mr.Yardley, pretendentes insistentes e metidos de Venetia, que possuem diferentes motivos para ameaçarem essa relação. Ou até mesmo a maravilhosa Lady Denny, segunda mãe de Venetia, preocupada demais com a reputação de sua jovem amiga. Quatro estrelas pela perfeita ambientação do romance!

“Você talvez lamente esse dia, eu não! O que lamento é o que jamais poderei anular, porque os deuses não anulam o espaço ou o tempo ou transformam um homem como eu num homem digno de ser seu marido.”

Acredito que cada personagem seja perfeitamente caracterizado e interessantes por si próprios. Ao ler, as possibilidades são abertas para que você escolha seu favorito e não se arrependa de sua escolha. Também, esta história singela e linda de amor é apaixonante, não haverá um único momento em que não desejará chegar ao final, em que desejará que ambos não sejam felizes para sempre, e também irá perder as esperanças, até enfim chegar ao final arrebatador e se perguntará, porque não tem mais, porque terminou. Venetia e Damerel são apresentados com maravilhosas qualidades e defeitos também. Ao terminar, perceberá como o amor muda, de forma inconsciente, mas não pelo pedido do seu amado, mas pelo seu próprio desejo de ser melhor, e ainda sim permanecerá consciente daqueles tristes fatos ou passados que não podem ser alterados. Perceberá então, que quem te ama, amará também esta parte sua. Amará cada parte sua. Venetia e Damerel: Meu querido shipp.
PS: Não preciso explicar a quinta estrela...

“Se ele deve entregar-se a tais hábitos perdulários, ele espalhará suas pétalas de rosas para que eu pise em cima, não uma de suas ridículas prostitutas!”

site: http://www.oclubedameianoite.com/2016/07/resenha-venetia-e-o-libertino-georgette.html

Anapédia 23/04/2018

Uma anti-heroína, um anti-herói, um anti-coadjuvante e um ROMANCE CLÁSSICO.
Se você amou Elizabeth Bennet ou Emma de Jane Austen, precisa conhecer Venetia Lanyon, a mais hilária das irônicas mulheres a frente de seus tempos.
Todos acham que sabem o melhor para Venetia, mas ela está satisfeita com sua independência e não pediu a opinião de ninguém, mas tolera pois é uma mulher educada de sociedade.
Seu irmão Aubrey é tão subestimado (ou mais) quanto ela, e tem mais sabedoria e perspicácia que toda sociedade inglesa campestre que o cerca (inclusive sua irmã Venetia).
Juntos, mas não unidos, ao seus próprios modos, eles decidiram mediante a inesperada chegada do 'Barão Malvado", o Lorde Damerel, tomar as rédias de suas vidas restringidas até então pelas circunstâncias e falta de opção.
Divertidíssimo, e um deleite para os irônicos de plantão e os de humor negro incompreendidos.

Jessica 13/05/2022

Esse foi o terceiro livro que eu li dessa autora, todos favoritados, sou apaixonada por ela.
Eu sei que Georgette heyer se inspirou muito nos romances da Jane Auten, eu consigo ver a semelhança nos livros. Eu amo a escrita delas, simplesmente perfeitas.
Eu amei o romance, achei o casal maravilhoso, Venetia e Damerel foram escritos um para outro, eles se completam.
Não é uma história para todo mundo, principalmente prá queles que esperam algo atual, aqui o romance se basei mais na sutileza, traduzindo, sem fogo dos romances de época atuais.

Dicas.Celly 08/09/2015

Venetia e o Libertino - O que dizer deste livro?
Tinha lido apenas um livro da Georgette Heyer e adorei a escrita da autora e as situações super divertidas que ela conseguia criar. Comecei então a procurar outros livros dela e me deparei com Venetia e o Libertino... Tenho que confessar que gostei muito. Os diálogos entre Venetia e o leviano Lorde Damerel são deliciosos e outra coisa que me cativou foi a linda relação de Venetia e do seu irmão...
Resumindo: Se você procura um livro com muito humor e uma leve pitada de romance, esse é o livro certo!

14/02/2017

Amei.....
Sandra99 16/02/2017minha estante
Bom saber!!

Maria1691 07/07/2023

Uma história eloquente!
- Uma escrita ótima e fluida de ser feita.
- Personagens muito bem construídos e com bastante personalidade.
- Um romance sutil, mas bem envolvente.
- Diálogos acalorados e de tirar o chapéu.
- Uma história que remete muito aos costumes da época, de tão boa e detalhada que é, realmente mostrando quais eram os princípios da cultura e etiqueta (Não importando a felicidade e sim a reputação).

No interior rural da Inglaterra, Venetia é uma jovem de 25 anos que nunca teve uma experiência fora de sua zona de conforto, nunca foi apresentada à sociedade londrina, nunca se apaixonou ou conheceu do mundo, sendo vista como uma moça ingênua e inexperiente sempre estando na companhia de seu irmão e fiéis empregados. Até que conhece Damerel em um de seus passeios nos campos; só tendo o conhecido através de maus boatos, a jovem mesmo assim faz uma forte amizade com ele, não dando ouvidos aos comentários de reprovação de seus vizinhos e empregados. Sendo a frente de seu tempo, com fortes opniões e sendo decidida no que acredita, ela vai ter que decidir se essa amizade que pode se tornar algo mais deve ser cortada os laços a fim de agradar aos outros ou se escolhe a sua felicidade junto de uma possível má reputação por ficar com um dos maiores libertinos de Londres.

marifeitoza 09/01/2024

Livro bom, mas que não foca tanto no casal
Gostei bastante da leitura, nunca tinha lido nada da autora, então pra mim foi tudo novo, a escrita me lembrou muito os livros da Jane Austen, o que achei bem interessante por ser algo inesperado.

A protagonista é muito forte e os diálogos entre os personagens são super bem escritos. Amei acompanhar a Venetia chocando todos ao seu redor e também ri muito com seus dois pretendentes e com seu irmão mais novo (na minha opinião o melhor personagem do livro).

A única coisa que me deixou um pouco chateada foi que queria mais cenas entre o casal principal, o livro acaba focando muito nos personagens secundários e deixa de lado o romance entre os dois principais (sobrevivi a base de migalhas).

No geral gostei bastante, boa escrita, personagens bem desenvolvidos e com um plot que me deixou chocada.