Fernanda631 23/01/2023
Enders
Enders foi escrito por Lissa Price e foi publicado em 2012.
Ao final do Livro 1 a autora deixou um gancho gigantesco para o Livro 2, sinalizando ao leitor que a protagonista Callie não estava lá tão segura quanto ela imaginava e que a destruição do prédio da Prime Destinations – empresa que alugava secretamente os corpos de Starters para Enders – não significava o encerramento das atividades realizadas lá, nem muito menos a derrota de seu presidente, o Velho.
Aterrorizada pela constante voz em sua cabeça, Callie precisa fazer algo para se certificar de que o Velho não volte a controlá-la ou fazer mal a outros Starters. Além das ameaças e provocações do Velho em sua cabeça, Callie também ouvia a voz de seu falecido pai, o que não deveria ser possível, deixando-a ainda mais perturbada. Após a explosão que matou uma Starter dentro de um shopping, quase na sua frente, Callie sabia que se continuasse ignorando o Velho em sua cabeça coisas piores poderiam acontecer, e o pior, os próximos alvos poderiam ser Michael e até mesmo Tyler, seu irmãozinho.
Callie Woodland conseguiu o que queria. A Prime Destinations foi fechada e nenhum Starters terá seu corpo alugado para Enders ricos novamente. Helena, a última inquilina de Callie e mais uma vítima da Prime, deixou metade de sua fortuna para a garota e seu irmão Tyler, que juntamente com Michael, vivem uma vida mais que confortável na mansão da falecida Ender. Mas ter dinheiro e pessoas que se importam com seu bem estar não quer dizer que a batalha de Callie acabou.
E aí que a aventura começa! Callie desvenda muitos outros mistérios sobre o projeto dos chips, o controle dos Starters e os verdadeiros planos do Velho, em uma correria frenética para fugir e tentar salvar outros Starters que possuem chips – chamados de “Metais” – do controle do Velho.
Ela pode ter saído das ruas, mas muitos jovens como ela ainda vivem na miséria. E apesar da Prime Destinations não existir mais, o Velho ainda está a solta e todos os Starters que alugaram seus corpos ainda estão com chips na sua cabeça, o que lhes confere o apelido de Metais. E a maioria deles não está em boa situação.
Grande parte dos Metais perdeu o dinheiro que ganhou na Prime, sendo que outra grande maioria nem chegou a receber. E a situação desses jovens se revela ainda pior quando o Velho prova para Callie, de maneira dramática e sanguinária, que ainda pode controlar os Metais e, inclusive, transformar os chips em suas cabeças em bombas. Com a voz do inimigo novamente em sua cabeça, Callie sabe que precisa agir. Entretanto, não será uma tarefa fácil. A garota descobre que não pode tirar o chip da sua cabeça sem se matar no processo, mas quando escuta a voz do pai na sua cabeça novamente, ela sabe que tem que ir até o fim.
Então pressentindo a ameaça à flor da pele, Callie concordou em se encontrar com o Velho, desconfiando de que seu objetivo obviamente fosse fazer uso do chip em sua cabeça, o único chip alterado capaz de matar.
Ao invés do Velho, quem lhe encontrou primeiro foi Hyden, um Starter desconhecido que praticamente “sequestra” Callie com o objetivo de salvá-la do Velho.
A caminho de um encontro face a face com o Velho, Callie é abordada por um misterioso garoto, que já salvara sua vida antes e que afirma que está fazendo o mesmo novamente. Hyden, como é chamado o Starter, revela que é filho do Velho e que ajudou a criar parte da tecnologia relacionada aos chips. Entretanto, assim como Callie, ele está em guerra com o pai, que sempre fora um homem horrível para o filho.
Hyden não sabia das pretensões do pai quando o ajudou a criar os chips e, depois de ver o que ele fez, ficou decidido a acabar com tudo. Entretanto, o garoto sabe que o fim da Prime não é o fim do pai. O Velho pretende vender a tecnologia dos chips, assim como os Metais, para grupos terroristas estrangeiros.
De início esse personagem inusitado causa muita desconfiança, mas aos poucos vai ganhando a confiança da Callie ao passo que revela coisas sobre si mesmo e sobre a Prime Destinations.
Determinados a impedir o Velho, Callie aceita se juntar a Hyden nessa batalha, que por sua vez tem ao seu lado Ernie, seu guarda-costas Middle, e Redmond, o cientista que ajudara Callie e Helena no passado. Enquanto decidem exatamente o que fazer, Callie e Hyden começam a juntar os Metais e levá-los para seu esconderijo, onde estão fora do alcance do Velho. Logo Michael se junta a eles, apesar de Hyden ter levado o garoto e Tyler para outro lugar seguro, longe de Callie.
Quando as coisas parecem começar a melhorar, tropas do Velho invadem o esconderijo e todos os Metais são sequestrados, assim como Redmond, e Ernie é ferido. Agora sozinhos, Callie, Hyden e Michael tem que se virar para encontrar o Velho e todos os Metais. Ao visitar a antiga casa, Callie encontra provas de que seu pai pode estar vivo, mas nas mãos de seu inimigo.
Disposta a descobrir toda a verdade, Callie precisa ver além das mentiras e máscaras não só do Velho, mas também daqueles que ama e que a cercam. Ninguém é realmente quem parece ser e até onde a garota conseguirá ir? Em que ela deverá confiar? Nessa batalha pela verdade e pela liberdade, falhar não é uma opção.
“Enders” consegue ser ainda mais eletrizante que “Starters”. Os novos personagens que entram em cena são tão misteriosos e encantadores quanto os próprios protagonistas. Ação é o que não falta! Callie se mostra uma protagonista excepcional, corajosa, destemida, cheia de esperança e encantadora.
O que me conquistou nesta sequência foi que Lissa não errou na mão, tudo está muito bem comedido, todas as cenas de ação entrelaçadas com as cenas de afeto e descobertas, todas as peças do quebra-cabeças se encaixam perfeitamente, uma após a outra até o desfecho central. Temos a impressão de que cada detalhe da construção do mundo distópico de Lissa Price foi muito bem calculado e convence o leitor de forma muito natural.