Enders Lissa Price

Resenhas - Enders

Lillian.Pereira 06/01/2022

Cont. de startes
A autora conseguiu manter a história sem se perder e a história se desenrolou de uma forma que eu não esperava mas me surpreendendo positivamente
Leiam e tirem suas próprias conclusões pq eu amei

TraumadaAyA 26/02/2022

Potencial desperdiçado
Uma história tão legal, com personagens que poderiam ser tão interessantes e com um final tão decepcionante.

Me diverti no início. Gostei demais do acréscimo do hyden na história.

Mas assim: acontecimentos confusos e infantis, do nada ela lá rebolando (que cena ridícula), desapareceram com o irmão dela e nunca mais se fala nada.. gente do mal que era do bem, gente do bem que era do mal.. uns plots mal resolvidos idiotas, furo de história..

Se você tá lendo pra saber o que aconteceu com a Emma.. esquece! É uma bosta!

2 estrelas pela criação do universo foda, tirando isso... Credo! Que bela merda!

Sofi 05/06/2022

Enders
Não é que não gostei, mas a magia que havia no primeiro se perdeu completamente. O enredo é bom e o clímax também, realmente é surpreendente e nada óbvio, mas o livro 2 é mais individualista e não fala tanto sobre o mundo da história, que ao meu ver era a melhor parte. Os personagens em geral também são bastante negligenciados. Bom, mas não se compara ao primeiro.

S. G. Conzatti 01/05/2020minha estante
Concordo com tudo que você escreveu. Uma decepção essa continuação.

luiza 22/05/2020minha estante
concordo demas, achei esse livro horrível, fiquei muito decepcionada pois tinha gostado demais de Starters

Ana Luiza 13/02/2014

É hora de tirar as máscaras
Callie Woodland conseguiu o que queria. A Prime Destinations foi fechada e nenhum Starters terá seu corpo alugado para Enders ricos novamente. Helena, a última inquilina de Callie e mais uma vítima da Prime, deixou metade de sua fortuna para a garota e seu irmão Tyler, que juntamente com Michael, vivem uma vida mais que confortável na mansão da falecida Ender. Mas ter dinheiro e pessoas que se importam com seu bem estar não quer dizer que a batalha de Callie acabou. Ela pode ter saído das ruas, mas muitos jovens como ela ainda vivem na miséria. E apesar da Prime Destinations não existir mais, o Velho ainda está a solta e todos os Starters que alugaram seus corpos ainda estão com chips na sua cabeça, o que lhes confere o apelido de Metais. E a maioria deles não está em boa situação.

“- Você não gostaria de estar em meu lugar, Callie. Consegue imaginar alguém que detesta o próprio corpo? Sou prisioneiro dentro dele. (...)
- Todos os Metais são prisioneiros. Até conseguirmos derrotar seu pai.” Pág. 88

Grande parte dos Metais perdeu o dinheiro que ganhou na Prime, sendo que outra grande maioria nem chegou a receber. E a situação desses jovens se revela ainda pior quando o Velho prova para Callie, de maneira dramática e sanguinária, que ainda pode controlar os Metais e, inclusive, transformar os chips em suas cabeças em bombas. Com a voz do inimigo novamente em sua cabeça, Callie sabe que precisa agir. Entretanto, não será uma tarefa fácil. A garota descobre que não pode tirar o chip da sua cabeça sem se matar no processo, mas quando escuta a voz do pai na sua cabeça novamente, ela sabe que tem que ir até o fim.

A caminho de um encontro face a face com o Velho, Callie é abordada por um misterioso garoto, que já salvara sua vida antes e que afirma que está fazendo o mesmo novamente. Hyden, como é chamado o Starter, revela que é filho do Velho e que ajudou a criar parte da tecnologia relacionada aos chips. Entretanto, assim como Callie, ele está em guerra com o pai, que sempre fora um homem horrível para o filho. Hyden não sabia das pretensões do pai quando o ajudou a criar os chips e, depois de ver o que ele fez, ficou decidido a acabar com tudo. Entretanto, o garoto sabe que o fim da Prime não é o fim do pai. O Velho pretende vender a tecnologia dos chips, assim como os Metais, para grupos terroristas estrangeiros.

“- É tudo por causa do dinheiro, então? Você não está fazendo isso porque acredita em alguma coisa?
- As pessoas fazem qualquer coisa por dinheiro. – Ele examinou suas unhas. – Ainda não percebeu?” Pág. 254

Determinados a impedir o Velho, Callie aceita se juntar a Hyden nessa batalha, que por sua vez tem ao seu lado Ernie, seu guarda-costas Middle, e Redmond, o cientista que ajudara Callie e Helena no passado. Enquanto decidem exatamente o que fazer, Callie e Hyden começam a juntar os Metais e levá-los para seu esconderijo, onde estão fora do alcance do Velho. Logo Michael se junta a eles, apesar de Hyden ter levado o garoto e Tyler para outro lugar seguro, longe de Callie. Quando as coisas parecem começar a melhorar, tropas do Velho invadem o esconderijo e todos os Metais são sequestrados, assim como Redmond, e Ernie é ferido. Agora sozinhos, Callie, Hyden e Michael tem que se virar para encontrar o Velho e todos os Metais. Ao visitar a antiga casa, Callie encontra provas de que seu pai pode estar vivo, mas nas mãos de seu inimigo. Disposta a descobrir toda a verdade, Callie precisa ver além das mentiras e máscaras não só do Velho, mas também daqueles que ama e que a cercam. Ninguém é realmente quem parece ser e até onde a garota conseguirá ir? Em que ela deverá confiar? Nessa batalha pela verdade e pela liberdade, falhar não é uma opção.

“- Ela é a neta de Helena. Prometi que a encontraria.
- Entendo – disse ele, com as mãos nos bolsos. – Mas você tem que entender uma coisa: nem todo mundo quer ser encontrado.” Pág. 62

Li “Starters” (resenha aqui) há mais de um ano e amei o livro, que se tornou favorito. O final foi simplesmente perfeito, com apenas uma ponta solta, e me deixou sem palavras e louca pelo próximo livro. Entretanto, Lissa Price deveria ter ficado apenas em “Starters”. “Enders”, o segundo e último volume da duologia “Starters”, foi uma boa leitura, mas como continuação e final da duologia, foi péssimo. Enquanto o primeiro volume traz uma história irresistível, personagens cativantes e um pouco de crítica social, o segundo livro peca nesses e em outros aspectos. A trama foi extremamente óbvia, as “surpresas” não são nada que não se podia prever e não há nenhuma inovação ou algo que faça o livro se destacar. Não gostei do seguimento da trama, que não tem um desenvolvimento natural, e os acontecimentos parecem forçados. O final foi previsivelmente feliz e sem sal, consigo pensar em outros inúmeros desfechos satisfatórios, nenhum parecido com o real.

Os personagens perderem seu brilho, principalmente a protagonista. Callie se tornou uma sentimentalista chata e tive vontade de enforcá-la diversas vezes. Os outros personagens também foram óbvios, nenhum deles ultrapassando as impressões iniciais, a maioria tendo o mesmo comportamento do primeiro livro. Não sei o que aconteceu em “Enders”, mas todos os personagens pareciam meio mortos e tontos, sempre sendo pegos de surpresa, como se eles tivessem perdido aquela chama que os tornava tão convincentes e cativantes no primeiro livro. Algo que me irritou bastante nessa falta de profundidade dos personagens foi como os bonzinhos eram sempre bonzinhos e os maus sempre maus. Ninguém é 100% de alguma maneira, então odeio quando autores colocam heróis e vilões perfeitos que só demonstram parte de sua natureza, como se bondade e maldade fossem distintos como água e óleo. Nesse ponto, a autora chegou a ser contraditória. Callie dizia o tempo todo que estava disposta a fazer tudo para proteger as pessoas e se livrar do Velho, mas ela sempre parecia pegar o caminho mais fácil, que sempre acabava não levando-a onde ela queria. Diferente da protagonista do primeiro livro, a Callie de “Enders” chega a ser um pouco covarde, que só fica reclamando das situações em que se mete e que não faz nada se ninguém der um empurrãozinho.

A narrativa em primeira pessoa da autora estava novamente perfeita, mas a protagonista e muitos outros aspectos do livro me irritaram tanto que a narrativa foi irrelevante para minha opinião final. A sensação é de que Price se perdeu completamente nesse livro. Ela é mais uma boa autora com a “síndrome da continuação”. Estou cansada de ler bons livros que acabam sendo ofuscados por continuações medíocres. Lissa, assim como outros, ficou tão preocupada em escrever mais um volume que acabou pecando muito na história em si. “Enders”, como um livro único, seria uma boa obra. Mas como é a continuação e último volume de uma duologia, ele é decepcionante e frustrante.

Sobre a edição, pelo menos, não há reclamações. A tradução estava perfeita e a diagramação excelente, não encontrei nenhum erro. O tamanho e tipo da fonte também estavam bons. A capa é lindíssima e combina perfeitamente com a história. Fico feliz que escolheram essa a original (ao lado), que é horrível. Apesar de não ser tão grosso assim, o livro me surpreendeu com seu peso, que é bem mais leve do que eu esperaria para suas 285 páginas.

“- Quer dizer que... você sentiu pena de mim?
- Não. – Os olhos dele encontraram os meus. – Eu me apaixonei por você.” Pág. 257

site: http://mademoisellelovebooks.blogspot.com.br/2014/02/resenha-enders-lissa-price.html

Luane 27/02/2020

Continuação de starters, mostra o que a ambição humana é capaz de fazer, sacrificando tudo por dinheiro e poder. O desenrolar da história é mais fraco neste livro, dando margem a continuação, o final não é bem fechado. Mas vale a leitura, principalmente se você ler o primeiro e como eu, querer muito saber como termina. rsrs

Valadinha 14/09/2021

Fiquei louca pra ler a continuação de starters e não me decepcionou nem um pouquinho, eu amei esse livro e chorei em certas partes ?
Deixa bem claro a desigualdade social e como nossa tecnologia tem muito ainda pra evoluir.
Senti cada sentimento, cada desespero TUDO foi minha realidade enquanto eu lia (ler pra fugir da realidade ?)

Fafhy 17/12/2023

Enders
Bom, o que tenho a dizer?
O livro é bonzinho, serve para passar o tempo, porém não leria se não fosse pela ultima frase do primeiro.
Esse é uma mistura de drama com ficção científica, nada de suspense. Até a revelação da identidade do Velho e o porquê de tudo isso foi ruim.
Dou tres estrelas pelo conjunto!
Se você não tiver nada melhor pra fazer, leia sem preocupação, porém com a certeza de que o primeiro é melhor.
vic 17/12/2023minha estante
??

bibiteodora 02/05/2021

que decepção
nossa sério, o poder da amizade venceu no final?????? e todo mundo era bonzinho e no fim era apenas um grande mal entendido???? nossa a autora enfiou o primeiro livro no c dela e fez essa segunda história completamente family friendly que ODIO
gostei apenas da sensibilidade do hyden. o resto pode queimar

@talisferrarii 26/09/2021

Muito bom só que o final poderia ser melhor. Tem umas reviravoltas bem legais mas senti falta de algumas explicações. Ainda assim acho que a leitura valeu a pena.

Nicolle.Corintho 03/05/2021

Não foi tudo aquilo que eu imaginava, mas também não chegou a ser um desperdício total de tempo, senti falta de uma melhor explicação da guerra/substância que eliminou quase todos os midle, algumas das soluções adotadas para situações adversas não me convenceram, o plot me surpreendeu mas ficou vago também, é um livro mediano, talvez se tivesse lido alguns anos atrás me convenceria melhor.

Andressa Andrade 24/05/2021

Podia ter sido melhor
Assim como o primeiro livro a autora consegue manter todo o suspense e todo drama.

Callie descobre que consegue controlar o corpo de quem a controla.

Descobre quem é o verdadeiro “velho” e vê que realmente todos guardam segredos, e afinal podemos confiar no próximo?

Callie descobre mais pistas sobre seu pai que a levam para um deserto, mas será uma pista ou será armadilha? Seu pai está vivo? Ou é apenas mais um jogo sujo?

Seu grande amor pode ser seu inimigo!

Mas entre os dois Starters consegue vencer em todo suspense e no final dramático. Achei que o final desse livro poderia ter sido mais impactante.

Nanda 15/11/2021

Achei o primeiro livro melhor, mas esse não é de todo mal.
Esperava um pouco mais de maturidade dos personagens, mas recebi discussões sem sentido e uma avalanche de imaturidades. A duologia, como um todo, foi bem prazerosa

Giovana Laursen 11/05/2023

Nossa eu achei nada com nada, uma bagunça, o povo que era do bem é do mal depois do bem de novo. Infelizmente não sustentou, podia ter acabado no primeiro.

Thayane Andrade 13/02/2021

Deu pra ler rápido esse livro, até que prendeu a minha atenção, mas achei o primeiro livro melhor do que esse. O final deixou um pouco a desejar, achei meio corrido o desenrolar das coisas mais para o final do livro.