Loucura e Obsessão

Loucura e Obsessão Divaldo Franco
Manoel Philomeno de Miranda

Resenhas - Loucura e Obsessão

Rita 20/12/2023

Uma bela obra que permite não somente o estudo, mas uma forma de entretenimento com base no conhecimento.

*Si* 05/06/2023

Sobre amor e caridade
Mais um livro de estudo, lido em etapas ao longo de alguns meses. Acompanhamos o estágio de aprendizado do espírito Miranda junto a equipe do Dr. Bezerra de Menezes durante um mês, assistindo e auxiliando atendimentos em um centro de Umbanda, a Casa da Caridade.
Traçando um paralelo sobre estados de loucura, sofrimento emocional, quadros depressivos, homossexualismo, catatonia, autismo, suicídio, e obsessão percebemos o poder do amor para o encontro da cura. A força do perdão. E, acima de tudo, a reforma íntima como aliado principal para a recuperação da saúde mental, e o fim de inúmeros sofrimentos.
Além de bonito, o livro deixa importantes reflexões sobre o respeito a toda manifestação religiosa, sobre a caridade amorosa de médiuns responsáveis pelo intercâmbio entre os diferentes planos da vida. Muito bom!

Sandra.Aguzzoli 06/09/2022

Se uma fagulha ateia um incêndio, uma palavra feliz e oportuna muda os rumos de toda uma existência!

Morgan 01/08/2022

"Que é uma existência corporal e quanto dura no relógio do tempo sem-fim?!"

Tem seus momentos de preconceito com as religiões de matriz africana, típica das obras kardecistas brasileiras. Mas mesmo assim é um livro proveitoso pra quem deseja entender melhor o fenômeno das obsessões.

Binaa1 30/10/2021

É o primeiro livro da série de Manuel Miranda que eu leio, mas me instigou a vontade de ler outros livros psicografados dele. Não é a leitura mais fluida, considerando minha carência de vocabulário, mas o conteúdo e os recorrentes exemplos para cada explicação facilitam a manutenção do ritmo.
Virou um dos meus favoritos em muito pela fruição e por não ser gozar de pobre vocabulário. Sim, a dificuldade me atraiu. Indico caso queira aumentar o nível de leitura e aprofundar no conhecimento espiritual ;)

Cris 12/05/2020

Livro ótimo psicografado prlo Divaldo, é uma leitura muito enriquecedora para os estudiosos do assunto, o diferencial aqui é que todas as histórias e desenrolam dentro de um cento de umbanda

jumorgensten 10/03/2020

A obra tem como palco uma casa de Umbanda séria e de verdade, Manoel e Bezerra de Menezes acompanham os trabalhos realizados a luz da Espiritualidade e também o que acontece presencialmente.

O "gatilho" para esses acontecimentos é Carlos. Um menino autista, que está sofrendo processos obsessivos e a mãe o leva para a Casa para descobrir os motivos daqueles fatos.

A partir de então, Manoel vai narrando o que se passa e levando ao leitor quebrar muitos pré-conceitos e tabus relacionados a Umbanda. Mostra como são os auxílios, como ocorrem as manifestações, os tratamentos espirituais e presenciais e todo o suporte necessário para quem busca ajuda.

O livro também aborda questões como a obsessão, auto obsessão, a culpa, autismo, a lei de causa e efeito. mediunidade, feitiços e magias negras, libertação e o que acontece quando se alonga a encarnação.

Duas histórias chamaram muito a minha atenção. A primeira foi de um processo obsessivo tão forte que a pessoa desencarnou depois do desligamento do obsessor. Pois sim! Em muitos casos existe uma simbiose tão grande que um não consegue mais viver sem o outro. A família era espiritualizada, entendeu a questão e deu todo o suporte necessário para o fim do sofrimento daquele ente tão querido.

A segunda é também de uma família espiritualizada e a menina estava morrendo novinha e o pai orou tanto para ela sobreviver e jurou que iria fazer de tudo para a mesma não padecer. O pedido foi atendimento e a menina cresceu até cometer suicídio provocado por obsessores. O pai se sentiu mega culpado porque se fosse pelas leias naturais, a menina teria vencido a sua prova e já teria reencarnado novamente.

Nos momentos cruciais, os acontecimentos tiveram todo o suporte de Bezerra de Menezes, ou seja, uma união de forças em prol do bem. E também de dona Emerenciana, um espírito belíssimo e é médium no local onde se passa a narrativa.

A leitura é bem densa e é necessário ir indo aos poucos para total entendimento. O texto é bem truncadinho e possui palavras difíceis.

Agora entendi porque esse livro é um clássico e uma referência quanto o assunto é obsessão. Uma obra prima maravilhosa. Além disso, é um abrir de mentes quanto a Umbanda de verdade e do bem, aquela que ajuda e dá todo o suporte.

site: http://hidratarvicia.com.br/2020/03/10/loucura-e-obsessao-divaldo-pereira-franco/

Andréa 23/01/2012

Excelente!!!!
Este livro é muito interessante, principalmente do ponto de vista da Psicologia. Aborda situações de autismo e psicose, os motivos e um tratamento diferenciado. Relata ainda casos de homossexualismo, suicídio, umbanda, etc. Toda a conjuntura de obsessores em diferentes casos e a doutrinação dos mesmo. Uma bela obra.

HARRY BOSCH 18/12/2009

Loucura e Obsessão
Este é um dos melhores da serie do Manoel P. de Miranda,o livro nos mostra o trabalho espiritual realizado num centro Umbanda,mas a Umbanda legitma,em sua essência,mostrando que nos encarnados é que criamos rotulos religioso,dificultando o trabalho do cristo.
O livro ainda apresenta uma visão profunda da influencia obsessiva e suas consequencias e uma analise de temas atuais como o homossexualismo.
Recomendado para todos os estudiosos do Espiritismo e Espiritualismo em geral.
Daniel Camargo