As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Carla.Parreira 12/12/2023

As aventuras de Pi (Yann Martel). O livro conta a história de Pi, um garoto indiano que segue três religiões diferentes: católica, muçulmana e hindu. Apesar de sua paixão pela biologia, Pi é fascinado por Deus e busca encontrá-lo em todos os lugares, sem preconceitos religiosos. Após um naufrágio, Pi fica à deriva por sete meses, enfrentando várias provações que testam sua fé. A narrativa não se torna tediosa graças à presença de um tigre faminto e à linguagem poética do autor. A obra trata as diferenças entre as religiões com respeito e beleza.
Melhores trechos: "...O motivo por que a morte se mantém tão perto da vida não é necessidade biológica, é inveja. A vida é tão bonita que a morte se apaixonou por ela, em um amor invejoso e possessivo que se agarra a tudo o que puder... Se há apenas uma nação no céu, ela não deveria aceitar todos os passaportes?... Como eu estou amargamente feliz em te ver. Você traz alegria e dor em partes iguais. Alegria porque você está comigo, mas dor porque isso não vai durar. O que você sabe sobre o mar? Nada. O que eu sei sobre o mar? Nada. Sem um motorista, este ônibus está perdido. Nossas vidas acabaram. Venha a bordo se seu destino é o esquecimento – essa deve ser nossa próxima parada. Podemos sentar juntos. Você pode ficar na janela, se quiser. Mas é uma vista triste. Ah, chega de hipocrisia. Deixe-me dizer claramente: eu te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo, eu te amo... Acho que, no fim, a vida é um grande ato de desapegar, mas o que mais machuca, sempre, é não ter tempo de se despedir... A iminência da morte já é algo terrível, mais é ainda pior esperar por ela: um tempo em que toda a felicidade que já tivemos e toda a felicidade que poderíamos vir a ter se tornam claras para nós. Vemos com extrema lucidez tudo o que estamos perdendo. Essa visão traz consigo uma tristeza opressiva que nem se compara a um carro prestes a nos atropelar ou uma água prestes a nos afogar. É um sentimento efetivamente insuportável..."

Mila F. @delivroemlivro_ 28/10/2023

Uma grande reflexão sobre se adaptar
Acredito que muita gente conheceu esse livro através do filme e, esse foi meu caso, porém, na época de seu lançamento no Brasil (em 2012) o livro ficou muito hypado e, automaticamente, travei e não consegui ler porque acabei ficando com altas expectativas e fiquei com medo de me frustrar, então esperei até agora e o momento VEIO AÌ. As Aventuras de Pi, publicado originalmente em 2001, foi escrito pelo autor canadense Yann Martel que é um autor bem premiado por suas obras de ficção.

As Aventuras de Pi tem uma narrativa bem interessante que fez muita gente pensar se tratar de uma história real, porém, já vou elencar que toda essa história é ficção, ok?

No livro, vamos acompanhar a trajetória do jovem Piscine Patel (Pi), que tem a vida virada de cabeça para baixo quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide se mudar para o Canadá e, para isso, precisa se desfazer de todos os animais selvagens que tinha. A família Patel vende alguns dos animais e para levá-los ao novo dono viajam em um navio, porém durante a viagem, acontece um naufrágio e Pi consegue entrar em um bote salva-vidas ficando à deriva no mar por vários meses, o problema é que no mesmo bote ele terá a companhia de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena.

Veja que caos: Pi salvou-se de morrer afogado, porém não está completamente a salvo, pois manter a sobrevivência ao lado de animais selvagens em que de todos os lados tem o oceano e nenhuma possibilidade de fuga é desafiar a própria natureza e acreditar na sorte ou em uma força divina, inclusive logo nas primeiras páginas o autor anuncia que essa história nos fará acreditar em Deus.

É interessante fazer uma observação agora, o autor revela que não quer ser tendencioso para nenhuma religião e que Pi segue três religiões distintas, mesmo tendo um pai ateu, ele acredita em Deus e, assim, tenta encontrá-lo em todos os lugares e situações. Assim, várias particularidades de cada religião são apresentadas no volume de maneira bastante respeitosa.

O livro As Aventuras de Pi é dividido em três partes bem distintas. A primeira parte temos a vida de Pi antes do naufrágio, ou seja como foi sua infância na cidade natal Pondicherry (Índia), como era sua escola, as aulas de natação, as tardes no zoológico do pai e outras curiosidades que nos faz criar uma intimidade com o personagem, além do mais, começamos a ver as dificuldades de manter os animais no zoológico e como o autor vai nos falando mais sobre cada animal, seus instinto e relações. Essa parte foi uma das minhas favoritas!

Na segunda parte temos a narração do naufrágio que irá testar a fé de Pi, quando ao sobreviver do acidente em um bote salva-vidas descobre que tem no mesmo bote a companhia de vários animais selvagens, inclusive um tigre-de-bengala chamado Richard Parker. Pi e Richard Parker ficaram à deriva por sete meses e durante esse tempo teremos os pensamentos e reflexões mais íntimas do personagem, perceberemos que a sobrevivência e a resistência para superar o sol escaldante, a falta de comida, água e o perigo iminente de ser comido por um tigre é aterrorizador e deixa, o psicológico fragilizado, com delírios e o corpo fraco. Devo admitir que, mesmo havendo um tigre de bengala que causa uma grande tensão, essa parte é extensa e em diversos momentos bastante cansativa, meu ritmo de leitura oscilou bastante.

Já na terceira parte, temos o desfecho de As Aventuras de Pi, ou seja, o relato de Pi sobre sua aventura no mar, fazendo com que não saibamos se sua história é verdadeira ou não, levantando a questão de que ele estava delirando por conta da fome e do sol, afinal, não havia quem atestasse sobre sua história. Ele realmente viveu o que disse viver? Visitou os lugares que disse visitar? Havia um tigre, um orangotango, uma hiena e uma zebra no bote? O autor, Yan Martel escreve mais de 400 páginas nos relando uma história de grandes aventuras, cheia de elementos surreais de forma tão vivida e coerente que ao final do volume, ao ser colocado contra a parede sobre o que nos foi narrado e ter que de tirar as próprias conclusões sobre a veracidade dos fatos é bem desnorteante, ao passo que envolve bastante.

De fato As Aventuras de Pi é um livro complexo no sentido de trazer várias alegorias da vida, possibilitando reflexões e lições acerca de diferentes formas de se entender e pensar a vida, a morte, a espiritualidade, a fé e a esperança. Isso é fantástico: sair de uma leitura com uma potência tão grande de reflexões e interpretações, senti-me impactada pelo livro. Agora só me falta conferir o longa-metragem.

site: www.delivroemlivro.com.br

Tamyres 01/09/2023

Caramba...
Que história meus amigos! Rachei de rir no começo, e terminei chocada e traumatizada kkkkkk o choque de realidade que esse plot me deu foi simplesmente top!
(Até hoje não entendo o significado da ilha, mas enfim, nem tudo precisa ser respondido na vida)
Amei! Fazia muito tempkq ué não lia com tanto afinco assim, quase 400 páginas em poucos dias! Se eu não tivesse abandonado aquele livro chato, talvez esse aqui estaria ainda me esperando a estante!
Só consegui abandonar depois de uma publicação da Skoob sobre, dizendo que tá tudo bem abandonar leituras ruins e se dar a oportunidade de ler outras extraordinárias!
Obrigada Skoob!
Obrigada Biblioteca Municipal (que me emprestou o livro)
Obrigada Yann Martel
Obrigada Deus por ter me feito leitora

Ain... É tão bom terminar leituras assim
Satisfeita e feliz. É isso. Xauh

Andre350 01/09/2023

A vida humana muda quando enfrentamos ou passamos por um grande desastre natural ou não e tendo esse olhar para vida que encaramos a leitura desse livro marcante.

Sel 01/09/2023

Leitura obrigatória
A leitura deste livro me deixou muito feliz! A história é incrível e os pensamentos de Pi expressos durante a narrativa são um presente filosófico. Daqueles livros que todo mundo deve ler.

Camila0831 22/08/2023

O humano é terrível
Porque, para sobreviver durante, e principalmente depois, a escolha deve ser sempre a história com os animais. O humano é terrível demais e, definitivamente, o animal mais perigoso em todo o reino.

Dyonathan 22/08/2023

Um porto seguro
Ganhei "As Aventuras de Pi" há 10 anos; bastou correr os olhos por algumas páginas para saber que se tratava de uma obra especial, dessas que alimentam a sua existência. Por isso, ficou guardado para ser lido em um período especial (ou calmo) da minha vida. Com o término da minha segunda graduação, finalmente chegou a hora de me deliciar com a sua leitura, interrompida por um breve período com meu ingresso no mestrado.

"As Aventuras de Pi" acabou sendo o meu porto seguro no oceano burocrático das leituras acadêmicas. É necessária uma leitura que te acalme, inspire e alimente o seu ser, e esse livro proporciona o que citei e muito mais. É um livro leve e de forma sutil nos conduz, fazendo-nos embarcar em uma linda viagem à vida de Pi. Já entrou na lista dos prediletos e digo que sua leitura é daquelas que nos deixa órfãos quando acaba.

Rafa:) 21/07/2023

Pi Patel
Achei o livro muito arrastado, com detalhes de mais, super desnecessários. Demorei muito pra acabar pq simplesmente não me vinha vontade, mas a ideia do livro e tudo é muito boa, só não foi colocada em prática muito bem :/

loorhanyc 17/07/2023

As aventuras de pi
O livro é incrível porque é uma grande alegoria, trazendo lições e significados diferentes sobre o que entendemos sobre a vida, morte, espiritualidade, perseverança, fé. Em diversas situações, As Aventuras de Pi apresenta também elementos surreais ? não é possível saber com certeza o que é realidade ou imaginação.

Leonardo.Ribeiro 08/07/2023

As Aventuras de Pi
Um livro para acreditar na vida, na coragem, no impossível e tudo o que nós podemos fazer para continuarmos vivos. Eu gosto muito de livros de aventuras assim e ainda mais com o tigre dá um outro ar pro livro. Não achei que foi 100% por uns pontos no final, mas de resto gostei muito e tem muitas reflexões sobre a vida.
??

Regis 16/06/2023

Lições, reflexões e lágrimas...
"(... ) Perdido em meio ao oceano Pacífico, ele precisa dividir o pouco espaço disponível com um tigre-de-bengala, chamado Richard Parker, que Pi aprende a domar, tornando a fera sua aliada para resto da viagem."
Essa é parte da sinopse do livro que começa lento e despretensioso relatando a infância de Pi em Pondicherry, na Índia antes da fatídica viagem, e quando nos damos conta estamos no mar com ele dentro de um bote salva-vidas rodeados pelo perigo, empoleirados em um remo tentando sobreviver.

Piscine Molitor Patel, um garoto indiano que segue três religiões, apesar de ser filho de pais ateus, ficou à deriva por 227 dias, sete meses, e nunca abandonou nem por um instante a vontade de viver.
Essa obra é uma grande alegoria cheia de significados e reflexões. O autor consegue através da história de vida desse personagem ministrar valiosas lições e ao mesmo tempo encantar e fazer chorar em vários momentos.
E ao final da história tivemos uma jornada que passa por uma inacreditável fantasia que oculta uma horrenda e nefasta realidade. Do bote que atraca na praia de uma cidade no México desembarca um garoto completamente mudado; que perdeu a família, a inocência e descobriu muito cedo do que o ser humano é feito e o quanto de sofrimento é capaz de suportar e ainda assim permanecer vivo.

O livro é narrado por Pi em primeira pessoa através de uma entrevista cedida a outro personagem, o autor tem uma escrita bem poética que deixa mais fácil acompanhar as tragédias da história, tornando a leitura agradável apesar de toda tristeza e lágrimas que ela desperta.

As Aventuras de Pi: fala do que há de mais profundo e primitivo guardado no âmago do nosso ser. Os últimos dez por cento do livro me embrulhou o estômago e encheu meu coração de comiseração... tive que parar de ler por várias vezes o relato em busca de fôlego. Terminei o livro com o coração pesado e me debulhando em lágrimas diante daquele final.

Eu já havia assistido ao filme, mas confesso que o livro foi muito mais do que eu esperava.
Pi é um personagem corajoso e inocente, bondoso e resiliente... mostra uma admirável forma de encarar o mundo e as adversidades que se apresentam. Aprendi muito com ele, principalmente: que as vezes é necessário enganar a nós mesmos para conseguir manter a esperança e continuar vivendo.

Recomendo para todos.
Gessyka.Loyola 17/06/2023minha estante
Suas resenhas são maravilhosas. ?
Li este livro há muitos anos e acabei dando, preciso comprá-lo novamente e fazer uma releitura!

Regis 17/06/2023minha estante
Obrigada, Géssyka. É realmente um livro para se ter e reler. ?

mpettrus 17/06/2023minha estante
??? que resenha incrível ??? é aquele tipo de livro escrito para fazermos e divagarmos sobre muitas questões. Mas acredito que a premissa central do livro é sobre o quão resiliente podemos ser frente a tantas adversidades e, como você bem falou, falar sobre a nossa admirável capacidade de encarar o mundo quando ele desmorona diante de nossos olhos ???

Max 17/06/2023minha estante
Ótima resenha, Regis!?

Obrigada, mpettrus. ?
O livro realmente nos faz digressionar por nossas mentes vasculhando por todos os cantos em busca de saber se também seríamos capazes de suportar tudo que Pi suportou e seguir em frente.

Obrigada, Max! ??

HenryClerval 17/06/2023minha estante
Resenha mais que perfeita, Régis. Parabéns! ???

CPF1964 20/06/2023minha estante
Outra resenha impecável, Regis. ???

Regis 20/06/2023minha estante
Obrigada, Leandro. ?

Regis 20/06/2023minha estante
Valeu, Cassius! ?

Carolina.Gomes 05/07/2023minha estante
Gostei muito do filme. Nunca pensei em ler o livro. Excelente resenha.

Regis 05/07/2023minha estante
Obrigada, Carolina. O livro é tão bom quanto o filme, recomendo. ??

flav 21/05/2023

3.14
Eu já tinha assistido o filme quando criança e lembrava de não ter gostado, mas como cresci e meus gostos mudaram, resolvi dar uma chance.

o tema em si é legal. bastante motivacional e um ótimo exemplo de como a fé pode ajudar as pessoas. já o desenvolvimento... eu não aguentava mais ler o mesmo "tô preso aqui no meio do nada sem acontecer nada", acho que o autor poderia ter resumido um pouco, além das descrições exageradas.

a parte final me surpreendeu bastante, me deixando com dúvidas sobre o que realmente havia acontecido.

Raina.Carrion 27/04/2023

Como assim fictício?
A obra é tão bem escrita em primeira pessoa que só ao terminar e pesquisar sobre Pi Patel descobri que se tratava de ficção e não um diário (sim, eu acreditei na ilha).
Embora trate de um tema absurdo de trágico, o autor introduz o leitor com leveza e muitas gargalhadas, construindo a vida da família antes do naufrágio e posteriormente mantendo a narrativa filosófica e profunda.
Por fim, possui uma grande carga de ensinamentos e sentimentos (vou ler Max e os felinos, assim posso comparar e analisar o plágio).

Ogaiht 26/04/2023

Acredite no Extraordinário
As Aventuras de Pi, escrito pelo espanhol Yann Martel, é um belo relato de coragem, determinação e fé.
A narrativa tem início na Índia, onde o menino Piscine Molitor Patel, ou simplesmente Pi, vive com sua família dona de um zoológico. Por ter crescido em tal ambiente o garoto adquire um grande conhecimento sobre animais. Apesar de ser de família hindu, ainda que não praticante, o garoto desenvolve um interesse em duas outras regiões: no cristianismo e no islamismo. É realmente hilária a passagem em que o menino se encontra com um padre que lhe explica porque Jesus morreu pela humanidade e logo após vai a um templo hindu e agradece ao deus Krishna por ter colocado Jesus em sua vida!
Porém, desiludida com os rumos que o país está tomando sob o governo de Indira Gandhi, a família Patel decide vender os animais do zoológico e ir tentar a vida no Canadá. E, para isso, a família viaja no cargueiro Tsumtsum com os animais numa longa viagem através do Pacífico. E então, o navio afunda misteriosamente, e Pi se vê sozinho no meio do oceano num bote, acompanhado de de uma zebra de perna quebrada, uma hiena, a orangotango Suco de Laranja, e Richard Parker um tigre de bengala! Assim, Pi terá uma verdadeira prova de vida pela frente, não apenas pelos perigos que o oceano carrega, ou pela escassez de comida e água, mas também pelo perigo que há dentro do bote na figura do temível Richard Parker. Pi deverá encontrar uma forma de superar a todas essas adversidades pela sua sobrevivência.
A premissa da estória pode parecer absurda a princípio, mas é carregada de simbolismo religioso e de uma mensagem de fé e coragem ante as dificuldades que a vida nos impõe. Este livro ganhou uma bela adaptação cinematográfica em 2012 dirigida pelo lendário cineasta taiwanês Ang Lee. É uma adaptação bem fiel à obra, apesar de o simbolismo religioso ser deixado meio de lado no filme, mas ainda sim filmada com muito sensibilidade pelo diretor.
Esta obra traz uma mensagem muito bonita de crer em algo e critica de maneira elegante os céticos que acreditam em apenas o que olhos deles veem. Afinal, como disse Pi, ?o mundo não é apenas do jeito que ele é. É também como nós o compreendemos? E, ao compreendermos alguma coisa, trazemos alguma contribuição nossa? Isso não faz da vida uma história??