As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

26/04/2023

Assisti ao filme tardiamente e me arrependi de não o ter visto no cinema. O filme tem um visual de tirar o fôlego e a história é fantástica!
E o livro, bem...
Criei mais interesse em lê-lo depois de saber da polêmica envolvendo ele e o livro do brasileiro Moacyr Scliar, "Max e os Felinos" (livro também muito bacana, por sinal), em que o autor acusou Yann Martel de plágio.
Enfim, finalmente li. E o livro é igualmente fantástico, tal qual o filme! Com algumas diferenças pontuais, e bastante riqueza nos detalhes, é uma aventura imperdível!

rayna.marques 24/04/2023

Lindo!
No começo eu fiquei um pouco cansada pq era bastante formal nas descrições e eu confesso que fiquei um pouco perdida, mas quando o tempo foi um só eu consegui me entender e ler com atenção. eu geralmente levo alguns dias para ler uma obra com esse número de páginas mas acabei demorando um mês por ter ficado "cansada". logo após alguns dias de leitura quando voltei a rotina ele me fez marcar o livro quase INTEIRO, pensa em um livro encantador com as palavras. Eu quase mergulhei ele no marca texto. Valeu a pena ter lido ele até a última página, Recomendo :):)

Babi.Schmitt 19/04/2023

"A cada dia vão acontecendo maravilhas...
Vou me empenhar ao máximo para que isso aconteça."

Releitura dessa maravilha. Li da primeira vez por volta de 10 anos atrás, e a cada página eu me recordava do livro como se tivesse lido ontem. Incrível, absolutamente tudo. Existem alguns murros que o livro dá que acho que não senti da primeira vez, mas que são verdadeiros desde sempre.

Marcos 30/03/2023

Piscine Molitor Patel, conhecido como Pi, é um jovem que vive com seus pais e seu irmão Ravi em um zoológico. Por ser filho do zelador, o jovem é muito bem instruído em relação as características dos animais.

Tudo parece bem tranquilo e automático em sua vida, quando uma mudança drástica acontece inesperadamente. A família de Pi juntamente com os animais devem mudar para outro país e para isso vão contar com uma viagem em um navio velho.

Em 2 de julho de 1977, esse velho navio naufraga deixando apenas Pi como sobrevivente... Mas não foi o único.

Mal sabia ele que no bote em que ele se salvou, abaixo da lona, estaria Richard Parker, um tigre-de-bengala. ????

Elionay.Araujo 20/03/2023

Emocionante e envolvente
Pi nos leva a pensar sobre tanta coisa... Deus, nossa relação com as pessoas e com a natureza.
As aventuras de Pi é uma história envolvente q vai muito além do universo ficcional e nos permite refletir sobre nossas crenças, nossas relações com o medo, a ansiedade, as ideias pré definidas, a vida.
Só lendo para sentir o q o livro proporciona. Vale a pena!

Giulia Benício 12/03/2023

Eu vi o filme "as aventuras de pi " quando eu tinha uns 10/11 anos e eu o achei simplesmente incrível. Quando comecei a ler, lá em 2021 vi esse livro na prateleira de um supermercado e logo quis ler, não sabia que tinha o livro tambem. No entanto, só agora em 2023 que fui lê-lo e posso lhe dizer que foi uma experiência estonteante. A história é realmente fascinante, cada detalhe. Foi bom acompanhar a sobrevivência do Pi, sua persistência e seu otimismo (na maioria das vezes, é claro) mesmo em condições deploráveis. Esses dias fiquei sabendo que o autor (Yann Martel) plagiou essa história de um livro brasileiro, não sei se é verdade, me decepcionei um pouco, mas agora quero lê a história "original brasileira". Saber que o Pi
"realmente existiu" foi realmente surpreendente. Enfim, leiam esse livro e se possível assistam o filme, é maravilhoso! :)

Camila.Marques 10/03/2023

Um livro para refletir
Um livro para refletir, que nos mostra a capacidade do ser humano de lutar pela sobrevivência e a força que é possível buscar, mesmo quando não há mais esperanças. Uma história detalhada, cheia de aventuras, muitas tristezas e alegrias.

Li muitas criticas sobre esse livro antes de ler ele (demorei a "criar coragem" para lê-lo) muitas pessoas o descrevem como cansativo de ler, por ser muito detalhado nas descrições. Eu não tive essa impressão nem por um segundo, passei o livro inteiro absorvendo cada detalhe das descrições feitas, não achei cansativo ou maçante, mergulhei na história em cada pagina lida. Confesso que quando acabei esse livro, tive que tirar um tempo para refletir sobre ele, não é uma história fácil de absorver. Difícil descrever a sensação que tive ao terminar o livro, o livro apresenta duas versões para uma mesma história, fiquei chocada com a segunda versão e sinceramente prefiro a primeira.

Recomendo a leitura e a reflexão.

Carol 04/03/2023

Richard Park
Não tenho palavras pra esse livro. Ele é idêntico ao filme, só tiraram algumas partes, mas de resto, igualzinho.

"Existe sempre aqueles que se acham na obrigação de defender Deus, como se a Realidade Última ou a estrutura de sustentação da existência fossem algo fraco e desamparado. Essa gente passa por uma viúva deformada pela lepra, mendigando umas poucas paisas; passa por crianças esmolambadas, morando na rua e pensa: "A vida é assim mesmo". Se percebem, porém, uma coisinha de nada contra Deus, tudo muda de figura. Ficam com o rosto vermelho, o peito inflado, esbravejam palavras furiosas. O seu grau de indignação é espantoso. A sua transformação, assustadora.
Oque essas pessoas não entendem é que é só internamente que Deus precisa ser defendido, não externamente. Deviam dirigir a sua fúria contra si mesmas. Pois o mal exterior nada mais é que o mal interior que conseguiu escapar. O principal campo de batalha para o bem não está no espaço aberto da arena pública, mas na pequena clareira de cada coração. Nesse meio tempo, aquele monte de viúvas e crianças sem teto são um problema sério e é em sua defesa, e não na de Deus, que essa gente moralista devia correr."

Ana 21/02/2023

Li As Aventuras de Pi em meados de junho de 2013. Faz quase 10 anos e eu ainda me lembro da história como se fosse ontem. Vocês não têm ideia do quanto eu adorei esse livro e nem imaginam a dificuldade que foi começar essa resenha. Mas eu não desisti, já que não posso morrer antes de falar desse livro incrível para vocês.

Piscine Molitor Patel, ou Pi, como prefere ser chamado, além de ter um nome criativo e incomum - inspirado na mais incrível piscina de Paris - nasceu, cresceu e foi criado em meio a animais selvagens, já que sua família administra um zoológico no jardim botânico da cidade de Pondicherry. Não bastasse isso, sempre foi considerado um garoto incomum por ter escolhido ser hindu, muçulmano, judeu e cristão, já que tinha motivos para admirar todas as quatro religiões.

Após alguns anos, o governo da Índia passou a ter algumas dificuldades e o negócio da família Patel começou a definhar. Sem muitas escolhas, o pai de Pi resolve vender o zoológico e todos os seus animais. Tomada essa decisão, ele decide também se mudar para o Canadá para buscar uma nova vida.

Algum tempo depois e após muita burocracia, os animais são vendidos para outros zoológicos nos Estados Unidos. Nessa mesma oportunidade, Pi e sua família também embarcam no cargueiro Tsimtsum. Acontece que, em uma das noites da viagem, uma tempestade atinge o cargueiro. Quando Pi percebe, todos os níveis inferiores do navio estão completamente inundados e o pior: é justamente onde o restante dos seus familiares estavam alojados.

Jogado em um bote salva vidas, Pi se vê praticamente sozinho, com exceção de alguns animais que invadiram o bote e o temido tigre de bengala Richard Parker. É a partir desse momento que a história começa a se desenrolar de verdade.

O livro é dividido em nada mais, nada menos que 100 capítulos. Apesar de gostar bastante de capítulos curtos, achei que muitos deles eram desnecessários. Pode até parecer contraditório, mas mesmo com esse pequeno detalhe e ao contrário de muitos outros blogueiros, eu não achei a obra cansativa. A escrita de Martel é muito fluida, o que facilita a leitura.

Quase um ano depois após eu ter concluído a leitura, eu descobri que "As Aventuras de Pi" seria um plágio de "Max e os Felinos", do incrível Moacyr Scliar. Não posso expressar minha opinião sobre isso, já que nunca li o livro de Scliar, mas essa matéria do Literatortura pode acalmar as mentes mais curiosas - ou não. O fato é que, mesmo sabendo do caso, que é aparentemente verídico, não deixei de apreciar a obra de Martel.

Não deixa de ser uma obra completa, cheia de emoções, fé e esperança. É um livro forte e triste, mas ao mesmo tempo bonito. Yann Martel nos mostra de uma forma muito singela a importância de não desistir da vida, por mais complicada que ela esteja. Ademais, ele nos traz um final surpreendente, que nos deixa cheios de dúvidas, mas de um jeito bom - entenderão melhor o que eu quis dizer quando finalizarem a leitura. "Extraordinário" é a palavra perfeita para descrever esse livro.

site: https://www.roendolivros.com.br/

Thamyres 21/02/2023

Acredite no extraordinário
Assisti à adaptação cinematográfica quando era criança, em 2012, quando estava sendo exibida nos cinemas, e foi algo que me marcou. Anos depois, lembrando dessa obra, com um toque de nostalgia, enfim li esse livro incrível. É uma fantástica história de aventura, coragem, superação e fé. Fé talvez seja a principal palavra para esse livro, tendo em vista as crenças do nosso protagonista, que são seus alicerces e seu porto seguro; são a sua principal fonte de força e perseverança enquanto enfrenta sua sofrida via crucis no meio do Oceano Pacífico.

Pi é um personagem cativante, um jovem inteligente, devoto e corajoso. Sem falar de Richard Parker, um personagem que rouba a cena, mesmo sendo um tigre-de-bengala, um majestoso tigre-de-bengala, diga-se de passagem.

O livro traz muitas reflexões e o final nos faz pensar bastante. Acredito que a ambiguidade da história seja um paralelo que o autor quis fazer com a crença no divino. Existem "A pura factualidade seca, sem fermento" e "A melhor história". "É exatamente o que acontece com Deus..."
Regis 21/02/2023minha estante
Amo o filme e adorei sua resenha. ???

Thamyres 21/02/2023minha estante
Obrigada, Regis. Adoro o filme também. ?

Guri dos Livros 07/02/2023

Um livro que eu achei que ia gostar, depois fiquei com medo de ser chato, e acabei gostando muito.
Uma história sobre sobrevivência. Sobre crença.
Sobre acreditar em Deus. Eu gostei muito, e recomendo!!

Lary Nunes 02/02/2023

As Aventuras de Pi
Uma história surpreendente, com curiosidade, aventura, tristeza, desespero e reflexão.
A leitura foi um pouco difícil em alguns pontos, mas nada que atrapalhasse a leitura; eu assisti primeiro a adaptação (Filme) e achei ambos bons, o principal da história foi mostrado, no entanto o livro possui muito mais detalhes.
No final, eu achei muito mais pesado e sombrio, pois é posto dois pontos de vista sobre a jornada de Pi Pastel, e cabe a cada um pensar sobre eles, e isso deixa a gente sem chão.

LAvia 19/01/2023

Pi
Uma história surpreendente de resiliência, fé, amor e tristeza. Um menino sobrevive há 227 dias num bote com um tigre de bengala.
Ilusão? Criação? A única coisa que não se tem dúvida é que a fé o salvou.

Elizeu.Gerlach 11/01/2023

Conceito ótimo, execução medíocre
Este poderia ter sido um livro excelente, mas a primeira parte é muito massante e quase desnecessária para o resto da obra. O estilo de escrita não me agradou, com barrigas no meio do livro e descrições em excesso ao ponto de ser enfadonho. Eu só não abandonei porque eu tinha uma ideia do que o livro trata e li as primeiras 119 páginas na força do ódio. Dou a nota porque o conceito é bem legal e há pontos altos no começo da segunda parte e no final que fazeram a leitura valer a pena, porém não idicaria pra ninguém, acho que é um dos raros casos em que vale mais a pena ver o filme.

Thay Rosa 10/01/2023

Que coisa mais linda vc é, Richard Parker!!!
Um dos livros mais intrigantes, bem escritos e emocionantes que eu já li. Simples, mas profundo mesmo. Piscine é um personagem cativante que nos mantém presos à trama e o final é muito interessante. Fiquei pensando nele muito depois de terminar. Recomendo muito e espero que o filme faça jus a essa obra prima.