As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Evelyn.Marchioro 15/04/2024

Recomendo!
Lúdico, fofo lindo e encantador.
Martel consegue com detalhes fazer acreditar que pi patel existiu e que esteve náufrago. Recomendo!!!

tefa.alves 09/04/2024

Muito lindo
O começo é muitooo parado e chatinho mas depois que resta apenas o pi e o tigre no mar você consegue sentir tudo o que ele estava sentindo naquele momento.. surreal demais. deu vontade de assistir o filme de novo.
pena que é plágio de uma obra brasileira
Evelyn.Marchioro 15/04/2024minha estante
De qual obra ? Fiquei com vontade de ler

tefa.alves 15/04/2024minha estante
max e os felinos

Evelyn.Marchioro 15/04/2024minha estante
Obrigada ?

Emily.MontalvAo 02/04/2024

Uma surpresa muito positiva
As Aventuras de Pi narram a luta pela sobrevivência no pacífico de um garoto indiano na companhia de um tigre de bengala adulto, fornecendo uma leitura extremamente agradável e confortável.

Confesso que imaginava que o livro fosse bom, mas não tanto quanto realmente foi.
Eu demorei muito para lê-lo, uma vez que meu estilo de leitura é mais voltado para livros com diálogos e, como chega a ser bem óbvio pra quem já conhece a história, 70% do livro o protagonista esta preso em um barco com um tigre kkkkkk.

No entanto, bastou começar essa leitura que minhas expectativas foram aumentando progressivamente. Esperava uma leitura cansativa e recebi o completo oposto: algo completamente envolvente, que instiga a curiosidade até em pessoas que já conheciam a história (como eu). Mesmo sabendo início, meio e fim, passei o livro inteiro atordoada pelas dificuldades enfrentadas por Pi durante os 7 meses em alto mar, torcendo para que o "final feliz" logo acontecesse para que aquele sofrimento do menino acabasse.

Outra observação que acho relevante é que o filme parece bem fiel ao livro, fato esse que me deixa muito feliz pois agora, quando for assistir novamente, terei a oportunidade de fazer comparações e ficar satisfeita com elas e nós leitores sabemos que é raro que seja feito um filme de um livro que de fato atenda ás expectativas daqueles que já eram fãs da obra.

Sendo assim, afirmo que o livro é, sem dúvidas, esplêndido! Sabia que a história era boa, mas me surpreendi imensamente. Leiam leiam leiam

Thamyres carrari 29/03/2024

Uma jornada de fé e força
"Até quando Deus parecia ter me abandonado, Ele estava me vigiando. Mesmo quando Ele parecia indiferente ao meu sofrimento, estava vigiando. E quando eu perdi toda a esperança de ser salvo, Ele me deu descanso, me deu um sinal para eu continuar a jornada".

"É verdade que as pessoas que conhecemos podem nos modificar, e, às vezes, de uma forma tão profunda que, depois disso, não somos mais os mesmos, nem com relação ao nosso nome."

Quanto ao ponto de ser uma jornada de fé e conhecimento vale muito a pena, quanto ao ponto do enredo achei bem arrastado.

Meria Martell 26/03/2024

PI PATEL EU TE AMOOOO

Nunca tinha visto o filme, vi um edit no Twitter (que segue fazendo tudo pela literatura e audiovisual do mundo todo) e deu vontade de ver, mas eu sou daquelas chatas que gosta de ler o livro antes, pra ter embasamentos nas minhas reclamações e poder dizer: ahhhh mas no livro não tinha isso! Kkkkkkkk
E deixo aqui um fato: chorei no livro e chorei no filme!
Suco de laranja foi meu tudo. ???
Achei chato o começo pq já queria chegar na parte do naufrágio, mas depois entendi que eram informações necessárias pra que eu pudesse compreender as facetas e comportamentos do Pi. A fé dele me surpreendeu e me constrangeu em vários momentos. As vezes a gente desiste de coisas por situações tão bobas. E deixa de perceber as coisas ao nosso redor.
É realmente uma história que nos faz ver Deus.

reyder 24/03/2024

Símbolos
Livro cheio de simbologias, do qual podemos tirar várias lições sobre a vida e se divertir com uma grande aventura pelo caminho.

Geovana114 19/02/2024

É como se eu também estivesse no meio do pacífico
Meses de enrolação pra ler, e deu um baita arrependimento de não ter lido antes.

Pra mim foi como se eu estivesse lá com o Pi. Quando ele está na jangada, eu estou no bote, quando ele tá no bote, eu estou na jangada. Sempre lá com ele, observando e vivendo tudo junto. A fome, a sede, o medo, o frio, o calor, a cegueira, a desesperança (mas nunca tédio) e em alguns momentos alívio e admiração.

O início do livro me conquistou tanto que por um momento eu até esqueci qual era a aventura real. Posso dizer que me fez pensar sobre religião de um modo que não fazia a muitos anos, desde que abri mão dela. Piscine Molitor Patel com toda certeza é um homem de amor, coragem e muita fé, mesmo antes do oceano e do tigre.

O final do livro deixou aquela duvidasinha gostosa. Não deixa a gente louco como um mistério ou ansioso como em um dilema. É mais uma escolha até. Escolha você no quê acreditar, mas bananas bóiam mesmo, tá?

Obrigada, professor pelo livro "emprestado" a força hahaha ele agora vai poder retornar ao seu dono.

Ah, eu também gostei mais da história com os animais.

Mark_Literário 16/02/2024

Uma história para acreditar em Deus
Inicialmente, o livro aborda um escritor viajando pelo mundo em busca de inspiração, Em sua viagem, um cidadão de uma vila indica a ele uma pessoa com uma história que o fará acreditar em Deus, e assim conhecemos Piscine Molitor Patel, o Pi.
Pi cresceu na Índia, e desde jovem possuía uma imensa devoção à Deus, o que o levou a ter não só uma religião, mas sim três. Foram essas três religiões que o mantiveram forte durante o maior desastre de sua vida: um naufrágio que o deixou a deriva no mar, junto à um poderoso e mortal Tigre.
O livro possui capítulos curtos e fáceis de ler, ricos em detalhes, o que torna a leitura dinâmica e envolvente, cativando o leitor do início ao fim.

site: https://www.tiktok.com/@mark_o_literario/video/7332148367780334854

Norman 10/02/2024

Piscine Patel
Pensei que daria quatro estrelas para o livro, mas ele me surpreendeu muito. No começo achei chato ficar lendo sobre a vida dele e o zoológico, mas depois de alguns capítulos comecei a gostar. Finalmente chegou na parte do tigre que eu tanto esperei pra ver. Achei muito interessante ver como o Pi se relacionou com os animais e os métodos que ele usou para sobreviver. Até que veio o final e simplesmente um plot twist que me fez sentir igualzinho no final dos livros da Agatha Christie. Fui obrigada a dar 5 estrelas. Não fazia ideia que esse livro tinha um plot twist, muito menos desse nível.
Além disso, a leitura é bem fluida e os capítulos são muito curtos, o que eu gostei bastante. Praticamente não tem diálogos, já que o protagonista fica a maior parte do livro na companhia de um tigre, então sempre que apareceu um diálogo foi bom pra dar uma variada.
Mesmo que você já tenha visto o filme, eu recomendo esse livro demais.

Chokito 09/02/2024

Segundo livro do ano
Gostei bastante da história, com um final que eu não lembrava. Fiquei surpreso, com tantas reviravoltas.

Beatriz3345 06/02/2024

Ainda tô muito confusa com o final
O que dizer sobre esse livro?
Sofri um pouco com o começo, e com as partes em que ele detalhada demais os animais, fora isso a história é bem legal e eu continuo perdida com o final

Naty Alves 26/01/2024

PI Um número infinito
Há muitos anos eu venho querendo ler As aventuras de PI e sem dúvidas foi um experiência muito interessante pra mim, não se tornou favorito porém ainda sim, digno de nota. Esse é um livro de aventura, sobrevivência, resiliência, e fé.
O que eu de fato não esperava encontrar e gostei bastante disso ainda que não concorde com tudo, assim como esse livro NÃO É RELIGIOSO mas fale muito sobre Deus e a condição humana e a capacidade de suportar e superar as adversidades que dirá a si mesmo.

Piscine ou PI é um garoto indiano de 16 anos que cresceu em zoológico onde seu pai é o diretor, ele também vive com sua mãe e irmão. PI tem muita fé em Deus tanto que consegue " enxerga - lo em três religiões diferentes Hinduísmo, cristianismo (Catolicismo), e islamismo. E compatilha de ambas as crenças, pois para ele Deus está em ambas as religiões e todos somos irmãos independente de crenças incluindo inclusive ateus (afinal para ele ateus só têm uma crença diferente), o autor não tende para nenhuma religião específica não as crítica ou as menospreza (pelo menos eu não senti isso) o mesmo vale para o ateísmo. (O autor não vai se estender em questões culturais ou de doutrina, ele não se aprofunda nisso ele só coloca que os seres humanos estariamos ligados ao todo, ao universo e que ele é Deus e as religiões só são uma forma de chegar até ele, ainda que as vezes isso nos dívida pelo menos assim o entendi, é até um livro mas filosófico).
Ele seu irmão pai e mãe, ganham a oportunidade de se mudar para o Canadá e PI vai passar por sua provação de fé, ficando frente a frente a um tigre de bengala em um bote.

Porém algumas coisa aqui me incomodou no sentido de que em alguns momentos o livro é claustrofóbico, há cenas de morte animal e isso eu odiei algumas cenas me deixaram com o estômago embrulhado, por serem muito gráficas como aqueles documentários de vida animal vegetarianos ou não ficarão desconfortáveis. Algumas partes são um pouco monótonas.

A escrita é até fluida na maior parte, os capítulos são na maioria curtos, só ouve um ou dois capítulos mais longos que não gostei muito, e no final você percebe que não deve crer em tudo que o PI diz, o final é dúbio e até mesmo eu me perguntei o quanto da sua história é real ou devaneio tudo é uma questão de fé. Não quero ver o filme nem tão cedo.
Naty Alves 26/01/2024minha estante
* me encomodaram*

Bruno 15/01/2024

Acredito no Richard Parker
Já tinha visto ao filme há muito tempo atrás e achei excepcionalmente lindo e com uma história incrível.

Lendo o livro, pude ver que o filme foi muito fiel, e de certa forma conseguiu melhorar o livro.

A história é muito boa e a narrativa é até fluída. Em alguns pontos eu senti uma barriga, quando fala demais sobre alguns animais (que parece que está dando aula), ou quando fala sobre as religiões e tudo que ele busca... sendo que depois isso não importa tanto pra trama. Pelo menos não o fato de ele ter três religiões... o que importa é a fé em si.

Gostei da descrição do naufrágio, do tigre, da ilha e das situações bem inusitadas.

E eu senti a dor dele quando o Richard nem deu tchau. Ingrato.

Bassi1 14/01/2024

"Prefiro a história com os bichos"
A compra desse livro é fruto da minha impulsividade, lembrava de ter amado o filme quando assisti na escola, mas não lembrava do final. Logo no começo da leitura, descobri que o autor plagiou o livro "Max e seus felinos" , do autor Moacyr Scliar, para escrever este. Essa descoberta estragou completamente minha experiência com a obra e fez com que eu não desse 5 estrelas.
O livro em si é bom e você precisa terminar pra entender a mensagem que ele pretende passar. Aborda temas relevantes como a importância da existência de zoológicos e se funcionamento, os perigos da domesticação de animais selvagens e tem como tema principal a valorização da fé.

zab 06/01/2024

Primeiro de 2024, 5 estrelas???????
Como descrever esse livro?

Não é um livro novo, ele era novo quando eu era beeem mais nova. Literalmente, foi publicado no ano em que nasci e pelo que me lembro, estourou entre os jovens leitores 11 anos depois (por conta do filme). Eu lembro de ler na internet várias pessoas dizendo ?assiste o filme e lê o livro?, mas algo na Izabela de 2012/2013 disse pra esperar amadurecer para ler e assistir o filme, ainda bem. Hoje, a Izabela de 22 anos pode ter uma leitura extraordinária e entender todo o processo do livro que a Izabela de 11 não teria entendido.
Obs sobre o filme: eu também nunca assisti, fiquei esperando ler o livro antes de assistir, então esse é o próximo a fazer disso tudo.

Eu não vou ficar aqui só falando como é a estória de As Aventuras de Pi, porquê isso não entregaria tudo o que esse livro foi pra mim.
?Ah mas sobre o que conta o livro?? breve resumo: um garoto indiano chamado Pi, de mudança para o Canadá, sofre um naufrágio onde toda a sua família e a maioria dos animais do zoológico do pai dele morrem (sim, o pai dele tinha um zoológico). Na tentativa de sobreviver, restam em cima de um bote ele, alguns animais que logo morrem e um tigre-bengala.
Perdido no meio do oceano, Pi, se vê entre duas possibilidades pra morrer a qualquer momento, o próprio oceano e o Tigre que divide um bote com ele, mas não se entrega pra nenhuma das duas.

A escrita de Yann Martel não deixa a desejar nem por um segundo. A muito tempo eu não lia nada que conseguisse me tirar o fôlego dessa forma. Pra vocês terem uma noção, eu tentei terminar o livro o mais rápido o possível porquê, na minha cabeça, quanto mais eu demorava, mais eu estendia a agonia do Pi e Richard Parker (o tigre). Yann Martel teve mais personagens que eram animais do que humanos e mesmo assim consegue ter a escrita mais humanizada possível. É uma escrita crua, crua mesmo. O livro tem cenas que podem ser consideradas cruéis, mas que podem ser compreendidas do ponto de vista da sobrevivência.

Sobre o Pi: é um personagem incrível, uma pessoa que tem fé na humanidade e em suas religiões é colocada no limite. O auge do sofrimento humano chegou e ele enfrentou com unhas e dentes. É possível ver uma clara evolução em seus instintos de sobrevivência, onde até carne (veja só, um menino vegetariano) comeu, indo contra seus princípios. Eu, particularmente, odeio personagens que tem a síndrome do super-herói, isso não cola comigo, personagens que não vão abrir mão de seus princípios por nada e todas essas utopias. Isso não existe, principalmente quando você está preso em bote, no meio do oceano, com um tigre-bengala. Obrigada Yann Martel, por escrever um personagem tão verdadeiro.

A respeito do tal ?plot? do final: não sei o que pensar, talvez eu não queira considerar um plot e ficar com o que já sabíamos. Quem sabe no futuro, numa releitura eu mude minha opinião.

Por fim, devo dizer: minha primeira leitura de 2024 não me decepcionou, na verdade me surpreendeu de forma que eu não esperava. É um 5 estrelas, não tive pra onde correr. Pensei na nota, com muito cuidado, e não tinha outra. Agora eu entendi todo o hype de 2014 e fico feliz por ele.

Por favor, nunca deixem As Aventuras de Pi, cair no esquecimento. Oi