As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

AMary 01/03/2022

Um livro que te faz querer saber mais e mais, algo que vai além do esperado, Pi que perde sua família, em um náufrago, agora está a procura de terra firme, junto com o seu tigre de bengala!
História magnífica

Mary 01/03/2022

As aventuras de pi
Uma história, muito boa, você vai além do esperado, Pi um garoto Que perde a sua familia em um náufrago, tem muito a contar aos leitores....

Léo 24/02/2022

Uma experiência incrível!
O livro é um daqueles cujas páginas voam sem que o leitor perceba, tanto pela escrita do autor que é leve e flui muito bem, quanto pelos capítulos que são curtos, geralmente tendo entre 3 e 6 páginas.
O ritmo da história varia entre a narrativa das memórias do protagonista, quanto a menção de eventos externos que eu pessoalmente gostei bastante, como o dia a dia dos administradores de um zoológico e episódios curiosos em tais localidades em diferentes locais do mundo.
O protagonista, Pi, é certamente um dos personagens que mais conquistou minha admiração de todos os tempos. Tanto pela sua coragem, astúcia e persistência na luta pela sua vida, quanto por sua mentalidade. Pi é o tipo de pessoa que eu mais vejo como necessária para a construção de um mundo melhor: alguém aberto a conhecer e respeitar as demais religiões e culturas de outros povos; que se importa apenas em praticar sua fé, independente das nomeclaturas.
Embora a atmosfera de aventura, o livro proporciona momentos angustiantes e que causam embrulho no estômago, retratando de forma crua e claustrofóbica em uma jornada degrada de como uma pessoa chega ao limite de suas opções, no intuito apenas de continuar existindo.
É uma ótima leitura, uma excelente aventura que voa, ainda assim fica marcada na memória.
Glaucia 25/02/2022minha estante
Eu amo o filme,e amei sua resenha,vai entrar para minha listinha agora,kk.

Maciel 12/02/2022

Na primeira parte do livro, Pi(scine) Patel relata em primeira pessoa a infância em sua cidade natal, Pondicherry, na Índia. Divide seus dias entre a escola (onde sofre bullying por causa de seu nome), as adoradas aulas de natação com o tio e as tardes no zoológico do pai. Vários capítulos são dedicados a curiosidades e relatos sobre zoológicos e sobre as dificuldades de mantê-los, e são partes bem interessantes e gostosas de ler.

Logo no início, é anunciado que a história de Pi ?vai te fazer acreditar em Deus?. Mas o próprio autor, antes de passar a narrativa a Pi, esclarece que o livro não pretende fazer uma pregação religiosa. Pelo contrário, o garoto indiano (filho de ateus) não segue uma religião ? segue três. Ainda na infância, ele adquire o costume de frequentar uma igreja católica, uma mesquita mulçumana e um templo hindu. Fazendo um contraste interessante mas não impossível com seu interesse por biologia, Pi é fascinado por Deus e tenta encontrá-lo em qualquer lugar e o tempo todo, sem o preconceito religioso que os adultos parecem esperar dele. As diferenças (ou semelhanças) entre religiões são tratadas na obra com respeito e beleza incomuns.

A fé de Pi é colocada à prova depois do naufrágio. Sete meses à deriva é muito tempo e trazem várias provações ao personagem. Poderia ser também tempo demais para que o relato se mantivesse interessante. Mas acompanhar as desventuras de Pi não é tedioso, em parte porque o elemento ?felino gigante esfomeado? deixa as coisas meio tensas, e em parte porque a linguagem usada é extremamente poética. O autor consegue trazer reflexões mesmo a partir de elementos muito pequenos, e tudo na obra é uma alegoria e traz várias lições e significados. Tanta beleza ameniza as tragédias da vida de Pi, não a ponto de banalizá-las, mas o suficiente para torná-las toleráveis e permitir que a leitura continue, agradável apesar de triste.

Esta foi a história que mais me comoveu em toda a minha vida. Há momentos que fazem chorar e momentos de deslumbre, complementados pelas lindas ilustrações de Tomislav Torjanac (que, infelizmente, não entraram na edição brasileira).

O fim do livro é surpreendente e faz o leitor questionar todo o resto, em uma reviravolta possibilitada pela destreza do autor e pela estrutura da história ? a narração feita por Pi em primeira pessoa é uma entrevista cedida a outro personagem, cujos trechos são mais realistas. Para alguns o desfecho da história é claro; para outros, nem tanto, e fica uma dúvida que faz o leitor relembrar a incrível trajetória de Pi e refletir sobre ela. Martel passa 400 páginas nos dando uma lição fantástica sobre fé, e ao fim parece cobrar a lição de casa, para a qual não existe apenas uma resposta correta

kay 09/02/2022

Esse livro é fantástico, sério. No início ele é meio parado por ser mais uma introdução e também pra gente conhecer melhor o protagonista, no entanto isso não é uma critica porque esse início contém tanta informação interessante e legal, eu lia cada página com prazer e aprendi muitas coisas que eu não fazia nem idéia. Achei também muito curioso o livro ter abordado as religiões e o fato do protagonista ser de três religiões diferentes, foi algo que me intrigou e me fez refletir um pouco. Acho gostei muito da primeira parte justamente por ser bem reflexivo e informativo. E então tem a segunda parte do livro, que é onde a aventura começa. Cada momento é impressionante e a narração é excelente, fazendo você realmente sentir que está sentadinho ouvindo um senhor contar uma história, é legal observar também o tanto que alguns momentos são muito bem detalhados e outros já são mais vagos, com capítulos às vezes de uma ou duas páginas só, e isso simplesmente porque o nosso amigo que está contando a história realmente não se lembra de tudo. Eu confesso que um ponto negativo é o fato de em certos momentos a narrativa ficar carregada demais com tantas informações e palavras, me perdi muitas vezes durante a leitura e precisei reler em alguns momentos, só que tirando isso o livro é maravilhoso, foi uma leitura que me deixou muito satisfeita e acho que é um livro que todo mundo deveria ler pelo menos uma vez na vida, mesmo sendo uma história diferente.

iamdudis 05/02/2022

Que história linda e reflexiva!
Seguindo meu projeto de indicações de livros favoritos de amigos, tive a indicação desse livro pela @Lucygomes.

Que livro maravilhoso, tocante e revelador. Eu amei desde o primeiro capítulo toda a construção sobre a vida do Piscine Molitor Patel.

O livro faz você questionar suas próprias convicções e te deixa fora da sua zona de conforto, onde o errado pode ser tão certo em várias situações. Quem não assistiu o filme, terá uma surpresa, para quem assistiu o filme acredito que também se emocionou e se auto questionou.

O Pi é um indiano pacífico, estudioso e muito religioso, no primeiro contato temos o personagem questionando as religiões e porque elas não podem ser universais para todos sem separar por grupos e porque uma pessoa não pode ter mais de uma religião também.

Pi cresceu ao meio de um zoológico na Índia que nos anos 70 era o auge da moda esses lugares com animais para apreciação turística. Ele aprendeu muito com seu pai sobre os animais e desenvolveu também respeito por eles.

Após o naufrágio na mudança para o Canadá com a sua familia, Pi encontra-se em uma jornada que leva o ser humano ao limite, onde a moral e crenças entram em conflito com a sobrevivência. O interessante do livro é sobre o quanto nós humanos podemos ser diferentes daquilo que sempre acreditávamos ser.

Os animais que estão no bote com o Pi tem uma simbologia na estória que é o ponto principal do livro.
Sem Richard Parker para manter a sanidade dele intacta, o Pi já teria sucumbido a loucura e a morte.

O livro fala sobre religião, direito dos animais, sobrevivência e instinto. Super indico para quem está afim de se aventurar em uma estória repleta de tapas na cara e auto reflexão.
Luciana 05/02/2022minha estante
Que bom que gostou amiga ????

Annah Oliveira 30/01/2022

Não é uma leitura fácil
Este é um daqueles livros que o melhor é lermos aos poucos, um pouquinho por dia, parar para poder absorver o que foi lido e entender o que o livro quer nos passar.

O início é um pouco arrastado, e uma parte no meio também. Mas mesmo assim, é incrível a mensagem que ele nos passa sobre superação, determinação e fé.

Vou escrever mais detalhes no blog. ?

le! 27/01/2022

As aventuras de Pi
eu amei muito o filme, ja vi ele muitas vezes, é uma história muito forte, e foi o que me incentivou a ler ele; alcançou todas as minhas espectativas, esse livro é ótimo

rafa 27/01/2022

QUE LIVRO BOM!!
comecei a leitura sem muitas expectativas, mas conforme fui me aproximando do protagonista queria ler mais e mais. É uma leitura que dói, você se sente na pele de um náufrago. A relação Pi/Richard é incrível também, instiga ainda mais a leitura.
Conclui o livro aos prantos.

Mary 16/01/2022

As aventuras de Pi
História magnífica

dudinka 31/12/2021

amava o filme e amo o livro ainda mais
já vi o filme várias vezes e é um dos meus favoritos, mas o livro supera MUITO.
sim tem umas partes no filmes que eles acrescentaram, mas nem compara com quantas coisas eles tiveram que tirar.
o livro é muito mais profundo e divertido, você se sente bem mais incluído na história e se apega mais ainda ao Pi e ao resto das personagens.
o livro quase te deixa louco de agonia em algumas partes , e o final me fez chorar tudo de novo que chorei no filme.
virou favorito da vida!!!!
recomendo ler mesmo que já tenha visto o filme