As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Larissa 13/12/2013

MAX E OS FELINOS X AS AVENTURA DE PI
Confesso que até ver toda a popularização do filme “As Aventuras de Pi” e sua indicação para o Oscar, desconhecia por completo a polêmica envolvendo o livro de Yann Martel com o livro de Scliar. Como boa brasileira fiquei ofendidíssima antes mesmo de entender o que estava acontecendo, principalmente depois de ler uma declaração onde Martel dizia apenas ter “aproveitado uma boa ideia mal utilizada por um pequeno escritor brasileiro”.

Vi o filme e não achei grande coisa. É claro tem cenas lindas! A fotografia mereceu mesmo o Oscar, Ang Lee foi fantástico, mas a história em si…

Resolvi ler o livro do Scliar: “Max e os Felinos”. Logo no prefácio Scliar explica toda a polêmica envolvendo seu livro e o de Martel, dizendo que não se ofendeu com o posicionamento do autor, não se sentiu plagiado e por isso optou por não processá-lo. Achei digno e compreendi o posicionamento do autor. Quando peguei pra ler “As Aventuras de Pi”, Martel também explica de onde veio sua inspiração e diferente das outras notícias que vi, li ali um pequeno elogio e dedicatória a Scliar.

Depois de ler os dois livros, fica extremamente claro que Martel usou a ideia de Scliar no seu livro, nenhum novidade até aí, mas o livros são muito diferentes. Martel usou a ideia do tigre com o menino do barco como história central do seu livro, enquanto o menino e o jaguar é apenas uma pequena passagem no livro de Scliar.

“Max e os Felinos”, conta a história de Max, um jovem alemão que foge da Alemanhã em pleno nazismo para chegar até o Brasil. O barco que ele estava naufraga e ele passa poucos dias à deriva com um jaguar. Após ser resgatado e chegar ao Brasil, Max vive assombrado pelo nazismo, nunca chegando a ter paz. No livro os nazistas são retratados figurativamente como um felino, um jaguar que está sempre a espreita, destruindo toda a segurança que Max conquista.

Em “As Aventuras de Pi”, Martel conta a história de Piscine Patel, um jovem indiano que muda para o Canadá com sua família e boa parte dos animais do Zoológico administrado pelo pai. O barco deles naufraga, PI é o único humano sobrevivente e divide o barco com 4 animais: uma hiena, uma zebra, um orangotango e um tigre. Ele fica quase 1 ano a deriva no barco, tendo como companhia apenas o tigre. É uma história de sobrevivência com apelo religioso, visto que Pi pratica o hinduísmo (origem), cristianismo e islamismo.

Não sei se por já ter visto o filme ou o que, mas achei o livro de Martel muito chato. Parecia que os capítulos iam crescendo pra fazer o livro render, muitos detalhes desnecessários. Se a intenção era fazer o leitor sentir que passou os mais de 200 dias no barco com Pi, bom pra mim funcionou!! Enfim achei cansativo e forçado. No fim, não entendi o porquê do livro ter se tornado um grande sucesso e percebi que a “boa ideia”, acabou não sendo muito bem utilizada pelo cansativo Yann Martel. Enfim, gosto é gosto, conheço pessoas que amaram o livro. Já o livro de Scliar eu não sabia bem o que pensar quando terminei já que o fim foi meio brusco, quando eu peguei o clima da história, Scliar simplesmente coloca um ponto final. (Yann x Scliar = opostos).

Indico o filme de Ang Lee. Tem cenas lindas! Indico o livro de Scliar, para que possamos conhecer mais a literatura brasileira que estrangeiros copiam achando que vão melhorar, mas não conseguem.

____

Outras resenhas em: www.literaturapessoal.wordpress.com
Marcio Maciel 15/02/2016minha estante
Gostei!!!

Júlia 07/02/2021

Acredite no extraordinário!
Fiquei tão tocada e em alguns momentos chocada com a história do Pi!!!
Perder tudo e ter que lutar pela própria vida em uma situação abusurda, mas não perder a fé em si mesmo.
Existem momentos que a narrativa é triste, mas nada que torne desagradável o desenrolar da história.
Ótima leitura!

Luciana 20/03/2022

As aventuras de Pi
A forma como Pi conta suas histórias, seus pensamentos e sua perseverança em meio a uma situação desesperado é fascinante.
Quando eu vi o filme, havia algo nessa história que me fascinou, nunca mais esqueci.
No livro, temos um contato maior com os sentimentos de Pi devido ás palavras.
Você se sente dentro das cena, e o final é muito emocionante!!
Chorei quando terminei a leitura, não só por causa do final, mas também por ter terminado essa jornada incrível.

Marcos 30/03/2023

Piscine Molitor Patel, conhecido como Pi, é um jovem que vive com seus pais e seu irmão Ravi em um zoológico. Por ser filho do zelador, o jovem é muito bem instruído em relação as características dos animais.

Tudo parece bem tranquilo e automático em sua vida, quando uma mudança drástica acontece inesperadamente. A família de Pi juntamente com os animais devem mudar para outro país e para isso vão contar com uma viagem em um navio velho.

Em 2 de julho de 1977, esse velho navio naufraga deixando apenas Pi como sobrevivente... Mas não foi o único.

Mal sabia ele que no bote em que ele se salvou, abaixo da lona, estaria Richard Parker, um tigre-de-bengala. ????

Cely 31/07/2022

Livro lindo
No começo o livro não me prendeu tanto porém no decorrer do livro eu fiquei presa nele. Eu senti um misto de emoções lendo esse livro, a aventura que Pi passou com Richard Park foi incrível de se ler porém ao mesmo tempo aterrorizante. Enfim amei demais e recomendo muito a leitura antes de assistir o filme ?

Ludmila 05/12/2021

Que livro lindo! Uma história incrível, um personagem muito carismático e uma escrita bastante sensível!

Y.A. 04/10/2021

Comovente
Admito que só não dei 5 estrelas porque o meio do livro é parado, o que na verdade faz sentido, pois o autor quis mostrar detalhadamente como é a vida de um náufrago (e ele se saiu muito bem nisso). Mas todo o resto da história é maravilhoso, principalmente o final. Tenho um carinho enorme por esse livro já que foi o primeiro que quase me fez chorar.

tefa.alves 09/04/2024

Muito lindo
O começo é muitooo parado e chatinho mas depois que resta apenas o pi e o tigre no mar você consegue sentir tudo o que ele estava sentindo naquele momento.. surreal demais. deu vontade de assistir o filme de novo.
pena que é plágio de uma obra brasileira
Evelyn.Marchioro 15/04/2024minha estante
De qual obra ? Fiquei com vontade de ler

tefa.alves 15/04/2024minha estante
max e os felinos

Evelyn.Marchioro 15/04/2024minha estante
Obrigada ?

Manu 11/06/2020

Maravilhoso
Não tinha jeito do filme passar toda a filosofia e poesia dessa obra. Que livro bem escrito, sempre emocionante (despertando todo tipo de emoção, inclusive). As "aventuras" são completas desventuras, mas narradas de uma forma tão bonita que há muito o que apreender no decorrer da história. Super recomendo.

AMary 01/03/2022

Um livro que te faz querer saber mais e mais, algo que vai além do esperado, Pi que perde sua família, em um náufrago, agora está a procura de terra firme, junto com o seu tigre de bengala!
História magnífica

sofia 14/10/2022

?Ter fé em Deus é se abrir, se entregar, ter confiança absoluta, um ato de amor absolutamente livre.?

Minha experiência com essa história é antiga, assisti ao filme ainda criança e posso dizer que, com certeza, foi um marco importante para minha infância (além de ser atualmente um dos meus filmes preferidos). Agora, depois ter lido o livro, posso dizer que foi uma adaptação incrível. É tocante lembrar que, de fato, essa história aconteceu. Extremamente importante. Nos mostra a força de Deus, a perseverança que devemos ter, a amizade construída entre um ser humano e um predador. É um livro lindo que, com certeza, eu indico.
Irei apresentar ele em um projeto escolar, fazendo uma comparação com Trono de Vidro, junto com minha amiga Carol.
Carolina 14/10/2022minha estante
????

Marcela115 11/06/2020

O começo do livro é meio parado, lento, mas nada que faça desistir de continuar lendo. Como eu já tinha visto o filme, fiz uma leitura lenta, sem pressa. A narrativa é ótima, que nos envolve. As Aventuras de Pi mostra um excelente entretenimento, um estudo psicológico, um manifesto em defesa da arte, um estudo sobre fé e religião.
Argemiro.Nascimento 11/06/2020minha estante
Realmente esse livro é legal
Muito detalhista mas cativador
Havia até esquecido que havia lido ele anos atrás rsrsrs

roblesz_ 12/07/2020

Sem palavras
Apesar de eu ter demorado um certo tempo para ler esse livro (estava numa ressaca literária e não estava tendo muito foco), era sempre uma questão de acabar lendo 70 páginas numa sentada só e ficar maravilhado com as tantas questões trazidas a tona (ainda mais no começo do livro que apresenta argumentos muito bons sobre criação em cativeiro e a moralidade da vida animal nos zoológicos) e a intimidade que surge entre o leitor e o Piscine era espetacular. Havia momentos que, mesmo estando eu muito longe de estar numa situação parecida, era possível compreender suas ações e decisões em momentos de delírio e desespero, como se pudesse ver a mim mesmo ali, perdido no mar, faminto, com sede e acompanhado nada mais nada menos do que um tigre de bengala.
É possível sentir apreço e gratidão pelo tigre junto do personagem, que sem o animal, não teria conseguido suportar as dificuldades da vida no mar, mesmo que a única ajuda vinda do tigre fosse os seu olhos poderosos e seu tamanho amedrontador que buscavam Piscine de volta do mundo da fadiga e melancolia para a vida atenta e o instinto de sobrevivência.
Mesmo que muitas partes possam acabar sendo meio maçantes e longas descrições do dia a dia de Pi em alto mar apareçam frequentemente (muitas páginas descrevendo seu modo de comer carne de tartaruga, descrevendo a magnitude de Richard Parker etc ), acredito que todas esses pequenos atos e descrições puderam me levar a compreender um pouquinho mais de quem é o Piscine, o modo que sua vida mudou drasticamente e as mudanças que teve que fazer sendo um adolescente indiano vegetariano, cristão, muçulmano e hindu em alto mar.

Por fim, recomendo bastante essa leitura. O personagem descreve tudo de um jeito bem humorado, como se nem ele pudesse acreditar nas situações um tanto cômicas que aconteciam ao longo do livro e seria definitivamente o tipo de pessoa que eu gostaria de passar horas e horas conversando sobre qualquer aspecto religioso, científico ou humano do mundo.