As Aventuras de Pi

As Aventuras de Pi Yann Martel

Resenhas - As Aventuras de Pi

Pierri 20/02/2021

Muito bom!
Finalmente li o livro, já havia visto o filme umas 3 vezes, como comentei num histórico, meu apelido de infância é Pi, por isso sempre tive uma identificação com a história, desde o lançamento do filme!!
No início, o livro é meio arrastado, conta a história do Pi, como foi escolhido seu nome, como se tornou cristão, muçulmano e hindu ao mesmo tempo. Depois que começa a viagem de navio a história melhora, e os detalhes de como ele sobreviveu no pacífico são muito interessantes, tem muitas coisas diferentes do filme, vale a pena ler. Não perdi o apreço pela história, mesmo sabendo da polêmica de plágio que envolve o livro. Favoritei!!

Mila F. @delivroemlivro_ 28/10/2023

Uma grande reflexão sobre se adaptar
Acredito que muita gente conheceu esse livro através do filme e, esse foi meu caso, porém, na época de seu lançamento no Brasil (em 2012) o livro ficou muito hypado e, automaticamente, travei e não consegui ler porque acabei ficando com altas expectativas e fiquei com medo de me frustrar, então esperei até agora e o momento VEIO AÌ. As Aventuras de Pi, publicado originalmente em 2001, foi escrito pelo autor canadense Yann Martel que é um autor bem premiado por suas obras de ficção.

As Aventuras de Pi tem uma narrativa bem interessante que fez muita gente pensar se tratar de uma história real, porém, já vou elencar que toda essa história é ficção, ok?

No livro, vamos acompanhar a trajetória do jovem Piscine Patel (Pi), que tem a vida virada de cabeça para baixo quando seu pai, dono de um zoológico na Índia, decide se mudar para o Canadá e, para isso, precisa se desfazer de todos os animais selvagens que tinha. A família Patel vende alguns dos animais e para levá-los ao novo dono viajam em um navio, porém durante a viagem, acontece um naufrágio e Pi consegue entrar em um bote salva-vidas ficando à deriva no mar por vários meses, o problema é que no mesmo bote ele terá a companhia de um tigre-de-bengala, um orangotango, uma zebra e uma hiena.

Veja que caos: Pi salvou-se de morrer afogado, porém não está completamente a salvo, pois manter a sobrevivência ao lado de animais selvagens em que de todos os lados tem o oceano e nenhuma possibilidade de fuga é desafiar a própria natureza e acreditar na sorte ou em uma força divina, inclusive logo nas primeiras páginas o autor anuncia que essa história nos fará acreditar em Deus.

É interessante fazer uma observação agora, o autor revela que não quer ser tendencioso para nenhuma religião e que Pi segue três religiões distintas, mesmo tendo um pai ateu, ele acredita em Deus e, assim, tenta encontrá-lo em todos os lugares e situações. Assim, várias particularidades de cada religião são apresentadas no volume de maneira bastante respeitosa.

O livro As Aventuras de Pi é dividido em três partes bem distintas. A primeira parte temos a vida de Pi antes do naufrágio, ou seja como foi sua infância na cidade natal Pondicherry (Índia), como era sua escola, as aulas de natação, as tardes no zoológico do pai e outras curiosidades que nos faz criar uma intimidade com o personagem, além do mais, começamos a ver as dificuldades de manter os animais no zoológico e como o autor vai nos falando mais sobre cada animal, seus instinto e relações. Essa parte foi uma das minhas favoritas!

Na segunda parte temos a narração do naufrágio que irá testar a fé de Pi, quando ao sobreviver do acidente em um bote salva-vidas descobre que tem no mesmo bote a companhia de vários animais selvagens, inclusive um tigre-de-bengala chamado Richard Parker. Pi e Richard Parker ficaram à deriva por sete meses e durante esse tempo teremos os pensamentos e reflexões mais íntimas do personagem, perceberemos que a sobrevivência e a resistência para superar o sol escaldante, a falta de comida, água e o perigo iminente de ser comido por um tigre é aterrorizador e deixa, o psicológico fragilizado, com delírios e o corpo fraco. Devo admitir que, mesmo havendo um tigre de bengala que causa uma grande tensão, essa parte é extensa e em diversos momentos bastante cansativa, meu ritmo de leitura oscilou bastante.

Já na terceira parte, temos o desfecho de As Aventuras de Pi, ou seja, o relato de Pi sobre sua aventura no mar, fazendo com que não saibamos se sua história é verdadeira ou não, levantando a questão de que ele estava delirando por conta da fome e do sol, afinal, não havia quem atestasse sobre sua história. Ele realmente viveu o que disse viver? Visitou os lugares que disse visitar? Havia um tigre, um orangotango, uma hiena e uma zebra no bote? O autor, Yan Martel escreve mais de 400 páginas nos relando uma história de grandes aventuras, cheia de elementos surreais de forma tão vivida e coerente que ao final do volume, ao ser colocado contra a parede sobre o que nos foi narrado e ter que de tirar as próprias conclusões sobre a veracidade dos fatos é bem desnorteante, ao passo que envolve bastante.

De fato As Aventuras de Pi é um livro complexo no sentido de trazer várias alegorias da vida, possibilitando reflexões e lições acerca de diferentes formas de se entender e pensar a vida, a morte, a espiritualidade, a fé e a esperança. Isso é fantástico: sair de uma leitura com uma potência tão grande de reflexões e interpretações, senti-me impactada pelo livro. Agora só me falta conferir o longa-metragem.

site: www.delivroemlivro.com.br

Isaías 22/07/2013

Uma história de fé, coragem e superação...
A Vida de Pi é uma história de fé, coragem e superação, muito bem escrita por sinal. O livro narra a história de Piscine Molitor Patel (Pi) um garoto humilde de 16 anos, filho de um dono de um renomado zoológico na Índia. O pai de Piscine decide mudar-se para o Canadá e levar a maior parte dos animais selvagens consigo e reabrir um novo zoológico por lá. Porém ao embarcarem em um navio cargueiro para o Canadá, eis que um tragédia acontece, uma forte tempestade causa um naufrágio e toda a tripulação do navio morrem no coração do oceano inclusive toda a família Patel. Somente Pi consegue se salvar em um bote salva-vidas juntamente com quatro animais: uma zebra, um orangotango, uma hiena e o pior de todos um tigre-de-bengala, uma fera com mais de 200kg! A partir daí começa uma luta pela sobrevivência. A hiena insaciável come a zebra e posteriormente o orangotango, depois o tigre faminto devora a hiena, sobrando somente Pi e o tigre no bote. Pi então passa a observar os pontos fracos de Richard Parker (o tigre) e usar seus conhecimentos adquiridos no zoológico para domar a fera em alto mar. O que se cria nesse ambiente inóspito é um mutualismo de ambas as partes, por um lado o tigre percebe que precisa manter o garoto vivo para garantir a própria sobrevivência pois Pi é quem fornece a ele alimento (peixes, tartarugas e outros frutos do mar) e água potável (tirada da chuva) e por outro lado Pi vê em Richard um motivo pelo qual lutar, pois ele sabe que se desistir de viver o tigre também morrerá pois não terá quem alimentá-lo. O livro mostra que o tigre serviu de motivação para que Pi não desistisse de viver, pois se acaso o tigre não tivesse se salvado no bote Pi concerteza desistiria de lutar pela vida e teria sucumbido à morte. Porém o sofrimento por qual ele passa é chocante, muita fome, sede, frio, vulnerabilidade diante das forças da natureza e ainda se vê obrigado a abrir mão de seus hábitos de vida mais complexos para sobreviver, sendo ele vegetariano acaba sendo obrigado a comer até mesmo carne humana para matar a fome insaciável. Mas a fé que Pi tem é algo extraordinário, ele tem uma adoração imensa por Deus e acredita que conseguirá superar tudo e chegar em terra firme e salvar a si e a Richard Parker, e em nenhum momento ele fala qualquer blasfêmia ou injúria contra Deus diante da situação em que se encontra, ele acredita que tudo é um caminho criado por Ele e que tudo tem uma explicação divina. O final foi muito bem elaborado por Yann Martel, a narrativa é ótima e flui com perfeição.

Quanto à acusação de plagio referente à obra do brasileiro Moacyr Sgliar (Max e os Felinos) acho a acusação totalmente sem sentido. Na verdade Yann Martel usou a mesma idéia central (um náufrago e um felino em alto mar lutando pela sobrevivência) mas tirando isso o restante da história é totalmente diferente uma da outra, primeiro que a obra de Moacyr é voltado para o lado político já a obra de Martel não tem nada de político mas sim religioso, e pra ser sincero, mesmo sendo brasileiro, preferi mil vezes o livro de Martel, a narrativa e a história foram bem melhor elaboradas. Enfim é uma excelente leitura a se fazer, super recomendo...

Naia 18/01/2013

Simplesmente de tirar o folego
Se voce e daquelas pessoas que vivenciam um livro em todos os seus detalhes e aspectos, vale muito a pena ler " As Aventuras de Pi"...simplesmente magnifico, confesso que no inicio nao achei que este livro mudaria a minha forma de ver o mundo, pra mim foi uma maravilhosa experiencia...um livro com poucas falas mais uma serie de detalhes que transportam o leitor ao mesmo mundo que Pi...se sua imaginacao for igual a minhavoce escutara ate o som do mar e o rugido de um tigre...Boa leitura....

Duda 28/06/2020

Cansativo
A história se arrasta, com muitos detalhes que poderiam ser deixados de lado. Foi uma leitura cansativa, mas ainda assim considero um livro interessante.

Leonardo.Ribeiro 08/07/2023

As Aventuras de Pi
Um livro para acreditar na vida, na coragem, no impossível e tudo o que nós podemos fazer para continuarmos vivos. Eu gosto muito de livros de aventuras assim e ainda mais com o tigre dá um outro ar pro livro. Não achei que foi 100% por uns pontos no final, mas de resto gostei muito e tem muitas reflexões sobre a vida.
??

bicicletinha 27/06/2022

Cópia da obra de Moacyr Scliar
cópia da obra de Moacyr Scliar - Max e os Felinos

?eu apenas aproveitei uma ideia boa de uma obra ruim de um escritor ruim brasileiro?
- yann martel

Leiam a obra original

sandim_steh 27/05/2020

As Aventuras de Pi - Yann Martel
"Temos de encarar a vida do jeito que ela se apresenta e tentar tirar o melhor proveito dela."

Nessa aventura dramática vamos conhecer o jovem Piscine Molitor Patel, também conhecido como Pi, isso mesmo, igual ao 3,14 da matemática! Esse apelido é dado pelo próprio Pi, pois ele sofreu muito bullying na infância por conta de seu nome e na adolescência ele toma a atitude de anunciar seu apelido para que ninguém possa zoalo futuramente.

Link completo da resenha: https://www.instagram.com/p/CAstKJKDFnu/?igshid=18azi24w8vfrq

Cassia 04/04/2013

Sou muito sincera quando confesso que apenas me interessei por este livro após saber da tal polêmica envolvendo o que seria o "plágio" de uma obra de Moacyr Scliar. Para fazer a comparação mais justa possível, li primeiro "Max e o Felino", para, em seguida, ler este.

Embora a temática seja muito semelhante, acho que não dá pra dizer que este livro seja exatamente um plágio do outro - afinal, mesmo semelhantes em muitos pontos (principalmente no fato de a figura do felino ter uma forte carga simbólica, representando metaforicamente algo muito difícil de se lidar na realidade), as diferenças também são bem distintas.

Este não é um livro ruim, ao contrário. Mas duas coisas me incomodaram muito nele:

1ª) A excessiva carga de peculiaridades envolvendo o personagem principal. O nome Pi vir de Piscine. Por acaso não teríamos uma míriade de nomes iniciados com a sílaba "pi", e que poderiam ser utilizados? Os seus familiares serem esdrúxulos? Admirar/seguir várias religiões diferentes ao mesmo tempo? Tudo bem que, de certa forma, e no contexto da história, algumas dessas peculiaridades até façam certo sentido. Mas, pelo menos pra mim, foi o caso de enfeitar o pavão - afinal, uma viagem no mar com um tigre já não seria um elemento com peculiaridades o suficiente? Para que mais?

2ª) O excesso de elucubrações e solilóquios do Pi. Quando em terra, a maioria deles era meio dispensável. No alto mar, muitos até faziam sentido, mas, mesmo assim, o grosso deles me pareceu ser meio desnecessários, como se estivessem lá "apenas pra fazer volume". Lógico que um cara na situação dele não teria assim tanta variedade de temas para abordar mas, confesso, me aborreceram, e muitos deles eu li de modo superficial, por ter perdido completamente a paciência.

Ainda assim, é um livro bacana, para quem é chegado em uma obra mais cheia de simbolismos e significados sutis. Para pessoas de um perfil mais objetivo e direto, pode ser uma leitura, por vezes, um tanto quanto enfadonha.

Sue 17/03/2021

Você também prefere as histórias com bichos?
Não é baseado em fatos reais, que pena! Nem por isso não vai te dar exemplos reais de tolerância religiosa, de amor a natureza, de coragem, de força, de resiliencia, inteligência e sabedoria. Vai te transportar de verdade para cenários lindos, vai compreender de verdade sentimentos antagônicos e legitimos. As vezes vão ser tão difícil de acreditar quanto é difícil acreditar no amor, mas qualquer apaixonado vai dizer que existe.

Pilar 16/09/2022

Max e Pi.
Aventuras de Pi é uma boa leitura e tanto faz ler antes ou depois de ler Max e os felinos do Moacyr Scliar. Mas não é bom ler sozinho, sem Max, nem é bom ver o filme sozinho.

Katrina 28/03/2020

Não é para qualquer um!
É um livro difícil, pois tem poucos diálogos. Pi fica naufragado por 227 dias apenas com um tigre-de-bengala como companhia, então grande parte do livro é descrição e pensamentos. É um pouco cansativo, mas vale muito a pena. A forma como Pi conta sua história, seus pensamentos e sua perseverança em meio a uma situação desesperadora é fascinante. Mostra o instinto de sobrevivência na sua forma mais crua.

lethixs 18/09/2022

Que leitura incrível
Diferente do que vi dizerem, não achei o livro em nada cansativo. A primeira parte, onde ele trata de suas três religiões, foi realmente um estudo pra mim, e é lindo ver como o Pi mantém a sua fé nos momentos de maior alívio ou dor, o personagem sustenta suas crenças e tradições, a origem e a personalidade.
Eu fiquei apaixonada pelo filme desde a primeira vez que vi, foi algo fantástico que ficou marcado e é um dos meus favoritos. Portanto, foi uma experiência mais que especial me sentir completamente imersa na história.

Me decepcionou muito o fato de ser uma cópia de um livro brasileiro, mas não tem como negar sua qualidade e a vontade que me deixou de ler Max e os Felinos.
A conversa do final foi ótima em muitos sentidos, o Pi sendo debochado e extremamente inteligente finalizou a obra de maneira incrível, a ambiguidade da história é de arrepiar.

Uma leitura que vai me marcar pra sempre??

Giulia Benício 12/03/2023

Eu vi o filme "as aventuras de pi " quando eu tinha uns 10/11 anos e eu o achei simplesmente incrível. Quando comecei a ler, lá em 2021 vi esse livro na prateleira de um supermercado e logo quis ler, não sabia que tinha o livro tambem. No entanto, só agora em 2023 que fui lê-lo e posso lhe dizer que foi uma experiência estonteante. A história é realmente fascinante, cada detalhe. Foi bom acompanhar a sobrevivência do Pi, sua persistência e seu otimismo (na maioria das vezes, é claro) mesmo em condições deploráveis. Esses dias fiquei sabendo que o autor (Yann Martel) plagiou essa história de um livro brasileiro, não sei se é verdade, me decepcionei um pouco, mas agora quero lê a história "original brasileira". Saber que o Pi
"realmente existiu" foi realmente surpreendente. Enfim, leiam esse livro e se possível assistam o filme, é maravilhoso! :)