O pagador de promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Manu 25/06/2022

Retrato do Brasil
Leitura indispensável a todos os brasileiros. Nessa peça, Dias Gomes conseguiu sintetizar de forma simples e direta, vários elementos da cultura brasileira. Desde a intolerância religiosa ao ignorar a miscigenação cultural e se mostrando opressora; passando pelas críticas sociais ao estado, este que deveria garantir o direito dos seus cidadãos, até o sensacionalismo na imprensa, com seus interesses próprios distorcendo e apresentando interpretações errôneas dos fatos. Diante da maldade do mundo, Zé do Burro vai perdendo sua inocência com o passar do tempo, mas não deixa de lutar pelo que acha certo. Excelente reflexão social.

Lau 20/06/2022

o pagador de promessas??
vou começar dizendo que não é algo que estou acostumada a ler, inclusive é meu primeiro clássico.
fui surpreendida, achei que seria uma chatisse, mas na verdade, a leitura é bem fluída.
consegui me conectar com os personagens e tudo na história é bem desenvolvido?
ao longo da história, fui ficando cada vez mais curiosa pra saber o que aconteceria com Zé-do-Burro kkkkkk
o final é bem surpreendente, mesmo eu já tendo levantado essa hipótese.
gostei!

Laura2184 19/06/2022

Mais uma leitura obrigatória para a escola. Não foi um livro que eu gostei, mas não posso dizer que odiei totalmente. É uma história que eu com certeza não leria por livre e espontânea vontade própria

Monica.Graziela 11/05/2022

É um livro...
É um livro emocionante, que mostra a tolerância religiosa e até onde pode chegar a machucar ou ferir alguém.
O livro traz a reflexão da diferença da religião e do fanatismo em si. É super rápida a leitura, porém a importância do conteúdo tratado é chocante, pois até nos dias atuais ainda é uma assunto discutido, o que faz com que o livro seja atemporal.
Super recomendo, principalmente para quem esta iniciando leituras de autores nacionais e busca uma linguagem mais simples, entretanto com uma história fluida.

Malu Baião 09/05/2022

...
Eu gostei muito desse livro, acabei de ler e ainda estou em choque. Apesar de algumas palavras difíceis o livro é bem entendível e nos ensina muitas lições. Até onde o preconceito nos leva.

Lê Paiva 03/05/2022

O pagador de promessas
Esse livro não é o tipo de livro que costumo ler, mas eu li porque foi pedido na faculdade.
É em forma de teatro, uma leitura super rápida, a história é bem simples mas muito significativa, fala sobre religiões diferentes, classes sociais diferentes, culturas diferentes, ou seja, temas muito importantes.
Tem uma linguagem bem fácil o que facilita a leitura.

Kess 28/04/2022

[*****], mas esse autor ama matar gente, né, e [*****] eu espero que esses padres estejam mortos, [*****], espero que o crucifixo enfoque eles espontaneamente, [*****], chatos para a [*****]

kaká 26/04/2022

Tive que ler esse livro por causa da escola, mas felizmente não foi um martírio. O livro é bem fácil de ler, você poderia facilmente lê-lo num final de semana ? ou bem menos, dependendo do seu ritmo de leitura.
A história não me cativou tanto assim, a verdade é que eu passei a história inteira fazendo conexões e pensando nas 300 formas de usar o pagador de promessas como repertório na redação do ENEMKJKKKKKKK

Florence7 16/04/2022

A cruz de Santa Bárbara
As peças teatrais brasileiras não são muito conhecidas ou retratadas no dia a dia, certo?
Pois bem, nunca tinha ouvido falar desse livro até ter que ler ele na escola.
O livro conta a história de um homem chamado Zé do burro, que fez uma promessa a Santa Bárbara de levar uma cruz (do mesmo peso e tamanho que Jesus carregou durante a via sacra) de seu sítio até a primeira igreja com o nome da Santa que ele encontrasse.
Muitos quilômetros depois, ele encontra a igreja em uma cidade pequena, mas é impedido pelo padre de entrar e colocar sua cruz dentro da igreja. Zé do burro não aceita isso e também se recusa a não cumprir sua promessa por inteira, e isso o faz fazer coisas surpreendentes.
Gostei da narrativa e do enredo do livro, mas confesso que as últimas páginas me decepcionaram um pouco.

VicCristina 04/04/2022

Uma peça interessante
Nunca tinha lido uma peça. E adorei. É um livro bem curto, mas que consegue trazer o conflito completo em poucas páginas, além das críticas existentes sobre certos grupos da sociedade. Além disso, a história é bem envolvente e te faz querer saber logo como será a resolução dos problemas do Zé-do-burro!

sosso 03/04/2022

legaaaal
li obrigada pela escola, não é o que estou acostumada, mas gosteiiiiiii!! uma peça bem rapidinha de ler, história envolveente, é bom! que raiva que acabou assim ???

clarinha 20/03/2022

O pagador de promessas
achei a história legal, porém as páginas brancas não ajudaram, além de que a letra é pequena! De qualquer forma, o dia em que acontece o ápice do livro é bem explorado, fazendo com que eu me sinta dentro da narrativa!

Marcus 12/03/2022

Retrato tocante da sociedade brasielira
Escrito em três atos, “O Pagador de Promessas” foi encenado pela primeira vez em 1960. Levada também par ao cinema, dois anos depois a obra foi premiada com a Palma de Ouro no Festival de Cannes - único filme brasileiro a conquistar essa honraria, até hoje.

Em “O Pagador de Promessas”, Dias Gomes confronta a fé e a ingenuidade de Zé do Burro com a intolerância religiosa e o autoritarismo. Acompanhado de sua esposa, Rosa, o lavrador carrega uma pesada cruz por mais de quarenta quilômetros para colocá-la aos pés da santa e cumprir sua promessa, mas encontra as portas da igreja e as mentes fechadas.

O autor cria uma forte tensão à medida em que a simplicidade de Zé do Burro entra em choque com o preconceito. Ao mesmo tempo, as pessoas começam a se dividir frente à evolução do episódio, enquanto outros personagens vão sendo envolvidos. Zé do Burro é alvo da imprensa sensacionalista, e Rosa é assediada por um gigolô.

Traços da cultura brasileira são retratados com maestria pelo autor. A culinária, a capoeira, o sincretismo religioso. Um texto curto, mas de profunda crítica social.

site: Youtube: Bicho de Prata - Instagram: bichodepratabr

Lerinha80 03/03/2022

O pagador de promessas
Através da leitura dessa obra, acompanhamos Zé do Burro e a sua via crucis para pagar a promessa que fez, todas as adversidades enfrentadas por ele. Nessa história reconhecemos tantas mazelas que ainda afligem esse país. Uma nação marcada por tantas injustiças e desigualdades. Mais um livro sensacional de Dias Gomes.