O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Kelly 20/02/2024

Sobre O pagador de promessas
Zé do burro faz uma promessa para Santa Bárbara, mas a promessa foi feita num terreno, onde Santa Bárbara é representada por Iansã. A promessa? Carregar uma cruz até a igreja se seu burro for curado. A graça foi alcançada, Zé do burro iniciou sua peregrinação, mas o padre não permitiu que ele entrasse na igreja com a cruz prometida a uma entidade do candomblé. No final ele consegue, mas o preço que pagou foi caro demais. O corpo de Zé do burro é carregado na cruz para dentro da igreja!
#leitura #livrosvidaelar #diasgomes #opagadordepromessas

Paulo Ricardo 17/02/2024

História fantástica!
Gente!, que história fantástica e tão bem escrita. Eu acabei lendo este livro (em formato de peça de teatro) como uma indicação do curso de Letras, e fiquei simplesmente encantado com a história e com a forma como foi tão bem escrita. Eu basicamente devorei o livro. Recomendo muito!

A história gira em torno de "Ze-do-burro", um homem que viaja 7 léguas (cerca de 30 km, se não me engano), carregando uma cruz nas costas, para pagar uma promessa feita à Santa Bárbara. A história começa quando ele e Rosa, sua esposa, chegam, de madrugada, à igreja da santa, que ainda se encontra fechada até aquele momento.

Embora, na minha opinião, a história seja, na verdade, um drama, ela tem muitas partes extremamente divertidas, daquele tipo que nos faz gargalhar alto.

Clarissa.26 14/02/2024

Um livro muito bom, mas que eu havia colocado muito mais expectativas. Realmente gostaria de assistir a peça teatral.

Douglas 09/02/2024

Ficção que poderia ter sido real
A história apresentada é fictícia, mas poderia muito bem ter acontecido. Os personagens têm cada um sua personalidade marcante, com suas intenções e motivações sendo desvendadas ao longo do livro. As referências e críticas abordadas na obra permitem diversos níveis de leitura. Uma história clara, simples e impactante. Certamente um dos meus favoritos no gênero.

Meu único dissabor com o livro foi o prefácio escrito por Sábato Magaldi, pois nele o cerne da história é todo revelado, inclusive o final, o que diminui um pouco o prazer da descoberta. Caso seja sua primeira leitura, recomendo ir direto à história, pulando o prefácio ou deixando-o para mais tarde.

Joana 02/02/2024

Ingenuidade, alienação, sincretismo e intolerância
>Em seu livro, o autor retra a ingenuidade e alienação do Zé do burro, em uma visão maniqueísta do rual ingênuo e as pessoas da cidade maldosas. Nota-se isso em diversos trechos do livro, quando o personagem não percebe que está sendo manipulado pelas pessoas à sua volta. Além disso, por ter uma mente pequena e alienada , era completamente fiel a promessa que fizera a Santa Bárbara e acreditava que, qualquer coisa que fizesse de errado, a Santa o puniria.
> O sincretismo religioso é algo muito comum no Brasil, visto que a culta negra nunca foi valorizada e respeitada. Percebe-se isso no livro, com a predominância de rodas de capoeira, todas elas marginalizadas e a valorização de Santa Barbara, que, no sincretismo representa Iansã e é entorno desses preconceito e dessa intolerância que o livro se passa.

JosA225 30/01/2024

O Pagador de Promessas
Como a igreja de hoje é tão cabeça dura. Os sacerdotes acham-se donos da própria igreja. Não reconheceriam o próprio Jesus Cristo.

thai :D 16/01/2024

Geralmente tenho dificuldade ao ler peças teatrais, mas "O pagador de promessas" subverteu esse estigma que eu tinha.

Obra coesa e extremamente relevante.

Lia 31/12/2023

Clássico brasileiro
A adaptação desse livro para o cinema (1962) foi um sucesso. Foi indicado ao Oscar e premiado com a Palma de Ouro de cinema em Cannes.

Livro em formado de peça, traz uma forte crítica à realidade brasileira. Aparecem na história vários personagens que ilustram segmentos da nossa sociedade: a igreja, a polícia, a imprensa, o comércio, o povo. Alguns conflitos são retratados nessa obra: homem rural x homem urbano, religião Católica x Candomblé, etc

Gostei bastante desse livro e daria uma excelente conversa entre amigos num café.

anaclarabcruz 31/12/2023

Através dessa obra, tive meu primeiro contato com o teatro nacional. Rápido e envolvente, Dias Gomes sabe levar o seu leitor a reflexão em poucas páginas com uma história cheia de simbolismos, ameiii!

Lays130 30/12/2023

Preciso digerir melhor essa história para entender todas as analogia e referências feitas de maneira primorosa. Em poucos minutos pensando sobre todo o livro a história já cresceu de maneira inexplicável pra mim, ela é feita nos detalhes e quem não se atentar a eles não vai entender o livro

Lucas.Macedo 09/12/2023

Forte na sutileza
Essa obra representa muito bem a magia do teatro. Dias Gomes consegue, a partir da história de Zé-do-burro, traçar uma narrativa super envolvente, leve, mas repleta de símbolos de temas importantes.

É tudo o que o leitor pode querer: uma história simples, cativante e cheia de significado!

Fabby 23/11/2023

Comecei a ler em um dia totalmente sem expectativas e, que surpresa!! Adorei!!! Sempre fugi dos clássicos nacionais por trauma das leituras obrigatórias da adolescência e, mais do que nunca, defendo a ideia de que a etapa de aprendizado interfere muito no entendimento de uma obra. Este livro é um desses exemplos.
Apesar de uma obra curta, ela vem ao leitor carregada de situações cotidianas de enorme importância para todos refletirem a respeito. Trata de forte crítica social à intolerância e preconceito religioso, abordando a forma fechada e ortodoxa dos beatos e autoridades católicas; aborda a forma como as mulheres são diminuídas e a invisibilidade de sentimentos, emoções e necessidades que tem; mostra o abuso de poder da força policial e culmina em um final cruel e trágico.
E essas questões não me alcançariam na adolescência...

Yasmin1609 03/11/2023

Um clássico?
A história de Zé-do-burro é rápida e com um final impactante!

Um clássico da dramaturgia, com várias questões que se devem ponderar.

Recomendo para quem gosta de uma leitura rápida e interessante.

Foolish_1 11/10/2023

Não sei se comento...
Interessante, apesar de trazer alguns discursos problemáticos podemos justificar uma época distante onde aqueles comentários eram normais

Letícia let 09/10/2023

Muito bom!!
Primeira vez que leio uma peça teatral, gostei muito.
O livro é muito envolvente, apesar de ser bem curtinho.