O Pagador de Promessas

O Pagador de Promessas Dias Gomes

Resenhas - O Pagador de Promessas

Sofi:) 20/04/2024

Muito bom!
Li para a escola, mas gostei bastante! Um livro nacional excelente e muito rápido para ler principalmente sobre sincretismo religioso.

Carlos Nunes 16/04/2024

A questão crucial da peça é o embate religioso entre o Zé do Burro e o padre, entre um fiel extremamente devoto mas simplório, que não entende onde foi que errou e o representante oficial da Igreja, intransigente e autoritário, que se recusa terminantemente a aceitar qualquer coisa que venha de fora dela. O Zé do Burro passa a ser usado pelos vários grupos em prol de seus próprios interesses: os praticantes de candomblé querem usá-lo como líder contra a discriminação que sofrem da Igreja Católica, a imprensa sensacionalista começa a espalhar a história de que o que o Zé quer na realidade é ser visto como um novo Messias e que seu desejo é promover a reforma agrária, dividindo a sua terra entre os camponeses mais pobres, o tumulto está formado até a chegada da Polícia, chamada para colocar ordem na casa.
São várias pessoas que representam os poderes constituídos, religioso, social, econômico, político, que expõem com clareza que o Estado, ao invés de de cumprir o seu papel de promover o bem-estar da população, especialmente dos mais pobres, acaba utilizando os recursos de que dispõe para distorcer a realidade e oprimir ainda mais essas classes trabalhadoras, se distanciando cada vez mais dos interesses do povo. Não podemos esquecer que o Dias Gomes era comunista, e isso foi às vésperas da instituição da ditadura aqui no Brasil, e quando os militares tomaram o poder, alguns anos depois, claro que ele já estava na mira. Mas, independentemente de ideais políticos, o texto dessa peça é não só uma crítica, mas também, por conta dessa inserção de personagens que ilustram vários segmentos sociais, é um retrato muito fiel da realidade social da época, mostrando esse conflito entre a religiosidade popular e o dogmatismo da Igreja, mas também as enormes diferenças entre o Brasil rural e o urbano.
Um outro ponto mostrado aqui na peça é a condição da mulher. A Rosa é aquela mulher ingênua e submissa, que não questiona as decisões do marido, e que estará a seu lado em qualquer situação. Mas, ao chegar à cidade, totalmente esgotada, cai na lábia do Bonitão e acaba, mesmo contra a sua vontade, aceitando o convite para dormir em um quarto de hotel com ele, com a autorização do Zé, que entende o quanto a esposa está cansada. Enfim, é um livro muito interessante que, apesar do tempo, ainda é muito atual nas discussões que ele traz. E, sendo uma peça, é uma leitura rápida, cerca aí de duas horas, a gente lê numa sentada. Um livro que com certeza quem se arriscar vai gostar porque ele tem muito a dizer ainda hoje.

Amanda.Boufleur 10/04/2024

Li esse livro para a aula de Literatura, por incrível que pareça, gostei muito! História bem rápida de ler e bem envolvente! Recomendo!

Whosingrid_ 08/04/2024

Bonzinho
A gente nao tem nada de mais kkkkk uma leitura bemmmm leve, terminei o livro bem rápido até, eu terminaria em um dia se não tivesse que trabalhar.
Recomendo mas não é meu favorito,.

Gabriel Nativo 04/04/2024

Achei bem razoável. A crítica é interessante, mas a trama nem tanto. A leitura é extremamente leve, dá pra acabar o livro em 1 dia. Devo ser a única pessoa que não gosta do personagem principal kkk (inocente demais, chega a dar raiva).

arthur966 31/03/2024

ROSA por quê?
ZÉ não sei Rosa, não sei... há duas horas que tento compreender... mas estou tonto, como se tivesse levado um coice no meio da testa. já não entendo nada... parece que me viraram do avesso e estou vendo as coisas ao contrário do que elas são. o céu no lugar do inferno... o demônio no lugar dos santos.
ROSA é isso mesmo. de repente a gente percebe que é outra pessoa. que sempre foi outra pessoa. é horrível.

LAvia.Lino 24/03/2024

O pagador de promessas
Foi difícil de entender por tá escrito como texto de peça mas a história é legal odiei o final só gostava da tia e do Zé do burro únicos que prestavam os outros eram filhos da puta

Joaolucasggr 14/03/2024

Baita crítica social
A primeira vez que li este livro foi como trabalho do colégio, e, mesmo não gostando de ler muito na época adorei ler esse livro.
A leitura é extremamente simples e gostosa, é bem fácil de se ler devido à ser uma peça de teatro.

Em relação à história, ela faz uma crítica ao fanatismo religioso, à imprensa sensacionalista e a sociedade que "ajuda" os outros sempre com o pensamento em si mesmo.

Zé-do-Burro é a representação da inocência, quando seu melhor amigo, um burro chamado Nicolau adoece, Zé-do-Burro faz de tudo para que ele melhore, a ponto de fazer uma promessa de carregar uma cruz tão pesada quanto a de Jesus até a igreja de Santa Bárbara se ele fosse curado.

Chegando na cidade, em frente a igreja, ele chama a atenção de todos que passam, e é aí que começam os problemas, problemas estes que não vou contar pra não dar spoiler.

Apenas leiam este livro, é emocionante, engraçado e revoltante.

Monique @librioteca 08/03/2024

Obra-prima da literatura brasileira...
Zé do Burro, figura simples e devota, empreende uma verdadeira odisseia carregando uma cruz para pagar uma promessa. Sua devoção, tão palpável quanto a terra ressequida do sertão, contrasta com a rigidez do padre e o olhar cético, e usurpador, da sociedade. Nesse panorama, onde o sagrado e o profano se entrelaçam numa dança mística, cada personagem parece ser um reflexo distorcido dos próprios anseios da sociedade real. E, através das ironias afiadas, cada cena dessa história revela uma camada mais profunda das complexidades da alma brasileira.

Imersa nas páginas dessa peça, mergulhei numa jornada tão surreal quanto a própria vida.
A perfeita caracterização dos personagens é tão bem desenhada que, mesmo nos momentos mais sombrios da trama, há uma beleza melancólica que envolve o leitor profundamente. E foi assim, entre risos e lágrimas, que acompanhei esse embate entre fé e convenções.

Ao final desse espetáculo, ficou a impressão de que Dias Gomes, revelando toda sua genialidade, nos convida a nos percebermos não apenas como espectadores inertes, mas como parte integrante desse universo tão vívido e intrigante. No entanto, a mensagem vai além das nuances do sincretismo religioso. Ela sinaliza para a necessidade do respeito ao ser humano, no âmago da sua essência. AMEI!!!
Vania.Cristina 09/03/2024minha estante
Quero ler esse

Vania.Cristina 09/03/2024minha estante
Mais uma resenha certeira, Monique. Parabéns!

Monique @librioteca 15/03/2024minha estante
Obrigada, querida. É uma peça sensacional, e uma leitura rápida. Dá para fazer em um dia.

Larissa Silva 28/02/2024

Existe limite para promessas?
Zé faz uma promessa para ver seu burro e melhor amigo curado, mas quando chega no lugar que acreditava que conseguiria pagar sua promessa tem de enfrentar uma série de questões que tem como base a extrema intolerância.
Existem limites para o bem e para o consentimento do bem ao próximo?
Existe limite para o pagamento de nossas promessas?
Devemos chegar além de nossos limites para o cumprimento de uma promessa, colocando nossa própria vida e felicidade em risco ou admitir que às vezes somos falhos e mesmo querendo fazer a coisa certa acabamos nos perdendo no caminho?

Kelly 20/02/2024

Sobre O pagador de promessas
Zé do burro faz uma promessa para Santa Bárbara, mas a promessa foi feita num terreno, onde Santa Bárbara é representada por Iansã. A promessa? Carregar uma cruz até a igreja se seu burro for curado. A graça foi alcançada, Zé do burro iniciou sua peregrinação, mas o padre não permitiu que ele entrasse na igreja com a cruz prometida a uma entidade do candomblé. No final ele consegue, mas o preço que pagou foi caro demais. O corpo de Zé do burro é carregado na cruz para dentro da igreja!
#leitura #livrosvidaelar #diasgomes #opagadordepromessas

Paulo2144 17/02/2024

História fantástica!
Gente!, que história fantástica e tão bem escrita. Eu acabei lendo este livro (em formato de peça de teatro) como uma indicação do curso de Letras, e fiquei simplesmente encantado com a história e com a forma como foi tão bem escrita. Eu basicamente devorei o livro. Recomendo muito!

A história gira em torno de "Ze-do-burro", um homem que viaja 7 léguas (cerca de 30 km, se não me engano), carregando uma cruz nas costas, para pagar uma promessa feita à Santa Bárbara. A história começa quando ele e Rosa, sua esposa, chegam, de madrugada, à igreja da santa, que ainda se encontra fechada até aquele momento.

Embora, na minha opinião, a história seja, na verdade, um drama, ela tem muitas partes extremamente divertidas, daquele tipo que nos faz gargalhar alto.

Clarissa.26 14/02/2024

Um livro muito bom, mas que eu havia colocado muito mais expectativas. Realmente gostaria de assistir a peça teatral.